Domingo, Abril 16
[Top anos 80]
[os melhores filmes dos anos 80]

1 Um Tiro na Noite (81), de Brian De Palma
2 Touro Indomável (80), de Martin Scorsese
3 O Rei da Comédia (83), de Martin Scorsese
4 Caçadores da Arca Perdida (81), de Steven Spielberg
5 Conta Comigo (86), de Rob Reiner
6 Fanny e Alexander (82), de Ingmar Bergman
7 O Iluminado (80), de Stanley Kubrick
8 Zelig (83), de Woody Allen
9 O Homem Elefante (80), de David Lynch
10 Os Intocáveis (87), de Brian De Palma
11 Blade Runner (82), de Ridley Scott
12 Uma Cilada para Roger Rabbit (88), de Robert Zemeckis
13 O Ilusionista (83), de Jos Stelling
14 Não Matarás (87), de Krzysztóf Kieslowski
15 Akira (88), de Katsuhiro Otomo
16 Cabra Marcado para Morrer (84), de Eduardo Coutinho
17 Os Vivos e os Mortos (87), de John Huston
18 O Fundo do Coração (82), de Francis Ford Coppola
19 When The Wind Blows (86), de Jimmy R. Murakami
20 Black Rain, a Coragem de uma Raça (89), de Shohei Imamura
21 Memórias (80), de Woody Allen
22 Veludo Azul (86), de David Lynch
23 O Selvagem da Motocicleta (83), de Francis Ford Coppola
24 Depois de Horas (85), de Martin Scorsese
25 E.T. - O Extraterrestre (82), de Steven Spielberg
26 Paisagem na Neblina (88), de Theo Angelopoulos
27 Nascido para Matar (87), de Stanley Kubrick
28 A Noite de Varennes (82), de Ettore Scola
29 Asas do Desejo (87), de Wim Wenders
30 Adeus, Meninos (87), de Louis Malle
Considerados: O Baile (83), de Ettore Scola + Ran (85), de Akira Kurosawa + E La Nave Va (83), de Federico Fellini + A Hora da Estrela (85), de Suzana Amaral + Bagdad Café (88), de Percy Adlon + A Noite de São Lourenço (82), de Paolo e Vittorio Taviani + Drugstore Cowboy (89), de Gus Van Sant + Vidas Sem Rumo (83), de Francis Ford Coppola + Sangue Ruim (86), de Leos Carax + A Rosa Púrpura do Cairo (85), de Woody Allen + Paris, Texas (84), de Wim Wenders + O Cão Branco (82), de Samuel Fuller + Videodrome (83), de David Cronenberg + O Retorno de Jedi (83), de Richard Marquand.
posted by Chico Fireman at 00:52:00 | 29 comentários
Posts similares:
Os Simpsons:
os melhores do
os melhores filmes
filmes do chico, 5 anos, 100 filmes
Comentários
concordo com o comentário acima na parte que diz "arrogância". incrível como esses pseudo-intelectuais conseguem ser tão chatos.
01.12.07 @ 00:12
Caro Chico: Não pretendi dizer que "a minha visão de arte e da vida" é melhor do que a sua ou de qualquer outra pessoa. Quis dizer apenas o seguinte: temos visões diferentes (no caso da minha, a partir de leituras marxistas, semiológicas e antropológicas, além daquelas propriamente cinematográficas e as de conteúdo lúdico ligado à terra onder nasci e me criei) e isso certamente marca o gosto pessoal de cada um. Quero realçar, mais uma vez, que as diferenças são importantes, sim. Contudo, acredito que tenho o direito de achar determinadas "escolhas" no mínimo estranhas, e aqui não vai nenhum juízo de valor. Mas não me julgo melhor do que ninguém, repito, e, decerto, muita gente deve achar minhas "escolhas" (Antonioni, Welles, Godard, Bergman, Buñuel, Renoir, Visconti, Ford, Mizoguchi, Dreyer, Bresson, Vertov, Keaton, Tarkóvski, Pasolini, Glauber) também estranhas. Um abraço.
01.12.07 @ 00:28
Chico, "Twins" era o título do filme do Cronenberg, dado pelo estúdio (o original mesmo era "Gemini"), mas teve de ser trocado por causa do filme do Ivan Reitman com o Schwarza e o De Vito, lançado no mesmo ano. Foi o que ficou marcado na minha cabeça, mas o título definitivo é mesmo "Dead Ringers", piorzinho.
01.12.07 @ 00:47
filmesdochico
Eu entendi, Moacy, o problema é que a palavra "estranha" dá uma conotação "estranha". Dos que você citou, Welles, Bergman, Ford, Dreyer, Vertov e Keaton estão entre meus favoritos. Vai ver, nossos gostos não são tão diferentes assim...
De Palma está duas vezes na lista porque é "diretor de cinema" de primeira. Um mestre da linguagem. Assim como Scorsese. E Kubrick. E, me permitam, Spielberg. O que mais me pega, além, claro, da satisfação em ver um filme bom (e isso vale para qualquer gênero, diretor, época, ideologia) é o filme que se utiliza do cinema enquanto linguagem.
De Palma está duas vezes na lista porque é "diretor de cinema" de primeira. Um mestre da linguagem. Assim como Scorsese. E Kubrick. E, me permitam, Spielberg. O que mais me pega, além, claro, da satisfação em ver um filme bom (e isso vale para qualquer gênero, diretor, época, ideologia) é o filme que se utiliza do cinema enquanto linguagem.
01.12.07 @ 01:19
primeiro lugar perfeito. seria o da minha lista tb.
só senti falta de Era Uma Vez na América por ai.
só senti falta de Era Uma Vez na América por ai.
01.12.07 @ 01:52
Prefere O Retorno de Jedi à O Império Contra-Ataca?
No mais, achei surpreendente 2 De Palmas no top 10. Se tivesse que escolher 2 dele dos anos 80, seriam Blow Out e Dublê de Corpo.
No mais, achei surpreendente 2 De Palmas no top 10. Se tivesse que escolher 2 dele dos anos 80, seriam Blow Out e Dublê de Corpo.
01.12.07 @ 02:13
Também senti falta de muitos filmes que na minha concepção e visão possuem alto valor artístico. Sem desmerecer Depalma,mas um tiro na noite, não é lá grande coisa (opinião pessoal). Concordo em vários pontos com Moacy Cirne, o cara realmente entende de cinema, e para aqueles que não o conhecem devo dizer-lhe que o cara e escritor (li seu livro no CCB
, conhece bem a cultura do seu país e é sempre requisitado para emitir listas de filmes. Acho que se não foi proposital desse site emitir um suposto comentário por um anônimo para ofender ou diminuir o comentário de outros devo dizer que a ignorância e covardia são os adjetivos básicos para o retrocesso cultural. Afinal creio que o objetivo é discutir cinema e analisar a diversividade de pontos de vistas.
01.12.07 @ 02:19
Antes que seja esculachado numa corrigenda troca-se "diversividade" por "diversidade"!
01.12.07 @ 02:41
"Era uma Vez na América" provavelmente merecia ser citado (assim como "Nostalgia", do Tarkovski, boa lembrança do Moacy). Acho os filmes do Indiana Jones um saco, pontos baixos na carreira do Spielberg (gosto apenas dos primeiros minutos de "Templo da Perdição", onde ele finalmente brinca de dirigir um musical, misturado com James Bond). "O Retorno de Jedi" é muito melhor do que "O Império Contra-Ataca" (o pior da trilogia original). Legal ver o "Memórias" do Woody Allen ser lembrado. "Os Intocáveis" caiu demais na revisão (salvam-se as cenas com De Niro). Há Cronenbergs melhores que "Videodrome" no período, como "Scanners" e "Twins".
01.12.07 @ 03:15
Meu caro: Sabemos o quanto essas listas devem ser relativizadas, e o quanto o nosso gosto pessoal passa por mediaçdões culturais complexas, mas estranhei, confesso, a ausência de Tarkóvski (Nostalgia; O sacrifício), Godard (Prénom Carmen), Greenaway (O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante), Rohmer (Noites de lua cheia), Fassbinder (Querelle; O desespero de Veronika Voss) e outros. Afinal, você citou mais de 40 filmes! Tudo bem: nossa visão da arte e do cinema não deve coincidir mesmo e eu sou o primeiro a respeitar as diferenças, claro, mas que estranhei, estranhei... Um abraço.
01.12.07 @ 05:56
filmesdochico
Independentemente do que você já batiza de opinião pessoal, o que inviabilizaria comentários contrários, dizer que "sem querer desmerecer De Palma, Um Tiro na Noite não é grande coisa", posso dizer duas coisas: 1) esta frase já desmerece o diretor, sim; 2) você precisa rever o filme (opinião pessoal).
Por fim, você diz que "se não foi proposital desse site emitir um suposto comentário por um anônimo"... Como assim "se"? Os comentários não são "emitidos" pelo blogue, como essa frase fez parecer.
Tenho muito respeito pelo Moacy Cirne e por qualquer um que pise por aqui. Meu único questionamento é sobre a palavra "estranhar". Se ele tivesse usado um "não concordo com esta lista", "não gostei", se tivesse dito que a "lista é ruim", "é meia-boca", eu entenderia. Mas como "estranhar" se a lista é de uma outra pessoa? Por que estranhar? Há algo de suspeito nela?
Por fim, você diz que "se não foi proposital desse site emitir um suposto comentário por um anônimo"... Como assim "se"? Os comentários não são "emitidos" pelo blogue, como essa frase fez parecer.
Tenho muito respeito pelo Moacy Cirne e por qualquer um que pise por aqui. Meu único questionamento é sobre a palavra "estranhar". Se ele tivesse usado um "não concordo com esta lista", "não gostei", se tivesse dito que a "lista é ruim", "é meia-boca", eu entenderia. Mas como "estranhar" se a lista é de uma outra pessoa? Por que estranhar? Há algo de suspeito nela?
01.12.07 @ 07:32
filmesdochico
Putz, "Gêmeos" eu realmente preciso rever. E não é "Twins" é "Dead Ringers" o título original...
Eu gosto batante de "O Império Contra-Ataca", mas gosto mais de "O Retorno de Jedi", com Ewoks e tudo mais...
Não sou fã um grande fã de Tarkovsky, embora "Nostalgia" tenha aquela cena da escada...
Eu gosto batante de "O Império Contra-Ataca", mas gosto mais de "O Retorno de Jedi", com Ewoks e tudo mais...
Não sou fã um grande fã de Tarkovsky, embora "Nostalgia" tenha aquela cena da escada...
01.12.07 @ 08:47
filmesdochico
Pilon, desde que eu revi "Um Tiro na Noite", um filme sobre cinema, ninguém tira esse lugar dele. Preciso rever "Era uma Vez na América" para saber se ele entraria aí...
Diego, gosto dos dois, mas tenho achado "O Retorno do Jedi" o melhor dos seis filmes. Sobre o De Palma, é simples: ninguém é mais cinematográfico do que ele.
Moacy, achei meio forte essa frase "nossa visão de arte e do cinema". Fica parecendo que uma é melhor do que a outra. Listas, claro, têm por base experiências pessoais. Claro que há algumas unanimidades, mais essencialmente é você quem constrói a relação com o filme, então é impossível julgar isso.
Diego, gosto dos dois, mas tenho achado "O Retorno do Jedi" o melhor dos seis filmes. Sobre o De Palma, é simples: ninguém é mais cinematográfico do que ele.
Moacy, achei meio forte essa frase "nossa visão de arte e do cinema". Fica parecendo que uma é melhor do que a outra. Listas, claro, têm por base experiências pessoais. Claro que há algumas unanimidades, mais essencialmente é você quem constrói a relação com o filme, então é impossível julgar isso.
01.12.07 @ 08:48
Tiro na Noite é sensacional (acho que poderia entrar em um top 20 meu, talvez).
Ver dois Scorsese no top 3 é sempre maravilhoso. Só senti falta mesmo foi de Faça a Coisa Certa
Ver dois Scorsese no top 3 é sempre maravilhoso. Só senti falta mesmo foi de Faça a Coisa Certa
01.12.07 @ 11:27
Tenho a impressão (ou vaga lembrança) de que "Blade Runner" já ocupou posto mais alto nessa sua lista, Chico. Confere? E o que derrubou ele pra além dos 10? Revisão recente?
01.12.07 @ 11:40
Pra mim:
1-Amadeus
2-Era uma vez na América
3-Touro Indomável
4-Faça a coisa certa
5-Um tiro na noite
Por enquanto, pois tem MUITA coisa que nao vi. Como os do Kubrick, Homem Elefante. Gosto mais de Depois de horas que de Rei da comédia.
1-Amadeus
2-Era uma vez na América
3-Touro Indomável
4-Faça a coisa certa
5-Um tiro na noite
Por enquanto, pois tem MUITA coisa que nao vi. Como os do Kubrick, Homem Elefante. Gosto mais de Depois de horas que de Rei da comédia.
01.12.07 @ 12:07
"...no caso da minha, a partir de leituras marxistas, semiológicas e antropológicas, além daquelas propriamente cinematográficas e as de conteúdo lúdico ligado à terra onder nasci e me criei"...
Isso foi uma das coisas mais idiotas que já tive oportunidade de ler. Get a life!
Isso foi uma das coisas mais idiotas que já tive oportunidade de ler. Get a life!
01.12.07 @ 12:07
filmesdochico
Nem tanto a revisão dele, William, mas a revisão de outros filmes. "Blade Runner" era o primeiro na última lista destas que eu fiz.
01.12.07 @ 12:11
eu nasci em 83
, que farei?
vi quase tudo sem saber bem o que estava vendo. Hoje dá um trabalho do cão assistir com "outros" olhos.
, que farei?vi quase tudo sem saber bem o que estava vendo. Hoje dá um trabalho do cão assistir com "outros" olhos.
01.12.07 @ 13:06
filmesdochico
Tico, cuidado! Muita gente pode dizer a mesma coisa do que vc escreveu...
01.12.07 @ 14:03
Já foi ver O Novo Mundo, Chico? Se sim, o que achou?
01.12.07 @ 14:47
Achei que essa mania covarde de ofender os outros por trás de um apelido já tinha acabado... É sempre muito triste ver tal tipo de maldade, infelizmente recorrente.
01.12.07 @ 15:22
filmesdochico
Pois é.
Falemos de cinema.
Falemos de cinema.
01.12.07 @ 15:28
Faltaram Cinema Paradiso - meu favorito absoluto -, Era Uma Vez na América, Amadeus e A Última Tentação de Cristo - meu Scorsese preferido.
01.12.07 @ 18:23
E daí que escreveu livros? Isso dá a ele o direito de tripudiar do gosto alheio e acreditar ser o seu gosto superior porque analisa filmes em perspectiva semiológica, marxista, globística, furadística, balelística e tantos outros adjetivos? Foi um comentário extremamente arrogante - e, pior, tentou depois relativizar as coisas, mas só as piorou.
01.12.07 @ 21:01
filmesdochico
Teria que rever "Amadeus" e "Faça a Coisa Certa", vistos há tempos...
01.12.07 @ 21:43
filmesdochico
Vi, mas só conto no texto.
01.12.07 @ 22:54
Deixe aqui seu comentário:



péssimo 







