últimos posts



filmes comentados




arquivos




Terça, Julho 28

[top 5: os piores filmes do semestre]

O primeiro semestre de 2009 foi fraco para o cinema. Fazer uma lista de melhores foi complicado, mas mais difícil foi fechar uma relação de piores. A competição era forte demais. Os cinco campeões estão aqui:

Scott Derrickson

5 O Dia em a Terra Parou
The Day The Earth Stood Still
Scott Derrickson, 2009

Os cineastas que se propõem a refilmar um material clássico deveriam assistir a este filme. Tudo o que não deve ser feito está no longa de Scott Derrickson. Se o original trazia um clima b completamente entendido pelo ótimo Robert Wise, o remake tenta dar credibilidade à história, tornando o filme, um filme sério. Mas O Dia em que a Terra Parou parece apenas uma comédia involuntária. Keanu Reeves, robótico como sempre, quer emprestar sua falta de expressão a seu Klaatu, mas só consegue provocar risos. O que Jennifer Connelly resolveu fazer aqui é o grande enigma.

Frank Miller

4 The Spirit
The Spirit
Frank Miller, 2009

Frank Miller que me perdoe, mas, numa época em que os filmes baseados em HQ ganham consistência, seu trabalho é um dos mais ocos. Pra começar, o longa é completamente escorado em seu visual e isso é um problema. É um sub-produto que pega carona no impacto que outros filmes tiveram. E aí surgem mais dois problemas. O primeiro: não há mais novidade. O segundo: em boa parte de seus mais de 100 minutos, o visual do filme é de gosto bastante duvidoso. Miller parece não saber como controlar essa opção pelo fake e, talvez na intenção de se aproximar do humor de Will Eisner, entre o sarcástico e o inocente, conduz os atores em interpretações farsescas que quase nunca funcionam. Tudo no lugar errado.

Michael Bay

3 Transformers: A Vingança dos Derrotados
Transformers: Revenge of the Fallen
Michael Bay, 2009

O nome de Michael Bay nos créditos já é garantia de gosto duvidoso, embora seus filmes geralmente sejam mais massacrados do que merecem. Mas Transformers: A Vingança dos Derrotados impressiona: é um complexo tão monstruoso de equívocos, clichês e decisões estúpidas que fica difícil acreditar que não se esteja sonhando - ou tendo um pesadelo - no cinema. Bay não se conformou em fazer um filme chato de carros, com perseguições mais chatas ainda, filmadas de forma mecânica. Ele resolve dar corpo à história, evocando origens ancestrais e se complica todo. E o pior: o humor de que Bay tenta impregnar o filme é insuportável. A personagem da mãe poderia ter saído de Férias do Barulho.

Stephen Daldry

2 O Leitor
The Reader
Stephen Daldry, 2008

Os primeiros minutos de O Leitor indicam que o filme seguiria a linha do comodismo em adaptar obras literárias, sempre apostando que a embalagem vende o ordinário como mercadoria de luxo. Daldry tenta dar volume ao material, sustentando a trama com uma série de cenas de erotismo light e tentando embasar um misterinho pontual (que também serve para que o espectador chegue ao momento da revelação dizendo: "eu já sabia"). Se terminasse assim, seria apenas mais do mesmo, raso e frustrante. Mas O Leitor vai além: ele tenta ser um filme importante.

Somos repentinamente jogados num drama pós-Holocausto, que consegue destruir tudo o que Kate Winslet faz na primeira metade do filme para que sua personagem fosse menos óbvia. A atriz rapidamente é engolida pela trama que se pretende rica e significativa, que mergulha numa desastrosa série de soluções de roteiro. No meio de toda essa sucessão de abobrinhas (recheadas de maquiagem), vem o já citado momento da grande revelação, que a metade mais esperta da platéia já havia descoberto uns quarenta minutos antes. Antes da cena final, inexpressiva, resolve-se, pela primeira vez, refletir sobre os atos da protagonista, mas isso vem na forma de uma sequência de bate papo mal escrita e mal montada.

[Mais:]

Spike Lee

1 Milagre em St. Anna
Miracle at St. Anna
Spike Lee, 2008

Podem me chamar de simplista, mas a coisa mais próxima de Milagre de St. Anna é A Vida é Bela, de Roberto Benigni. Lee adota um tom meio mágico e muito meloso para afirmar a relação entre o pequeno Angelo, que lembra o moleque do filme de Benigni, e o soldado Train, metástase do gigante gente boa de Michael Clarke Duncan no horroroso À Espera de um Milagre. Como não é um diretor hábil em dominar o melodrama em sua forma mais bruta, Spike Lee comete uma série de cenas para as quais a palavra piegas é tímida, quase um elogio.

O pior é que mesmo recorrendo a artifícios questionáveis, como diálogos que parecem exigir do espectador lágrimas e compaixão, o filme nunca emociona com sinceridade. E é fácil sentir-se traído, enganado com seus mecanismos rasteiros, como a trilha de dramalhão e qualquer frase que sai da boca de Angelo. Lembrar que esse filme só foi feito como uma resposta de Lee a ausência de soldados negros em Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood, é ainda mais constrangedor. Arrastar essa massa de lugares comuns por 2h40 é confiar muito no taco. Depois dessa, só um milagre para renovar minha fé em Spike Lee.

posted by Chico Fireman at 20:28:39 | 81 comentários



Posts similares:
milagre em st. anna
o leitor
the spirit

Comentários




Francisco Abreu
Meu chara Chico, eu gostaria que você me tirasse uma dúvida. A profissão de crítico de cinema é o resultado de um fracasso profissional onde a única alternativa que se apresentou foi ficar publicando falácias para todos lerem? O fato de um filme agariar 200 milhões de dolares nos primeiro mês de exibição, deveria ter mais respeito dos senhores críticos, ou será que a abordagem financeira nesse mundo capitalista que vivemos não interessa ao senhores? Outra coisa, ouvi dizer que todo o crítico de cinema foi ou tentou ser um cineasta e se deu mal...
28.07.09 @ 22:36


Marcelo
Democracia é isso qualquer um pode comentar o que quiser.
Seu comentário sobre Bay é no mínimo ridículo, mas é a democracia.
28.07.09 @ 22:40


Chico, chocado. Então o que é caro tem que ser bom? E amargura gratuita é adolescência sem amigos? E agressividade panfletária é maus tratos dos pais? Gente, que associações medonhas! Que horror! Perdoe, meu amigo Chico, mas difíil de segurar a onda.
O primeiro lugar, meu querido, é de fato, um belo representante! Eu tiraria O Leitor dessa lista, há piores. Mas aí eu deixo para votar na minha listinha no Alfred!

beijão
28.07.09 @ 22:47


Ah, The Spirit é tão divertido.

O Leitor e Transformers são horrorosos mesmo, mas confesso que tenho certa simpatia pelo filme do Spike Lee
28.07.09 @ 23:04


andre
Bom, so passei por aqui pra ver qual era a lista e ver se eu tinha assistido a todos.

Claro como bom entendedor que criticos de cinema nao de veriam ter trabalho eu vou assistir todos os filmes que estao nao lista que ainda nao assisti, ja quepor vezes gostei de filmes que criticos nao gostam.

Critico e so um opinador e nao um especialista ja que a ultima palavra e de quem assite, vide Transformers que teve grande aceitacao publica nas bilheterias e todo critico desceu o...

28.07.09 @ 23:33


Fred
crítico de cinema é isso aí mesmo.
28.07.09 @ 23:45


Carlos Neves
Sou daqueles que preferem um bom roteiro a um monte de efeitos especiais. Mas em uma coisa tenho que concordam, Spike Lee surgiu com o grande "faça a coisa certa" e depois foi caindo na mesmice, com filmes cada vez mais fracos. E quem está aqui criticando o crítico está fazendo o mesmo papel...
28.07.09 @ 23:47


Marco
Bater no Michael Bay é bater em bêbado. O cara se supera em ruindade a cada filme. Dos outros da lista, só gostei um pouco do "Spirit" porque tem a Eva Mendes desfilando na tela. Will Eisner que me perdoe...
29.07.09 @ 00:18


Adalberto Leandro Muniz
Cara, você foi muito infeliz no comentário sobre "The Spirit" foi no mínimo ridículo... Dá para perceber de cara que você não sabe nada sobre HQ. Os atuais filmes de HQ sim são mais "ocos" se comparados com suas revistas de origem. Frank Miller sim possui consistência, tanto nas HQ, quanto neste filme. Fale do que você entende. Se não entende, fique de boca fechada para não dizer besteiras.
29.07.09 @ 00:43


Adriana
Sinceramente... Gosto de ler criticas sobre filmes só para entender o que esse povo que se acha inteligênte demais tem na cabeça. Já cheguei a conclusão que eles tem: inveja, incapacidade, são velhos antes do tempo, não apreciam o simples e se tornam a cada dia mediocres com sua arrogância e pedância que dão nojo...
Já observaram a cara de pessoas assim? Geralmente tem cara de dor de barriga, de quem comeu e não gostou, parece que a saliva está sempre amarga dentro da boca... triste ser assim né?
29.07.09 @ 01:14


Finalmente encontrei alguém com a mesma opinião que eu sobre Transformers 2!

No meu blog botei que era um dos piores filmes que já vi e até gringo me xingou.

Mas À Espera de Um Milagre é legal...

www.blogdotitan.wordpress.com
29.07.09 @ 01:14


vários comentários bem engraçados por aqui, não?
29.07.09 @ 01:24


Daniel
Muito bem colocada por alguns a visão do crítico de cinema enquanto alguém que se frustrou tentando fazer filmes e agora só lhe resta descer a lenha nos outros para sentir-se um pouco pior e livrar-se de sua angústia... mas como em todas as faces da arte, os críticos cumprem sua função: analisar e julgar segundo seus critérios.
Ora, mas isto não seria um direito de todos nós?
Então vem o segundo e mais relevante ofício de um crítico: falar mal e ninguém lhe dar crédito de qualquer forma.
É simplesmente divertido quando alguém acha que suas palavras possuem peso maior que as de outrem. Por isso que "crítico" é uma função geralmente abestalhada e errônea que cai na arrogância e na alienação, como se fossem palavras onipotentes de alguma divindade.
E isso é bastante ridículo... ao invés de impôr, por que não dialogar?

Ganhariam certamente maior simpatia.
29.07.09 @ 02:13


Paulo Roberto
Toda vez que vou ver um foilme que o crítico fala mal, acabo gostando...Opinião é como nariz: cada um tem o seu...À Espera de Um Milagre é um excelente filme, pelo menos na minhya opinião!!!!
29.07.09 @ 02:19


vinicius
Bem, eu leio crítica com frequência, embora evite fazer isso antes de ver alguns filmes em particular a fim de evitar expectativas exageradas. Muitas vezes a opinião bate, outras vezes não!
O ridículo, no entanto, é partir pra cima com ataques pessoais, sem contar a empáfia de tentar definir toda uma categoria usando psicologia de botequim! Lê quem quer.
Sobre os filmes, vi O Leitor e achei super fraco mesmo, sem consistência alguma, chato e previsível. O Terminator 4 é de doer também, poderia entrar na lista. O do Spike Lee eu não vi ainda, mas se foi comparado com A Vida é Bela deve dar náusea, deus me livre!
29.07.09 @ 03:27


JULIO
Bem colocado. Seus comentários fazem sentido. Acrescentaria alguns detalhes em cada dos filmes um pra mostrar essa decadência toda que molda o mal gosto público há gerações. Se o povão está achando a cabala a solução pra tudo, depois que Madonna investiu nisso, o quê dizer do velho cinema caça-níqueis americano?
29.07.09 @ 05:21


Paulo Jean
Meus caros colegas, crítico é isso aí, geralmente fala mal de tudo o que assiste, raras são as ocasiões em que falam bem de alguma coisa. Eu acho que o que vale é a opnião popular e não a desses chatos. Se por acaso eles desaparecerem da face da terra a indústria do cinema continuaria a fazer filmes bons e filmes ruins, em suma o que vale é a sua opnião você é quem faz a crítica.
29.07.09 @ 07:10


Givago
Você realmente acha o filme "a espera de um milagre" horroroso?
29.07.09 @ 07:20


Juliana
Que tristeza rapaz. Na boa, nem sempre concordo com os críticos, mas vc é muito ruim nisso!
Essa coisa de dizer que "a espera de um milagre" é horroroso foi só pra chocar.
Vai aprender com o Wilson Cunha!!!
29.07.09 @ 07:46


O melhor filme do semestre foi FIEL O FILME, a história do retorno do Corinthians a elite do futebol brasileiro é apaixonante
29.07.09 @ 08:01


Sérgio
Crítica não é opnião, é análise! Aos que criticam o crítico explico que: sim ele tem mais informação e conhecimento que vocês para falar sobre filmes. Ser crítico é uma profissão e deve ser respeitada, é como ser técnico de futebol, comentarista político, produtor, editor e muitas outras profissões que não estão na linha de frente mas necessítam de muito conhecimento e competência para serem realizadas. Agora se você gostou do filme e não concorda com a cítica não se sinta ofendido o objetivo da crítica não é a unanimidade, é fazer pensar.
Ah! Não sou crítico, sou arquiteto....
29.07.09 @ 08:01


opus
opiniões são asssim mesmo, cada um tem a sua. analisar filmes é perda de tempo já que as que as grandes produções geralmente são filmes fracos, mas que sustentam a industria cinematográfica, dão lucro e isso é tudo que importa.Melhor seria nós analisarmos nossa vidinha medíocre, metódica e cheia de anseios desnecessários,vamos mudar isso, por favor assistam aos documentários da zeitgeist, o the movie e o addendum, e vocês veram que todos os comentários, sobre os mais variados assuntos não fazem sentido algum.acessem e conheçam a verdade. http://www.zeitgeistmovie.com/
29.07.09 @ 08:05


Ed
O problema de todo crítico de cinema é que ele sempre acha que filme bom, é filme em preto e branco, falado em alemão e que retrate alguma desgraça da vida de alguém. Que gente mais azeda ! O cara descer a lenha em Transformers e em "A espera de um milagre" enquanto o cinema nacional se vangloria de exibir "Meu nome não é Jhonny(?)", "expresso 174", "O redentor", e mais uma orda de porcarias sem nenhuma imaginação e total falta de orçamento... ah vai lember sabão vai...
29.07.09 @ 08:18


Jorge Miranda
É claro que é sempre complicado analisar filmes. Sempre haverá alguém insatisfeito com algum crítico (e também não adianta ficar com lamúrias porque tambem adoramos quando lemos uma crítica favorável sobre um filme que gostamos). Acredito que não existem parâmetros perfeitos e precisos para julgar. Mas a verdade é QUE EXISTEM FILMES QUE SÃO RUINS MESMO. Cabe a cada um tirar sua próprias conclusões e a alguns dar a cara a tapa tornando público as suas.
29.07.09 @ 08:31


Pedro
Críticos muitas e muita vezes falam coisas equivocadas sobre um monte de filmes. Mas poxa, também existe um monte de gente que assiste filmes e mais filmes e não consegue pensar além dos efeitos especiais.
29.07.09 @ 08:38


Fábio Cinéfilo
Parece que é exigir demais nos dias de hoje: -roteiro, argumento, cenografia,coreografia, "make-up" e outros brindes da "sétima arte" com toda está parafernália eletrônica e atores e cenários "renderizados" em "TRES DÊ"(3D). A "profissão perigo" dos Stuntmen já não existe mais pois as cenas equilibristas nos penhascos e fiordes europeus são feitas por máquinas que já obedecem até aos comandos do pensamento... .
A visão crítica deverá ser alterada também? Deveremos conclamar aos cientistas da computação uma análise mais detalhada das falhas grotescas que escapam aos olhos humanos em cenas de milésimos de centésimos de segundo.
A que saudades que eu tenho da década de setenta, dos musicais e óperas rock como JC Superstar, que ficou em cartaz por mais de 18 meses no majetoso COMODORO, palco de épicos que não voltam mais, onde a única técnica que se utilizava era o da "tela do cinema" que obedecia a uma curvatura parabólica para se projetar os filmes de 70mm e ao som Sunsoreround que girava no ambiente repleto de verdadeiros amantes do cinema.
29.07.09 @ 08:41


Fabiano
Pessoal, entendam que esta é a função do critico de cinema. Se fosse para elogiar, a profissão se chamaria "elogio de cinema".
29.07.09 @ 08:43


Juca
Antiga,mente, bem antigamente, fazia-se a lista dos MELHORES. Era dificil! Hoje tb, tá na mesma situação escolher os PIORES. O cinema acabou! Futebol tb junto com o Tennis... é, realmente, o fim do mundo.
29.07.09 @ 08:44


Cineasta famoso
Chico, vá adiante, não dê bola para esta gente feia e ignorante, que vai ao cinema para comer pipoca, sem entender de assunto que só nós, pessoal da gema mesmo, dominamos!
29.07.09 @ 08:49


maria Zeranilda
Quantos comentários que parecem não ter sido por pessoas adultas e inteligentes. Acho que o crítico exerce sua função e isso me ajuda muito. em quê? Simplesmente tenho meu potencial intelectual e gosto de exerce-lo vendo um filme em que eu já tenha lido a crítica. Isso faz com que eu tenha mais vontade de vê-lo e tirar minhas próprias conclusões. No que o critico erra? Não se diz que devemos concordar sempre, afinal, quando se concorda com tudo sinal que não há personalidade própria. Achei que interessante seria que aos invés de ficar massacrando os críticos, devessemos comentar sobre os filmes e que cada um tente fazer o melhor naquilo a que se propôs...
29.07.09 @ 08:54


Andrea
Depois do Vinícius e do Sérgio, não há mais nada racional a acrescentar... mas vou tentar outra abordagem! :D

A comédia é ver os mesmos caras que falam que o crítico X é um idiota (claro ataque pessoal) retrucam dizendo "oh o filme y é fantástico, blablabla" - isso é JÁ É uma crítica ou ninguém percebe?

Quem se dá ao trabalho de ler críticas já deveria ter percebido há muito que cada um tem suas "tendências de gosto"; pelo menos a maioria tenta EMBASAR seus argumentos e não somente xingar o diretor /roteirista /ator.

Se discordarem da crítica, basta resmungar atrás do monitor e/ou usarem aquele troço, em desuso neste brasil: um bom argumento.
29.07.09 @ 08:59


Antonio, a Kate é uma grande atriz, mas definitivamente não aqui.

Meu caro Francisco, eu não sou crítico de cinema. Só escrevo aqui porque, como o Marcelo disse, a democracia me permite. E a bilheteria de "Transformers" só me faz chegar à conclusão de que o público emburreceu.



29.07.09 @ 10:19



Junior, o povo gosta de descer o pau. Eu nem ligo.

Christopher, eu achei "The Spirit" um porre... hehe. Eu fiquei com vergonha do Lee.

Andre, acho que você tem que ver os filmes mesmo. Sua opinião é que tem de contar.

Fred, não é não.

Carlos Neves, eu gosto muito Spike Lee de "A Última Noite" e "Irmãos de Sangue", mas esse aqui é brincadeira.

Marco, a Eva Mendes é a melhor coisa de "The Spirit". Will Eisner que perdoe o Frank Miller.

Adalberto, Frank Miller possui consistência como autor de HQs. No cinema, ele ainda tem que comer muito arroz com feijão. E eu não abri a boca. Escrevi tudo calado.

Adriana, quanta amargura! Mas eu te perdôo por isso. Mas por escrever pedância e não pedantismo você merece um castigo. Tô pensando.

Fernando, tenha certeza de que há muitos mais do que nós dois. Eu acho "A Espera de Um Milagre" ruinzinho.

Daniel, essa história de que crítico é um frustrado é mais velha do que a Mamma Bruschetta. Não se pode mais discordar? Se você der uma olhadinha neste blogue, vai achar muitos textos favoráveis a muitos filmes. Vai ver que aí você vai me achar legal.

Paulo Roberto, adorei essa frase: "opinião é como nariz: cada um tem o seu".

Vinicius, acho que você concordou no geral, não é?

Julio, você foi longe, mas é bem por aí mesmo.

Paulo Jean, a pergunta que não quer calar: por que tanta gente escreve opinião sem o i?

Givago, eu acho.

Juliana, ainda bem que eu não sou crítico porque senão eu estaria num canto, chorando, com medo desta maldição a que vc me condenou.

Cleriston, eu não vi. Odeio futebol.

Sérgio, gostei de você.

Opus, a ideia é não ter opinião sobre nada? Humm, não tenho opinião formada sobre isso.

Ed, vc gostou mesmo de "Transformers" assim? Prefiro lamber sabão.

Jorge, é isso aí, vamos opinar. Todo mundo opinando.

Pedro, eu diria que há coisas piores. Gente que não consegue pensar nada.

Fábio Cinéfilo, também tenho saudades dos tempos idos.

Fabiano, eu não sou crítico, mas acho que sua visão está meio limitada. Crítica é análise, seja para aprovar ou reprovar.

Juca, basta correr a página para ver que tem uma lista de melhores logo ali embaixo.

Cineasta famoso, opa. Quem será? Acho que não é o Michhael Bay.

Maria Zeranilda, adoro pessoas sensatas.

Andrea, é isso aí. O povo se zanga demais.

29.07.09 @ 11:10


JG
Gosto é que nem C* cada um tem o seu...educação pelo visto também. Faltou humildade e respeito ao fazer essa lista.

Abraços e boa soret na próxima.
29.07.09 @ 13:38


Adonai Bruno
O filme 2012 deveria ser incluido nesta classificação, sendo um dos piores do ano.
29.07.09 @ 15:08


Luan
Particularmente, O Leitor foi um dos melhores filmes que vi, realmente gostei.
29.07.09 @ 15:09



Educação? Respeito? Ahn?
29.07.09 @ 15:09



Mas ele nem estreou, Adonai!
29.07.09 @ 15:10


Hag
Crítico é assim, qndo não acha nada pra critícar vai passando o filme em slow, quem sabe ele encontra algum botão de paletó desabotoado.
Pra mim, quem fez essa lista foi muito infeliz, sem falar nos comentários sem escrúpulos.
Se mata cara.
29.07.09 @ 15:11


Anderson
CREIO QUE VOCÊ FOI INFELIZ EM AGUMAS ESCOLHAS, PRINCIPALMENTE POR SEU CRITÉRIO ESTAR LIGADO AO SEU GOSTO E NÃO À CENAS, FOTOGRAFIAS, ELENCO E ROTEIRO.

CITARIA COMO PIOR FILME JÁ LANÇADO, "BRUNO" QUE CAPTA MUITO POUCO DA ALMA DE QUALQUER COISA SE MATENHA NA HOMOSSEXUALIDADE. LIMITA MUITO QUE O GAY É SER AFEMINADO, E NADA TEM A VER. ALÉM DO ROTEIRO, A SÁTIRA SE TORNA RIDÍCULA QUANDO ALIA MUITO POUCO DE QUALIDADE COM UM PÉSSIMO GOSTO DO PRÓPRIO AUTOR E ATOR.
29.07.09 @ 15:14


Adrianohc
Tranformers 2 ruim?
Tente fazer um filme que arrecade a quantia de U$ 795 milhões de dólares em pouco mais de um mes de exibição e depois, sim, aí sim saia criticando os outros...
29.07.09 @ 15:17


Geraldo
Acho que o crítico deve dificuldades em escolher apenas cinco, estes citados realmente são chatos, obvios e comuns.
29.07.09 @ 15:17


El kabongg
Os comentarios sobre o filme TRANSFORMERS ainda são modestos quando o chamam de chato.Gastei meu dinheiro e meu tempo de Laser indo ver uma bobagem sem fim como esta. Ainda bem que a porta da sala não fica trancada e pude sair após ainda assistir por cerca de 01:30hs de explosões correrias dialogos fracos e muita bobagem ,que desperdicio de dinheiro .
29.07.09 @ 15:18


Victor Hugo
Cara, assisti transformers 2 vezes, uma com meu filho de 3 anos e outra com meu filho de 6 anos, eu e ele adoramos. Achamos que ia ser enfadonho pra uma criança de 3 anos ficar mais de 2 horas sentada, mas a ação prendeu a atenção do moleque. E agora ele tá doido pra ter a coleção de robôs mais moderna. Eu acho que você não entendeu o espírito de pipoca do filme. Era pra levar à sério?
É filme pra criança seu chato, e a criança que existe em mim adorou. So não entendo a absurda censura pra menores de 10 anos, principais fãs dos carrinhos que viram robôs...
29.07.09 @ 15:19


Victor Hugo
Cara, assisti transformers 2 vezes, uma com meu filho de 3 anos e outra com meu filho de 6 anos, eu e ele adoramos. Achamos que ia ser enfadonho pra uma criança de 3 anos ficar mais de 2 horas sentada, mas a ação prendeu a atenção do moleque. E agora ele tá doido pra ter a coleção de robôs mais moderna. Eu acho que você não entendeu o espírito de pipoca do filme. Era pra levar à sério?
É filme pra criança seu chato, e a criança que existe em mim adorou. So não entendo a absurda censura pra menores de 10 anos, principais fãs dos carrinhos que viram robôs...
29.07.09 @ 15:19


Victor Hugo
Cara, assisti transformers 2 vezes, uma com meu filho de 3 anos e outra com meu filho de 6 anos, eu e ele adoramos. Achamos que ia ser enfadonho pra uma criança de 3 anos ficar mais de 2 horas sentada, mas a ação prendeu a atenção do moleque. E agora ele tá doido pra ter a coleção de robôs mais moderna. Eu acho que você não entendeu o espírito de pipoca do filme. Era pra levar à sério?
É filme pra criança seu chato, e a criança que existe em mim adorou. So não entendo a absurda censura pra menores de 10 anos, principais fãs dos carrinhos que viram robôs...
29.07.09 @ 15:21


Lucas
Concordo, critico de cinema é assim mesmo, coisa parecida com isso:
Enquanto estão te aplaudindo eles estão procurando alguem para de vaiar.
29.07.09 @ 15:23


Victor Hugo
Cara, assisti transformers 2 vezes, uma com meu filho de 3 anos e outra com meu filho de 6 anos, eu e ele adoramos. Achamos que ia ser enfadonho pra uma criança de 3 anos ficar mais de 2 horas sentada, mas a ação prendeu a atenção do moleque. E agora ele tá doido pra ter a coleção de robôs mais moderna. Eu acho que você não entendeu o espírito de pipoca do filme. Era pra levar à sério?
É filme pra criança seu chato, e a criança que existe em mim adorou. So não entendo a absurda censura pra menores de 10 anos, principais fãs dos carrinhos que viram robôs...
29.07.09 @ 15:26


Chaleco
Vai ser ruim assim lá pro....
Acho que o verdadeiro critico , têm que ter uma percepção geral das pessoas e dos filmes.
E esse é o pior critico que já ví.
29.07.09 @ 15:27


Fábio Gadda
Cara você é muito ruinzinho como critico talvez vc realmente tenha tentado ser um cineasta mais hoje ta ai fracassado como cineasta e também como critico, isso são desejos reprimidos de um fracassado. Ainda da tempo vai escolher outra carreira, isto é se vc souber fazer outra coisa além de péssimas criticas.
29.07.09 @ 15:27


Romélia
Olá!
cONCORDO COM VC. ASSISTI O LEITOR AQUI EM CASA SEMANA PASSADA..E FIQUEI AGONIADA COM O FILME. CENAS FRACAS..FILME MONÓTONO..HISTÓRIA FRACA PARA UMA ÓTIMA ATRIZ.
TRANSFORMERS FOI MAIS BARULHO, DESTRUIÇÃO E POUCA HISTÓRIA TBM.. FILME LONGO E SEM GRAÇA.. PODE ATÉ TER IMAGENS E FOTOGRAFIA BACANAS..MAS FALTA CONTEÚ;DO... O DIA EM QUE A TERRA PAROU.. MEU DEUS DO CÉU.. FOI AO CINEMA PRA VER, ATÉ PQ GOSTO MT DE KEANU REAVES.. E ACHEI UMA PORCARIA.. FILME MONÓTONO.. SEM GRAÇA.. CENAS FRACAS..SEM MUITA HISTÓRIA E UM FINAL RIDÍCULO.. FALA SÉRIO.. NÃO É UM FILME DIGNO DE KEANU REAVES..QNT AOS OUTROS FILMES NÃO ASSISTI AINDA... ATÉ MAIS..

BJS BJS..
29.07.09 @ 15:27


Igor Martins Chaim
Faço das palavras de Francisco Abreu as minhas. Mas ainda gostaria de acrescentar que, concordo que existam filmes terriveis, mas dai parte da minha opinião e não da sua, o que é bom para mim pode não ser para você. Assim como todas as artes, cada um tem uma visão de um mesmo trabalho. Não entendo absolutamente nada de quadros, que para mim em sua grande maioria são rabiscos que qualquer recém-nascido faz, mas existem pessoas que veem nisso uma obra de arte. Acho que os criticos deveriam começar a ter vergonha na cara e fazer criticas sobre suas próprias crias, que ao tudo indica, vocês não possuem essa capacidade, a unica capacidade que os criticos possuem é serem odiados, mas não por fazer criticas, mas por não saberem fazer mais nadaa não ser viver no seu profundo pessimismo.
29.07.09 @ 15:31


Elenilson
eu não acho que crítico de cinema seja um cineasta fracassado, eu não sei cozinhar mais sei quando a comida está boa. críticos gostam de escrever frases de efeito que eles consideram muito inteligentes.
29.07.09 @ 15:34


Eve***
Vocês não tem mais o que fazer do que criticar o cara? Ele apenas está expondo a opinião dele, o que cada um pode fazer.
E se colocaram a reportagem dele com link do site do Yahoo, é porque tem opiniões interessantes sobre as coisas.
29.07.09 @ 15:34


JOEMIR PEIDORREM
Todos vcs sao uns bundas, em vez de ficar ai descutindo sobre gosto, que nao vai dar em nada pois cada um tem o seu, podiam estar fazendo coisas melhores, aposto q nenhum de vcs nunca participou de uma orgia.
29.07.09 @ 15:34


Ju
Ficção não me atrai! Meu gosto é por aqueles que nos fazem pensar sobre a convivência através dos tempos, aocntecimentos e revoluçoes! Se algum filme aborda isso, já me é interessante, ainda que não tenha um roteiro tão perfeccionista!
29.07.09 @ 15:36


Kotengu
Caro Chico Fireman, de boa, vá assistir High School Musical que você ganha mais.

Antes de fazer uma critica, aprenda a criticar.

Da lista que você passou tem filmes que gostei, que não gostei e que não assisti e, independente do caso, nenhum dos filmes se merece o que você falou.

Cara, hoje para nós, a versão original de "O dia em que a terra parou" é uma comédia, mas, para a época, não era uma comédia... era bem sério e para botar medo. Agora, quanto a transformers, sou um baita fã da série e digo que, apesar das mudanças como GM no lugar de VW, achei que o michael bay mandou muito bem... então, cara, pesquise antes de abrir a boca para que não saia um monte de merda dela, como você fez nesse post.
29.07.09 @ 16:15


Bethânia Amaral
Nossa! Realmente essa lista deu o que falar! RsRs! Bem, na minha opinião a profissão de crítico é mediocre sim! Contudo, acho perfeitamente normal, aceitável e democrático que cada um tenha sua própria opinião sobre qualquer coisa, no caso em discussão, os filmes. O problema é que o crítico acha que sua opinião é mais importante do que a da população em geral, se põe acima de nós meros mortais expectadores ignorantes que não sabem apreciar um verdadeiro bom filme, na opinião deles (críticos), é claro! Talvez isto aconteça porque o crítico não assiste aos filmes como entretenimento, lazer, como algo que goste de fazer, que lhe dar prazer, mas sim como uma obrigação por que ele tem que ter uma "opnião formada sobre tudo", isso torna tudo muito massante e fica difícil ver graça em algo desse jeito. Além disso eu não preciso saber o nome do diretor, do roteirista, o gênero do filme ou qualquer outra imformação para dizer se o filme é bom ou não. O filme por si só basta! Alguns filmes não me agradam, outros me arrebatam e isso independe da opnião de quem que que seja. Meu humor, meu estado de espírito interfere no meu gostar ou não de um filme. As vezes eu assisto e não gosto, mas quando assisto outra vez em outro momento eu passo a gostar. Resumindo: sugiro àqueles que se dizem críticos que assistam os filmes como simples expectadores e não como críticos. Vamos deixar de querer tornar tudo erudito, afinal filme é arte e a arte é democrática, é eclética e atende a todos. Chega de rótulos!
29.07.09 @ 16:16


Lucas M R
Boa tarde a todos,

Chico, não vi nada de mais na sua avaliação sobre os filmes, mas em relação aos comentários que deixaram para você fiquei bastante chateado... Acho que algumas pessoas confundiram sinceridade com falta de educação, porém aprender e crescer como pessoa nunca é de mais, tenho certeza que um pouco de reflexão faria com que qualquer reconsiderasse o que disse e chegaria a conclusão que talvez tenha exagerado um pouco.

Abraços!.
29.07.09 @ 16:16


Elias Reis
Acho muito subjuntivo criticar um filme. Cobrar todos os quesitos para que ele fique bonito na foto é meio forçado, né? Em se tratando de Transformers 2, qual é o espírito do filme? Qual é a idéia? O que há de mais maravilhoso nele são as animações em 3d, que na minha opinião, é a superação humana nesta área, nada supera a qualidade 3d deste filme, e também, ele te leva para uma dimensão extremamente surreal e empolgante. É assim que eu classifico os filmes que eu gosto, ou não. E não entendo nada de críticas para filmes, apenas utilizo meu bom senso!
29.07.09 @ 16:17


LucyBlatt
Chico, seu blog é muito interessante porque vc faz uma crítica livre de constrangimentos impostos pela grande mídia. Não consigo entender o pessoal que lê crítica e qdo percebe que o autor do texto falou mal de um filme que a pessoa gostou, começa a detonar o cara, a partir de um critério pessoal, como se fosse a opinião geral (ah, claro, isto é, meia dúzia de pessoas). Bem hipócrita, não acha?
Eu, por exemplo, gostei do filme O Leitor, mas repensei algumas coisas a partir do que vc falou, achei bem legal, porque a maioria talvez não tenha tido a coragem de criticar para não queimar o filme...
Você está está de parabéns pela iniciativa e coragem tb. Espero que continue escrevendo. Abraço.
Ah, em tempo, você já viu um filme mexicano chamado Zona do Crime (La Zona)? Se puder, insira algum comentário sobre ele, tá?
29.07.09 @ 17:24


nuntin
não é de surpreender, tamanha falácia em criticar .Alguém que coloca Wall-E entre os 100 melhores filmes , só pode ter um complexo de " minha infância era triste mas queria ser peter pan" .
29.07.09 @ 17:25


pieter
Sei lá, eu desde pequeno fui fã de transformers, cresci assistindo, pode ser empolgação, mas achei ambos os filmes do KCT, lesgar pacas.
Eu acho que criticos não deveriam dizer se o filme é ruim ou bom, mas apenas opinar sobre fatores técnicos.
É impossivel alguem dizer que este filme é bom ou o outro é ruim, é tudo questão de gosto, o que pode ser ridiculo para vc, pode ser do KCT pra mim e assim por diante.
29.07.09 @ 17:55


Chico, vc não viu Dragon Ball Evolution? Se não viu, ainda está em tempo. rs

Não vi Milagre de St Anna e não acho The Reader tão ruim assim mas adorei os outros.
29.07.09 @ 19:14


vinicius
Concordei com os que eu vi, Chico, sobretudo O Leitor, que é lamentável.
Me junto ao coro no caso À Espera de um Milagre, mas não gostar é direito de todos, tem amigo meu que baba na porcaria mor chamada A Vida é Bela, fazer o que.
Acho que essa frase feita sobre gostos muda muito, mas a versão que mais me agrada é a que diz que gosto é igual braço, tem gente que tem, tem gente que não tem!
Por último, acho uma graça esses críticos exaltados e vingativos que escrevem pedância e outras coisas do gênero.
29.07.09 @ 20:42


Rita
Eu gostei de "À espera de um milagre".Os outros ainda vou assistir. Gosto do seu blog e curto muito as suas listas.Quanto aos comentários, acho que o povo confunde um pouco né?
30.07.09 @ 00:37


Vinícius
Agitador cultural de uma figa, Chico! Não sei pq ainda me espanto com esse seu poder...

E a lista tá bem coerente, mas não acho "O Leitor" tão ruim a ponto de estar entre os piores do semestre.

Enfim. Abração!
30.07.09 @ 09:53


Hudson
Tá famoso, hein amigo? Hehehe! Parabéns pelo sucesso dos comentários acima, hehe! Só não gostei de ver o filme do Daldry na lista(não é tão bom, mas bem longe de ser ruim).

;0)
30.07.09 @ 20:12


Ricardo Lubisco
Faz mais de um ano que eu acompanho esse blog, e devo ter comentado umas 2 ou 3 vezes, provavelmente para discordar do Chico de alguma crítica a algum filme do Haneke. Mas o que eu li aqui nos comentários hoje é um absurdo. Esse ataque imbecil ao dono desse blog por listar os 5 piores filmes do semestre na opinião dele. Vejamos de novo: O dono do blog, escrevendo em seu blog, a sua opinião. Seria isso fruto da maldita inclusão digital? Haja tempo pra desperdiçar...

Chico, na sua lista eu apenas discordo do Leitor. Não que o filme seja ótimo, mas como disse alguém ali em cima, tem piores!
31.07.09 @ 23:08


João Paulo
Chico,

"Aquele querido mês de agosto" vai estrear já, vi o trailer hoje (no RJ). Vamos ver se é um indício de que o próximo semestre será melhor que o primeiro, espero que as distribuidoras estejam tomando vergonha na cara.

E, pô, como é que essa galera veio parar aqui? Tá foda...

Abraço.
01.08.09 @ 01:09


rafael
olha, acho que é a primeira vez que leio/vejo pessoas defendendo o michael bay.
01.08.09 @ 18:03


rafael
ah e chico, você deveria por link da sua resenha para o transformers 1. alguns mudariam de opinião.
01.08.09 @ 18:07


rafael
você conhece o site rate your music?
01.08.09 @ 18:10


Explosões + piadas de gosto duvidoso + personagens estereotipados + lutas de robôs + ação desenfreada + Michael Bay = Tranformers 2
02.08.09 @ 18:34


Ramiro
Conhece esse site? http://www.annyas.com/screenshots/
04.08.09 @ 20:34


Filmes da TV · http://filmesdatv.com
Realmente Transformers 2 tem esses problemas, mas tem outros vários acertos que o fazem bom. Na minha opinião, MUITO melhor que o primeiro Transformers
06.08.09 @ 00:06


Transformers 2 é o pior filme de todos, sem dúvidas. Mas, discordo de O Leitor. É um bom filme, apesar de não ser fantástico.
06.08.09 @ 10:11


Mi
Eu acompanho o blog há pouco tempo... mas estou abismada com as críticas ao autor por um único motivo: em momento algum ele se autointitulou crítico de cinema.

Ele simplesmente criou um blog para falar de cinema, refletindo o seu gosto.

Se eu fizesse o meu, desceria o pau em filmes como Harry Potter, que todo mundo ama... e eu acho um saco! Mas dizer isso é desrespeitar o filme, diretor ou algo assim?

As pessoas vêm aqui cobrar respeito do autor ao escrever sobre os filmes quando elas mesmas faltam com respeito às opiniões de cada.

Mais coerência, povo do meu Brasil!

By the way, li o livro O Leitor. Estava louca para ver o filme, pois adoro a Kate e o livro vale a leitura... verei mesmo assim, mas soube de amigos que dormiram no cinema. Uma pena, pois é uma história que vale a pena ser contada. Mesmo sem o ter visto, todavia, tive dó por você colocá-lo no mesmo patamar da porcaria que é Transformers 2... poxa! O Leitor pelo menos tem história... já este lixo que arrecada o dinheiro da massa nos cinemas... me poupe!! Não sabia que dinheiro (grande bilheteria) tinha virado termômetro de qualidade dos filmes!

E aos críticos do "crítico": a unanimidade é burra! Eu tenho medo de quem combate opiniões contrárias... é o início da massificação da mediocridade!!
07.08.09 @ 01:32


Mi
Eu acompanho o blog há pouco tempo... mas estou abismada com as críticas ao autor por um único motivo: em momento algum ele se autointitulou crítico de cinema.

Ele simplesmente criou um blog para falar de cinema, refletindo o seu gosto.

Se eu fizesse o meu, desceria o pau em filmes como Harry Potter, que todo mundo ama... e eu acho um saco! Mas dizer isso é desrespeitar o filme, diretor ou algo assim?

As pessoas vêm aqui cobrar respeito do autor ao escrever sobre os filmes quando elas mesmas faltam com respeito às opiniões de cada.

Mais coerência, povo do meu Brasil!

By the way, li o livro O Leitor. Estava louca para ver o filme, pois adoro a Kate e o livro vale a leitura... verei mesmo assim, mas soube de amigos que dormiram no cinema. Uma pena, pois é uma história que vale a pena ser contada. Mesmo sem o ter visto, todavia, tive dó por você colocá-lo no mesmo patamar da porcaria que é Transformers 2... poxa! O Leitor pelo menos tem história... já este lixo que arrecada o dinheiro da massa nos cinemas... me poupe!! Não sabia que dinheiro (grande bilheteria) tinha virado termômetro de qualidade dos filmes!

E aos críticos do "crítico": a unanimidade é burra! Eu tenho medo de quem combate opiniões contrárias... é o início da massificação da mediocridade!!
07.08.09 @ 01:52



Mi, obrigado pelo comentário. O que eu fiquei impressionado é como teve um montde de gente dizendo que eu desrespeitei o Michael Bay. Pra mim, foi o MB que desrespeitou o espectador (e essa não foi a primeira vez).
07.08.09 @ 02:41


Replicas Designer Handbags · http://www.designer-replicas-handbags.net/
It is quite beyond the male species, women who require more than Replicas Designer Handbags. How many times a brave man spoke the words A bag of others, You do not have enough already?
08.11.10 @ 08:15


Deixe aqui seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)



  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela excelente
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela ótimo
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrela bom
  • Uma estrelaUma estrela regular
  • Uma estrela ruim
  • bola péssimo


identidade digital


integrante


vizinhos



blogs + logs de cinema


blogs recomendados


database


sites


festivais & prêmios


pessoal