últimos posts



filmes comentados




arquivos




Segunda, Dezembro 28

[top 10: os filmes mais superestimados de 2009]

Que fique bem claro. Os filmes citados abaixos não são necessariamente ruins, mas estão bem aquém do que se anunciou sobre eles. Alguns já vêm com as marcas de seus diretores (e os fãs que os seguem cegamente). Outros funcionam melhor em suas propostas do que em sua execução. E, por fim, há aqueles que simplesmente não são tão legais assim. Bem, esses são os dez filmes mais superestimados do ano, na minha opinião. Alguém tem algum adendo?

Charlie Kaufman

10 Sinédoque, Nova York
Synécdoche, New York, Charlie Kaufman

Chegaram a dizer que este filme, o primeiro que Kaufman escreve e dirige, era seu trabalho mais verdadeiro já que não havia outros autores na jogada. Eu até concordo com isso, mas a falta de amarras foi um grande pecado aqui. Faltou quem segurasse os devaneios de Kaufman e seu filme mais "autoral" virou um exercício de maneirismos esquisitos e uma experiência bem chatinha.

Pedro Almodóvar

9 Abraços Partidos
Los Abrazos Rotos, Pedro Almodóvar

Toda vez que Pedro Almodóvar lança um filme novo, surge uma legião para saudar o trabalho como um dos melhores do diretor, em alguns casos, uma obra-prima. O filme noir do diretor começa perto do brilhante, cheio de nuances, que respeita e subverte as regras do gênero, sem deixar o universo típico do cineasta. No entanto, no terço final do filme, o cineasta liberto de outrora se prendeu a uma obrigatoriedade narrativa boba que não está à altura do restante do longa. Embora o epílogo mostre um Almodóvar revigorado, retrô, auto-referente, o desenlace da trama policial é frustrante e excessivamente explicadinho.

Clint Eastwwod

8 A Troca
Changeling, Clint Eastwood

A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma "reconstituição" da ação dos policiais. Tipo assim, "Linha Direta".

O Curioso Caso de Benjamin Button

7 O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button, David Fincher

Este filme seria a prova dos nove na carreira de Fincher, um diretor polêmico. Ele passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.

Pete Docter, Bob Peterson

6 Up
Up, Pete Docter e Bob Peterson

Houve quem decretasse que essa seria a melhor animação da Pixar. Outros que se os diretores tivessee parado aqui ou ali, o filme seria uma obra-prima, mas a verdade é que Up tem sequências belíssimas em seus primeiros minutos, outras em seus momentos finais, mas em cerca de uma hora é uma aventura simples e básica que não tem metade da sofisticação de um Wall-E.

[Mais:]

Ari Folman

5 Valsa com Bashir
Waltz with Bashir, Ari Folman

A ideia geral que se estabeleceu é de que Valsa com Bashir é um documentário. E, a partir disso, como é feito em forma de animação, um documentário inovador, inteligente, alternativo. Há que se dizer que existem belas cenas, sim. No entanto, Folman, como outros diretores de animações sérias, adultas ou confessionais, peca por contar essa história em animação, sem explorar as possibilidades do suporte. Para completar, o diretor se utiliza se imagens "reais" para encerrar o longa. É como se ele dissesse ao espectador: 'olha, você viu um desenho, mas eu estava falando sério'. Decepcionante.

Matheus de Souza

4 Apenas o Fim
Apenas o Fim, Matheus Souza

Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.

Stephen Daldry

3 O Leitor
The Reader, Stephen Daldry

O Leitor me fez sair do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.

Quem Quer Ser um Milionário?

2 Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire, Danny Boyle

Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e "fé". É um trabalho agradável, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho - e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?

James Cameron

1 Avatar
Avatar, James Cameron

Eu gosto de Avatar, mas a revolução que sua campanha de marketing anuncia há meses e meses não esconde o que sua trama tem de ingênua, clichê e velha. Este é um filme de mensagem como há muito tempo não se via. James Cameron nos convida a preservar o meio-ambiente, respeitar as diferenças étnicas e religiosas e as tradições, lutar pelos mais fracos. O mesmo homem que inventou esse arsenal todo de novidades também nos ensina que os bons são bons e os maus são maus, que existe um certo e um errado, que se a gente continuar agindo contra a Mãe Natureza, ela vai se voltar contra nós.

posted by Chico Fireman at 00:27:44 | 130 comentários



Posts similares:
top 5: os filmes mais superestimados do semestre
valsa com bashir
abraços partidos

Comentários




LEO NAME
Eu simplesmente amo "Quem quer ser um milionário" e acho, sim, que ele é uma obra multicultural representativa. Quanto ao restante, concordo com o Button (que acho um porrrrrrre, o único filme do Fincher que não gostei) e com a crítica à edição de A TROCA (que, devo dizer, apesar disso, que é o único filme do [para mim, sempre chato] Eastwood que gosto.

O LEITOR é ruim mesmo, e o pior é que é baseado num livro excelente.
28.12.09 @ 00:55


Tb não consigo entender pq todo mundo acha UP sensacional. Achei uma boa animação, principalmente a parte sem diálogos, mas fora isso, achei normalzinha demais. Acho um sacrilégio compará-lo a WALL.E. Dificilmente haverá uma animação que conseguirá superar a do robozinho.

Deveria constar ATIVIDADE PARANORMAL. Um verdadeiro embuste. Era para dar medo, mas é só esperar o momento em que eles param de acelerar a câmera no quarto para se preparar para o susto (e só aquele mané acreditou q a menina falava de livre e espontânea vontade que preferia dormir em casa, perto do final). Além de várias pontas soltas que só forçando para não perder o interesse.
28.12.09 @ 01:01


Cecilia Barroso · http://www.cenasdecinema.com
Concordo com quase tudo.

Não vejo Sinédoque, Nova York e Abraços Partido como superestimados. São bons filmes, mas tem restrições e problemas que acabaram sendo percebidos por todo mundo. Até os fãs mais ardorosos de seus diretores.

A Troca, pra mim é um deslize tremendo de Eastwood. Ainda que a história seja boa, alguma coisa fica parece estar sempre fora do lugar.

O Leitor é fraco mesmo e a maquiagem é tétrica. Mas ainda gosto de Winslet no papel. ´

Outro que também acho meia-boca é Quem Quer Ser um Milionário. Difícil entender o que tanta gente vê de bom nele.

Diferente de Avatar e Apenas o Fim que mesmo sem ser grandes coisas, ganharam destaque por suas inovações. O primeiro pela grandiosidade e o último pela simplicidade.

Mas gosto um bocado de Valsa com Bashir, O Curioso Caso de Benjamin Button e especialmente de Up.
28.12.09 @ 09:13


Um desses filmes está no topo da minha lista de piores.
28.12.09 @ 09:55


Ah, e pra mim A TROCA estaria mais numa lista de mais subestimados. hehehe
28.12.09 @ 09:55


João
A lista é interessante, Chico, mas sua análise de Valsa com Bashir achei bastante rasa - especialmente quando você fala sobre a cena final. Você nunca estudou documentário, estou certo? Abs.
28.12.09 @ 13:20


Leandro Caraça
"UP" é uma tentativa americana de fazer um desenho do Miyazaki. Mas é só uma tentativa.
28.12.09 @ 13:26



Vc acha, Caraça? Eu acho que a parte na floresta é bem Disney Era de Ouro.

João, eu nunca estudei documentário. Acho que não é preciso para ter um blogue e para achar que terminar um filme de animação com cenas reais é um pouco como negar o que se viu até agora.

Qual filme, Ailton? E sobre "A Troca" eu realmente acho o filme mais ou menos.

Cecilia, vi muita gente defendendo esses filmes.

Rodrigo, tb acho que "Wall-E" não tem comparação. O "Atividade Paranormal" eu acho bem simpático.

Leo, não consigo entender como "Milionário" possa ser isso tudo.
28.12.09 @ 15:26


Juu
Disney é muuito melhor do que um monte de filmes babacas que lançam por aí,e sinceramente,estão valorizando Avatar demais.Ta certo que a produção visual e sonora é fantástica,mas o roteiro é PÉSSIMO e previsível.
28.12.09 @ 16:22


mila
Avatar precisa ser maniqueísta pq o mundo está numa fase de aprender urgentemente a respeitar a natureza... vá deixar em dúvida se isso não é fundamental e dê corda para o tema cair no esquecimento e o filme virar somente 'a animação milionária de James Cameron'
28.12.09 @ 16:25


joceli
Realmente o filme O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON me descepcionou, foi criado uma expectativa acima do que realmente puderam apresentar.
28.12.09 @ 16:26


O cara só quer aparecer.
28.12.09 @ 16:26


Lucas
Achei um pessimo post, muito ruim mesmo. Quem quer ser um milionario é um excelente filme, e foi mais do que merecido os oscar que ele ganhou, assisti o filme e adorei, assim como todas as pessoas que conheci que assistiram.
Avatar tambem é excelente, James Cameron conseguiu o que queria: aançar mais um passo na computaçao grafica que conhecemos, a historia é realmente muito parada e ja conhecida, mas vale pelos seus incriveis efeitos... Enfim,nota-se que o rapaz que criou o post relamente nao sabe criticar bons filmes...
28.12.09 @ 16:26


Gaia
Dos citados, assisti apenas dois, O Caso de Benjamin Button e Avatar e me apaixonei por ambos. O primeiro porque mostra de forma simples e singela uma vida passada do fim para o começo. E o segundo tem a mesma marca. Nos casos, os filmes retornama à nossa infância simples, sai da loucura que vivemos e nos devolve ao amor recompensado. Para quem vive na era de que tudo está sendo feito para ontem, isto é uma parada a simples emoção.
28.12.09 @ 16:29


Monica Romano
Você esqueceu Anjos & Demonios, o livro dá de 10
28.12.09 @ 16:29


RICARDO JOSÉ
Prezado comentarista. Minhas linhas não são para comentar seus comentários, muito pelo contrário. Eu gosto muito de ver filmes, tenho um datashow em casa ligado no meu DVD e na antena da Sky, o que me dá a sensação de cinema. Gostaria de saber como eu faço para aprender a comentar filmes utilizando termos técnicos, como você ou a Isabela Boscov da revista VEJA.Um abraço, feliz ano novo e ... eu não sabia que Almodovar estava com filme novo - obrigado pela informação. Vamos trocar uns e-mails, passe-me suas dicas quando for possível.
Um abraço, Ricardo de Juiz de Fora-MG.
28.12.09 @ 16:31


Wallace
Com relação a AVATAR, tenho certeza que a qualidade; e a expectativa criada, foram aplaudidas por muitos. Não creio que ele tenha sido superestimado, ele apenas teve um momento oportuno como qualquer outro filme, mas não sendo qualquer filme, sim o "Próprio filme", James Camerom é um ótimo diretor, e conseguiu acertar em sua jogada, juntamente com a Fox.
28.12.09 @ 16:33


Edson Monteiro
A Academia tem seus momentos de falta de discernimento na escolha dos melhores do ano... concordo em número, gênero e grau quanto a escolha de "Quem quer ser um milionário"; é um filme um tanto quanto previsível, morno,que só me chamou a atenção quanto ao número de Oscar que ganhou... mas não é a primeira vez que a Academia se equivoca com seu parecer...
28.12.09 @ 16:34


adriangelo
O filme UP é belissimo, pois relata tramas universais, como os sonhos não realizados, a solidão e importancia de uma amizade, tudo de forma que cativa os adultos e faz delirar a criançada. Afinalmente, nos ultimos tempos têm se esquecido animação é feita por "gente grande", mas os grandes espectadores são as crianças.
28.12.09 @ 16:34


adriangelo
O filme UP é belissimo, pois relata tramas universais, como os sonhos não realizados, a solidão e importancia de uma amizade, tudo de forma que cativa os adultos e faz delirar a criançada. Afinal, nos ultimos tempos têm-se esquecido animação é feita por "gente grande", mas os grandes espectadores são as crianças.
28.12.09 @ 16:37


Eduardo Bernardes
POw., AVATAR ., AVATAR É UMA OBRA PRIMA., DIREI MAIS DAQUI A POUCO AGUARDEM.
28.12.09 @ 16:37


felipe
Achei o Caso de BENJAMIN BUTTON intragavel. longo demais para pouco conteudo.
Já UP achei maravilhoso. Concordo que as cenas iniciais e as finais são as melhores, mas o filme é bem bacana com uma mensagem interessante. Vou assistir Avatar amanhã. depois comento.
28.12.09 @ 16:37


felipe
Achei o Caso de BENJAMIN BUTTON intragavel. longo demais para pouco conteudo.
Já UP achei maravilhoso. Concordo que as cenas iniciais e as finais são as melhores, mas o filme é bem bacana com uma mensagem interessante. Vou assistir Avatar amanhã. depois comento.
28.12.09 @ 16:39


Neylon
Criticar filmes consagrados apenas para ser um do contra é uma baita de uma superestima.
28.12.09 @ 16:39


Clarissa
As cenas finais em "Valsa com Bashir" funcionaram como um soco no estômago para mim. Aquele desfecho inacreditável realmente aconteceu! Seu comnetário sobre o filme foi superficial e injusto.
28.12.09 @ 16:43


Cristiano
Concordo com alguns filmes, mas seus comentários são muito ridículos. O cinema brasileiro é de pessima qualidade, assim como as críticas. Eu acho que vc não entendeu bem o significado do AVATAR, procura te aprofundar mais e não ler critica de outros e colocar aqui. Procura saber qual é o significado entre o homem e a natureza, não são somente estes teus comentários, exixte um principal, e acho q tu não "captou'. Te liga mané.
28.12.09 @ 16:44


No melhor estilo Monty Python, sempre forçando a ironia do "bright side of life", podemos concluir, após uma dezena de comentários de seis linhas carregados de adjetivos parcamente embasados e porcamente justificados, que 2009 termina com uma boa notícia para todos os "escrevinhadores" de plantão: se o YouTube permitiu que qualquer um fosse cineasta, as diquinhas do Yahoo permitem que qualquer um, mas qualquer um mesmo, seja crítico de cinema.
28.12.09 @ 16:45


Eduardo Henrique
Vou comentar do dois únicos que vi. O primeiro é o O Curioso Caso de Benjamin Button, achei bom, nada que possa dizer "puxa que filme excelente",mas assistível. Agora o Avatar eu achei que a oferta foi muito mais que o produto, não achei nada de mais nele não, até pelo contrário, achei a história dele meio fraca.
28.12.09 @ 16:46


Lela
So me resta perguntar qual filme então foi bom?? Concordo que alguns não deveriam ter a credibilidade que tiveram, mas filme é questão de gosto e cada um tem o seu.
Sair desqualificando todos os blockbuster do ano, so porque não te agradaram, não creio que seja uma boa alternativa.
Algumas vezes a magia dos filmes esta no fato de ir ao cinema como forma de entretenimento e não simplemente como critica a tudo.
28.12.09 @ 16:48


Gostei muito da lista! Pra ser sincera nao vi muitos filmes no cinema esse ano, entao nao da pra dizer muito se concordo com ela, mas dos que estao na lista e eu vi, acho que mereceram. Soh senti falta do Eu Matei a Minha Mae, que acho que foi mais superestimado que Apenas o Fim.
28.12.09 @ 16:49


Anna Furtado
Hum...Eu achei O Benjamin Button excelente e muito incompreendido pela maioria. É um filme para pessoas sensíveis. Quem gosta de muita ação e pouca reflexão, certamente o achou um "pooorrree". Muitos dessa lista eu não vi, mas devo dizer que não concordei com nenhum dos seus comentários. Sobre os outros filmes, preciso assisti-los para tirar minhas próprias conclusões.
28.12.09 @ 16:50


Bem, chico gosto muito do seu blog...mas achoo que clichê foi este seu post..cheio de exageros e ecleticismos... eu sei que vc pode nos apresentar post serios e de credibilidade...não importando com polemicas ou quantos acessos vai ter!!!!
28.12.09 @ 16:50


Ele é totalmente ridiculo..... tem muitos filmes otimos nesta lista... E Avatar realmente é um deles que é totalmente eexcepcional...
pra bom entendendor meia palavra basta... "" giria de brasileiro"" e vc não entende nada.
28.12.09 @ 16:51


Renilda
Eu particularmente achei Avatar fantástico. Não achei a mensagem clichê.. pelo contrário. Achei que ela resgata valores que já estão esquecidos pelo ser humano. "O escolher e também ser escolhido" é tocante!
28.12.09 @ 16:51


Roberto
Quem quer ser um milionário é muito bom, tem ritmo, tem paixão, a todo momento você se pega torcendo pro menino e quem não se identificou com ele em nenhuma momento do filme está mentindo... nota 10....
28.12.09 @ 16:54


arsenia maria
Nao concordo com a critica feita ao filme quem quer ser milionario...trata -se de um filme excepcional e que, no seu decorrer retrata varios aspectos sociais que caracterizam as sociedades e paises carentes em geral..Amei bastante o filme e sinto que aprendi bastante com ele. Enfim, cada um tem sua opinao...
28.12.09 @ 16:55


Harryson
Pra Chico Fireman nada presta!Eu acredito que um bom filme não seja apenas aquele cujas história e temática sejam inéditas,mas que possa mexer com o espectador de uma maneira nova apesar do tema já ser batido,além de fazê-lo refletir e conhecer acerca da história proposta no longa.E filmes como "AVATAR", "QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?", "O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON" E "O LEITOR" são competentes o suficiente para terem reconhecidas suas qualidades.
28.12.09 @ 17:01



Harryson, dia 31 tem a lista de melhores filmes do ano. Pelo menos 30 que prestam.
28.12.09 @ 17:08


MarcuS
certamente o Seu Chico quer mais é aparecer... agora, gente, plis... só pq vc foi ao cinema, pagou por tal filme, não ker dizer q ele seja ótimo, nao se ofendam... deixem de ser passionais... outros já maniqueístas...
28.12.09 @ 17:12


Liciane
Assisti O Caso de Benjamin Button e Avatar e simplesmente amei os dois filmes. Acredito os dois atenderam e superaram a expectativa do público na maioria dos aspctos. Discordo desse post!
28.12.09 @ 17:16


João Gabriel
Quem que ser um milionário é um ótimo filme! Comove de tantas formas e não é curto nem longo. Você deve ter visto num dia não muito bom! "Avatar" estou louco pra ver por causa da tecnologia só, já que vi que não posso contar com a história de tão clichê... o resto concordo contigo.
28.12.09 @ 17:31


Heliane
Avatar é um filme belíssimo,maravilhoso, excepcional, simplesmente pq sai do cinema diferente do que entrei. Mexeu de um modo simples e mágico com minhas emoções e isso basta.A emoção foi contagiante, aplausos calorosos da pláteia como se estivessem ao vivo.
28.12.09 @ 17:55


Carlos Castro
Para mim, Avatar estabelece um marco no cinema, seja no campo tecnologico (efeitos especiais) ou do resgate de valores tão necessário na atual fase da humanidade. Não há o que criticar em Avatar. Cameron nos surpreende. Voce sai do cinema com a sensação de "quero mais" e com o coração preenchido pela mensagem. Espero que os milhões que verão o filme reflitam e ajudem a reverter o caminho destrutivo que o sistema está empurrando nossa mãe Terra.
28.12.09 @ 20:06


Chico, SINÉ;DOQUE, NOVA YORK está no topo da minha lista de filmes mais odiados de 2009.
28.12.09 @ 20:10


kleber marcelo
Quanto mais eu leio essas noticias, mais certeza eu tenho de que a pessoa que as escreve tem sérios problemas...
Sem comentários.
28.12.09 @ 20:48


Cris
ODIEI Avatar!!!!!
Obrigada por me deixar expressar...
28.12.09 @ 20:55


Ronas Filho
o autor simplesmente nao entendeu Avatar, e é impressionante o fato de escrever um post só pra ser contrariado por praticamente todos que deixaram comentario aqui, Avatar e um dos melhores filmes dos ultimos anos pela tecnologia mas tambem pela complexidade do contexto onde se desenrola o filme, contando algo unico na minha opiniao.
28.12.09 @ 21:48


Andre
Eu adorei Avatar...como alguém acima já escreveu, independente dos clichês e velha calça desbotada, filme bom para mim é aquele que mexe com as emoções e olha que estamos falando de um filme todo cheio de efeitos de computação gráfica...há detalhe, tem momentos que os personagens nativos parecem tão reais quanto o de carne e osso...fantástico!!!!
28.12.09 @ 21:56


Rafaeldossc
AVATAR, melhor filme do ano...
28.12.09 @ 22:19


Wall - e, é um grande projeto, belíssimo, efeitos incríveis e etc...
Mas Up, para mim, foi a maturidade da animação 3D.
Um roteiro extraordinário, algo único e raro, de uma sensibilidade fora do comum. Criticar este filme negativamente, seria totalmente injusto. O casamento da trilha sonora com o filme, foi algo muito bem pensado e produzido, para mim o Melhor filme do ano! BOM EU AINDA NÃO VI O AVATAR. O TEMA AQUI ERA FALAR SOBRE OS MAIS "SUPERESTIMADOS" Por que na lista não consta TRANSFORMES II? Este sim, muito ruim...
28.12.09 @ 22:59


Vinicius Paioli
Concordo. Todos os filmes listados parecem fazer parte de uma superestrutura do "cinema" contemporâneo. Há o nome, os temas, e a propaganda necessários a manter o mundo do entretenimento, e só. Avatar vale o ingresso? Se você curte efeitos especiais, vai fundo! Up é uma animação divertida? Se você se alegra com pouco desenvolvimento da trama e um tratamento estético que já foi visto em algum lugar, muito bom. Comentar os restantes seria redundância.
28.12.09 @ 23:06


Num interessa · http://www.goatse.fr
Bem, o seu post a respeito de Avatar é uma opinião sua. Você não está analisando de acordo com a opinião do público que já assistiu o filme.
Postando como verdade que o filme é clichê, que foi superestimado, mostra apenas sua ingenuidade. Li outros comentários de pessoas aqui que adoraram Avatar. Repense antes de fazer um post banal.
Obrigado.
28.12.09 @ 23:09


Wendell Charles
Esses filmes foram superestimados pois foram feitos por cineastas considerados cults.Atire a primeira pedra o cinefilo que não fica esperando por um novo Almodovar, Fincher,Cameron ou Eastwood.Eu prefiro o pior Almodovar do que o Melhor Michael Bay ou Emmerich.Chico, acho que vc esqueceu do Anticristo do Lars von Trier.Quem quer apostar comigo que muitos desses filmes vão aparecer entre os melhores do ano de varios criticos?.particularmente gostei muito de Sinedoque Ny quem tem muito potencial para virar Cult e Valsa com Bashir.Essa enquete que esta apecendo ja nos mostra os melhores do Chico.Dia 31 não vai ter graça.
28.12.09 @ 23:09


Ainda não assisti Avatar, mas compartilho da opnião que o filme tem um que de Disney em algumas cenas das várias que foram soltas durante ess fase intensa de marketing. Não que seja ruim ter um que de Disney, mas é pessoalmente não gosto, posso pagar a língua ainda quando assistir ao filme Avatar.
Só o Valsa com Bashir que tenho um ponto de vista diferente, e talvez por isso tenha gostado tanto. O filme todo em animação como se a personagem estivesse fora da realidade, procurando se lembrar do que realmente aconteceu. E no final quando ele lembra vem a tona não só p/ ele mas para os que assistem não esquecer o que aconteceu na realidade, por isso cenas reais contrastando com a animação. Achei muito válido.
Abraz
28.12.09 @ 23:30


kkkkkkkkkkkkkkkk
rapaz tem uns carinhas ai achando q falar sobre uma coisinha aqui, outra ali...entende de cinema...as melhores criticas ai são sobre synécdoch e quem quer ser um milhonario....esse cara entende muuuito...e com certeza os filmes ficariam melhores se esse tal de chico os fizessem....
que marca de blog eh esse??? o yahoo tbm nao tem editor nao eh??? ninguem leu isso antes de botar na primeira pagina do site nao???
tah na moda fazer umas criticas esperetinhas...descoladas...citando um altor, uma referencia...sentando o cacete nos diretores...esse eh o rebanho de criticos do novo seculo!!!
se depender desses caras veremos jogos mortais 100, carga explosiva 30, eu sempre, mas sempre mesmo, saberei o que voces fizeram no verão retasado, e o mais alto escalão cult do cinema francês virando grandes obras primas...

mas vem k, love story pop???...kkkkk...eh piada isso neh??

29.12.09 @ 00:00


Ricardo
Olá, Chico. Talvez só concorde cntgo em relação ao "Quem quer ser um milionário". Filme extremamente superestimado. Mas ao contrário do que muitos pensam, Oscar não é sinônimo de obra prima. E o "Benjamin Button" eu realmente achei uma excelente fábula. Muito bem adaptada.
Enfim, nos diga os seus melhores.
29.12.09 @ 00:07


Luiz Gustavo · http://www.titanicline.com
Claro que não vou falar nada sobre o comentario do "O Leitor" por que para comentar sobre esse filme tem que ter um Q a mais e infelismente outor deste blog não tem, rsrsrs sinceramente, ele não intendeu nada do filme, ai fica facil criticar, mas tenho que concordar que Avatar é otimo, tambem vindo do nosso amado James, tinha que ser bom, é claro que Titanic é simplesmente insuperavel, por isso tenho um site do filme e navio - www.titanicline.com
29.12.09 @ 00:51


Charles
Bom, não assisti a nenhum desses filmes;
mas assisti Watchmen, o filme, do mesmo diretor de "300" e fiquei surpreso.
Talvez eu vá assistir "Avatar", mas,
já a partir do trailer (que tem imagens fantásticas, diga-se de passagem)
dá pra perceber que o filme é clichê mesmo, o que não o impede de ser bom,
mas não necessariamente venha a ser um
"clássico de James Cameron", como, por
exemplo "O Segredo do Abismo", cuja temática é menos óbvia. Enfim, há filmes
que ficam e filmes que vão. Cito "Watchmen" como um filme que talvez venha "a crescer de importância"
e sobre "cinemão" confesso que achei bem legais os filmes dos Transformers (e olha que eu assistia ao desenho quando garoto!): Despretensiosos e com cenas incríveis. Bom fim de ano a todos!!!!!!!!!
29.12.09 @ 01:09


Mari
Não gostei do post. Não é legal taxar um filme de bom ou ruim, até porque gosto não se discute. Se quer classificar, escolha termos técnicos então, ou o gosto da maioria, e mostre os fatos para que as pessoas possam debater, e não a sua opinião, senão pode influenciar negativamente a opinião dos outros.
29.12.09 @ 01:59


Merciless Bastard
Gente, assisti Avatar hoje. O filme se saiu um pouquinho melhor do que eu esperava (apesar de a "trama" dele ser completamente resumida no trailer, o que pra mim é um pecado imperdoável). Ele me ofereceu exatamente o que eu achava que iria acontecer, uma animação muito bem-feita, com direito a cenários impensáveis de construir em estúdio, um mundo lindo e curioso com bichos com cabos USB, mas eu não entrei lá esperando ter um orgasmo mental. Eu basicamente fui ao cinema pra saber como iriam conciliar a questão do personagem principal ter dois corpos se ele ia acabar entre o povo nativo mesmo. Usaram o plot device que eu esperava, no final das contas, e só não posso dizer que eu adivinhei o fim do filme porque James Cameron não é exatamente fã de finais felizes e alegres, então eu fiquei esperando até o último segundo que caísse uma bomba nuclear no coração da floresta e matasse todo mundo e mais um pouco.

Por sinal, TODO FILME DE AÇÃO DIZ QUE VAI SER REVOLUCIONÁRIO, ou que é um sopro de ar fresco no gênero, ou frase chavão do tipo. Foi assim com a franquia Resident Evil, por exemplo (que virou basicamente Mad Max com zumbis, e com furos enormes). Na MELHOR das hipóteses, pode-se dizer que a parte "revolucionária" de Avatar está na escala de interação entre personagens reais e personagens animados... E mesmo assim muito disso é motion capture, no final das contas.
29.12.09 @ 02:20


vinicius
Eu assisti Quem quer Ser um Milionário tarde, esses dias, e o próximo Oscar tá bem pertinho, ams também achei muito fraco. É bem aquela linha de Titanic, uma novela mexicana cara e bem embrulhada, e só.
Mas Valsa com Bashir eu gostei muito, muito mesmo. De fato me cativou pela força e seriedade do tema e pela beleza da animação, apesar de ser extremamente parado!
29.12.09 @ 02:39


Alessandra
Nossa quanta ignorancia, haja paciencia!!! Até parece que certas pessoas são obrigadas a postar seus comentarios aqui, gente se não concordam apenas expressem suas opiniões contrarias não precisa ficar malhando o Chico ... gosto é gosto !!! Bom da sua lista o que mais me decepcionou foi BENJAMIN BUTTON eita filme cansativo, daqueles que vc não ve a hora de acabar logo, super sem graça e na boa pra fazer um papelzinho desse podia ser qualquer um néh foi um disperdicio usar o Brad Pitt para fazer este filme ... fala sério !!!
29.12.09 @ 08:16


Marcia
É claro que Avatar é clichê. Talvez valha a pena pela tecnologia e produção musical. O tema foi explorado comercialmente e associado ao emocionalismo das pessoas que se identificam mas não fazem qualquer mudança na sua vida ou pensamento (principalmente os americanos que idolatram ainda a questão imperialista e apoiam em sua maioria os ditames do presidente em aniquilar outros povos por revanche - êta povo primitivo!) No mais entretenimento ainda é bem pago pelos ávidos por ilusões...
29.12.09 @ 08:30


carla
sua lista faltou 2012.. realmente bom em efeitos especiais e tudo... a história não eh ruim também.. mas acho q tinha muito mais coisa pra explorar.. é um assunto mais abrangente.. as quase 3 horas de filme podiam ser melhor aproveitadas.. afinal a historia estava boa, mas era nada mais do que uma historia de filme americano como tantas outras.. um filme bem comum (eu achei).. muita computação gráfica (boa, sim) e nada a mais..
29.12.09 @ 08:50


Lais
Eu nao concordo com vc, eu axei maravilhosoo QUEM QUER SER UM MILHONARIO, e tbm AVATAR.
Eu axo q cada um tem uma opiniao, c vc tem a sua nem tds tem q concordar...
Eu amei os dois e recomendooo para tds q vierem me perguntar ou pedir minha opiniao....
29.12.09 @ 09:24


Tiago
Chico Fireman,

abro o yahoo, como diariamente faço, vejo as "novidades" e dou de cara com este post, pensando... irie ve-lo, para talvez não haver a necessidade de assistir alguns filmes.
Lendo o comentário do 10º, 9º e 8º achei meio grosseiro, mas não assisti nenhum deles, então não posso comentear,
mas a partir do 7º percebo que a sua ignorância é bem maior do que imaginei.
Se você tiver boa argumentação, TUDO é glichê e TUDO é decepcionante, mas percebi que a sua não é muito boa.
Me decepcionei TOTALMENTE com um post como este estar em um site como o Yahoo.
29.12.09 @ 09:31


Thiago
Cara concordo plenamente com os filmes em questão...
Principalmente AVATAR, nossa que filme mais mediocre.
Uma história besta, até parece mais as historinhas daquele desenho 'CAPITÃO PLANETA', acho que faltou os personagens jutarem os anéis e gritarem 'VAI PLANETA'.
História bem ruinzinha.(piegas)
29.12.09 @ 09:35


JD
Bejamin Buton, para mim, é um bom filme, embora concorde que seja um pouco longo demais.
Acredito que UP tenha animação primorosa, contudo, achei que os temas tratados no filme o distanciam de seu principal público alvo. O filme ficou muito "adulto".
Gostei de A Troca. Talvez o garoto que confesse o crime não tenha convencido os experts em atuação de plantão, mas o drama sofrido pelo personagem da Angelina é tocante e eu, particularmente, gosto da visão do Eastwood. Outro filme bom dele foi Gran Torino.
Assisti O Leitor e A Troca no mesmo final de semana e gostei mais do último. Achei o primeiro meio lento demais, e - não que isso seja da minha conta - mas achei uma estupidez da personagem assumir tamanho crime pra não assumir era analfabeta. Aliás, o analfebetismo da personagem é perecptível logo de cara, o que tira um pouco do brilho do filme, para mim.
Gostei de Quem quer ser um Milionário. Fiquei meio relutante para assistí-lo, mas, tive uma agradável surpresa ao vencer essa relutância. História agradável, considerando-se ainda que foram utilizados atores locais desconhecidos do grande público.
Avatar ainda não assisti, mas estou bastante curioso.
Minha crítica não é nenhum pouco técnica. É despretensiosa e leva em conta apenas o meu gosto pelos filmes.
Valeu!
29.12.09 @ 09:45


JD
"que era"...
29.12.09 @ 09:47


JD
"analfabetismo"... ahhhh....
29.12.09 @ 09:49


LORENA LISBOA
AMEI O FILME AVATAR

FOI UM DOS FILMES MAIS BONITOS KI EU VI
29.12.09 @ 09:57


Guilherme Lopes
Críticos deveriam se observar. Sem mais.
29.12.09 @ 10:16


Allison
Esta opnião é tua, que fique bem claro isso.
Assisti o filme Avatar e pelo que tinha visto em propagandas anteriores, ele não deixou nada a desejar, apenas por um novo filme. Está muito além do que imaginei que seria.
Ótimo, valeu os milhões que custou.
29.12.09 @ 10:56


Pafúncio
É basicamente por isso que eu evito ler críticas de qualquer gênero (embora dessa vez não tenha evitado). Crítica é algo tão pessoal... que simplesmente não vale a pena ser levada a sério. Ainda mais quando vem naquele formato "Os 10 mais".
Pelo amor de deus, filme é diversão. Deixem os críticos fazerem disso matéria de doutorado; e assistamos nossos filmes em paz.
29.12.09 @ 11:14


Evilasio Rodrigues Júnior · http://www.gmail.com
Para mim que sou cinefilo eu acho que os filmes todos citados foram os melhores.
29.12.09 @ 11:42


Katlyn
Gostei de Avatar :)
29.12.09 @ 11:42


Thiago Lima
Não entendo como considerar AVATAR o filme mais superestimado de todos. O filme tem tudo aquilo que em nenhum outro se observa. Entendo que o crítico dessa matéria foi infeliz em se referir a esse filme como o mais superestimado.
Discordo também como considerar O Curioso Caso de Benjamim Button um filme superestimado. Esse filme retrata o sofrimento de alguém que possui um problema raro e a atuação do Brad Pitt foi simplesmente fantástica. Basta que se veja o filme para entender isso.
No resto concordo com o referido comentarista dessa matéria.
29.12.09 @ 11:44


O Limite
Bom, cada um tem seu gosto e é claro que um filme não vai agradar uma pessoa como agrada outra, mas para mim o melhor filme do ano foi Avatar, de James Cameron. Gostei muito do novo Exterminador também, mas a minha preferência pelo Avatar talvez aconteça porque eu não acompanhei tantas notícias sobre a produção e por isso não criei tanta expectativa como a maioria das pessoas. Para mim, o maior exemplo de um filme super-estimado é o filme anterior de Cameron, Titanic, que não tem conteúdo nenhum e, por causa da quantidade de estatuetas do Oscar que ganhou, é comparado com um dos melhores filmes já feitos pelo cinema (Ben Hur). Vale dizer que o Oscar também não pode ser tomado como parâmetro para analisar se o filme é bom ou não, afinal é baseado em opiniões de pessoas ultrapassadas que possuem seus traseiros colados nas cadeiras da Academia.
29.12.09 @ 11:55


Adriana
Vou comentar apenas o caso de Avatar, já que não assisti a todos os filmes listados e alguns até já saíram de cartaz. É um filme bem feito, sem dúvida, até um filme interessante, mas não a maravilha anunciada. Confesso que fiquei um pouco decepcionada. Esperava uma quantidade bem maior de animais, pois o comentado era que Cameron havia criado um verdadeiro "universo". O idioma Navi não me impressionou, até porque poderia se entender bem as sequências sem prestar atenção nele. E o roteiro é fraco, um clichê, uma história de amor bem água com açúcar até, sem falar que o filme torna-se até um pouco cansativo antes de chegar na parte do combate, pois não mostra nada mais do que o dia-a-dia de uma comunidade indígena como muitas outras no nosso mundo.
Não digo que o filme é ruim, longe disso, vale o ingresso, mas como dizem os gregos: "quando se anunciam muitas cerejas, leve cestos pequenos para a colheita".
29.12.09 @ 11:57


Etevaldo Marciano
Listinha fraca e boba. Mostra claramente o pouco conhecimento do autor em cinema.

29.12.09 @ 12:44


Lívia
Olá!
É claro q toda crítica é uma opinião pessoal. E eu, que não sou crítica de cinema e nunca estudei cinema, assito os filmes para diversão. Dito isto, eu gostei muito de "A Troca". E adorei "Avatar". Não consigo ver tantos defeitos como vcs... Aqui, acredito, que todos saberiam como fazer filmes melhores, não é?

Bjos
29.12.09 @ 12:48


Rafael
Cara, vai la e faz melhor. É muito fácil para você criticar os filmes e dizer como deveriam ter sido feitos...agora ir la fazer é outra coisa.. Porque ficar criticando coisas que não temos condições de fazer melhor?
29.12.09 @ 12:52


Talita
Aff
agora a pergunta que não quer calar:
Porque você e todos os outros que estão dando críticas negativas não fazem melhor então?
Já sei! Porque falar bem ou mal é fácil, agora criar um mundo, um enredo não é tão fácil assim. E quantos filmes clichês não fazem sucesso e alienam fãs em todo o mundo. Você quer história mais clichê que a da saga Crepúsculo? Um típico romance proibido, e no entanto as fãs matariam pra conseguir estar na pele da Bella.
Quanto ao roteiro dos filmes aqui citados, realmente eles são levemente clichês mas isso não compromete na qualidade do filme. O filme continua tendo a mesma qualidade e são bons. Agora se você, Chico Fireman, faz melhor então faça.
Quanto ao resto que respondeu esse post(inclusive eu), todos nós estamos sendo infantis. Quem defende por querer impor sua opinião(me coloco nesse grupo) e os que criticam por que falam do que não sabem fazer e pior, querem que todos odeiem os filmes só porque vocês odiaram.
Vamos deixar que os críticos percam tempo xingando os filmes, pode ser?
Vamos crescer. Todos nós, tanto eu, quanto quem leu esse post porcaria(eu posso sim fazer melhor), quanto o próprio autor e o inteligente que colocou isso na primeira página.
Aff
29.12.09 @ 12:53


João e Maria
O ano que vem o chico dirá:

1)'Lula, o filho do Brasil', de Fabio Barreto....... Horrível

2)'Sherlock Holmes', de Guy Ritchie...... Horrível

3)'Onde vivem os monstros', de Spike Jonze...... Horrível

4)'Amor sem escalas', de Jason Reitman......horrível

5)'Nine', de Rob Marshall..... horrível

6)'Invictus', de Clint Eastwood..... horrível

7)'Um olhar do paraíso', de Peter Jackson..... horrível

8)'O lobisomem', de Mark Romanek..... horrível

9)'Um homem sério', de Joel e Ethan Coen..... Horrível

10)'Alice no país das maravilhas', de Tim Burton..... horrível
29.12.09 @ 13:01


Elvis_DDT
"Avatar" cai naquele velho clichê ambientalista que vem enchendo nosso saco desde que o primeiro ativista Greenpeace espirrou o primeiro jato de tinta em pêlos de focas árticas para salvá-las da caça indiscriminada. Temas como esses devem ser explorados na arte, mas deve-se levar em conta a coerência do discurso do artista com sua vida pessoal: não adianta o cara só falar, e nada fazer que legitime seu discurso pró-ecologia. E além do mais, na minha discutível opinião, essa patuscada de "vamos salvar o planeta" é mais furada do que um Gruyére: nós não conseguimos salvar o irmão que está debaixo da marquise, vamos querer salvar a Terra!

Quanto à CG, se alguns dentre vós tivésseis visto "Final Fantasy: The Advent Children" veriam que os verdadeiros mestres da Computação Gráfica são japoneses, e muita coisa foi descaradamente copiada de seus trabalhos: eles sempre precisarão de um japa pra afzer o que eles não conseguem.

AH! Já ia esquecendo. O filme tem UM protagonista, mas A coadjuvante rouba a cena, sempre é a "certinha" ou a "guerreira corajosa do tipo Red Sonja", enquanto o protagonista ou é um tremendo FDP, ou um completo babaca que só faz M... Se os americanos querem dar voz e vez às pseudofeministas ginecocratas adeptas daquele discurso megaesburacado de "women power" usado pra vender cosméticos e roupas femininas, problema deles. Sou machista e ponto, azar de quem não gostar.
29.12.09 @ 13:23


Elvis_DDT
Correção: Linha 13 - se alguns dentre vós tivessem (a concordância é com o adjunto adverbial, não com o pronome)
29.12.09 @ 13:30


Elvis_DDT
E sim, Talita, "Crepúsculo", "Lua Nova" e afins são um amontoado tolo de clichês idiotas e distorções absurdas do mito vampírico.
29.12.09 @ 13:34


Eric
Titanic (que não gosto muito) foi eleito o pior filme da história na Grã-Bretanha. É muito fácil (como já dito) detonar aquilo que todos comentam, dá mais Ibope que falar do desconhecido.
29.12.09 @ 13:40


Merciless Bastard
Sorry, Talita. Mas eu escrevo desde os 15 anos e criei um mundo em co-autoria com uma amiga que é mais legal que o mundo de Avatar. E não falo isso só porque a autoria é minha, falo porque os nossos personagens tem mais profundidade, lidam com dramas mais profundos e tem problemas maiores.

Eu fiz melhor, enquanto tudo que tu estás fazendo é babar ovo em cima de uma animação bem-feita. Não tou dizendo que o filme não é bonito, mas ele é tão revolucionário quanto uma escova de dentes.
29.12.09 @ 14:08


Merciless Bastard
Concordo também com o Elvis (que frase bizonha...): Advent Children bate de 50 a zero em Avatar. O único detalhe é que ele não recebeu a exposição deste último (em termos: quem tem um mínimo de conexão com videogames e talicoisa ficou babando por MESES até o filme sair), e mesmo sendo um ano mais velho, ainda é consideravelmente mais atraente.

Sempre que descem a porrada em filmes que alguém gostou tem algum palhaço fazendo "Aff" e dizendo "faz melhor então". Me dêem algumas centenas de milhões de dólares e a mesma equipe que eu faço o James Cameron chorar feito uma mulherzinha que perdeu a virgindade pra um negro de dois metros e meio.
29.12.09 @ 14:14


Beatriz
Ou Avatar prometeu e cumpriu sim...eu não vi um filme eu vivi um filme... e quer coisa melhor que o respeito a natureza, as diferenças etc? vc ta é revoltado com alguma coisa... aah seria tao bom se as pessoas vivessem em harmonia com o seu planeta... sai feliz do cinema.. Avatar 3D sem duvidas é o melhor filme que ja assisti! se a trama é cliche, ingenua, velha..eu nao sei mais o que esperar da mentalidade das pessoas...
29.12.09 @ 14:27


Beatriz
sabe o que é..eu vivo isso no meu dia a dia..estudo/trabalho...essa coisa do vamos salvar o planeta..acontece que as pessoas não entendem,pq estao vendo atraves de telas...sao os jornais,os documentarios..ah meu amigo a coisa é muito, muito triste...tudo bem vc nao gostar do filme..mas esse tema deveria ser adorado por todos...é uma luta a educação ambiental..e te mata qdo vc ve esses comentarios... hehehe é bem a coisa do filme, é preciso aprender a ver...
29.12.09 @ 14:40


Matheus
Acho um absurdo "Crepúsculo" que filme nojento,pura modinha e muita gente elogia e também foi superestimado,sinceramente não consegui ver o filme inteiro...
29.12.09 @ 14:42


Acho que tem muita gente com dificuldade de leitura e compreensão lendo o blog.

O post não é sobre "os piores filmes de 2009". É sobre filmes que prometeram muito e não cumpriram tudo.

Se fosse um blog de futebol, esse post seria sobre aqueles jogadores que chegaram como craques e só jogaram o feijão-com-arroz. Ou seja, não foram ruins, mas não foram gênios.
29.12.09 @ 14:44


rainers
algumas opniões foram tão razas quanto o filme a qual se referiam, mas não concordo quando diz que quem quer ser um milionário foi um filme superestimado, preimeiro q ele nem foi tão estimado assim quando foi lançado e até foi uma surpresa pelos oscars por ser indiano, mas mereceu todos os prêmios q ganhou, isso com certeza.
29.12.09 @ 14:45


Luiz Felipe
Sou mto mais "Snatch: Pigs & Diamonds" (2001), que pra mim é um dos melhores filmes da década.
29.12.09 @ 14:48


lee
Você deve ser chato pra caralho, conseguiu não gostar de todos os filmes que se destacaram no ano!
29.12.09 @ 15:30


thiago
"Criticar filmes consagrados apenas para ser um do contra é uma baita de uma superestima." [2]..e usar argumentos do tipo "bobo,apenas bonitinho,mesquinho" é pior ainda.
29.12.09 @ 15:38


Thiago
Ok, o autor deste artigo ridículo simplesmente achou que os MELHORES FILMES DO ANO foram superestimados?! Qual é o nível de credibilidade disso?! AVATAR superestimado?! Convido o cidadão de espírito crítico, que aqui se manifestou, a fazer algo melhor, ao invés de ficar criticando as obras-primas alheias...
29.12.09 @ 15:44


Raquel
Bem, não vi todos os filmes citados, mas os que vi, incluindo o último que foi Avatar, sinceramente deixaram muito a desejar. Sinto que vivemos um momento de grande falta de criatividade nas artes e qdo a midia lança os trailers que fazem parecer os filmes fantásticos, vamos que nem abelhas ao mel e acabamos nos decepcionando.Vejo hoje um cinema com efeitos especiais maravilhosos, audio preciso, mas sinceramente, diretores e atores que tem muito nome e pouco talento e histórias que até poderiam dar certo, mas que sabe-se lá pq, acabam fracassando no final. Que os genios voltem a criar e que os atores deixem de ser bonequinhos da midia e parem de interpretar em suas vidas pessoais e deem vida a bons personagens.
29.12.09 @ 15:51


Talita
Merciless Bastard
eu tbm escrevo e desde os treze e também já criei peças com personagens muito mais profundos que os do filme Avatar, só que eu acho que só alguém que faz melhor pode criticar. Talvez qualquer um aqui consiga fazer melhor, mas cadê quem faz? Eu acho que não é certo criticar porque o filme foi sim bem produzido e tem sim um roteiro bom. Acho idiota ir pela opinião de um só e também acho que se eu estou babando o ovo dessa superprodução, você está babando o seu próprio ovo e sem precisar retirar costelas pra isso.
29.12.09 @ 16:14



Oi pessoal, obrigados pelos comentários. Infelizmente não dá para responder todo mundo. Então, vou responder a uma observação geral: este aqui é um blogue de opiniões pessoais, não é um espaço para críticas cinematográficas. Não sou um crítico.

Além do mais, essa afirmação de "não gostou faça melhor" é completamente sem sentido. Não se pode mais não gostar de uma obra (e olha que isso nem é exatamente o caso aqui)? Quem não curtiu um filme tanto assim precisa fazer outro filme para parecer melhor. Acho que essa afirmação é a maneira mais fácil de atacar por não saber aceitar comentários que não sejam positivos.
29.12.09 @ 16:15


Harley
Concordo, muita expectativa, muito MKT, e história fraca. Gostei de Benjamin Button e Up, mas realmente não é um "NOSSAAA...QUE FILME", são no máximo, bons. mas nenhum que mereça uma estatueta de melhor filme.
29.12.09 @ 16:17


Talita
Só complementando
Merciless vai aprender a ser humilde antes de falar merda.
E eu repito se eu estou babando ovo de uma superprodução você está babando o seu próprio ovo e sem retirar nenhuma costela.
Deixa de ser arrogante e respeite o trabalho de quem tem mais prestígio e talvez até talento que você!
Saia das fraldas
29.12.09 @ 16:17


Muito bom post apesar de nao concordar com alguns filmes. Acredito que faltou watchmen e Wolverine...
29.12.09 @ 16:25


Leandro Caraça · http://buchinsky.wordpress.com/
Todo mundo pode falar merda que fica tudo bem. O Chico apenas compartilha sua opinião e a turma do amendoim cai em cima. Cresçam ou vão no cinema ver "Lua Nova", pirralhos !!!

Obs : Também escrevia histórias de fantasia quando tinha 10 anos. Revendo hoje, elas eram terríveis, mas muito melhores que o lixo que Hollywood descarrega todo ano. O que no fundi não significa absolutamete nada, nem que sou bom escritor ou um cineasta em potencial. O conceito original de "Avatar" escrito por James Cameron era muito mais complexo que esse que chegou às telas. Daria um filme de 4 horas, com mais personagens envolvidos e recheado de explicações e termos científicos que fariam os fãs de "Harry Potter" se chatearem e os de "Crepúsculo" cochilarem no colinho das mamães. Uma coisa é resumir num filme os melhores momentos de um best seller literário com milhões de fãs pelo mundo. É sucesso garantido. Outra bem diferente é apresentar uma história nova junto de uma tecnologia revolucionária. Mesmo porque hoje em dia um "Blade Runner" ou "2001" jamais faria sucesso com o público dos Cinemarks da vida.

Obs 2 : Eu gosto de "Harry Potter". ;)
29.12.09 @ 16:41



Caraça chega triunfante!
29.12.09 @ 16:57


Alex
o filme A Troca foi extremamente bom, tudo perfeito na minha opinião
29.12.09 @ 17:55


Talita
Concordo com o Leandro Caraça em termos.
29.12.09 @ 18:27


Lucas Lima
Concordo com Up! e com o Quem quer ser um Milionário (me parece um central do Brasil indiano)

Agora, Button é muito belo, e Avatar vence por seu poder gráfico... Não foram superestimados, e cumpriram o que prometeram.
29.12.09 @ 18:46


Leandro Caraça · http://buchinsky.wordpress.com/
Nem quero comparar "Avatar" com "2001" ou "Blade Runner", que exigiam alguma coisa mais do público. O filme do James Cameron é apenas uma boa história de ficção e fantasia. Artigo raro hoje em dia.
29.12.09 @ 19:32


Mariana Marcondes
Eu discordo sobre a crítica em cima do filme Avatar, assiti o filme este final de semana, adorei... quando você coloca como uma trama ingênua, certo... mas acho que no momento as pessoas devem valorizar mais os sentimentos, pensar um pouco na natureza e no que estamos fazendo com ela, pois é por meio dela que sobrevivemos, não é? O filme aborda valores que os seres humanos vem esuquecendo, que sabe este filme não seja um momento de reflexão?
Acredito também que o filme tenha cumprido com o que esperávamos, eu assiti esperando algo imaginário, de ficcção, por isso não acho que tenha sido superestimado. Se lembrarmos agora de 2012, aí sim podemos falar q foi superestimado, assisti o filme esperando algo mais real, no entando só ocorreram marmeladas.
29.12.09 @ 19:32


Ingrid
Olha me desculpe quem fez essa matéria,mas há filmes presentes nessa lista que não são nem um pouco superestimados!!! O Leitor é ótimo,Kate Winslet muito boa no papel, O Curioso Caso de Benjamim Button também é maravilhoso e como pode dizer que Avatar é superestimado?Um filme lindo visuavelmente falando e com uma história ótima!Acho que o cara que escreveu isso não gosta de filmes blockbusters,não é possível!!!
29.12.09 @ 19:39


Wendell Charles
Os editores de cultura da agência francesa Agence France-Press (AFP) selecionaram os filmes que, de acordo com eles, são os mais importantes da década. Cidade de Deus, filme de Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira), foi o destaque do ano de 2003. Nessa lista consta Babel e Valsa com bashir, dois filmes que o Chico odeia. Aluga de novo e vai assistir com calma Chci,pois os dois são muito bons.

29.12.09 @ 20:25


mineiro
Acho que voce nem deveria ter perdido seu tempo pra escrever esse post, muito fraco !!!
29.12.09 @ 20:44


Achei O Curioso caso de Benjamim Button tão incrível que procurei o conto original de F. Scott Fitzgerald para ler. Assim, me dei conta do que fazem os roteiristas de Hollywood.
29.12.09 @ 20:57


Marcelo
Cara, convém DEIXAR CLARO que Avatar tem outro lado clichê, só que este bem do mal: bom selvagem, desde q não desenvolvido; os nativos são cheios de potencial, mas sem um homem branco (mesmo q medíocre),não são ngm.
29.12.09 @ 21:34


cibele figueiredo
No meu ponto de vista, o filme "Quem quer ser um milionário",retratou a realidade de muitos que não tem oportunidades mas tem conhecimento,e que mesmo assim parecem não ter direito de se destacar. Ja avatar foi muito bem elaborado pois só mesmo usando tanta técnologia levaria milhões aos cinemas para falar de preservação do meio ambiente, valeu a intenção.
29.12.09 @ 21:38


Ulisses
Não achei G. I. Joe melhor do que nenhum desses fimes. Por quê não entrou na lista? Foi subestimado?
29.12.09 @ 21:38


Vitoria
Eu acredito que todo filme que tenha uma grande campanha publicitaria e gere muita expectativa sempre sera considerado por alguns como superestimado, simplesmente pelo fato de que não ha como agradar a todos.
No caso de Avatar que eu vi e me apaixonei, considero o melhor do ano, acredito que apesar da trama cliche apresenta uma forma nova e fantastica de contar uma historia que talvez antes não tenha causado tanto impacto. Admiro no filme o modo como ele conseguiu ser simples e ao mesmo tempo surpreendente e como James Cameron conseguiu compor uma trama tão fascinante e rica em detalhes e diferentes elementos com uma formula que de outro jeito não teria dado tão certo. Respeito sua opinião, mas para mim Avatar foi tão exepcional quanto as caracteristicas que lhe foram atribuidas e em momento algum foi superestimado.
29.12.09 @ 21:51


Vitoria
Complementando, eu acho que não ha como Avatar ter sido superestimado sendo que sua grande promessa, e que foi cumprida, era a tecnologia usada e os efeitos especiais e não a historia que para alguns foi ruim.
29.12.09 @ 22:13


Acho que vou passar, Wendell...
30.12.09 @ 04:13


Merciless Bastard
HUAHUAHAUHAUAA

Talita, francamente. Se tu precisas apelar pra frases como "saia das fraldas" então é muito claro que tu NÃO ENTENDEU o que eu quis apontar.

Não, o roteiro de "Avatar" não é nada novo nem maravilhoso. O que eu estou apontando é que ESSA é uma das maiores falhas do filme. Ele poderia ser praticamente todo refeito como uma história da época em que os espanhóis chegaram e massacraram os maias, que não mudaria absolutamente NADA! Eu apontei uma dúzia de vezes que a animação é extremamente bem feita e que o filme É BONITO SIM, mas que não tem nada de revolucionário nisso.

Eu babo meu próprio ovo porque tenho propriedade pra fazer isso. Eu já fiz, e VI, histórias muito mais bonitas, muito mais surreais, muito mais bem-trabalhadas em termos de roteiro. "Humildade" é a "virtude" de quem não tem a capacidade, persistência, força de vontade ou talento pra se erguer acima da sua própria mediocridade. Eu procuro melhorar a cada dia, e sou EXTREMAMENTE crítico comigo mesmo - e por isso mesmo mais crítico ainda com os outros.

Repito: Avatar é um filme bonito. Só não vá no cinema esperando um orgasmo mental.

Por sinal: Crepúsculo não prometia nada exceto ser uma merda desde o começo, então foi por isso que não entrou nessa lista. Mas acho que tem espaços melhores pra criticar meta-humanos metrossexuais com problemas alimentares feitos de purpurina.
30.12.09 @ 10:49


Merciless Bastard
Um acréscimo:

"Avatar" é basicamente O Último Samurai, só que com mechas, sem o Tom Cruise e contado pior.
30.12.09 @ 11:18


Só não concordo com UP e o Apenas o Fim. Os dois são muito, mas muito bons mesmo. Merecem todos os elogios.
O "Quem quer se rum milionário" é realmente uma droga. O livro até que é bacana, mas o longo é decepção do início ao fim (nem da tal dancinha nos créditos eu gostei).
30.12.09 @ 12:00


Mqngelo
De certa forma concordo com alista,mas achei a eascolha de quem quer ser um milionário muito infeliz !
E acho que deveria entrar nessa lista o filme 2012 ,e ainda entre os 5 primeiros.
30.12.09 @ 12:39


Leandro Caraça · http://buchinsky.wordpress.com/
"G.I. Joe" e "2012" não tem porque estarem na lista, uma vez que ela é de filmes SUPERESTIMADOS. Alguém em sã consciência achou que eles seriam bons ?
30.12.09 @ 13:48


alexandre
olha, gostei bastante e concordei basicamente com tudo, sinceramente tive vontade de comentar pq ri muito lendo alguns comentários dos leitores, a realidade é q a lista tá excelente, ainda meio q procurei algo que pudesse discordar rs, e fico no máximo me questionando sobre o maniqueísmo em "o leitor" mas fora isso achei tudo bastante coerente.
04.01.10 @ 00:29


alexandre
não necessariamente na mesma ordem.
04.01.10 @ 00:34


Oi Chico. Cheguei da minha merecida pausa de “Boas Festas” e me deparei com este ótimo post. Confesso que estimo uns dois ou três destes filmes que você considera superestimados. Mas divertido mesmo foram comentários. Entretanto, para quem, diferente de mim, não tem tanto saco assim para ler tanto argumento sem sentido, eu redigi um resumo básico para quase 83,7% dos comentários desde post. O que o pessoal quer dizer é mais ou menos isso:

“A primeira regra para elaborar uma crítica cinematográfica decente é esta: você não pode falar mal de um filme que eu gostei. Não interessam os argumentos. Não interessa nem mesmo o fato de que chamar de superestimado um filme não é necessariamente descer a lenha no mesmo. Não pode. Porque aí eu não entendo o que você está dizendo. Diga logo que você gostou do filme que eu e todos os meus amiguinhos gostaram e aí eu gosto de você.”
04.01.10 @ 17:15


Deixe aqui seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)



  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela excelente
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela ótimo
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrela bom
  • Uma estrelaUma estrela regular
  • Uma estrela ruim
  • bola péssimo


identidade digital


integrante


vizinhos



blogs + logs de cinema


blogs recomendados


database


sites


festivais & prêmios


pessoal