POR QUE A FOTOGRAFIA "PRECISA" SER ARTE?

25/08/2008

POR QUE A FOTOGRAFIA "PRECISA" SER ARTE?

Engenheiros constroem prédios maravilhosos, levam anos às vezes para fazer todos os cálculos e, por fim, mostram-nos obras excelentes. Médicos fazem cirurgias quase impossíveis, salvam vidas, são criativos e brilhantes. Advogados redigem petições densas e também fazem sustentações orais impressionantes.

Nenhuma dessas carreiras se filia à amplíssima circunscrição do que seria "arte". E nenhum desses profissionais se chateia ou discursa bravamente quando alguém ousa dizer que não são "artistas".

Com os fotógrafos, porém, dá-se o inverso.

É importante frisar que, para ser um bom profissional da fotografia, é preciso estudar muito, dominar técnicas, ter bons instrumentos (sim, sim, não adianta negar), ter muito talento etc. etc. etc. E várias e várias fotografias são inequivocamente "lindas".

Mas isso não faz do ofício uma arte.

Claro que a discussão sobre o que é ou não artístico é algo enfadonho, subjetivo, chato e tem cara de melão. Mas, mesmo bem longos, os domínios da arte têm seus limites. E a fotografia está fora deles.

Creio que o grande problema seja a similaridade sensorial das boas fotos com os bons quadros, e também o fato de que uma "mostra fotográfica" seja praticamente como uma exibição de telas artísticas. Soma-se a esse ambiente "de arte" o fato de que muitas fotos são – mesmo – bonitas e pronto. Ninguém é louco de negar a arte por trás daquele trabalho.

Eu nego. Talvez porque seja louco. Mas nego. Não há arte alguma na fotografia. Há talento, há técnica, há oportunismo, há uma gama de fatores pessoais importantíssimos. Mas isso não faz do resultado uma obra de arte. Não mesmo.

O designer industrial que projeta um móvel lindo, e o produz em série, não é um escultor. O técnico de som que permite novas experiências em um show, e lança o produto por meio de multinacional, não é um músico. O autor de um software de tratamento de imagens com trilhões de possibilidades não é um artista plástico.

Todos esses exemplos são de atividades extremamente talentosas e que, sem dúvida, exigem uma dose absurda de conhecimento. Nenhum deles, pode apostar, ficaria chateado por "não ser reconhecido como artista".

Está mais do que na hora de os fotógrafos pararem com esse chororô quando alguém diz que não são artistas. Isso não diminui a qualidade do trabalho, não diminui a inequívoca beleza estética.

Os argumentos acima estão longe da "polêmica vazia". Para que um fotógrafo seja "artista", devemos assim considerar também todos os demais habitantes do planeta – desde que executem suas tarefas com extrema qualidade técnica e certo apuro estético.

Não é por aí, né?

Fotografia não é arte. Simples assim.

Revisão: Hellen Guareschi


Posts similares:
A arte-final dos novos tempos
CHATOS QUE MOSTRAM FOTOS
A morte do cão na exposição de arte: pegadinha?

transubstanciado por gravata às 25.08.08 | 18 comentários


Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/22491

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Lukas Darien · http://fora-do-ninho.blogspot.com/

iss'é que é gostar de criar polêmicas hehehe.

Contudo, e apesar de gostar de fotografia, eu concordo com o texto!

(Gravz: Na boa, dessa vez fui bem light e não usei subterfúgios retóricos para ridicularizar ninguém. Expus o ponto de vista para que não me chamem de polemista vazio :))

PermalinkPermalink 25.08.08 @ 18:56



Comentário de: Charlote

Pode até ser que fotografia não seja arte. Eu considero, mas respeito quem não. Quem não julga arte não conhece toda a idéia por trás da fotografia. Obviamente existem fotos e fotos. Mas um ensaio bem bolado tem muito de arte. Agora, dizer que "Advogados redigem petições densas e também fazem sustentações orais impressionantes. E que não se chateiam ou discursam bravamente quando alguém ousa dizer que não são "artistas"", olha, tá aí uma afirmação que eu não concordo em nenhuma hipótese. Advogado é a raça mais narcisista e egocêntrica com que já convivi. Cito só o maior absurdo vindo deles e que lembramos de cara, sem sombra de dúvida a máxima da classe: exigem serem chamados de "doutor".

(Gravz: Exatamente. È ridículo advogado exigir ser chamado de doutor - embora a palavra venha de "douto". Se não pela falta de titulação acadêmica, pela não necessária correspondência etimológica, já que nem todos os advogados são "doutos". E a fotografia - a rigor - não é arte. Mas é possível fazer "arte" com fotografia. Assim como escrever não é arte, pode ser um ofício até mesmo burocrático; mas é possível fazer arte com a escrita)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 10:14



Comentário de: Paulo

Bom dia Gravata, sempre leio o blog mas nunca comento. Para mim, um dos princípios da arte é a criação de algo, como o pintor faz a partir de uma tela, o que no caso da fotografia não acontece. O que acontece na fotografia é a captação do instante, e não a criação do fato, pintura, escultura, etc... Enfim, fotografia é difícil, bonito, e importante, mas concordo contigo, não é arte.

(Gravz: Opa! Trate de comentar mais, Paulo!)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 10:39



Comentário de: tamanduá

Eu queria ser fotógrafo da Playboy, isso sim é que é arte ....

(Gravz: E há quem defenda isso, mesmo)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 13:54



Comentário de: tamanduá

Convenhamos, polemista vazio é um pleonasmo. Todo polemista é vazio, pois polêmica só alimenta egos e debates momentâneos e limitados. Quanto mais uma polêmica se torna quente, mais rápido ela se esvazia e se torna nada. Polêmica é o ofício dos que não têm nada de útil para fazer.

(Gravz: Não. Ofício de quem não tem nada de útil para fazer é fotografia! Depois vem o trabalho nos sindicatos e, então, a polêmica. E, num país como o Brasil, em que há o pacto da mediocridade pelo qual é proibido discordar de qualquer coisa, ser polemista é o mesmo que ter o pensamento livre)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 13:58



Comentário de: Lori · http://bowl-of-oranges.blogspot.com/

Mas se um cara fizer prédios "artísticos" ele será reconhecido como artista, vide Niemeyer. Não consegui me lembrar de nenhum que fosse engenheiro, salvo um futurista italiano mas ele fazia quadros (além de ser engenheiro) mas muitos arquitetos são aceitos como artistas. Designers idem. Toulouse Lautrec foi o primeiro designer gráfico do mundo. A Bauhaus era lotada de designers de produto que eram reconhecidos como artistas. A questão é que a arte não diz respeito somente às formas ou a estética do produto final. Mas aí a gente teria que entrar naquele papo de "o que é arte" que é chato. Na minha humilde opinião nem todo fotógrafo é artista e fazer uma foto bonita não é arte. Fazer algo bonito ou bem feito não é arte.

(Gravz: Niemeyer faz prédios feios. Ouso dizer que são prédios "chatos")

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 14:08



Comentário de: cavjunior · http://www.oikosja.com

Acho que você expressou muito bem e tem uma opinião bem interessante sobre o assunto, mas não posso dizer que concordo 100%... Acho que a fotografia está bem no limiar entre arte e um trabalho bem feito com muita competência e técnica. O problema é que para determinar se algo é arte, como você mesmo disse, é “algo enfadonho, subjetivo, chato e tem cara de melão”. Porém, sendo bem simplista (e misturando um monte desses conceitos que a gente aprende na faculdade de Comunicação), acho que arte é uma expressão cultural feita de forma a despertar algum tipo de emoção(qualquer uma mesmo). Sendo assim acho que às vezes a fotografia cumpre esse requisito e muitas vezes não. Aliás, melhor: muitas vezes a fotografia é feita para cumprir esse requisito e muitas vezes nem é essa a intenção. Por isso, pra mim, às vezes é, às vezes não é!

(Gravz: Eu já vi fotos lindas, mas não consigo classificar o ofício como "arte")

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 15:13



Comentário de: aninha

só um link :

http://swissmiss.typepad.com/weblog/2008/08/behind-the-scen.html

(Gravz: Valeu, aninha)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 18:14



Comentário de: marcus · http://grandeabobora.com/

Eu gosto de polemicas vazias.

(Gravz: São boas, também)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 19:24



Comentário de: Li · http://www.trintolina.blogspot.com

Sabe o que se encaixa nessa categoria, os "faço questão de ser chamado/tratado/considerado nessa categoria" e me irrita muito? Advogados (e outros profissionais tb) que exigem serem chamados de "Doutor", como se ter passado na prova da OAB não fosse mais do que obrigação e lhes desse o título de "tenho poder sobre a face da Terra". Faça-me o favor!

(Gravz: É isso mesmo. Mesma coisa)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 21:19



Comentário de: Fractal Pantufa

Além de bom material, competência, técnica, conhecimento do equipamento etc, se esqueceu do mais importante: sorte.

Na fotografia, como em nenhuma outra profissão, o mais importante é a sorte de "estar no lugar certo, na hora - ou no segundo - certa"

De resto, é isso mesmo. O dia que fotógrafo for artista, jornalista é intelectual (como, por sinal, muitos juram e acham que são)

(Gravz: Pois é... Aí bagunça de vez)

PermalinkPermalink 26.08.08 @ 23:28



Comentário de: Andre

Na minha opiniao, fotografia e um meio para um fim. Assim como uma pintura ou uma escultura. O fim pode ser arte ou nao. Uma fotografia forensica tem uma finalidade diferente de uma fotografia jornalistica, cientifica, ou.... artistica.



PermalinkPermalink 28.08.08 @ 01:29



Comentário de: Aragorn

Gravz, veja bem: até o futebol pode ser arte. Até quem dá porrada nos outros é reconhecido como ARTISTA marcial.

Se tem futebol arte e artes marciais, porque diabos a fotografia não seria "arte"?


PermalinkPermalink 28.08.08 @ 17:32



Comentário de: Alexandre Grand · http://flickr.com/photos/ale_grand/

Em primeiro lugar, um forte abraço a esse grande amigo que por conta da vida ficamos afastados, mas sem perder o carinho e a otima lembraça dos momentos compartilhados no passado.
Gravata, meu velho, adoro seus pontos, pois nunca são em vão e sempre inteligentes. Aqui é apenas a minha opinião. Creio que arte é subjetivo. O que é arte para mim, pode nao ser para o outro. E isso é assim desde que mundo é mundo... =)

Voltando ao que escrevi no início, arte é subjetivo e isso é papo para botequim, varando madrugada a dentro! =)
Quando vier ao Rio, me avise!

Forte abraço,

Ale
=)

(Gravz: A sua fotografia é arte! Grande abraço, Alê!)

PermalinkPermalink 30.08.08 @ 22:37



Comentário de: Nathalie Gingold · http://agrandegaia.wordpress.com

Sabe, se você nao consegue ver arte em tudo que envolve o mundo, obrigatoriamente, não verá nem em você e nem em fotografia.

Sei que muitos meios que se mostram como arte, são simples marketing.
Mas a arte não é algo que consigamos classificar, ela é expressao de algo muito além de nossa compreensão.

Imagine tentar dizer, descrever ou classificar o que é o amor. Da no mesmo.

abraços!

PermalinkPermalink 10.10.08 @ 14:13



Comentário de: Lira

Diga-me o que é, para você, cinema?


PermalinkPermalink 10.10.08 @ 14:17



Comentário de: André Coelho

Gostei muito do texto, adoro uma polemicazinha!
Mas tenho minha opinião sobre!
Acho que do mesmo modo que nem todo pintor é artista ( um exemplo é o que pintou a minha casa) e nem todo cara que coloca algo na tela pode ser artista, acredito que nem todo o fotografo é artista... Mas alguns poucos são sim! Toda a fotografia é arte?! Não ! A fotografia jornalistica é um exemplo de aplicação fotográfica que não pode ter arte, a verdade factual tem que ser mostrada a qualquer custo! Acho que o grande problema do seu texto e a generalização....

E a fotografia com photoshop?! Pode ser considerada arte?! Eu acredito que sim! se Picasso soubesse usar o photoshop, com certeza ele usaria!

abraços

PermalinkPermalink 03.11.08 @ 14:58



Comentário de: Marlise · http://www.mmfotografia.com.br

Se fotografia é arte? Não sei... Mas gosto de pensar que faço um pouco de arte nas minhas coberturas fotográficas de casamento, por exemplo, talvez porque meu olhar seja viciado no "belo"... Talvez porque quando estou com a câmera na mão me apraz mais recriar cenas do que simplesmente registrá-las... porque me interessa mais o registro de emoções do que de fatos ou pessoas... talvez porque a minha paixão pelas artes plásticas revelem alguma sensibilidade estética que procuro estender para a fotografia, tentando desesperadamente recriar a realidade, mesmo que seja através das minhas lentes, mesmo que grande parte das vezes fracasse, mesmo que você me diga que a fotografia é muito mais documental do que artística.
Mesmo, assim, repito, gosto de mirar minha lente no encalço da arte, mesmo que na maioria da vezes fracasse, mesmo sabendo que, como Riobaldo, do Grande Sertão de Guimarães Rosa, "eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa"... "Viver é negócio muito perigoso"... rs...
Beijinhos para todos

PermalinkPermalink 16.04.09 @ 17:31



Este post tem 1 comentário aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]