FUTEBOL É UMA COISA SIMPLÓRIA (E ÓTIMA)

27/11/2007

FUTEBOL É UMA COISA SIMPLÓRIA (E ÓTIMA)

Acho muito irritante quando começam a "teorizar" sobre futebol. Até admiro quem tenha boa memória e faça resgates históricos interessantes, mas odeios os debatedores de "táticas".

Eles discutem com veemência, falam em números, esquemas, formações, tudo como se o esporte fosse minimamente complexo. Não, não! Não há complexidade alguma no futebol.

As mulheres sempre souberam definir com acerto o esporte bretão: onze homens de cada lado correndo atrás de uma bola. Basicamente, é isso mesmo (coloquemos aí, sei lá, a importância de se fazer gol e se evitar o tento do adversário).

O futebol é chato por isso? Claro que não. É extremamente emocionante. Mas parece óbvio demais que sua graça não está em uma suposta (e inexistente) "complexidade", mas sim em peculiaridades interessantíssimas.

No futebol, por exemplo, é possível (e comum) não apenas haver empate, mas ainda por cima o enfadonho e maluco "zero a zero". Ok, isso não é um bom exemplo de fator emocionante, mas dá idéia do quanto o esporte é único. Também extremamente normal que o time "pior" seja vencedor de um jogo ou mesmo de um campeonato (com os pontos corridos, fomos poupados de mais essa "emoção" nem sempre "emocionante"...).

Pode-se dizer que se trata de um "esporte subjetivo". Escolham aí algum outro: atletismo, natação, basquete... Sempre vence o melhor, não tem como. No futebol, não. Um lancezinho - mesmo sem roubo de juiz ou algo assim - pode fazer com que vença o pior. E fim de papo. Boa ou ruim, essa é uma emoção inexistente nas demais atividades esportivas.

E há vários outros exemplos, como o ato de "torcer". Antes daquela medida inaceitável, quando tudo se torna fanatismo cego, é possível exercer, de forma relativamente saudável, toda a nossa "potência de guerra" (*), vibrando ou sofrendo pelo time de coração.

Quando alguém surge com a história de que não faz sentido torcer para um time, não há como discordar (pelo menos racionalmente). Por outro lado, confesso que não consigo DEIXAR DE TORCER, ainda que isso pareça idiota e seja inexplicável; e por mais que sejam evidentes os interesses e maracutaias do mundo futebolístico.

Mas é isso. Futebol é algo simples. Desconfiem de quem diz "entender" do esporte, pois Rouba Montes é mais complexo (beeeeee mais, por sinal). Futebol é emoção e irracionalidade. É essa a graça. Não há complexidade alguma. São os tais "onze de cada lado correndo atrás de uma bola".

E é ótimo de se ver!

Fora isso, também tem o fato de que sou são paulino. E torcer para o TRICOLOR, convenhamos, é moleza... :D

(*) - a tese da "Potência de Guerra" é do meu amigo Marcão e é simplesmente genial.


Posts similares:
CORINTIANOS BOICOTAM A SAMSUNG
Uma caixinha de surpresas...
OS ATEUS FUTEBOLÍSTICOS MILITANTES

transubstanciado por gravata às 27.11.07 | 9 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:



"E torcer para o TRICOLOR, convenhamos, é moleza… "
Concordo contigo, garoto! E futebol é tri fácil, difícil é aguentar gente comemorando 2 anos da batalha dos Aflitos e cia iltda...
=*

(Gravz: Nem sei o que foi a "batalha dos aflitos". Sério)

PermalinkPermalink 27.11.07 @ 04:35



Comentário de: Thiago

Uma guerra também nao é um monte de soldadinho de cada lado dando tiro um no outro; há muita coisa por trás, toda a estratégia, milhares de nuances a serem observadas, posicionamento, habilidades individuais, fatores externos... no entanto, nas mesas redondas da vida preferem discutir se um lance foi pênalti ou não trocentas vezes, mesmo com a câmera deixando tudo muito claro...

Batalha dos aflitos: brasileiro da série b de 2005, estádio dos aflitos (náutico), grêmio jogava pelo empate pra subir, com 7 jogadores, dois pênaltis contra e ainda meteu um gol no finalzinho pra conseguir o acesso e de quebra o título da B. Foram lançados DOIS dvds a respeito desse jogo, para os gremistas mais novos com certeza essa conquista (da forma como foi) só é menos importante que as libertadores e o mundial...

(Gravz: Thiago, Thiago... Você confundiu "Potência de Guerra" - que é um conceito filosófico/psicanalítico sofisticadíssimo - com "Estratégia de Guerra"... Eu jamais diria que o futebol, simplório e boboca, teria o mesmo grau de complexidade de uma guerra. Jamais. Muito menos o Marcão)

PermalinkPermalink 27.11.07 @ 05:12



Comentário de: Fileh · http://www.diarinho.com.br

Discordo de você em alguns pontos. Na minha opinião, a maioria dos esportes coletivos, (basquete, volei, handebol, futebol, etc..) abre espaço para que o time pior vença. É claro que existe também tática, nada muito elaborado mas existe, é aquela coisa: você marca esse cara, você fecha o meio, e vcs atacantes marcam sob pressão, certo? "Sim, professor".
Sobre torcer, acho difícil, é um esforço enorme torcer pra um time que tem Eurico como presidente, mas a paixão pelo clube é maior!
Parabéns ao São Paulo por mais um título!

(Gravz: Ah, desculpa... Mas não é lá muito comum o pior vencer no basquete, no vôlei ou mesmo no handebol. Embora sejam coletivos e EXISTA A POSSIBILIDADE DO EMPATE, todos esses jogos primam pela regularidade, o que tende a beneficiar as equipes melhores)

PermalinkPermalink 27.11.07 @ 13:19



Comentário de: Marina Rodriguez

"Quando alguém surge com a história de que não faz sentido torcer para um time", tá falando da Dani, né?...hehe

(Gravz: Naaada! Ela é palmeirense, lembra?)

PermalinkPermalink 27.11.07 @ 14:01




A Batalha dos Aflitos, foi o jogo em que o Grêmio ganhou a segundona em 2005...em qualquer camelô de porto alegre tem pra vender o dvd com a "batalha" e os gremistas se orgulham horrores disso. Ontem, antes de comentar aqui no teu blog, eu havia discutido com um gremista que acha que o técnico certo pra seleção brasileira é o Mano Menezes, afinal ele fez milagres com o grêmio... foi por isso que acabei citando o episódio no comentário.
=*

(Gravz: Ah, acho que lembro desse jogo... Acho feio comemorar coisas da segunda divisão. Na boa...)

PermalinkPermalink 28.11.07 @ 00:00



Comentário de: Thiago

"Eu jamais diria que o futebol, simplório e boboca, teria o mesmo grau de complexidade de uma guerra."

É pq vc é bambi, e bambis não costumam ser fanáticos por futebol; MILHÕES já traçaram um paralelo entre futebol e guerra;

(Gravz: Os paralelos entre futebol e guerra são traçados pela "ira" que está presente em ambos. E só. Quem os compara pela "estratégia" é burro. Simples assim. Aliás, quanto mais fanático um torcedor, mais ele deveria ser "emotivo" e "passional" e, portanto, menos deveria enxergar o futebol como se fosse um joguinho de xadrez. Mas, enfim... No mais, "milhões" vivem fazendo comparações de tudo que é coisa, como entre Marcelo Camelo e Chico Buarque. Todo mundo tem o direito de exercer livremente sua burrice em público, traçando este ou aquele "paralelo")

PermalinkPermalink 28.11.07 @ 10:46



Comentário de: Ângelo Mello

O Thiago se enganou. O futebol americano é constatemente comparado a uma batalha, pelo seu caráter extremamente estratégico. Concordo qdo vc fala que o futebol é o único realmente imprevisível. A seleção americana de basquete (a titular, com os feras da NBA) NUNCA vão perder pra seleção de Angola. Podem perder pra argentina, o q é qse impossível, mas vá lá, é o segundo melhor time do mundo. O Brasil no Volei pra perder de uma seleção com a japonesa tem q jogar MUITO mal.

No futebol tá mais que provado que tudo pode acontecer...

Eu torço pro Bahia, mas nem vou comemorar se a gente for campeão da série C hj. E não tem sido nada fácil torcer pro meu tricolor.

(Gravz: Exatamente. O futebol americano é altamente estratégico. O futebol-futebol é simplezinho - e legal ao mesmo tempo)

PermalinkPermalink 28.11.07 @ 22:50



Comentário de: Gilson

Acho que o futebol tem umas "frescuras" de estratégia sim. Sorte sua que o Murici não pensa como vc. Aliás, o Dunga é um exemplo de nego que acha que futebol é assim coisa simples.

(Gravz: Outro "nego" que pensava assim era o Telê. De novo, sorte minha)

PermalinkPermalink 29.11.07 @ 13:20



Comentário de: Thiago

Como me enganei porra... vcs nem vão em estádio e ficam com esses comentários de dona de casa ouvindo o galvão bueno...

pera aí porra... desde que o mundo é mundo fazem comparações entre esportes coletivos e campos de batalha... e o esporte mais popular do mundo não ia fugir disso... Mas pior de tudo é dizer que futebol não tem nada de estratégia... uma defesa bem armada e posicionada em campo é bem mais difícil de ser vazada do que uma defesa com dois zagueiraços que não se entendem... assim como uma substituição tática no meio de campo pode mudar uma partida, independente se o reserva que entrar tem o mesmo nível técnico do titular...

Gosto mais de ler os posts aqui de assuntos que você domina... :D

(Gravz: Pois é. Futebol eu não domino. Quem domina é o TRICOLOR. Você, por sua vez, entende tudo. Mas a Ponte Preta é aquela merda que todos sabemos :D)

PermalinkPermalink 29.11.07 @ 14:21



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.