últimos posts



filmes comentados




arquivos



Terça, Junho 30

[top 5: os filmes mais superestimados do semestre]

David Fincher

5 O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008

David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.

Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.

Clint Eastwwod

4 A Troca
Changeling
Clint Eastwood, 2008

Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma "reconstituição" da ação dos policiais. Tipo assim, "Linha Direta".

Veredito: básico, poderia ser melhor.

Stephen Daldry

3 O Leitor
The Reader
Stephen Daldry, 2008

Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser "tão bom", como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.

Veredito: sofrível.

Matheus de Souza

2 Apenas o Fim
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008

Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.

Veredito: bonitinho, mas ordinário.

[Mais:]

Danny Boyle

1 Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008

Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e "fé". É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho - e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?

Veredito: não era pra tanto.

Mais do mesmo no meu twitter.

posted by Chico Fireman at 03:19:27 | 110 comentários



Posts similares:
a troca
o leitor
quem quer ser um milionário?

Comentários




diego
enfim, um xoxo em antes do fim! graaande chico!

(slumdog rocks!)

abs, D.
30.06.09 @ 03:36


Pior que eu não desgoto do filme, mas não acho ele nada demais, né?

abraço!
30.06.09 @ 03:39


Estou meio por fora dos cinemas ultimamente por falta de tempo, mas o que eu vi daí (O Curioso Caso de Benjamin Button) concordo plenamente.
30.06.09 @ 09:06


Leandro Caraça · http://buchinsky.wordpress.com/
Slumdog e O Leitor são mais do que superestimados, são é ruins de doer.
30.06.09 @ 09:12


Gabriel Carneiro · http://www.revistazingu.net
Concordo com o Caraça.

O filme do Fincher é interesante, nada mais. Já dos outros dois (Apenas o Fim e A Troca), gosto bastante.
30.06.09 @ 09:22


Ei Chico, às vezes não era nada fácil achar o Geninho naquela Floresta do Sussurro!
30.06.09 @ 09:46



Pois é, jovem. Acho que "Button" é ok, mas nada demais.

Caraça, "O Leitor", eu acho muito ruim, mas "Milionário" é só uma bobagem.

Gabriel, era vc lá no SP Terror no "Matadores de Vampiras Lésbicas"? Achei que era, mas fiquei sem certeza. Acho estes dois que vc citou só interessantes.

WW, mas no geral era fácil, né?


30.06.09 @ 12:42


Rapaz!
adorei os comentários! rs
concordo.
e dizer que "apenas o fim" é "bonitinho, mas ordinário", foi ótimo.
hehe
30.06.09 @ 16:08


Maria de Fatima Santos
Fechei com o Chico no Button e O Leitor. Finalmente alguém disse o que eu queria sobre esses filmes... Nao vi Apenas o Fim porque estou morando fora do BR, e discordo em relaçao a Troca e Slumdog Millionaire, acho muito bons! A interpretaçao da Jolie, sim, valia o Oscar... embora adore a Kate Winslet, realmente "ela ta caricata e mal maquiada".
30.06.09 @ 16:14


Humberto
Parem as máquinas!!!!!!
O grande Chico Fireman (quem?) sabe mais de cinema que os ceguinhos que indicaram 11 vazes o "Button" ao Oscar e que deram 8 Oscar ao "milionário" indiano.
Gente, vamos ligar o "simancol".
30.06.09 @ 16:15


Andre
Superestimada é a sua análise dos filmes.
30.06.09 @ 16:23


Eder
Chico Fireman (quem?)

kkkkkkkkkkk......

concordo com Humberto...

30.06.09 @ 16:25


Rubia Raia
Pessoal, eu concordo plenamente em relação ao curioso caso de benjamin Button, não detestei o filme, mas enrolaram demais, criaram um filme longo, massante, enquanto a proposta é super legal....
30.06.09 @ 16:30


Rubens
Humberto, quantidade de Oscar não quer dizer nada.
Titanic ganhou quantos mesmo?
30.06.09 @ 16:30


Daniela Hirono
Ah o filme do Brad Pitt, é bom sim!
Foram 3 horas[eu acho] que para mim ainda foi pouco
e A troca eu esperava MUITO MAIS por ter a Angelina Jolie...mas é fraco, não intendi metade da história isso porque eu assisti 3 vezes.
O resto nem me interesso ver
30.06.09 @ 16:31


THAIS SAYAO
assisti Apenas o Fim na estreia gratuita em São Paulo, ainda bem porq se tivesse pagado iria querer meu dinheiro de volta.... não que o filme seja péssimo, mas o thriler é que foi muito bom mostrando que era "a historia sobre relacionamento"... mas foi patético, nao ri nao chorei nada... nem fiquei pro debate porq a voz da Madder é irritante...
30.06.09 @ 16:33


Rafael
Concordo em grande parte com o chico, mas acho que "Quem quer ser um milionário" merece, sim, o mérito, não por ser uma obra-prima, é claro que não é, mas pelo fato que não tinha nada melhor. 8 oscars é nível de titanic e senhor dos aneis (não vou entrar no mérito se esses tb mereciam ou nao, mas foram mega produções), mas o que deixa o "QQSUM" tão agraciado é o fato dele ser um filme simples, sem muitos 9 horas, mas que te prende frete a tela, benjamim button deve ter sido 3 vezes mais caro e me deu vontade de ir dormir (depois de vomitar, rsrsrs), morno e sem graça, mas aclamadíssimo sem explicação alguma. Acho que o milionário não seria pra tanto se nao estivesse competindo com uma safra fraca e sem a principal essência de um filma, a capacidade de cativar quem o assiste.
30.06.09 @ 16:36


Cesar Ávella
De todos os filmes citados sem dúvida o pior é "Quem quer ser um milionário". Inacreditável o mau gosto...
30.06.09 @ 16:39


Telmo Russo
Com exceção do filme brasileiro e do "Quem quer ser um milionário?" (filme nota 6), eu concordo com seu veredicto.
Quanto aos 3 primeiros pegou pesado, porque são excelentes filmes, principalmente Benjamin Button, sútil, sensível e comovente. Não é piegas, basta ter coração e sensibilidade para compreendê-lo, nota 10. Não adoro Pitt mas gostei de sua interpretação, assim como da maravilhosa fotografia. A história, apesar de ficcional é fantástica.
Estranhei a crítica aos 3 primeiros filmes, que foram considerados dos melhores do ano (assino em baixo).
Gosto não se discute, mas existem filmes que eu pessoalmente não gosto mas sei reconhecer seus méritos.
A única injustiça do ano por parte da Academia foi ter esquecido "Gran Torino", que na minha opinião deveria ter entrado no lugar de "Quem quer ser um milionário?".
Abraço a todos os cinéfilos.
30.06.09 @ 16:41


Rafael
Ah, um recado ao Humberto, o blog é escrito pelo Chico, ele nao precisa ser crítico de cinema pra dizer o que pensa, nem eu nem ninguém, mas eu prefiro dizer o que penso, independente de estar certo ou errado, do que concondar cegamente com quem acha que dita o que é bom ou o que é ruim, te lembra que os juizes "perfeitos" do oscar, já deram o "melhor filme" ao "grandioso" Rock-o lutador. Aprende a ter opinião rapaz.
30.06.09 @ 16:42


Telmo Russo
Ao contrário do que escrevi anteriormente, apenas uma ressalva: Eu concordo com seu veredicto em "Quem quer ser um milionário?" e "Apenas o fim" os outros 3 eu discordo veementemente, são excelentes filmes, principalmente Benjamin Button.
Abraços!
30.06.09 @ 16:47



Lídia, o filme é bem simpático, mas não passa muito disso.

Maria, a Angelina realmente está bem, mas acho que o filme é só correto (embora mal montado). A Kate tá bem meia-boca, né?

Humberto, eles foram os mesmos que já indicaram o Sylvester Stallone para melhor ator.

Rubia, também não detesto. Daniela, o filme não me pegou.

Rubens, agora ficou ainda mais fácil concorrer ao Oscar. Serão dez indicados!

Thais, concordo que o trailer vende um filme melhor.

Cesar, eu acho uma bobagenzinha legalzinha.

Telmo, desse ano, eu prefiro "Gran Torino" e "O Lutador".

30.06.09 @ 16:47


Joyce
Não concordo!!!
O leitor é um filme brilhante, e a Troca excelente filme tbm...
O Curioso caso de Benjamin deixou a desejar mesmo.
30.06.09 @ 16:47


Em tempos de crise econômica e a febre Obama esfriando Quem quer ser um milionário é um prato cheio para a América carente de heróis. Não menos belo, o sonho americano parece não ter acabado. O filme é bom Chico! Abs
30.06.09 @ 16:47


Amanda
Nao que eu venere o Oscar, ao contrario, nao gosto dos EUS e de quase tudo que esta nele, principalmente o OScar, mas você criticou filmes aclamadissimos e que foram muito bons. O Leitor é incrivel, tem uma ótima história e nao se prende ao holocausto em si, ele não é principal na história.
Quem quer ser um milionario também é ótimo, não é um drama que apela para cenas extremamente tristes que faz todo mundo chorar, ele pode ser meio fantasioso, mas foi uma forma muito inteligente de contar a um pouco da vida de um indiano atraves das perguntas que ele sabia responder.

Na boa, acho qeu você foi infeliz em alguns comentarios
30.06.09 @ 16:49


Telmo Russo
Estou mais para o Humberto do que pro Chico... sem dúvidas!
30.06.09 @ 16:55


Kaline Alckmin
Incrível como os críticos pretendem ser a voz da qualidade e bom gosto !
E pior que acham mesmo.

Como dizia meu tatatatatatataravô , um australopithecus : Gosto não discute.
30.06.09 @ 16:56



Nossas opiniões são diferentes, Amanda, só isso. Acho "Milionário" ok. Acho "O Leitor" bem ruim.

Bonzinho, né, Allyson? Mas concordo: perfeito para a época.

Joyce, concordo com vc, mas só sobre o "Benjamin".

30.06.09 @ 16:56


Paulo R
Só acho quem merecia o Oscar era Angelina jolie,ficaram com peninha de Kate Winslet que no o Leitor estava ruim e o filme e não gostei de nada.
Benjamim Button Brad Pitt achei normal,Cate Blanchett ótima,e o filme poderia ter sido mais curto ,3 horas e um exagero,2 horas estava bom.Quem quer ser milionario até hoje não entendi o Oscar ,parece um programa de tv.
30.06.09 @ 16:56


Catarina
Sei lá ... achei o " Apenas o fim " um filme cansativo. Ele é bem sessão da tarde mesmo. Existe filmes brasileiros beeem melhores .
30.06.09 @ 16:56


André Torres
È, o unico filme que eu vi merecer 11 oscars foi o Senhor dos Anéis - O retorno do Rei.
30.06.09 @ 17:01


Marco
Falou a Grande Autoridade Cinematográfica do Universo, Chico Fireman (aliás, prazer, pq nunca ouvi falar).
30.06.09 @ 17:06


Fernando Ferrão
Acho tremendamente de mau gosto fazer comentários a estes filmes,pois querendo ou não milhões no mundo e a grande parte das pessoas que assistiram a estes filmes gostoram e adoraram muito,discordo totalmente de sua opinião se for ver o que tem de continuação e filmes sem o menor sal ou algum filme com um roteiro razoável,nos dias de hoje,tá difícil,mas fazer comentários de filmes de boa qualidade e bons atores,fora o outro filme que ébaseado em fatos veridícos;Ai você não tem é assunto pra falar e comentar e quanto a um filme estrangeiro ganhar o oscar até isso você critica porra que tipo de comentarista de merda você é!!!!!!!!!
30.06.09 @ 17:09


Fernando Ferrão
Acho tremendamente de mau gosto fazer comentários a estes filmes,pois querendo ou não milhões no mundo e a grande parte das pessoas que assistiram a estes filmes gostoram e adoraram muito,discordo totalmente de sua opinião se for ver o que tem de continuação e filmes sem o menor sal ou algum filme com um roteiro razoável,nos dias de hoje,tá difícil,mas fazer comentários de filmes de boa qualidade e bons atores,fora o outro filme que ébaseado em fatos veridícos;Ai você não tem é assunto pra falar e comentar e quanto a um filme estrangeiro ganhar o oscar até isso você critica porra que tipo de comentarista de merda você é!!!!!!!!!
30.06.09 @ 17:10


Cis
Eu acho que é ridículo quando as pessoas querem sempre ser do contra.. não gostou dos filmes?? Beleza.. só poste a sua opinião.. agora, ficar falando que "apesar de ter sido superestimado, é ruim nisso e naquilo".. pô, tenha paciencia..
Eu quero é ver se esse tipo de gente tem capacidade pra fazer um filme melhor que esses aí. Vai ser cineasta ao invés de ficar aí na cadeira criticando os outros, que a propósito, nem sabem que vc existe!
30.06.09 @ 17:12


Andrea Godoy · http://divadiz.com/
Não sou entendida em filmes, mas como mera espectadora adorei a troca, chorei muito com a interpretação de angelina Jolie e saber que tudo aquilo foi real,pra mim tornou o filme fantastico.
30.06.09 @ 17:13


Locatelli
O que eu acho, é que as pessoas esqueceram que o cinema é um entretenimento, do qual podemos tirar alguma vantagem cultural. E olhando por esse ângulo, cada qual cumpre com o seu papel. Talvez meio bizarro; meio esquisofrênico, mas tem sua importância. O que devemos é ser menos críticos. É o que faz o cinema ser uma máquina tão poderosa nos EUA. Cada povo com sua cultura....
30.06.09 @ 17:15


o fIlme "O leitor" é excelente!!! ao contrário das muitas críticas aclamadas...A mensagem que o filme transmite é de real interesse na sociedade, pois menciona , o analfabetismo..que ainda assola nosso país...na minha opinião esse filme é uma lição de superação...

30/06/2009 @ 17:16
30.06.09 @ 17:15


Thyaguinho
É até que enfim alguêm disse o que eu queria ouvir sobre Button. Realmente o filmem é imprissionante mas ao mesmo tempo cansativo, quase três horas de filme tem que ter mais ação ou mais suspense, o filme começou e já sabiamos o que ia acontecer com Button. Gostaria mais do filme se menor ele fosse.
30.06.09 @ 17:16


Katia Kiss
Nostalgis sóbria de antes do pôr do sol ?
Isso foi uma piada ?
O cara detona com filmes maravilhosos e enche a bola de um filme tosco como aquela estórinha medíocre que acaba num péssimo cantarolar e um trouxa a ouvi-lá.
30.06.09 @ 17:17


Ana
Impressionante a sua capacidade de arruinar bons filmes, e cuspir em filmes excelentes! Acho que algumas vezes é necessário pensar um pouco para entender a proposta de alguns filmes, e não é o caso de muitas pessoas, que acabam passando completamente cluless pela vida...
30.06.09 @ 17:23


Gosto é que nem braço: tem gente que não tem... Pelo visto o amigo escreve com os pés, pois discordo com veemência de quase tudo que li...
30.06.09 @ 17:23


Nunca fui muito com a cara de filmes que ganham Oscars. Na verdade, quando sei que um filme ganhou o Oscar, já vou assistir meio cabreira, porque sei que não vou gostar.

Destes que você comentou, só não assisti o brasileiro. Quanto aos outros, concordo plenamente. E eu até li o livro d'O Leitor, porque, se era tão bom, então o livro seria melhor ainda. Li, e me arrependi. Depois, fui ver o filme; e continuei sem entender o que esse povo viu de tão bom nesse filme. A nudez desnecesária certamente tirou alguns pontos para mim.
30.06.09 @ 17:25


Larissa
Cis, concordo totalmente!
Superestimada é sua avaliação dos filmes mesmo.
Não é pq vc nao gostou dos filmes ou nao os entendeu não quer dizer que não sejam bons ou que outras pessoas não gostem.
Cada um com a sua opinião.
Gostei mto d Angelina Jolie em "A troca" e é de fácil compreenssão e uma boa narrativa.
Adorei "O curioso caso de Benjamim Button" e os outros não vi.
30.06.09 @ 17:25


Felizmente não assisti a nenhum desses filmes, mas suas críticas são muito lúcidas.

Abraço,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com
30.06.09 @ 17:25


alex
o chico é como todo critico:
sabe o caminho mas não sabe como chegar lá.
30.06.09 @ 17:27


Gbessa
Poxa, legal.. as opinioes do chico divergem de todas que eu havia escutado, principalmente referente ao Curioso Caso. Particularmente, fiquei na torcida para ele levar todas as estatuetas, me emocionei muito. Já o leitor na época eu gostei bastante, agora atualemnte já naum sei se era para tanto. Os outros eu não vi.. só duas observações: eu adorei o Gran torino, mas foi muito mais fácil encontrar pessoas que detestaram... rsrs e a segunda observação é que o Benjamim button foi indicado para 13 estatuetas e não 11 como foi dito nos textos do chico. Não li todos os comentários então se alguem já tiver dado esse toque me ignorem
abraço
30.06.09 @ 17:35


arq_leal
Quem esse cara pensa que é pra dizer isso sobre esses filmes??
30.06.09 @ 17:42


Matheus Amorim · http://matheus-amorim.zip.net/
Ok, "Benjamin Button" deixou a desejar. Mas dizer que "O Leitor" é um "dramalhão de quinta" não é exagero? E "Quem quer ser um milionário?" pode não ser uma obra-prima, mas é um ótimo filme.
Agora, diga-me, Chico, qual seria, na sua opinião, um bom exemplar da safra 2008/2009: "Transformers 2"?
30.06.09 @ 17:49


drica montenegro
vou logo dizendo que não sou crítica de cinema, nem cinéfila, nem nada disso.
cinema, para mim, é puro entretenimento. o que não significa que eu vá correndo assistir à estréia de transformers, ou coisa do tipo.
só tenho uma pergunta a fazer: se eu acho filme x ou y excelentes, por que diabos o meu vizinho não pode achá-los péssimos e não-assistíveis?
estamos ou não a expressar livremente nossas opiniões?
30.06.09 @ 17:50


Renata
Concordo c/ A Troca...pois é uma historinha muito batida
porém O Curioso Caso...é muito bom sim,pois foge do dramalhão,tendo cenas engraçadas e a grande Cate Blanchet otima como sempre,e o Brad tá legal sim,dá muito trabalho(caso vc não saiba)interpretar um criança sendo adulto e ele fez isso muito bem além do resto
Já O Leitor...vc viu o filme mesmo?pois a Kate Winslet tá muito bem no filme(o q significa Oscar de melhor atriz),realmente não tem nenhum suspense,mas é muito bem desenvolvida a história(bem psicologica sabe?)e tem Ralph Finnes brilhante,nem precisa falar(seus olhares falam por si só;)
sinto muito mais suas criticas talves sirvam pra quem gosta de "filme pipoca" e não de filmes pra serem analisados ou pensados
30.06.09 @ 17:50


arq_leal
O que falta a esse tal de chico é sensibilidade para a sutileza e a delicadeza que é o filme O Leitor, o único que assisti dessa lista. Dizer que a interpretação de Kate Winslet é caricata já é um indício de que esse tipo de filme não é para um público como ele.
30.06.09 @ 17:50


gis
Até que enfim alguém concorda! Eu gosto da Kate Winslet, mas ela ganhou o Oscar com uma interpretação caricata (em geral, ela é bem melhor do que isso). Mas também...o Oscar é uma droga. Essa atuação tem tudo a ver com o prêmio. Apesar disso, eu gosto de O Leitor. Os outros são medianos. E, claro, Quem Quer Ser Um Milionáro é o mais superestimado. A Troca, eu fiz questão de não ver.
30.06.09 @ 17:51


Elielton
Discordo qnto ao "O Leitor". Kate está mandando mto bem e o final não é tão previsível assim.
O problema é q, como crítico, vc já tem o gosto, o faro e o olhar bem apurados, aí percebe os mínimos erros e não se contenta com pouco.
Porém, para o público leigo, o filme é excelente. Eu msmo, gostei pra caramba e achei q a Kate atuou pra caramba, e o menino q contracena com ela tbm!
Não gostei mto do ator q faz o personagem crescido..ele não sabe chorar!!
Mas a história é mto boa.
Crítico é CRÍTICO.
30.06.09 @ 17:51


gis
p.s. Quem merecia o Oscar era o ator jovem de O Leitor. O menino. Gosto bem do filme.
30.06.09 @ 17:53


Elinne
Pois é, filme p/ ser bom depende mesmo é do olhar. Button é um filme que me fez chorar e acho que BRad Pitt fede e cheira sim nesse filme. Ele é um bom ator, além de um rosto bonito.
VEREDITO: Curioso caso de Benjamim Button é um filme com grandes méritos, é emocionante, belo e RECOMENDO.

Quem quer ser um milionário pode até ter uma hstorinha de amor piegas, mas também é um FILMÃO, levando-se em consideração a saga do menino Jamal.

Os outros eu não assisti.

30.06.09 @ 17:53


Renata
e só uma coisa muito importante a se colocar:
não analise filmes pelo fim,isso é muito equivoco,analise por favor

vou assistir os outros dois p/ formar minha opinião
30.06.09 @ 17:53


anny
que chatisse esses comentarios cinema é arte e apreciar um bom filme é ser artists tb...
assistir button e a troca e achei bonzinhos...
30.06.09 @ 17:54


Thyaguinho
Posso ser sincero sobre os comentário de Chico e de algumas pessoas aqui. Gente vamos ter mais senso e um pouco mais de educação. Acho sim que Chico tenha exagerado em alguns comentários e acho também que são opniões pessoais dele. Agora quanto os comentário de alguns internautas: Por favor gente escrevam e leiam o que escrevem, porque se Chico foi "ridículo" ao criticar os filmes alguns também estão sendo quando criticam Chico. Isso foi o que ele achou dos filmes já o que vocês acham se quizerem expor, sejam educados, sejam sensatos e não façam do erro que de Chico o seu próprio erro. Se você critica uma crítica sem respeitá-la e acha que ela está errada por penar assim, pior do que as críticas vocês estão se tornando, pois estão inde de contra partida o que defendem! Parebéns aos que fizeram esse debate ficar saudávil e lçamentações as que não sebem o que falar e nem como falar!
30.06.09 @ 17:54


Matheus Amorim · http://matheus-amorim.zip.net/
Ah, sim. Pablo, parabéns pelo post. Vc demonstrou exatamente a imagem que tenho do tal Chico. "Não vi e não gostei".
Marifreica, esse negócio de antiamericanismo não te parece uma desculpa para jogar os males do mundo nos ombros dos outros? Francamente, que argumento fraco, hein?
30.06.09 @ 17:59


noemy
Ok... Vamos tentar responder à algumas de suas críticas...
Concordo que Benjamin Button é um tédio, mto mais longo do que deveria, mas até que vale a pena pra quem não leu o "conto fantástico de F. Scott Fitzgerald", só pra se ter uma noção. Quanto ao filme "O Leitor", sugiro que assista novamente, pois a trama está longe de ser simplesmente maniqueísta ou "soft porno". A falta de consciência crítica, a alienação massificada e todo o ortodoxismo no qual se apoiou o movimento nacional socialista alemão são panos de fundo da obra, que desemboca em uma dualidade enfrentada pelas Ciênciais Sociais e Jurídicas até hoje, qual seja a discussão acerca do "legal" e do "legítimo". Desde os primórdios da civilização, o processo de criação de leis buscou cristalizar aquilo que era “legítimo” para um povo. Hitler inverteu essa ordem, criou um regime totalmente legal, segundo as propostas do próprio jurista alemão Hans Kelsen, todavia, ilegítimo. Entretanto, como punir jurisdicionados que só fizeram cumprir a lei? Deve-se entender de forma ABSOLUTA que somente foram dignos aqueles que questionaram o regime? Quanto ao gado – e aqui me refiro à massa alienada e subordinada - qual seria o liame que divide o sadismo do ser humano e de seu poder de compreensão acerca da ilegitimidade de um Regime?
Esta última questão é deixada a nós, telespectadores da obra, analisar e responder. Para tanto, nos são apresentados com fortes subsídios: o “pornô soft”, que em minha visão evidencia o grau de sensibilidade, ou de falta dela, do personagem interpretado por Kate Winslet; bem como a cena o garoto visitando os campos de concentração desativados.
Em suma, o que o filme mostra que as pessoas cuja ausência de formação acadêmica, filosófica, etc, não permitiu questionar a legitimidade do regime, ao contrário dos grandes burocratas, políticos e generais alemães, foram, EM PARTE, vítimas dele, o que me permite dizer que há de tudo no filme, MENOS MANIQUEÍSMO.
A última cena, ao contrário do que pensa o nobre colega, é uma manifestação respeitosa de que não se espera que a etnia judaica, considerado o sofrimento monumental causado pelo holocausto, entenda ou aceite isso, o que é claramente compreensível.
Com relação às críticas do colega a “Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire)” vou me silenciar, pq não há espaço nem tempo pra responder. Ainda bem que ele reconheceu que o filme divide opiniões...

30.06.09 @ 17:59


Luiz Nero
IO Chico esta certo em colocar no blog DELE as opinioes DELE. Errado esta é o yahoo em colocar um link pra cá passando como algo sério.
pessoal esse é só um blog e essas são só as opinoes do Chico... o que se diz aqui nao influencirá em nada o mundo e nem é isso q ele quer... deixe o cara se expressar... e yahoo, tire essa merda de link da sua pagina.
30.06.09 @ 18:00


Jonatan R.N
Bom...gosto é algo que realmente não se discuti.

assisti "O Curioso Caso de Benjamim Button" e achei excepcional, mas se você não gostou quem sou para obriga-lo a isso.

30.06.09 @ 18:03


Acho que esses filmes,o que contra é a propaganda.Até mesmo pelos atores,assim como o O Curioso Caso de Benjamin Button que tem Brad Pitt,mas,nem sempre esses ingredientes funcionam,no caso de Titanic,tanta propaganda pra um filme onde ao meu ver os documetários sobre o navio naufragado eram bem melhores que o filme.
30.06.09 @ 18:05


Acho que esses filmes,o que contra é a propaganda.Até mesmo pelos atores,assim como o O Curioso Caso de Benjamin Button que tem Brad Pitt,mas,nem sempre esses ingredientes funcionam,no caso de Titanic,tanta propaganda pra um filme onde ao meu ver os documentários sobre o navio naufragado eram bem melhores que o filme.
30.06.09 @ 18:05



Katia, não fala mais comigo... hehe.
30.06.09 @ 18:11


katia
Fala sério Slumdog milionaire, é ótimo, os outros tudo bem, não são tudo.
Vc realmente não entende nada! Com certeza vc é um daqueles frustrados, que não fizeram sucesso e viram "Críticos"
30.06.09 @ 18:18


Jão
Aê Chico.
Sugiro que você vá estudar um pouco de crítica cinematográfica antes de ficar metendo o pau desse jeito. Pelo menos um pouquinho.
Só usar um vocabulário mais ou menos rebuscado não é suficiente para fazer pose de superentendido.
Como você pode falar que O Leitor não é feito de chichês maniqueístas quando ele justamente coloca um olhar diferente sobre a noção de bem e de mal no caráter humano, explicitando sua contraditoriedade.
E que diabo de comentário é esse sobre a maquiagem da fulana lá???
Ela não estava maquiada!!! Isso era proposital. Já imaginou essa possibilidade???
Leia com atenção o comentário da Noemi acima, principalmente o começo onde ela diz para você assistir o filme de novo! Mas procure rever como se fosse a primeira vez!
30.06.09 @ 18:28


Parei os comentários no meio, mas deu pra ler de relance alguém falando mal do Titanic, e não posso seguir com essa. Filmaço, e, no geral, James Cameron é deus.

E gosto de Winslet no filme, especialmente na primeira parte. Quieta, understated.Tem um vazio interessante na atuação, uma mulher oca.
30.06.09 @ 18:33


Andrei
Com exceção de A Troca que eu não vi, os outros 4 filmes são muito bons... os filmes geram temáticas diferentes e originais como O Curioso Caso de Benjamin Button e Quem quer ser um Milionário. Não precisam ser superproduções, apenas serem inovadores. E praticamente todos apresentam algo de novo para acrescentar ao cinema.
30.06.09 @ 18:39


Raul
Primeiro, Noemy:
Estava esperando que alguém escrevesse algo de bom senso em discordância à opinião do Chico sobre "O Leitor", e só a sua me convenceu.
Chico, em nome de cinéfilos como vc, eu e a Noemy (que com certeza é cinéfila, e das boas), reveja "O Leitor". A única falha do filme é, mesmo, a maquiagem. hehe
Quanto aos tantos outros comentários, acredito que o Thyaguinho tenha sido o mais lúcido: tenhamos educação até para discordar das opiniões alheias, porque mais "chato" que Benjamin Button ou "previsível" que O Leitor é o consenso tapado. Divergências são importantes. Tenho certeza que o Chico concorda com isso.
30.06.09 @ 18:39


Alexandre
Cara, vc nao entende bosta nenhuma de cinema e acha q pode dar critico kkkkkkkkkkkkkkkk
30.06.09 @ 18:58


Juliano
Eh realmente... concordo com todos

Mas concordo principalmente que Gran Torino foi um filmaço!!!!!!!!!!!!
30.06.09 @ 19:01


Diva
Por isso q eu não vou ao cinema, mais.
Esses filmes muito comentados estão uma porcaria ultimamente...


Flw gente1
30.06.09 @ 19:07


Márcio Roque
gostaria que o autor desse texto apontasse 5 filmes de "GRANDE CIRCULAÇÃO" melhores que esses e justificasse sua escolha.
30.06.09 @ 19:13


Paola
Superestimada é a sua análise dos filmes. [2]
30.06.09 @ 19:15


Julia Mendes
Vi o filme apenas o fim, e achei um filme de péssima qualidade !!!
30.06.09 @ 19:20


Carolina Paiva
Gente, que filme é esse "apenas o fim".
Nunca vi filme pior que esse !
Já vi coisa melhor
30.06.09 @ 19:22


Ana Paula Silva
Gosto realmente não se discute. Não vi estes filmes e tb não senti vontade de ver .
Mas não gostar não significa que seja ruim. O que é bom para mim pode não ser para muitos e vice versa. Enchem a bola de Forest Gump até hoje e eu o detestei.
Críticos não pagam nosso ingresso, não compram o DVD pra gente, logo cabe a cada um decidir o que vai assistir independente de o "bonequinho" aplaudir ou dormir. Eu, por exemplo, amo o Pedro Almodovar mas tem gente que odeia. "Tudo Sobre Minha Mãe" para mim é o melhor.
Enfim, cada um no seu quadrado !
30.06.09 @ 19:23


Rafael Sampaio
Tenho que concordar com as amigas. Esse filminho Apenas o Fim, realmente é o FIM. Nunca vi um filme tão sem graça como esse. Quem escreveu esse filme, precisa entender de cinema, e não copiar.
30.06.09 @ 19:26


Renata
Humberto
Parem as máquinas!!!!!!
O grande Chico Fireman (quem?) sabe mais de cinema que os ceguinhos que indicaram 11 vazes o "Button" ao Oscar e que deram 8 Oscar ao "milionário" indiano.
Gente, vamos ligar o "simancol".

Faço minhas, as palavras do Humberto!
30.06.09 @ 19:28


lucas Vience
Quem gosta da arte cinematográfica, sabe bem opinar a respeito do que realmente tem criatividade e genialidade. Esse filme "Apenas o Fim", pecou em todos os quesitos, que se traduz em qualidade e criatividade. Mais me pareceu um filminho infantil, sem graça nenhuma, não se compara a nenhum filme citado.
30.06.09 @ 19:33


Mácio Andrade
Vi o filme com a Angelina, maravilhoso, e o do Brad, geninal. Agora esse longa nacional, Apenas o Fim, detestei, que porcaria é essa gente ????
30.06.09 @ 19:39


Viviane Paiva
Gente! quantos comentários ruins a respeito desse filme Apenas o Fim. Não vou nem arriscar vê-lo, deve ser uma porcaria. Mas com tantas boas opções, prefiro não arriscar. Valeu a dica.
30.06.09 @ 19:45


Magnolia
Concordo plenamente com o Humberto!
Sua critica que é superestimada. Geralmente quando alguem propõe a comentar sobre cinema, espera-se que estude sobre o tema, e pelo que percebi você não entendeu nada sobre "O leitor" (que é muito bom na sua proposta), que fala sobre alienação
que os alemães sofreram durante a ascenção do nazismo e mostra o comportamento da sociedade alemã no pós-guerra.(podemos sentir a diferença de conceitos)
Então quando assisto um filme que não entendo, procuro pesquisar sobre a tematica, antes de fazer críticas idiotas.
30.06.09 @ 19:49


Fernanda Ribas
Assisti Quem quer ser um milionário, adorei, achei um filme fantástico, e também assisti Apenas o Fim, não gostei não, achei fraquinho demais. Vendo e ouvindo os comentários, vejo que essa opinião não é só minha, muita gente não gostou desse filme. Quem não viu,não perdeu nada, pode acreditar.
30.06.09 @ 19:52


elaine
povo nervoso...concordo com o thyaguinho lá em cima...
O Chico disse a opinião dele.e só.Foi até educado. Desses filmes só vi o Button. Vi, gostei, é um bom entretenimento e só. Não endeuso as produtoras e estúdios de cinema. pagam milhões prum Brad Pitt, vc paga mó caro no cinema e não pode abrir a boca pq num é "otoridade"? Quanto aos "ceguinho" do oscar, q são cegos coisa nenhuma, imaginem a máfia q rola lá dentro, os filmes são escolhidos por razões políticas, mercadológicas, estratégicas e o diabo a quatro. Chorem vendo Titanic , mas não sejam ingênuos.
30.06.09 @ 20:05


Zé Marques
hahahahahahahahahaha.
concordo plenamente, nos cinco casos.
30.06.09 @ 20:09


Daniel
Chico desses filmes eu ainda não assisti o apenas o fim.
Dos outros o que posso dizer: discordo do smudog achei muito bom e uma ideia fantastica apesar d que eu alteraria algumas coisas.

Nos outros eu concordo plenamente, o pior é falar isso pras pessoas e elas dizerem: ta loco, todos concorreram ao oscar e tal.
Abraços
30.06.09 @ 20:18


Chico, não sei se o Benjamin Button pode ser chamado de superestimado, por tanta crítica negativa que se viu por ai na internet em geral, nos blogs, nas comunidades do orkut, revistas de cinema, etc. Creio que foram poucas os elogios altamente elogiosos (lembro só do Merten e algum que outro) e mesmo as resenhas mais positivas quase sempre vinham carregadas com algumas ressalvas. Mas tudo isso é só a minha impressão, e pode ser que para muitos o termo certo seja de que o filme foi uma das decepções do ano, não propriamente um dos superestimados (mas até que gosto de muita coisa do filme, tanto que o incluo entre os melhores do ano, numa posição mais intermediária).
30.06.09 @ 20:31


Adorei Benjamin Button. Ainda está no meu TOP 5 (de melhores) do ano.

A Troca é bem ruinzinho mesmo. Mas superestimado? O Clint apanhou mais que mulher de malandro por causa desse!

O Leitor é frio. Odeio esse argumento. Mas o filme do Daldry merece.

Concordo sobre Slumdog. Mas ainda assim acho bem legal.

O Nacional eu não vi.
30.06.09 @ 22:47


Débora
agora já dá pra ir preparando a lista de 2009!!!
o crepúsculo em 1º lugar!!! =]
01.07.09 @ 09:21


Túlio Moreira Rocha · http://www.tuliomoreira.blogspot.com
onde é que eu assino?
01.07.09 @ 10:52


Lucas
Este site tb vai ganhar meu veredito: simpático, mas ordinário, sem conseguir fazer boas avaliações de filmes realmente bons e esquecendo que o mundo não é Hollywood e que existe um universo de filmes para além dos EUA.
01.07.09 @ 12:08


Lucas
Ah, e não vale dizer que "As Bicicletas de Belleville" é filme estrangeiro quando vc apenas assistiu a este filme pq ele foi indicado para o Oscar americano....este e todos os outros filmes "estrangeiros" que tem aqui...enfim...é um site que não vale a pena ser visitado por quem realmente gosta de cinema e não aguente mais esta enrolação americana.
01.07.09 @ 12:11


Mau
Pois é... crítico bom é aquele que FEZ algo pelo cinema... talvez para criticar um Eastwood se devesse pelo menos se ser um Spielberg, um Chaplin... agora um comum como eu e você? Não temos o talento necessário nem para os créditos finais.


01.07.09 @ 13:00


É, A TROCA é bem isso mesmo...
01.07.09 @ 13:20


Gabriel Carneiro · http://www.revistazingu.net
Chico, estava lá sim, no SP Terror.

Aliás, gostei do filme. Ri um bocado, especialmente na primeira metade.

Chegou a ver Strange Girls?
01.07.09 @ 13:27



O filme é legalzinho, Gabriel. O "Strange Girls" eu não vi.
01.07.09 @ 14:37


André Torres
Só pra simplificar. Estamos aqui perdendo nosso tempo !
01.07.09 @ 15:17


Marcos V.
Chico, concordo com você, e mais: Muitos filmes citados nesta lista, e festejados pela mídia, não passam de pura enrolação. Tive esta sensação ao sair do cinema após ver "Quem quer ser um milionário?" e fiquei pasmo pela quantidade de prêmios que ganhou. Gostei de "O Leitor" e "A Troca", mas não a ponto de achá-los grandes filmes.
01.07.09 @ 17:31


Pedro Tavares · http://cinemaorama.com
Gosto de Benjamin Button, acho Slumdog um enlatado que só consegue atiçar a emoção dos mais tendenciosos ao choro e concordo plenamente sobre A Troca, O Leitor. Me decepcionei bastante com os dois. Apenas Mas eu queria saber como pode "salvar" o cinema deixando um livro do Woody Allen no chão e falando da Vovó Mafalda...

abraços
01.07.09 @ 18:22


vinicius
Legal Chico, gostei desse post e concordo bastante com voce.
O Benjamin Button é um filme até muito bonito, visual caprichado e tudo, mas muito previsível e piegas, e O Leitor é um porre, muito rarefeito, profundo como um pires!
Acharia legal se voce fizesse um post com a proposta inversa: os filmes subestimados dessa temporada.
Valeu, abração.
02.07.09 @ 00:49


Eita que a galera tá pirando por aqui...

Só para constar: concordo com as opiniões de A Troca e O Leitor, mas bem que eles poderiam até ser primeiro e segundo da lista...

Gostei de Button e Milionário.

Não vi o nacional.

FUI.
02.07.09 @ 19:16


Pedro Maia
ê cansaço desse povo que critica crítico. façam uma lista dos críticos mais superestimados e dos leitores mais auto-superestimados. hehe.

quando sai de quem quer ser um milionário eu juro que não sabia o que achar. sabia que era o filme do tipinho que eu gosto, mas não me pegou. incomodaram algumas questões éticas além de eu não conseguir assistir metade do filme sem comparar (sempre com milionário perdendo) com Cidade de Deus. é bozinho. é legal pra platéia assistir um "filme bonzinho mediano" acima da média, se é que vocês me entendem.

concordo com "apenas o fim", li matérias e críticas e não vi nenhuma crítica negativa. digo questões técnicas mesmo. acho que o maior mérito do filme é o próprio filme, o esquema de pródução, o fato de ser digital e universitário e estar circulando por aí. sendo comentado. representa muito no cenário brasileiro. mas como qualidade é bonzinho, gostosinho, e com roteiro divertido, mas pra quem frequenta uma universidade com faculdade de cinema posso dizer que ainda é um "um filme de universitário", falhas que se resolvem com a experiência do diretor. que aliás parece trazer coisa boa por aí, falta um tico de maturidade.

bem. escrevi demais e ninguém vai ler isso aqui inteiro. mas espero não ter batido o recorde da noemy, rsrs.
03.07.09 @ 13:53


Chico, vi os filmes e concordo em gênero número e grau com vc sobre todos eles. beijo, giovana
05.07.09 @ 14:50


joao
ta faltando a resenha de Clube da Luta!
05.07.09 @ 17:57


Desses todos ainda só vi o BB e o Slumdog. Gostei de ambos, são ambos 5*, ainda que não sejam obras primas.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD
(http://cineroad.blogspot.com/)
07.07.09 @ 18:26


Marlos Ápyus · http://www.apyus.com
Lembra que meu último comentário disse que "nunca discordei tanto de ti"? Pois acho desta vez "nunca concordei tanto contigo". Concordo até com a ordem (apesar de ainda não ter visto o filme nacional). Quanto aos 108 comentários (número "lostiano"), acho que faltou ao pessoal ler com mais calma. O ranking elenca os mais superestimados, o que não quer dizer que são ruins (apesar de haver sim filmes que podem muito bem serem tomados como ruins). No mais, releiam o nome do blog. É "Filmes do Chico". Vocês esperavam o quê? Verdades universais ou opiniões de uma pessoa que ama cinema? E a vida segue.
07.07.09 @ 23:47


Gente, cruz credo, daonde que sai esse povo todo que comenta aqui?

nem lembro mais sobre o que era o post hahaha
10.07.09 @ 20:58


Deixe aqui seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)


Trackback:
http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/36020



  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela excelente
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela ótimo
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrela bom
  • Uma estrelaUma estrela regular
  • Uma estrela ruim
  • bola péssimo


identidade digital


integrante


vizinhos



blogs + logs de cinema


blogs recomendados


database


sites


festivais & prêmios


pessoal



[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]