Segunda, Março 6
[Depois do Oscar]
O bom, o mau... que feio!

Há cerca de um mês, quando Crash foi eleito como pior filme do ano pela Liga dos Blogues Cinematográficos, eu me senti orgulhoso. Fiquei orgulhoso de, além de mim, a maior parte dos meus colegas terem percebido como o filme de Paul Haggis é um embuste. O Alfred de pior filme tinha desmascarado o texto ruim de um filme que se vendia pelo quão revelador ele era, que se erguia pela denúncia da intolerância étnica e pela indignação com relação ao jogo de poder que manipula a América e o mundo. Um filme que se vendia. E para vender seu filme, o diretor de Crash, o autor de Crash jogou o mais baixo que pode: quis determinar que ninguém escapa do destino de pecar, de ser mau, de se corromper. A corrupção (não a monetária e sim a moral) é questão de tempo. Paul Haggis provavelmente acredita no que escreveu talvez por ser o caso dele.
Os Estados Unidos são o país mais frágil do mundo. Haggis não teve grandes dificuldades de convencer este país de como sua história era importante. Cooptou astros diversos, de Matt Dillon a Brendan Fraser, de Don Cheadle a Sandra Bullock. Quando estreou, caiu nas graças da crítica, que enxergava no filme um exemplo corajoso de manifestação política. Este abraço a Crash somente ganhou força quando se descobriu que 2005 era um ano de contestação. Era um ano de projetos engajados, de ousadia, de posicionamento social. Um a um, caíram todos os grandes favoritos a filme do ano. Num ano em que George Clooney faz um maravilhoso libelo contra o macarthismo por que se importar com as memórias plastificadas de uma gueixa quase ocidental? Num ano em que Steven Spielberg acusa sua própria etnia de intolerância qual a relevância da história de Pocahontas? Num ano em que Ang Lee faz de um conto de amor entre dois homens uma história de amor universal seria preciso dezenas de macacos gigantes para chamarem mais atenção.

E foi este último, o tal do conto de amor, o filme que mais ousou. Ousou ao se aproveitar do que é mais formal para escrever a história mais bonita, o roteiro mais acertado, usar a câmera sem alarde. O Segredo de Brokeback Mountain ousou mostrar que não há diferenças. Foi tão bem sucedido que se pode achar dezenas de textos de homens que o defendem com paixão embora não façam a menor questão de viver ou ver algo semelhante ao que aparece na tela. Brokeback Mountain, como grande cinema que é, ultrapassou os limites da tela e cumpriu sua última função social na noite deste domingo, quando perdeu justamente para Crash o Oscar de melhor filme do ano. Foi este prêmio que escancarou o quanto ainda é insuportável ver dois homens se beijando mesmo num mundo tão moderno como o que vivemos. Na velharia que ainda domina a Academia, a corrida interior para eleger uma desculpa para não premiar o filme de Ang Lee terminou quando alguém decidiu que seria perfeito apontar o filme com maior "conteúdo social" como vencedor.
Um disfarce primoroso. Esconder a homofobia - e com ela a estupidez de um grupo que já deu prêmio a Uma Mente Brilhante - por trás de posicionamento político. Que grande golpe! É realmente inacreditável perceber que a Academia não tem o menor pudor de ir contra a corrente generalizada, de parecer antiga, arcaica e burra apenas para não aceitar que um filme com temática gay pudesse ser o melhor do ano. Se George Clooney ou Steven Spielberg, ainda que eu ache seus belos trabalhos inferiores ao de Ang Lee, tivessem ganho, este texto não existiria. Seriam dois filmes honestos e, estes sim, importantes e ousados, premiados. Mas ver a aberração de Crash ganhar de um filme tão honestamente simples e imensamente superior como O Segredo de Brokeback Mountain é ter certeza de como tudo ainda continua tão errado.
A festa
Jon Stewart é excelente. O melhor apresentador de todos os Oscars que eu vi. Os resultados foram, de uma maneira geral, bastante previsíveis. Mais do que nunca, eu diria. Foi ruim ver a fotografia esquizofrênica de Memórias de uma Gueixa vencer, mas foi bonito assistir à belíssima trilha de Brokeback Mountain ser premiada. Os prêmios de direção de arte e figurinos não eram suficientes? E mesmo que eu prefira David Strathairn e Heath Ledger, Philip Seymour Hoffman mereceu seu prêmio. O mesmo pode ser dito de Reese Whitterspoon, num ano fraco para atrizes. George Clooney estava muito bem em Syriana, e Rachel Weisz, encantadora, em O Jardineiro Fiel. Os pecados vieram quando a os homens-bomba da Palestina perderam o Oscar para as criancinhas sul-africanas ou a montagem e o roteiro de Crash foram eleitos. E Nárnia, com seu trabalho meia-boca tirar a maquiagem de Star Wars também foi ruim. King Kong ganhou todos os técnicos deixando Guerra dos Mundos, igualmente merecedor sem um só prêmio. Um dos melhores momentos da noite foi a música do cafetão ganhar o prêmio. Ah, Brokeback Mountain levou roteiro adaptado. Que ousadia, não?
P.S.: sabe Ang, eu ainda acho que você venceu.
posted by Chico Fireman at 02:36:00 | 44 comentários
Posts similares:
oscar 2006 - apostas e perspectivas
oscar 2008: a noite da coerência?
O melhor filme do ano?
Comentários
Maravilhoso seu texto, Chico. Apesar de gostar do Crash, acho que a discussão mais importante no momento não é nem quanto à qualidade dos indicados (senão torceria pro Munique ganhar), mas sim quanto à amarelada da Academia. Foi preconceito sim, e dos brabos. E tá todo mundo falando só do Brokeback, mas e o Paradise Now, que parece ter perdido só por causa da pressão judaica ?
P.S.: também escrevi um texto sobre o Oscar lá no blog, dêem uma olhada lá.
P.S.: também escrevi um texto sobre o Oscar lá no blog, dêem uma olhada lá.
01.12.07 @ 00:05
filmesdochico
Eu citei rapidinho o "Paradise Now". Foi um rascunho do que aconteceria depois.
01.12.07 @ 00:35
Fiquei sabendo que rolou até choro da equipe de Brokeback Mountain nos bastidores. Pudera! Com uma palhaçada dessas! Sem falar da cara de fim de mundo de Jake Gyllenhaal quando o povo de Crash comemorAva!
01.12.07 @ 00:40
Depois daquela cara do Jack Nicholson anunciando "Crash", todo mundo acha, Chico. Hahahahaha.
01.12.07 @ 02:45
filmesdochico
É verdade, isso foi um bálsamo!
01.12.07 @ 02:47
Eis o que a Ana Maria Bahiana escreveu a respeito de Brokeback Mountain e o resultado do Oscar: "Sua vitória mais profunda é o que já aconteceu - a travessia para corações e mentes do público do mundo inteiro, com toda a sua carga de inquietação, tristeza, desconforto, ameaça, encantamento. Isto é o que faz um grande filme: aquele que é tão poderoso que você não para de falar nele, contra ou a favor, muitas horas e muitos dias depois de tê-lo visto. Ou aquele que, como você leu aqui, dá medo de ser visto. Medo de ser visto: um filme sem armas, sem sangue, sem tortura, sem monstros, sem violência, sem sadismo. Um filme sobre amor, profunda e completamente sobre amor, sobre o que nos torna humanos e, portanto, divinos, em toda a nossa complexidade".
01.12.07 @ 04:29
Assino embaixo. Ainda bem que, ne não me engano, Ana Maria Bahiana é membro da Academia. Mas será que ela votou em Brokeback ou Crash?
01.12.07 @ 07:14
poise'. Crash definitivamente nao merecia. Mas desde quando a Academia faz escolhas de respeito?
01.12.07 @ 07:20
eu me dei conta de uma coisa só agora. além da homofobia, a premiação do crash é meio que a premiação do "Menino de ouro" paul haggis, que se nao levou a direção, ganhou roteiro dois anos seguidos e teve os filmes escritos por ele vencedor do oscar dois anos seguidos. é mais um queridinho da academia sendo catapultado a custa do bom senso.
"menina de ouro" é um dos piores filmes que já vi, justamente por causa do roteiro. eu tenho certeza que as pessoas inteligentes como as que comentam por aqui só gostam dele por encefalia provocada por "eu amo Clint".
LeoN
"menina de ouro" é um dos piores filmes que já vi, justamente por causa do roteiro. eu tenho certeza que as pessoas inteligentes como as que comentam por aqui só gostam dele por encefalia provocada por "eu amo Clint".
LeoN
01.12.07 @ 07:23
diferente da maioria por aqui, eu gosto de crash. eu vi o filme ontem mesmo (demorei a ver porque me falavam tao mal que nao me animava muito, mas gostei): ele é pulsante JUSTAMENTE por conta da sua imaturidade. ele é como aquela pessoa que acabou de se descobrir politizada, e apesar de por vezes paracer xiita, e por tantas outras, boboca e ingênua, ao se avaliar o que ela diz, provavelmente mais profundamente do que ela mesma, não há muito como argumentar que o conteúdo está errado. acho um filme importante mas...
... BROKEBACK é um filme muito mais importante. e é um melhor filme: mais redondo, mais bem acabado, mais maduro. e que se valoriza por sua "classe", certa tradição narrativa, com um tema tao espinhoso. nesse sentido, Brokeback, se fosse uma pessoa, seria aquela engajada e mais madura, que domina os artifícios todos e os usa a seu favor. Ele é o inverso de CRASH: faz alarde a partir de silêncio. e é por isso que é mais transgressor.
eu acredito em homofobia, sim: o filme foi tão alardeado e tão cantado o "já ganhou", tão abraçado pela comunidade gay, que o prêmio pra CRASH não deixa de ser um "cala a boca, viado", literalmente. uma homofobia que se esconde atrás de certo "eu votei no mais pluralmente engajado".
como o controvertido beijo que não houve na novela das oito, brokeback não ganhou o oscar. mas sua perda só sustenta sua permanente transgressão. ontem, como o beijo que não houve há alguns meses atrás, ele entrou pra história do oscar tanto ou até mais se tivesse levado a estatueta.
e viva ennis e jack.
ps pra quem é obrigado a ver pela globo, como eu: O QUE É O JOSÉ WILKER?
beijos do LeoN
... BROKEBACK é um filme muito mais importante. e é um melhor filme: mais redondo, mais bem acabado, mais maduro. e que se valoriza por sua "classe", certa tradição narrativa, com um tema tao espinhoso. nesse sentido, Brokeback, se fosse uma pessoa, seria aquela engajada e mais madura, que domina os artifícios todos e os usa a seu favor. Ele é o inverso de CRASH: faz alarde a partir de silêncio. e é por isso que é mais transgressor.
eu acredito em homofobia, sim: o filme foi tão alardeado e tão cantado o "já ganhou", tão abraçado pela comunidade gay, que o prêmio pra CRASH não deixa de ser um "cala a boca, viado", literalmente. uma homofobia que se esconde atrás de certo "eu votei no mais pluralmente engajado".
como o controvertido beijo que não houve na novela das oito, brokeback não ganhou o oscar. mas sua perda só sustenta sua permanente transgressão. ontem, como o beijo que não houve há alguns meses atrás, ele entrou pra história do oscar tanto ou até mais se tivesse levado a estatueta.
e viva ennis e jack.
ps pra quem é obrigado a ver pela globo, como eu: O QUE É O JOSÉ WILKER?
beijos do LeoN
01.12.07 @ 07:56
Eu concordo e discordo. Não acho crash um filme tão ruim. aliás... acho um filme bom, muito bom. Que peca pela pretensão (que não é algo ruim desde que não seja excessiva, como foi o caso dele) e por forçar a barra aqui e ali na defesa da tese de que todos possuem a moral frágil. Acho que você erra Chico ao se degladiar demais contra a teoria trabalhada no filme, e menos o filme propriamente dito. Acho que, independente do que é discutido lá, se é uma defesa do neonazimos ou dos direitos humanos, o filme é bom. Para alguns, muito bom. Mas concordo que esse diretor é canastrão. Assim como me era canastrão o roteiro de Menina de Ouro que ele também assinou.
Discordo também quanto a Brokeback Mountain. Que é bom também. Muito bom até. Mas que parecem tentar ver nele algo a mais do que ele realmente mostra. Não sei se por amor dos cinéfilos para com Ang Lee e uma grande torcida para que ele seja reconhecido. Eu tenho certeza que ele é capaz de fazer coisa bem melhor e ainda vai fazer.
Mas concordo que a premiação a Crash foi um golpe contra a causa gay. Não concordo que Brokeback merecia todo o auê feito em cima dele, mas se fizeram, chega a ser um crime não premiá-lo. E a Academia só mostrou mais uma vez o quanto ela é retardada.
Na minha opinião que de nada vale, o grande injustiçado da noite continua sendo O Jardineiro Fiel. Que merecia muito mais indicações, inclusive a de melhor filme, que lhe foi tomada poucos dias após o Globo de Ouro por Crash. E assim perdeu essa sorte de terem como argumento mais forte para a premiação deste ano o quê social. Por pouco não tivemos Fernando Meireles agradecendo lá.
Discordo também quanto a Brokeback Mountain. Que é bom também. Muito bom até. Mas que parecem tentar ver nele algo a mais do que ele realmente mostra. Não sei se por amor dos cinéfilos para com Ang Lee e uma grande torcida para que ele seja reconhecido. Eu tenho certeza que ele é capaz de fazer coisa bem melhor e ainda vai fazer.
Mas concordo que a premiação a Crash foi um golpe contra a causa gay. Não concordo que Brokeback merecia todo o auê feito em cima dele, mas se fizeram, chega a ser um crime não premiá-lo. E a Academia só mostrou mais uma vez o quanto ela é retardada.
Na minha opinião que de nada vale, o grande injustiçado da noite continua sendo O Jardineiro Fiel. Que merecia muito mais indicações, inclusive a de melhor filme, que lhe foi tomada poucos dias após o Globo de Ouro por Crash. E assim perdeu essa sorte de terem como argumento mais forte para a premiação deste ano o quê social. Por pouco não tivemos Fernando Meireles agradecendo lá.
01.12.07 @ 08:37
Também não abomino "Crash", mas ele era o pior dos 5. Aliás, nem deveria estar entre os 5 indicados. Whiterspoon ter levado melhor atriz é outro exemplo de injustiçca. Pelamordedeus, a sua June não tem nada demais. Também não acho que a imitação do Capote feita por Hoffman seja melhor que a construção do personagem, a partir do nada, do Ennis de Leather. Mas nada no Oscar me surpreende. Aquilo é tão somente uma festa. Dê no que dê, tudo é só aplauso. Se bem que a cara do Nicholson disse muito. Abração.
01.12.07 @ 09:16
Não acho Crash um filme ruim, Chico. Mas assim como você, ainda acredito que Ang Lee é o grande vencedor... e Brokeback é o melhor filme. Eu já tinha lido que Paradise Now estaria fora da lista de ganhadores, mas confesso que foi um choque assistir "Crash" (fiquei tão pasmo quanto o seu elenco na hora que Jack abriu o envelope) levar o maior prêmio da noite. E também gostaria de assistir o David Strathairn levando o prêmio, mesmo considerando o Philip Seymour Hoffman um grande Capote.
01.12.07 @ 10:12
Pois é, Bombeiro. Injustiça braba.
Mas discordo de você (e de tantos) quanto a Crash. Não acho que o filme se venda como panteão de verdade, não acho que Haggis se pretenda determinista: mais que denúncia generalizada, eu vejo um retrato - de um momento, de um espaço, de uma parte. Nunca enxerguei o filme como um todo arquetípico assim.
Também não acho que Brokeback seja cinema de primeira. O filme dialoga comigo (e com muita gente) por razões muito particulares, mas o alarde é exagerado.
Hollywood é retardada, como o Marlos disse. E sabe o que é pior? Eu adoraria pensar que a não-premiação do favorito chamaria mais atenção para a questão... Mas, sinceramente, duvido.
Mas discordo de você (e de tantos) quanto a Crash. Não acho que o filme se venda como panteão de verdade, não acho que Haggis se pretenda determinista: mais que denúncia generalizada, eu vejo um retrato - de um momento, de um espaço, de uma parte. Nunca enxerguei o filme como um todo arquetípico assim.
Também não acho que Brokeback seja cinema de primeira. O filme dialoga comigo (e com muita gente) por razões muito particulares, mas o alarde é exagerado.
Hollywood é retardada, como o Marlos disse. E sabe o que é pior? Eu adoraria pensar que a não-premiação do favorito chamaria mais atenção para a questão... Mas, sinceramente, duvido.
01.12.07 @ 10:17
Premiar Crash foi um erro sim. Crash nao tem um apoio muito forte de criticos, nao é o mais assistido. Nao sei quem esta apoiando esse filme. O mais estranho desse Oscar é que os premios foram divididos demais. Como se tudo fosse muito bom, ou muito ruim. Capote e Good Night mereciam muito mais o Melhor Filme do que Crash. Foi uma pena. O Oscar deixou passar a oportunidade de premiar a arte. De ser considerada um bom award show, todos os premios escolhem o Brokeback, menos o Oscar. No Rotten Tomatoes, o Crash esta com apenas 77% (igual a Mente Brilahnte), enquanto os outros indicados tem no minimo 87%. Fazer o que...
01.12.07 @ 10:36
LeoN, é possível exercer a tolerância e o respeito e discordar sem ofender os outros. "Menina de Ouro" não foi o vencedor do Alfred à toa.
01.12.07 @ 11:06
Eu juro que quando vi a cara do Nicholson achei que ele tava fazendo uma brincadeira. Eu fiquei muito puto quando Crash ganhou, nem Chicago eu odiava tanto. Acho que foi preconceito da academia com um filme gay. A cerimonia foi muito boa, bem apresentada. Queria que a cerimonia desorganizada do ano passado fosse nesse, pra comteplar a vitoria de Crash.
01.12.07 @ 11:18
Impressionante. Não odeio o filme, mas é increvelmente medíocre; não deveria nem ter figurado entre os cinco finalistas, aí o filme ganha.
Uma das maiores injustiças cometidas pela Academia, sem dúvida.
Uma das maiores injustiças cometidas pela Academia, sem dúvida.
01.12.07 @ 11:33
filmesdochico
LeoN, facho que você exagerou no seu comentário. E tem um erro: "Menina de Ouro" não ganhou o Oscar de roteiro adaptado. Foi "Sideways" o vencendor naquele ano.
01.12.07 @ 11:37
Nao vi Crash, mas depois de seu post nem faço muita questão de ver. Torci para o filme do Clooney, que eu sabia que tinha poucas chances, mas ficaria contente se "Brokeback Mountain" levasse. Seus comentários e textos, como sempre, são excelentes. Abraço
01.12.07 @ 12:35
filmesdochico
Thaís, a Academia já elegeu filmaços, como "Perdidos na Noite", "Beleza Americana", "Um Estranho no Ninho" e os dois Chefões. O problema é que isso é bissexto.
LeoN, eu nem acho que a sinceridade de "Crash" seja o mais importante - e eu acho que ele não é sincero - mas, sim, como "Brokeback Mountain" é imensamente mais cinema do que o filme de Paul Haggis, sem recorrer aos artifícios que vc classifica como adolescentes.
Eu acho o Wilker muito melhor do que o Rubens Ewald Filho. Deveria falar mais, inclusive. E achei a Maria Beltrão a melhor apresentadora do Oscar que a Globo já teve.
Marlos, eu não estou defendendo "Brokeback Mountain" porque ele é gay. A causa gay não é meu foco embora eu ache que sua premiação teria um papel importante. Eu realmente acho que "Brokeback" perdeu por causa da homofobia, mas a questão é que deixou de se premiar um grande filme em prol de um filme ruim, o pior da noite. E "Crash" não é só ruim por causa de seus temas. Ele é ruim porque seu texto é ruim, sua montagem, entrelaçando as historinhas, é primária e não tem nada de novo. Será que ninguém viu um filme de Robert Altman? "Crash" é ruim porque é apenas escandoloso e não verdadeiramente crítico.
LeoN, eu nem acho que a sinceridade de "Crash" seja o mais importante - e eu acho que ele não é sincero - mas, sim, como "Brokeback Mountain" é imensamente mais cinema do que o filme de Paul Haggis, sem recorrer aos artifícios que vc classifica como adolescentes.
Eu acho o Wilker muito melhor do que o Rubens Ewald Filho. Deveria falar mais, inclusive. E achei a Maria Beltrão a melhor apresentadora do Oscar que a Globo já teve.
Marlos, eu não estou defendendo "Brokeback Mountain" porque ele é gay. A causa gay não é meu foco embora eu ache que sua premiação teria um papel importante. Eu realmente acho que "Brokeback" perdeu por causa da homofobia, mas a questão é que deixou de se premiar um grande filme em prol de um filme ruim, o pior da noite. E "Crash" não é só ruim por causa de seus temas. Ele é ruim porque seu texto é ruim, sua montagem, entrelaçando as historinhas, é primária e não tem nada de novo. Será que ninguém viu um filme de Robert Altman? "Crash" é ruim porque é apenas escandoloso e não verdadeiramente crítico.
01.12.07 @ 13:59
filmesdochico
Lemuel, "Brokeback Mountain" é tão bom justamente porque não tem grandes pretensões. É bom porque é bom. Porque é cuidadoso, delicado, bem escrito, bem interpretado, bem dirigido, bem fotografado, bem musicado. Tudo é bom em "Brokeback". E, além disso, ele é um filme simples e honesto. Se houve alarde, a culpa é das pessoas que se chocam com a história que ele conta e não do filme. "Brokeback" não requer a atenção para si. "Crash" a exige.
Anônimo, não sei bem responder seu comentário. Você acha que foi uma conspiração?
Ed, aquele cenário pegando fogo para a música de "Crash" pelo menos poderia ter queimado o teatro para a gente ser privado da aberração que foi o fim da festa.
Eu concordo com você, Tiago. "Chicago" é um filme-espetáculo, Ailton. E eu o o acho bastante correto assim. Rodrigo, eu achei um resultado vergonhoso para a Academia.
Mario, obrigado. Eu realmente estaria bem feliz se o Clooney tivesse ganho. Pelo menos seria a vitória de um filme bom.
Anônimo, não sei bem responder seu comentário. Você acha que foi uma conspiração?
Ed, aquele cenário pegando fogo para a música de "Crash" pelo menos poderia ter queimado o teatro para a gente ser privado da aberração que foi o fim da festa.
Eu concordo com você, Tiago. "Chicago" é um filme-espetáculo, Ailton. E eu o o acho bastante correto assim. Rodrigo, eu achei um resultado vergonhoso para a Academia.
Mario, obrigado. Eu realmente estaria bem feliz se o Clooney tivesse ganho. Pelo menos seria a vitória de um filme bom.
01.12.07 @ 14:08
epa, nao quis ofender ninguem. nem estava sendo intolerante. as palavras na web ganham as tintas de quem lê. quem me conhece pessoalmente sabe que uso palavras fortes mais porque sou uma tragicomédia humana, ambulante e falastrona do que porque estou querendo atacar algo.
mas que eu acho menina de ouro péssimo, acho.
LeoN
mas que eu acho menina de ouro péssimo, acho.
LeoN
01.12.07 @ 14:35
Hahaha. Eu TAMBÉM pensei que fosse brincadeira do Nicholson...
Mas, pensando bem, a cara dele naquela hora disse tudo sobre a premiação.
Mas, pensando bem, a cara dele naquela hora disse tudo sobre a premiação.
01.12.07 @ 16:10
Estão todos criticando o Crash e esquecem de outra grande injustiça, desta vez cometida pelo Chico: José Wilker é bem pior que Rubens Ewald Filho!!!!
01.12.07 @ 16:32
filmesdochico
Bem, eu não acho. Vc viu pela Globo? Do Canadá?
01.12.07 @ 16:36
Chico, a vitória do Haggis deve ser o início da dominação mundial pela cientologia.
Alguém sabe se o vídeo da entrega do prêmio está na rede? Não prestei atenção na cara do Nicholson quando ele leu o envelope.
E não vejo problema algum no roteiro de "Menina de Ouro".
Alguém sabe se o vídeo da entrega do prêmio está na rede? Não prestei atenção na cara do Nicholson quando ele leu o envelope.
E não vejo problema algum no roteiro de "Menina de Ouro".
01.12.07 @ 16:41
filmesdochico
hahahaha... eu bem que desconfiava...
Não sei sobre o vídeo, mas é bem capaz...
Eu acho o roteiro convencional e com muitos clichês. O diferencial é o Clint.
Não sei sobre o vídeo, mas é bem capaz...
Eu acho o roteiro convencional e com muitos clichês. O diferencial é o Clint.
01.12.07 @ 16:58
Quer saber? Melhor mesmo como está. Vai ser ótimo ver as pessoas conversando daqui a 20 anos:
MOMENTO 1: Adolescente numa locadora, na sessão VENCEDORES DO OSCAR
- Que filme é esse, Crash? Deve ser bom... ganhou o Oscar, né?
- Não sei dizer... Odiei um filme desconhecido tb, chamado Uma Mente Brilhante. Só depois soube ganhou o Oscar.
MOMENTO 2: Sessaõ das obras alternativas
- E pensar que esse clássico perdeu pra um filme tão ordinário como o que vi ontem. (Crash)
- é verdade. Taxi Driver, Laranja Mecânica, Fargo, 2001 Uma Odisséria no Espaço, Pulp Fiction, Fargo... Brokeback Mountain...
MOMENTO 1: Adolescente numa locadora, na sessão VENCEDORES DO OSCAR
- Que filme é esse, Crash? Deve ser bom... ganhou o Oscar, né?
- Não sei dizer... Odiei um filme desconhecido tb, chamado Uma Mente Brilhante. Só depois soube ganhou o Oscar.
MOMENTO 2: Sessaõ das obras alternativas
- E pensar que esse clássico perdeu pra um filme tão ordinário como o que vi ontem. (Crash)
- é verdade. Taxi Driver, Laranja Mecânica, Fargo, 2001 Uma Odisséria no Espaço, Pulp Fiction, Fargo... Brokeback Mountain...
01.12.07 @ 17:02
filmesdochico
Marcelo, veja se consegue ver aqui:
http://youtube.com/watch?v=GJPMAKduV3E
http://youtube.com/watch?v=GJPMAKduV3E
01.12.07 @ 17:04
filmesdochico
hehehe.
Talvez seja melhor mesmo...
Talvez seja melhor mesmo...
01.12.07 @ 17:06
Será que é mesmo questão de homofobia? Não seria xenofobia? Na verdade, acho que é, principalmente, mau gosto.
01.12.07 @ 19:00
filmesdochico
Xenofobia porque o Ang Lee é taiwanês? Mau gosto, com certeza...
01.12.07 @ 19:04
honey, eu vou dizer uma coisa q tu e a maioria do pessoal da liga vai discordar e querer dar em mim, mas q seja. eu nao odeio crash. acho o menos bom dos cinco, mas ainda assim ele tem coisas aproveitaveis (e me fez apaixonar pelo terrence howard, o q jah eh bom em si). mas ele eh simplorio, os roteiros do haggis sao simplorios. assim como o roteiro de million dollar baby. eh aqui q eu apanho de metade da liga, mas pra mim eh verdade. sao dois filmes do mesmo quilate, o do ano passado soh eh melhorzinho pq o clint eh um baita diretor e ator, enquanto q a direcao do haggis parece ser feita a safanoes. mas enfim, ele escreve os filmes que o pessoal da ampas se identifica e eu nao.
buenas, eu amo munique ainda mais q brokeback (q eu jah gosto bastante). mas mesmo munique, se tivesse ganho, teria me deixado chateada. pq o q me irrita nao sao os meritos do filme vencedor em si (qqer q seja), eh o modo como se deu a vitoria. pq brokeback trilhou um caminho de premios somente comparado a schindler nos ultimos anos, nao era uma corrida apertada (como no ano de shakespeare apaixonado, por exemplo). e em geral um filme com tantos prognosticadores nas costas nao costuma perder o oscar, nao importa se eles se apaixonaram por outro filme ou nao. na verdade, a premiacao de crash eh tao anomala q nao tem como nao ser o caso de votos contra um filme, no caso, brokeback. e isso me irrita.
buenas, eu amo munique ainda mais q brokeback (q eu jah gosto bastante). mas mesmo munique, se tivesse ganho, teria me deixado chateada. pq o q me irrita nao sao os meritos do filme vencedor em si (qqer q seja), eh o modo como se deu a vitoria. pq brokeback trilhou um caminho de premios somente comparado a schindler nos ultimos anos, nao era uma corrida apertada (como no ano de shakespeare apaixonado, por exemplo). e em geral um filme com tantos prognosticadores nas costas nao costuma perder o oscar, nao importa se eles se apaixonaram por outro filme ou nao. na verdade, a premiacao de crash eh tao anomala q nao tem como nao ser o caso de votos contra um filme, no caso, brokeback. e isso me irrita.
01.12.07 @ 19:22
ah, e o "cala a boca, viado!" do LeoN foi o ponto alto de todos os sites pos oscars q eu li hj
=D
=D
01.12.07 @ 19:27
filmesdochico
Pois é, Fer. Eu também acho que a única explicação para o filme não ter ganho é o preconceito. A vitória de "Crash" pareceu quase uma armação.
01.12.07 @ 19:44
como sempre, eu conncordo em tudo com a fer! 
LeoN
LeoN
01.12.07 @ 20:50
É realmente reconfortante saber que não se está sozinho quando se acha que o filme Crash parece todo errado. Um filme que martela na cabeça não pelo que foi, mas pelo que poderia ter sido. O texto escrito pela Ana Maria Bahiana diz realmente tudo. Será que um filme é bom por ser tão desgraçado para alguns? rsrs.
O típico filme de americano para americano se enchergar nessa época em que os acontecimentos preveem mais catástrofes é melhor se segurar e não se arriscar.
Spilberg propôs uma tese (nada original para o brasileiro) de que o terrorismo só tende a crescer! Isso Não agradaria a academia! Fora Spilberg!
Clonney mostrou que é possível vencer o medo do próprio país sabendo agir com malícia no seu exelente Boa noite e boa sorte! Não é bom para o governo! Fora Clooney!
Capote fornece o argumento de que para se vencer é preciso dar o que o público quer, uma história com sangue muito sangue, estava muito evidente. Então Capote acabou Capotando.
Bem restou Crash e Brokeback, aqui no Brasil a moda foi "descobrir" quem ganharia e não a sinseridade daquilo que se viu! Então as apostas eram todas evidentes como grandes magos para deixar boquiabetos os leitores e público com o seu poder de conhecimento!
Vejamos Brokeback não ganhou o prêmio de melhor montagem e pelas estatísticas estaria fora do páreo, logo, o filme Crash sobre a bondade americana com os imigrantes e o povo mau que só quer praticar o bem é o melhor! É este com certeza!
Só podemos dizer uma coisa a arte não pode ser medida e nem é uma Ciência exata, por isso que é arte!
A propósito Chico, li o seu artigo sobre o filme "Elefante" e vc martelou tanto sobre ele que acabei assistindo-o. Realmente é um filme brilhante apesar de ser apenas uma adaptação dos fatos que realmente aconteceram.
BLOG: http://lovecine.blogspot.com
O típico filme de americano para americano se enchergar nessa época em que os acontecimentos preveem mais catástrofes é melhor se segurar e não se arriscar.
Spilberg propôs uma tese (nada original para o brasileiro) de que o terrorismo só tende a crescer! Isso Não agradaria a academia! Fora Spilberg!
Clonney mostrou que é possível vencer o medo do próprio país sabendo agir com malícia no seu exelente Boa noite e boa sorte! Não é bom para o governo! Fora Clooney!
Capote fornece o argumento de que para se vencer é preciso dar o que o público quer, uma história com sangue muito sangue, estava muito evidente. Então Capote acabou Capotando.
Bem restou Crash e Brokeback, aqui no Brasil a moda foi "descobrir" quem ganharia e não a sinseridade daquilo que se viu! Então as apostas eram todas evidentes como grandes magos para deixar boquiabetos os leitores e público com o seu poder de conhecimento!
Vejamos Brokeback não ganhou o prêmio de melhor montagem e pelas estatísticas estaria fora do páreo, logo, o filme Crash sobre a bondade americana com os imigrantes e o povo mau que só quer praticar o bem é o melhor! É este com certeza!
Só podemos dizer uma coisa a arte não pode ser medida e nem é uma Ciência exata, por isso que é arte!
A propósito Chico, li o seu artigo sobre o filme "Elefante" e vc martelou tanto sobre ele que acabei assistindo-o. Realmente é um filme brilhante apesar de ser apenas uma adaptação dos fatos que realmente aconteceram.
BLOG: http://lovecine.blogspot.com
01.12.07 @ 22:15
AHAHAHHAHAHHA
01.12.07 @ 22:17
Deixe aqui seu comentário:



péssimo 







