VOCÊ É CONTRA A "LEI AZEREDO", MAS NÃO SABE NADA SOBRE ELA e PARTICIPANTES REMUNERADOS DA "CAMPUS PARTY", VAMOS DOAR A GRANA?

10/12/2008

VOCÊ É CONTRA A "LEI AZEREDO", MAS NÃO SABE NADA SOBRE ELA e PARTICIPANTES REMUNERADOS DA "CAMPUS PARTY", VAMOS DOAR A GRANA?

Tenho um problema sério que consiste em dar opinião sobre o que eu não sei. Praticamente todos os internautas brasileiros assinaram a petição online contra o "Projeto Azeredo". Boa parte não leu o projeto, é provável que muitos não saibam que Aloizio Mercadante apresentou um substitutivo e talvez a grande maioria não tenha idéia de que ele estava no exercício da Liderança do Governo no Senado quando fez isso.

Mas, seguramente, nem um décimo dos signatários desse abaixo-assinado leu todo o SUBSTITUTIVO apresentado por Aloizio Mercadante. Desafio qualquer um para debater o projeto de Lei. E nem faço isso como um cowboy de filme de faroeste. Porque simplesmente o projeto é bom. O único artigo ainda "polêmico" diz respeito à proteção de dados que... JÁ SÃO PROTEGIDOS.

Os que ainda atacam a Lei, surrados pelos argumentos, alegam que é possível haver uma interpretação equivocada, algo como confundir "dado" com "notícia" - como se um juiz proibisse um blog, por exemplo, de veicular alguma coisa da Folha de São Paulo. Enfim, piraram o cabeçote.

E falam das redes P2P com um amor à causa e "em nome da liberdade do conhecimento" que quase sai uma lagriminha do meu olho esquerdo. Daí me lembro que essas redes são usadas para trocar músicas protegidas, filmes protegidos, jogos protegidos. Ou alguém usa P2P para trocar teses, textos etc?

Façavor, né? É muita cara-de-pau.

Um dos principais signatários do negócio é filiado ao PT e, por isso, até hoje partidariza o projeto, bem como, contrariando a "liberdade do conhecimento", não coloca um mísero link para que o internauta, ao assinar aquela estrovenga, possa ao menos LER o raio do projeto.

Nada! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Porque os bocós da Internet brasileira - blogueiros incluídos - são usados como massa de manobra para interesses políticos de ocasião.

Exemplo disso é o "staff" do Campus Party, evento patrocinado pela Telefonica, fazendo arruacinha de meia dúzia lá na Paulista, como se fosse um movimento genuíno de internautas contra a tramitação do Projeto de Lei. De novo, os panacas caem feito patos nessas orquestrações.

E, de novo, é o PT quem usa as "invenções" do Azeredo. Primeiro foi o Mensalão; agora é a Lei da Internet (a primeira a usar foi Luizianne Lins - e o moço que segura a placa "Contra a Lei Azeredo", quando Luizianne tentou tirar o Twitter do ar, escreveu no blog que era melhor não partidarizar a questão... Pff!!!).

No fim das contas, sou eu que falo sobre o que não sei, né? Sou eu o "polemista vazio" etc. Mas eu li o substitutivo apresentado pelo Senador Aloizio Mercadante e posso dizer: é ótimo. Mas só pode debater - e assinar! - quem também leu (psiu! leia aqui...).

"Campus Party", Inclusão Digital, Ecologia e o Desafio da Doação
Não basta pisar na bola APENAS com a Inclusão Digital, é preciso simplesmente sapatear na bola com toda a força, em grande estilo, nas mais variadas modalidades.

A Telefonica exerce MONOPÓLIO de telefonia fixa em São Paulo, de modo que qualquer "ativista de Software Livre" minimamente comprometido com a causa não aceitaria receber um centavo da empresa. Mas, sabem como é, precisa-se pagar a hipoteca...

Além disso, o Campus Party deste ano será realizado no charmosíssimo e bucólico CENTRO IMIGRANTES, que é assim descrito no próprio site:

"Localizado dentro da maior reserva de Mata Atlântica da cidade de São Paulo, um grande centro de negócios, informações, cultura e lazer, o local possui 240.000m² de área total e abriga 3 gigantescos pavilhões (...) Situado em local privilegiado, na Rodovia dos Imigrantes a 1.200 metros da Avenida dos Bandeirantes, a apenas 850 metros do Terminal Jabaquara do Metro, 3km do Aeroporto Nacional de Congonhas, 7km do Centro Hoteleiro e financeiro de São Paulo, 10km do centro da cidade e a 25km do Aeroporto Internacional de Guarulhos..."

Realmente, não consigo imaginar um local tão geograficamente privilegiado. Talvez, vá lá, Suriname. Mas, voltando: COMO É QUE CONSTRUÍRAM DUZENTOS E QUARENTA MIL METROS QUADRADOS DENTRO DA MAIOR RESERVA DE MATA ATLÂNTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO?

E que exemplo o "Campus Party" pretende dar com isso? Não basta ser patrocinado por um MONOPÓLIO, é preciso fazer o evento no "Centro Imigrantes", encravado na MAIOR RESERVA DE MATA ATLÂNTICA DE SÃO PAULO? Quem teve essa idéia? Pensaram assim "oba, é longe pra caceta e TAMBÉM é no meio da Mata Atlântica!"?

E depois reclamam porque alguém usa Windows! E fazem flash mob na Paulista!!! Mas, enfim, eu falo das coisas sem saber, né? Eles que sabem de tudo...

Ahhhhhh! Estarei lá, participando da mesa "Direito Eletrônico". Não sei se recebo algum centavo para isso. Se receber, doarei tudo para alguma instituição de PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.

E PROPONHO A TODOS OS PARTICIPANTES QUE FAÇAM O MESMO, INCLUSIVE OS COORDENADORES. QUEM TOPA? FAZEMOS, ASSIM, UMA GRANDE DOAÇÃO, VÁ LÁ, AO "S.O.S. MATA ATLÂNTICA". QUE TAL?

Tenho plena convicção de que todos, sem exceção, mostrarão comprometimento com a ecologia, sobretudo tendo em vista esse fato intrigante de o evento acontecer dentro da maior reserva de Mata Atlântica da cidade de São Paulo.

Não é mesmo? Afinal, abaixo assinado e flash mob são atos de extremíssima coragem. Uma doação dessas é moleza perto de iniciativas tão bravas!


Posts similares:
Projeto de lei pode barrar o crescimento da Internet no Brasil
Notas, leituras e recomendações
LEI TARSO GENRO / AZEREDO: MILITÂNCIA PETISTA ESCONDE A VERDADE E APOSTA NA IGNORÂNCIA DOS DEMAIS

transubstanciado por gravata às 10.12.08 | 5 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Jane Murback · http://www.mulheresimpossiveis.wordpress.com

Será que esse local tem Licenciamento Ambiental? Se não tiver, eu faço, é meu trabalho. Prefiro ganhar dinheiro trabalhando, afinal, é o único jeito pra quem não tem herança e nem deu o golpe do baú.
Esse papo ecológico me irrita tanto...

(Gravz: Eu não gosto do ultra policiamento, mas não acho que construiu uma cidadela no meio da Mata Atlântica seja lá algo muito bonito. E, por certo, devem ter licenciamento ambiental. Duvido que um negócio desse porte esteja irregular. Mas taí uma boa pauta...)

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 10:53



Comentário de: droobles

Bom, se me lembro (e posso estar errado) direito pirataria é apenas o comércio. De qualquer forma, estariam protegidos apenas produtos licenciados no Brasil correto? Ou seja, filmes e músicas que ainda não chegaram no Brasil não estariam protegidas.

Mesmo assim, derrubar as redes p2p irá impedir a livre troca de conhecimento, existe muito material livre que é compartilhado em redes p2p (concordo que deve ser tipo 1%). Monitorar os dados também seria uma invasão de privacidade, que convenhamos, no Brasil será usada de forma errada e vai diminuir o crescimento da internet.

No final vai nos fazer voltar a era do mirc e limitar downloads para sites de armazenamento. E também sempre podem criar o p3p, para quem não é iniciante essa lei com certeza não vai interferir nos hábitos, para o resto vai acabar a "folga".

(Gravz: Não, não é. A pirataria é proibida e ponto. E, sim, produtos licenciados no Brasil. Seriados norte-americanos, por exemplo, podem ser vistos em casa pelo simples fato de que são exibidos em residências. Filmes e músicas, porém, são protegidos mesmo antes de chegar - pois os direitos são adquiridos antes mesmo da chegada [não sei porque vocês odeiam TANTO os direitos...]. E ninguém vai MONITORAR os dados, porra! Os provedores JÁ FAZEM isso. Eles simplesmente resguardarão para disponibilizar MEDIANTE REQUISIÇÃO JUDICIAL - a mesma coisa que os bancos fazem. Qual a diferença do internauta para o cidadão que usa um banco? Nenhuma! É preciso parar com a choradeira e agir feito gente grande, poxavida)

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 18:42



Comentário de: Royal Salute

Gravata, li o projeto substitutivo aprovado pelo Plenário do Senado (http://www.senado.gov.br/comunica/agencia/pags/01.html) e achei ele ótimo. Merece ser aprovado. É bom destacar que o art. 20 do projeto é totalmente desnecessário, já que há algumas semanas o art. 241 do ECA foi alterado com uma redação bem melhor. E tem outra coisa. Sem entrar no mérito da criminalização de redes P2P, não há nada no projeto que criminalize tais redes. O art. 2o do projeto, no ponto em que altera o art. 285-B do Código Penal, não tem absolutamente nada a ver com a violação de direitos autorais por troca de arquivos. Esse art. 285-B exige a autorização do "titular da rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado" pra transferência de dados. Isto é, não entra no mérito do direito autoral dos dados. Esse mérito só se encaixa no art. 184 (caput) do CP. É por este artigo (o 184) que se discutirá a violação de direitos autorais.

(Gravz: Sim, exatamente. Mas agora o pessoal está na base da picuinha, do "pêlo em ovo". Eu vou estudar detalhadamente essa Lei para fazer um bom trabalho na Campus Party, pois presumo que os internautas, blogueiros e outros festeiros precisem REALMENTE conhecer a Lei. Quero saber como é que se retira a assinatura de uma petição online)

PermalinkPermalink 11.12.08 @ 00:10



Comentário de: Karen, a Grande

Gravata, nem sempre concordo com o que vc diz, o q é perfeitamente aceitável, já q somos seres distintos! rs... Mas, nesse caso, concordo com tudinho! Também achei o texto da lei muito bom e NECESSÁRIO, diante de situações em que, virtualmente, se rouba, se pratica golpes, se acessa informações que são sigilosas, e ainda se sai impune por não haver menção na lei na qual o autor do delito possa ser enquadrado! QUE VENHA A LEI! E pra quem quer debater, leia antes o texto, mas leia mesmo!
E.... deixem eu baixar minhas musiquinhas em paz hein hehehe (fica "entre nós" esse segredinho, q o texto dessa lei, como já dito, nem aborda, por já existirem os direitos autorais).
Bjão Grava!

(Gravz: Fico feliz que concorde :))

PermalinkPermalink 11.12.08 @ 07:53



Comentário de: Karen, a Grande

Ahhh, esqueci! Boa sorte no Campus Party! Não dê moleza pra esse povo que transformou o conceito de 'monopólio' algo bem relativo, quando entraram em cena seus próprios interesses...E sobre a Mata Atlântica, ela agradece viu! Parece que ninguém se importa mais...

(Gravz: Não é um embate, é um debate. Mas também não é um jogo de comadres... vamos ver :))

PermalinkPermalink 11.12.08 @ 08:00



Este post tem 1 comentário aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.