BLOGOSFERA: QUANDO NOS PERDEMOS?

22/12/2008

BLOGOSFERA: QUANDO NOS PERDEMOS?

Quando me meto a falar dos blogueiros, é claro que me incluo. Mas, para além de uma auto-análise, os textos também servem como "discussão de relacionamento". É uma DR virtual maluca, como se tudo tivesse começado de um jeito e, agora, estivesse - e está totalmente diferente. E é isso, mesmo.

No início, por exemplo, os blogueiros eram todos meio revoltados. Não aquela coisa adolescente tapada e bocó, mas uma revolta engraçada, de quem faz questão de não se enquadrar, um negócio meio "punk", na melhor acepção da palavra. Você jamais convenceria um blogueiro-roots (ui!) a fazer um esquema, qualquer que fosse. E, se ele topasse, tão-logo recebesse a eventual grana, pode apostar, falaria mal da marca pagadora. E riríamos pra caralho disso tudo. Porque éramos blogueiros, mas ao mesmo tempo tínhamos outros trabalhos, estudávamos, fazíamos estágio etc. O blog era uma diversão, uma sacanagem, não era para ser levado a sério e fazíamos questão disso - até para nos dar liberdade de falar qualquer coisa sobre todo mundo.

Hoje, a meninada da blogosfera passa com o chapéu implorando por esmolinha, post pago. E não importa quem seja o patrocinador. Pode ser qualquer empresa, qualquer agência. Querem mais é que se foda a procedência do dinheiro, não dão muita trela para o leitor etc. Quando questionados, usam uma desculpa-padrão esfarrapadíssima, aquele negócio de: "só divulgo aquilo em que acredito" ou "só falo do que gosto, se não gostar não falo" - frases tão verossímeis quanto "fui até ali ver uma corrida de unicórnios" ou "acabei de vencer uma partida de biriba com dois gnomos" (até porque, bem sabemos, gnomos nunca perdem partidas de biribas!).

Os blogueiros d'antanho tinham também uns anseios literários, por óbvio sem qualquer talento, mas isso lhes conferia certo charme e alguma dose de decência. Não, eles jamais seriam escritores: faltavam idéias, um mínimo de coesão textual, enfim, não davam pra coisa. Mas eram como meninos com uma banda de garagem, guardadas as proporções.

Na blogosfera atual, o que se tinha de pretensos escritores temos de supostos publicitários. Da mesma forma que os verdadeiros mestres da literatura deveriam rir dos antigos blogueiros, presumo que os publicitários de verdade (caso exista algum) devem gargalhar desses publicitários da blogosfera que se acham os novos gênios do marketing.

Principalmente depois dessa nova baboseira que se transformou num axioma de palestrantes e gente que ficou famosa dando seminário para pessoas que ficaram famosas assistindo a esses seminários: "os meios tradicionais estão saturados, agora o negócio é anunciar na blogosfera, pois o consumidor não vê um blog como um veículo de propaganda, e há a credibilidade blablabla..." (enfim, é algo mais ou menos assim). Que preguiça, né?

Capacidade de Mobilização x Levantar um Troco
E também me irrita profundamente a renúncia que muitos blogs fizeram da capacidade de mobilização para simplesmente levantar um troco. E isso se torna patético quando alguém diz "ah, mas fulano chega a ganhar dois mil numa campanha!" - como se o valor da puta enobrecesse o meretrício. E aí os neoblogueirinhos, todos com dezesseis, dezessete anos, claro!, querem também chegar a isso, ganhar seus dois mil reais para anunciar uma TV ou uma pasta de dente - ou um chá-mate ou qualquer coisa que lhes pague isso. O importante deixa de ser o blog, mas a grana.

Deveriam era avisar ao menino sobre o seguinte: um engenheiro cobra dois mil para olhar pra cara do cliente. Um médico cobra isso apenas para dar um peteleco no estetoscópio. Um advogado ganha o mesmo para tirar a caneta do bolso. Até naquele concurso de garis, o do Rio de Janeiro, que deu a volta no quarteirão de tantos inscritos, o salário era de quase três mil reais, se não me engano. Só mesmo um blogueiro cobra dois mil para falar bem de uma multinacional como se ela fosse salvar o planeta de todas as mazelas.

Não, gente, isso NÃO é legal.

E é óbvio que há algo errado aí. Estamos, sim, perdendo nossa credibilidade, e o leitor não é idiota. Ele sabe disso. Ele sabe exatamente quando o blogueiro está levando uma grana e, em dado momento, passa a assimilar que "faz parte do jogo", ou seja, que esse tipo de coisa é necessária para que o blog sobreviva - mas, ao mesmo tempo, jamais levará a sério a opinião do cara quando der alguma sugestão de marca - mesmo quando for sincera.

A blogosfera brasileira, pelo menos essa meia dúzia que se diz "a blogosfera" está ENTERRANDO sua credibilidade - e é exatamente isso que me revolta. Porque temos em mãos uma ferramenta do caralho, que poderia, sim, fazer muita coisa boa. Poderíamos abrir mão desse ganho inicial, dessa merreca que as agências oferecem como esmola, para crescer de verdade.

Se for para pensar de forma estritamente profissional, é preciso observar o que acontece em qualquer negócio do mundo: primeiro vem o crescimento e DEPOIS - beeem depois - vem a profissionalização, os grandes lucros etc.

E a blogosfera brasileira, tadinha dela, está muito longe dessa última etapa. MUITO longe. Outro dia li um blogueiro brasileiro dizendo-se profissional e aquilo ficou patético, parecia mais um jogador da terceira divisão do campeonato acreano. Só não parecia tanto por conta do anglicismo, o negócio de "pro-blogger".

Acho que nosso problema tem a ver com essa bagunça na ordem dos fatores, porque ela tem alterado, sim, o produto. O pessoal PRIMEIRO faz propagandas de todo gênero para depois - e apenas depois - começar a crescer. Isso não faz o MENOR sentido.

Ter o blog como atividade central de sua vida, no aspecto profissional, e sem ser bancado por um grande grupo de comunicação, é meio que fazer votos de renúncia financeira ou então abrir mão de um sem número de pudores existenciais.

Meu conselho é: arrumem um emprego e tenham o blog como algo paralelo, um prazer, um hobby. Isso faz com que o peso sobre as costas seja sempre menor e, fazendo apenas com vontade, o trabalho por aqui vai ser SEMPRE SEMPRE SEMPRE bacana - sem contar que nada é tão legal quanto dizer "não" a uma agência que oferece dinheiro. E só pode dizer isso quem já tem um trampo, não é?

Mas, se você quer mesmo a profissionalização, então invista. Porque é preciso investir muito, mesmo. Não adianta apenas pôr um terninho e dar três palestras, ter tantos mil acessos e fazer meia dúzia de campanhas. Isso pode até fazer com que você "cobre pelos serviços", mas depois tem que ter a manha de agüentar as piadinhas.

Vejam o caso da Campus Party. A briga é tamanha para descolar algum destaque e fazer "networking", que a moçada deixa passar um trilhão de pautas a respeito do tema. Nos EUA, onde HÁ UMA BLOGOSFERA EFETIVAMENTE PROFISSIONAL, já teriam analisado o evento sob mil pontos de vista - todos eles bem críticos (o espaço físico é um pavilhão de eventos localizado em cima da Mata Atlântica, a bagaça é paga pela Telefonica [monopolista], há ligações interessantes entre diretoria e Lula e Marta etc...).

Por aqui? Nada! Escrevi algo no Imprensa Marrom, o iG - sempre maravilhoso! - deu capa, mas a blogosfera no geral infelizmente não adota uma postura mais crítica. Todos querem mais é descolar entrada grátis, ou com desconto, e também sortear ingressinhos. E queremos ser profissionais? Não, né. Nosso negócio ainda é outro. Infelizmente.

Sei que esse papo é chatíssimo para muita gente, mas me contento em saber que, de cada dez que me xingam, há dois ou três que acham a conversa bacana. Com esses dois ou três, travo o diálogo. Mas, na real, queria mesmo que o discurso calasse mais fundo nesses "xingadores", pois honestamente não ligo que me ofendam, desde que reflitam um pouco sobre a mensagem.

Porque nossa blogosfera pode muito mais do que ela é. Vocês podem muito mais do que isso. Tenho certeza de que não precisam se vender e, caso realmente necessitem, o preço não precisa ser tão baixo.

* * *

(exte texto encerra aquela bagaceira dos três textos: o primeiro foi esse, o segundo esse... mas do jeito que sou chato, ainda vou aborrecer os leitores com esse tipo de tema bocó algumas outras vezes)


Posts similares:
BLOGUEIROS, TENHAM HOMBRIDADE: ABRAM AS ESTATÍSTICAS DOS CONTADORES DE VISITAS!
BLOGOSFERA BRASILEIRA: A TRISTE PASMACEIRA
BLOGUEIROS DE ALUGUEL: A DISCUSSÃO IDIOTA

transubstanciado por gravata às 22.12.08 | 30 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Larissa S.

Se antes ja era assim, depois que passou uma reportagem sobre blogueiros profissionais no Jornal da Globo entao, ai que eles se animaram mesmo.

Beijos!

(Gravz: É, né? Mas sempre passa reportagem sobre funileiros, agentes funerários e ninguém se anima tanto)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 01:54



Comentário de: Rafael Reinehr · http://reinehr.org

Bem, apesar deste papo ter parecido com o de alguém que "ficou de fora da festa" - mas parece que não ficou, a contar pela quantidade de luzes piscando no pinheirinho, concordo com a idéia de que é preciso "primeiro crescer" ou "criar credibilidade" para somente então cobrar... O que me intriga é a sede com que tantas agências pulam sobre certos blogueiros. Outra coisa que chama atenção é o fato de que, quanto mais inteligente/estudado é o blogueiro/leitor, mais ele tende a passar ao largo destes anúncios/campanhas/promoções, deixando - como sempre - para o povão a missão de ceder ao impulso do consumo. Mas esse papo é pra outra hora, não pras duas da manhã, já que, como médico, preciso de bem mais do que um peteleco no estetoscópio para ganhar 2 mil reais...

(Gravz: E eu, como advogado, mexo na caneta e não aparece dinheiro, também... Aquilo foi uma brincadeira :))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 02:10



Comentário de: Rafael · http://www.rafabarbosa.com

O problema é que a nossa blogosfera se preocupa mais em participar de CampusParty, BlogCamp, BlogBeach e Blogs Vão ao Puteiro do que realmente investir em discussões que levem a um crescimento saudável e uma futura profissionalização.

Primeiro: as briguinhas infantis que a dita "blogosfera" brasileira produz. Cara que se diz blogueiro profissional mas discute como uma mocinha quando algo afeta os seus lucros ou a sua "imponência em um ranking".

Segundo: Enquanto a blogosfera americana, como você bem disse que é profissional, é relevante e e convidada e participar por exemplo das convenções dos partidos Democrata e Republicano, aqui, blogueiro se mata pra ir em um encontro de "gurus de midias sociais" ou coisa que o valha, pra, no final, todos se elogiarem.

Um enorme fiasco foi aquela apresentação do PróXXIma 2008. Blogueiro quer mostrar que é fodão mas não fala nada a não ser o velho papinho de monetização.

A blogosfera brasileira ainda é uma criança. Igual aquela sua filhinha pequena, que todos dizem que é precoce, mas na verdade só utiliza as maquiagens da mamãe e não faz a mínima noção de como as coisas funcionam.

Enquanto os blogs agirem como crianças mimadas implorando por atenção e se mantendo somente nos mesmos assuntos, realmente não terão o conhecimento que tanto almejam.

A relevância da nossa blogosfera se resume a quem publica o primeiro vídeo engraçadinho... enquanto aqueles que realmente estão blogando e produzindo conteúdo de verdade não são reconhecidos.

Enfim, publiquei a minha monografia sobre publicidade em Blogs lá no meu. Se quiser dar uma conferida depois!

Abraço!

(Gravz: Opa! Verei sua monografia, claro! E ótimo comentário, Rafael!)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 04:25



Comentário de: Carolina

Disse tudo e bem dito!
De resto, é o pessoal escolhendo seu caminho... Se vendendo por tão pouco.

Li seu texto sobre o Campus Party tb. Não sabia de nada. Fiquei de cara...

(Gravz: Valeu, Carolina! Aquele texto ainda não é sobre a Campus Party, embora acabe resvalando no evento... O da CP sai na outra semana...)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 04:44



Comentário de: Paulo Victor · http://desejado.net

A comparação com a prostituição foi completa. A diferença é que elas podem se aposentar.

Aos poucos e com poucos as mudanças ocorrem. Temos que ter paciência e persistência para mostrar a essa geração que obter sucesso é uma trilha longa e árdua.

(Gravz: Depende do que, exatamente, a pessoa entende por "sucesso". Tem muito blogueiro, considerando de onde veio e o que pensava fazer da vida, que já se considera alguém de sucesso. Isso que é dureza. Mas, sei lá, cada um é cada um. E este é um mundo livre, de modo que é dado a nós o direito de comentar esse sucesso de mentirinha, também)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 04:56



Comentário de: Vinícius K-Max · http://www.twitter.com/viniciuskmax

Gravata,

Post muito pertinente ao papo que rolou justamente nessa madrugada pelo twitter, envolvendo o tal infame post-pago dessa blogosfera.

Pro povo do marketing, que tanto gosta da tal nuvenzinha de tags, vou deste modo crescever as pautas que tenho visto desde sempre pelos blogs "hypes" dessa blogosfora, versus as que nunca - ou raramente - vi:

Tópicos comuns: Monetização, CEO, Rentabilidade, Marketing, Promoção, Publicidade, Publieditorial, Guerrilha.

Tópicos tão-raros-quanto-geladeira-preta:
Ativismo, Opinião, Imparcialidade, Mobilização, Contraposição, Questionamento, Utilidade-Pública.

E então, qual "blogosfera" a gente quer?

[]'s

(Gravz: Eu sei qual blogosfera eu quero. Sei qual você quer. Mas ambos sabemos qual a "maioria" quer. Fodeu, mano... Tá tudo dominado :))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 05:01



Comentário de: Fernando Takai · http://fernandotakai.wordpress.com

P#$%... isso é exatamente o que eu penso. É incrível a quantidade de pessoas nessa "blogosfera" que se acha realmente profissional.

Chega a ser engraçado.

Não gosto desse negócio de blogueiro encarar isso como profissão - até porque não é - e se achar jornalista.

Até porque, eu não vejo o William Bonner fazendo propaganda do N95 em pleno Jornal Nacional.

E de verdade? Tudo seria muito melhor se esse povo deixasse de ser meretriz e resolvesse fazer o negocio de verdade - escrever textos bons (como os seus), discutir assuntos saudáveis e, quem sabe um dia, quando todos eles amadurecessem de verdade (porque pra mim, é tudo um bando de pré-adolescente buscando fama - independente da idade) nós poderiamos falar sobre retorno financeiro.

(Gravz: A questão é exatamente essa, Fernando. Meu blog, por exemplo, tem a agência Pólvora! que cuida disso tudo. Toda hora mandam email para fazer anúncio e o raio que o parta. Eu nem falo com esse povo. Mando direto para a agência e eles lidam com todo o negócio. Como nenhum anunciante é retardado, basta uma breve leitura para saber que não é bom negócio anunciar aqui, pois não adianta nada eu ter visitação mas não topar fazer post pago e outras performances. No mais, tudo isso de Google adsense e afins não sou eu que cuido, é a agência. Não me meto com isso exatamente para ter liberdade para criar, escrever etc. E eles não dão um "a" sobre o que escrevo. Acho essa a relação mais saudável. Porque não proponho aqui uma renúncia ao dinheiro, mas sim um resgate da decência)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 08:36



Comentário de: ricardo penachi de camargo · http://penachi.blogspot.com

Só sei que eu não me vendo... e não é por ter pouca audiência não... é por achar que o que penso, importa. Eu acredito em mim... rsrs...

(Gravz: Eu também acredito em mim :))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 08:46



Comentário de: Leandro Bulkool · http://www.oedificio.com

Eu acho tudo muito prematuro, tanto a "profissionalização do blog", quanto falar mal daqueles que estão experimentando a tal "profissionalização". Tanto dos autores como das empresas que resolvem testar esta "mídia".

Estamos em fase de aprendizado, e neste campo, com pouco material teórico e ainda menos referências sólidas, o crescimento vem muito da experiência. E por isto, deixe solto. Aquele termo já batido, saia da caixa.

Acho que em alguns anos vamos descobrir o melhor modelo de negócio para o blog, pq fazê-lo, como e quando. E principalmente se vale a pena. Mas não é agora.

Este calor em louvar, aplaudir ou apedrejar algo ainda imaturo me cansa. Isto apenas alimenta a incrível mania de matar coisas ainda bem vivas. "Os blogs já não são mais os mesmos"... "Os blogs morreram"... "A rádio morreu"... "O papel vai acabar"... êta futurologia inocente.

(Gravz: Não leve isso como um argumento à pessoa, mas fui ao seu blog e não consegui identificar o que é "post" e o que é "propaganda". Juro. Talvez o texto, por isso, tenha-lhe calado de outra forma. Entendo perfeitamente. Nesse caso, antes de falar em futurologia inocente, você deveria fazer uma análise melhor do quanto há ou não interesse de sua parte num comentário desse tipo. Porque, se é prematuro falar "a" ou "b", também posso me achar no direito de considerar prematuro você fazer um comentário. Não fica fácil? E tudo é prematuro e pronto, fim de papo. Bobagem. Não é "futurologia" e ninguém aqui falou em "futuro", mas no passado, exatamente no inverso. Você construiu premissas para que coubesse sua conclusão equivocada. Mas não deixo prevalecer seu sofisma, não. Melhore o argumento. Um abraço. Ah, melhore o blog também)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 10:15



Comentário de: Jorge Martins · http://www.diariodacriacao.blogspot.com

Do caralho, velho. Acho que nunca havia comentado antes aqui, mas tua visão da parada é primorosa. Virou um comércio fodido e sem graça.
E esse sentido punk da blogosfera, de fato, se perdeu. Hoje todo mundo quer ganhar umas geladeirinhas de presente e se dizer problogger.
Mantenho dois blogs com o mesmo espírito que você disse: são atividades paralelas.
No geral, minha impressão é que as pessoas estão com preguiça de trabalhar.

Continua com as porradas que tem gente que precisa ouvir.

E sigo acompanhando tanto aqui quanto lá no blog do caetano, onde seus comentários fazem a diferença.

Abraço.

(Gravz: Pois é, Jorge, "traíram o movimento, mano!" :D - é meio isso, né? Mas é que gostamos demais dessa porra de blog pra ver a molecada foder tudo fazendo propaganda dessas marcas de merda. Dá raiva, mas talvez seja esse o futuro da coisa. Vamos inventar outro negócio e bagunçar o coreto novamente)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 10:34



Comentário de: Royal Salute · http://ainda não tenho, mas terei.

Existe um detalhe importante quanto à publicidade travestida de post. Ela é ilegal. Diz o art. 36. do Código de Defesa do Consumidor "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal". O Ministério Público, por várias vezes, andou dando pito em programas de TV e rádio que misturavam comerciais à notícia, à novela, ao seriado, etc; justamente porque gera uma crise de confiança com o consumidor-espectador. Inclusive, foram casos de TAC - termo de ajustamento de conduta. No caso dos blogs, essa crise de confiança já está instalada. O cara indica um livro e você não sabe se é opinião ou propaganda. Uma bosta. Em relação aos banners, não tenho nada contra - porque ali é claro que se trata de um comercial muitas vezes nem selecionado pelo blogueiro. Agora, esse negócio de vender posts é, como você muito bem disse, uma espécie de prostituição. O resultado de tudo isso é que o leitor brasileiro de blogs tem MUITO mais dificuldades em identificar a boa-fé do blogueiro. Uma pena pra esse instrumento legal que é o blog. Faço apenas uma ressalva para pouquíssimos blogs que, de boa-fé, convertem posts em banner, deixando muito claro que aquilo é uma propaganda.

(Gravz: O problema é que blog quer ser levado a sério na hora de repartir o bolo, mas quer continuar irresponsável na hora de segurar a bucha)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 11:23



Comentário de: Leandro Bulkool · http://www.oedificio.com

Gravz, no meu blog não tem propaganda. Nenhum post ali foi pago, até pq se pintasse a oportunidade eu não aceitaria, pois tenho menos de 100 acessos por dia e seria honesto com o possível cliente. Acho isto importante. A única coisa que faço é colocar o link para coisas que acho que valem a pena adquirir, e assim faço parte de programas de afiliados (do mesmo jeito que você usa BooBox e AdSense). Que me rendem nada por mês. rs E eu estou nem aí, recebo pelo meu trabalho e não pelo meu blog, onde falo sobre cinema, música, literatura, meu filho, minha casa, meus amigos... no fim, meu cotidiano.

Sobre melhorar o meu argumento, eu concordo. Acabei me perdendo um pouco. Estou falando ali de duas coisas diferentes, a primeira é que tudo está em crescimento nesta área, bem diferente de mídias mais sólidas como TV, Rádio e impressa. Então é prematuro criticar ou louvar. Falar que estar errado ou que o lance agora é monetizar. São opiniões radicais e eu tendo a suspeitar de radicalismos.

O outro ponto, é que este tipo de euforia acaba gerando prognósticos inocentes. Como o de matar as coisas ou transformar pessoas em gurus. Mas isto é outra história, diferente do que você colocou no seu post. A única coisa em comum é que os blogs não são mais os mesmo, mas isto não quer dizer que nos perdemos, apenas estamos mudando e este período, tal qual uma adolescência é uma fase estranha. Há de convir que quando começamos, lá por volta de 2000, éramos mais verdes do que hoje e por isto mudamos.

Não acho bobagem achar que determinada coisa é prematura ou não. Até o meu comentário pode ter sido, já que os três post que vc citou são as únicas coisas que eu conheço das suas opiniões, nunca tinha lido o seu blog. Mas me parece uma visão apaixonada e um julgamento aquecido pelo calor do momento, onde alguns vendes e outros não. E isto também pode ser prematuro. Mas algumas discussões, mesmo prematuras, são boas para ajudar o crescimento.

Por fim, o meu blog. Como você acha que eu posso melhorá-lo?

Abraços.

(Gravz: raksjdfçlkjfasçlkfjasdjfaçakjfs Viu só? É assim que acontece. Quando pisamos no calinho nego fica bravo. É isso, Leandro, é exatamente isso. Você veio aqui e falou o que quis. Eu respondi de levinho e você ficou putaço. Juro que nem vi seu blog, corri rapidinho e olhei um negócio da Netmovies. Tirei uma onda, apenas. E você mordeu. Fica calmo... :) - ah, nem li esse comentário porque presumo que seja você todo bravinho, já que começou e terminou com "meu blog")

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 11:36



Comentário de: Leandro Bulkool · http://www.oedificio.com

hahahahahahahaha Cara, não fiquei putaço. Muito pelo contrário, achei bom. Vi que tinha me perdido mesmo no argumento e que isto poderia chegar em outro lugar. Bola pra frente e por favor, visite com mais calma o meu blog, comente e me ajude a melhorá-lo... ou não. rs

Abraços.

(Gravz: Ok, visitarei. Mas não sou consultor de blogs. Sou futurólogo, lembra? ;))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 11:45



Comentário de: Yuri Almeida · http://herdeirodocaos.com

Hum...a blogosfera é um mito. Mas os atores que a constrói, mesmo que subjetivamente, não perceberam o potencial da ferramenta blog para mobilização social, debate de idéias e afins.Obviamente que o entretenimento é importante e que existe espaço para todo mundo neste vasto espaço da web.
Mas é engraçado observar a lista dos "machos dominantes" da blogosfera e aqueles que ganham dinheiro. É cada blog pior do que o outro. Me admira também como as agências não evoluíram. O critério de escolha (quase sempre) para veicular um anúncio é o número de visitantes. E aquele papo de cauda longa, nicho de mercado?
Por fim, fico feliz quando camaradas do mainstream blogueiro fazem uma auto-crítica, ou crítica ao métier.
Bom post.

(Gravz: Acho que o GRANDE entretenimento é não entrar nessa putaria de fazer propagandinha de tudo que é coisa. A graça de ler um blog sempre foi a certeza de estar num território livre, numa espécie de anarquia total)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 11:48



Comentário de: Issa Paz

Olá...

Acho que dinheiro é sempre bem vindo... não é mesmo?

Se precisa-se anunciar uma campanha no meu blog, para ganhar dinheiro, por que não?

Eu preciso, tu precisas, isso não infulência o conteúdo do meu blog, nem vai influênciar... acho que não podemos tirar do leitor, o que ele gosta de ler... para trocar por apenas anúncios e Ads!

Oras veja, falou tanto de monetariedades e logo abaixo do teu post tem um banner do Adsense, em cima tb tem links!

Vai me dizer que tá ai de enfeite?

Sim, caro amigo, se pudermos lucrar com nosso trabalho, assim lucraremos, desde que não vire uma gozolândia, certo?

vejo blogs grandes anunciarem todo seu espaço, assim perdendo todo conteúdo, e isso já é feio... já perdeu toda a identidade do blog :x né verdade?

mas se um anúncio ou outro não afetarem, pq não ganhar?

Eu quero dinheiro, vc não quer? Não me diga que não, porque dinheiro ajuda e muito! =)

Bom, é isso.. opiniões expressadas!
he-he

(Gravz: É isso aí. O dono do blog faz o que quiser, põe o anúncio que quiser e até tira o link do blog que deixa comentário quando ele tem muito anúncio, só de sacanagem - esse era um dos expedientes que mais usávamos nos tempos da blogosfera-moleque, blogosfera-de-várzea... ;))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 12:00



Comentário de: Vinícius K-Max · http://www.twitter.com/viniciuskmax

Acho que vale a pena acrescentar algo pra essa garotada que está por vir e a que já está aí mas que entende tudo de publicidade em blog.

Leiam:
http://www.blogdeguerrilha.com.br/2008/08/19/seminario-info-resumo-da-blogosfera-como-midia/

Sem duvida um dos melhores (e mais provocadores) textos que ja li sobre o tema Blogofera Enquanto Midia, escrito por um dos poucos blogueiros famosos que tem coragem de escrever o que pensa, mesmo quando isso bate de frente com o pensamento da maioria.

(Gravz: É isso aí, Vinicius! Gostei do texto do Wagner! Evamoquevamo!)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 13:41



Comentário de: Super Wallace · http://snes-classics.blogspot.com

Excelente texto. Concordo com a sua opinião, e aproveito também para deixar a minha.

O que eu acho mais engraçado em posts patrocinado é que, geralmente, os blogueiros ganham mais com seus programas de afiliados do que com os posts em si. E sinceramente acho rídiculo entrar em blogs que tem um conteúdo legal e ver um post patrocinado totalmente fora do contexto do blog.

E outra: o conteúdo da blogosfera atual: são poucos que dão a cara a tapa para expressar suas opiniões ou até mesmo produzir algum conteúdo relevante. 70% dos blogueiros pegam imagens gringas, colocam a marca d'agua de seus blogs e fazem sucesso. Caso outro blogueiro faça o mesmo, logo vem a mensagem: você me copiou!

Eu acho que o leitor tem que ficar é mais esperto e começar a diferenciar bom conteudo, de qualquer coisa que pode ser encontrado em qualquer outro blog.

Uma dica: acesse o 4chan e você não precisará mais acessar 90% dos blogs brasileiros. O motivo: o estilo da blogosfera atual (imagens engraçadinhas, placas desmotivacionais, etc) vem tudo de lá.

(Gravz: Piadas desmotivacionais? Essa não entendi. De resto, concordo com tudo :))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 13:58



Comentário de: rafa · http://papibakigrafo.com

Me dê 2000 que divulgo seu post!

(Gravz: 2000 tapas na orelha? rsrs)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 14:06



Comentário de: Renata

Olá Gravata!
Sou leitora de alguns blog já faz um tempo. Antes de seus textos falando da "blogosfera", confesso que não percebia o que realmente ocorre nesse meio...é lamentável a posição que algumas pessoas assumem para conseguir tão pouco. Ainda bem que vc pensa e age diferente! ^.^

(Gravz: É um meio como qualquer outro, com gente muito legal e competente, e outros nem tanto. E uma molecada vindo com tudo, mandando ver, mas já inclinada a ser anunciantezinha)

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 14:13



Comentário de: Diego Maia

Eu conheci este blog aqui deste tamaninho, ó!

Mas, bem colocado: blogueiro nenhum aceitaria post patrocinado em 2001, 2002. Blogs eram "revolução", anti-establishment.

Hoje, além de formarem esse "novo" establishment, blogs são pagos para elogiar o "antigo"!

Só ver aquela ação promocional da novela "Negócio da China", da Grobo.

O mundo dá voltas e pára sempre no mesmo lugar, né não?

(Gravz: Acho que a ação foi de outra novela, uma da Gloria Perez. Achei uma vergonha pra blogosfera, sério. Fiquei com vergonha alheia, mas normal.. Eu já sei que a novela vai ser uma merda, mesmo. Pelo menos não escrevi previamente bem dela, nem aceitei viagem ou passeio :))

PermalinkPermalink 22.12.08 @ 14:20




Pq não fui convidado para o "Blogs Vão ao Puteiro"??? Nhé!

(Gravz: Também não fui convidado. De todo modo, pelo naipe desses "Blogs Vão...", é possível calcular a qualidade do puteiro...)

PermalinkPermalink 23.12.08 @ 04:35



Comentário de: Diego Maia

Teve ação do Negócio da China também, cabeça. Posts pagos em vários blogs. O encontro da Glória Peres com blogueiros foi mais engraçado ainda. Mal posso esperar pra ver quem vai interpretar o blogueirinho da novela dela. Espero que algum ator gordo com cara de nerd.

(Gravz: Não sabia dessa, vai ver que isso desencadeou a maior audiência da história da Globo, só perdendo para aquelas reprises de "Alf, o ETeimoso")

PermalinkPermalink 23.12.08 @ 12:00



Comentário de: Patafísico · http://www.patafisica.com.br

: ]

Excelente post!

Bando de proxenetas narcisistas que onanizam seus ego-blogs com posts patrocinados!

Na verdade a definição de blogueiro-profissional ainda me parece obscura demais... banana de dinamite para quem se vende!

Anyway... quando os Blogs foram ao puteiro? Não chamaram o cara aí de cima e nem a mim...

Se for na Vila Mimosa prefiro ficar em casa...

(Gravz: Há algo errado aí, patafísico. Porque o proxeneta, por natureza, vende o corpo alheio. É o mesmo que faz o rufião, o cafifa etc. Quem vende a própria atividade - ou, nessa analogia, o próprio corpo - não é proxeneta, tanto menos seguidor de Onan :))

PermalinkPermalink 23.12.08 @ 12:11



Comentário de: Ivan Neto · http://www.blogowisk.com

Texto certeiro Gravata!

(Gravz: Grande Ivan!!! Presença notável! Uma honra tê-lo por aqui também, meu caro! Abração!)

PermalinkPermalink 23.12.08 @ 14:01



Comentário de: Silvia · http://prasemprepitchula.blogspot.com

Bom dia e bom Natal,


Ótimo texto. E o comentário do Rafael Barbosa completa o post.

Bjsss

PermalinkPermalink 25.12.08 @ 09:59



Comentário de: Evandro Cesar · http://paremomundo.com

Ótimo texto, para quem acompanha vários blogs como eu está cada dia mais duro de engolir os posts pagos em que os autores tentam, só tentam, fazer com que pareçam um post genuíno. E olha que estou vendo isso em "grandes ícones" da blogosfera (palavra feia essa).
Acho que você mencionou sobre os leitores notarem isso, e notam mesmo. Já recebi algumas propostas e não aceitei porque o texto não sai, até sai, só que não sou eu falando... E meu blog é = eu :)

(Gravz: Pois é, rapaz... É difícil)

PermalinkPermalink 27.12.08 @ 19:01



Comentário de: Sergio · http://www.promocoesnainternet.com.br

Estranho o 'Ajude Santa Catarina' logo acima de anuncios google, do blog o edificio. http://img201.imageshack.us/my.php?image=oedificiotx7.jpg

(Gravz: Eita! Agora que vi... Por que esse "ajude santa catarina" em cima dos anúncios?)

PermalinkPermalink 27.12.08 @ 22:12



Comentário de: Ana · http://www.olhometro.com

Beeelo texto, Gravata!

Posso estar falando merda, manjo nada de sociologia. Mas a nossa sociedade tem o lance do autoritarismo, né? A submissão da maioria ao fulano de maior 'status' pra conseguir as coisas, que tá aí desde os tempos mais primórdios (como o caralho, né;)

E se o motivo pelo qual a blogosfera brasileira é imatura é que esse autoritarismo se transportou pra blogosfera? Ele está presente em TODAS as relações, não poderia ser diferente na Web.

Resultado dele é que todo mundo fica lambendo o saco das pessoas e empresas certas e falando bem das coisas pra conseguir um ingressinho aqui, um brindezinho ali e tal.

É algo a se pensar... ou não. Mas vc entendeu

(Gravz: Entendi, claro, e você tem toda razão)

PermalinkPermalink 03.01.09 @ 21:44



Comentário de: James Della Valle · http://www.geekgear.com.br

É engraçado pensar em tudo isso e imaginar que esse espaço, a blogosfera, virou um caça níqueis. Quando comecei, lá em 2000, nem imaginava que dava para ganhar dinheiro com blogs e sites. Era diversão mesmo, falar sobre o que gostava e esquecer do resto.

Quando veio a moda do adsense, não resisti e instalei. Em quatro anos de propaganda no site, reuni total de 17 doletas, que nunca vou receber. Meu público não clica nisso, não adianta.

Certa vez, recebi uma proposta para falar bem de um game nacional. Não gostava da idéia e não consegui. Tinha tantas falhas de design que não compensava falar um “A” sobre o assunto. Nada publicado, não era meu foco, sem contar que foi a primeira e última vez que cai nessa.

Sou jornalista, cubro tecnologia e isso já me satisfaz bastante. A vida como blogueiro é um passatempo e um treino para me manter conectado, além de ser um meio para descobrir novas fontes de informação.

Os mais novos não enxergam esses detalhes. Outro dia dei um esporro em um garoto que copiava matérias de sites e postava como se fossem textos dele. O cara tinha 17 anos e ainda veio passar um sabão dizendo que eu não manjava nada de compartilhar informações.

Gravz, seu texto é ótimo e também gostei da matéria que a Folha publicou sobre os blogueiros e a Campus Party. Parabéns.

PermalinkPermalink 13.01.09 @ 12:53



Comentário de: DENIAC · http://deniac.blogspot.com

Man, tu nem imagina a quanto tempo procurava alguém desperto o bastante pra ver toda essa balela. Faço minhas suas palavras e perspectivas.

Ainda bem que não estou só!


PermalinkPermalink 13.01.09 @ 14:26



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.