Gustavo de Almeida e Marcele Fernandes são cariocas, casados e rubro-negros. Ele tem 40 anos e trabalha de noite. Ela tem 27 anos e trabalha de dia. Os dois se encontram nas poucas folgas que restam, nos posts do blog e, quase sempre, nos sonhos também.
Siga-nos no Twitter Gustavo de Almeida
Marcele Fernandes









17.06.08

Voar, voar, fugir, fugir - Luta insana contra a fobia de avião

01paris
Acima, a maneira mais tranqüila de conhecer Paris! É só clicar no título do post e curtir muito, deixar o mouse te levar!

Admitir isso é se sujeitar ao riso e ao escárnio geral. Na verdade, é pior do que dizer em público que dorme de fraldas ou que nada usando bóia de cavalinho. Mas está mais do que na hora de eu confessar: tenho um pavor monumental de avião, a exemplo de diversas personalidades por aí. Me lembro, por exemplo, de um secretário-lobista do Roberto Marinho, o Jorge Serpa. O cara, segundo reportagens, ia toda semana do Rio a Brasília de carro – claro, com motorista, aí é mole. Dou um desconto porque deve ter sido no tempo em que ainda não havia ar-condicionado de automóvel.
Puxando da cabeça vem mais gente. Dennis Berkgkamp, por exemplo. Dizem que abriu mão de jogar a Copa da Coréia/Japão antes mesmo das eliminatórias para não ter que encarar umas 20 horas a bordo de um cilindro metálico a não sei quantos milhares de quilômetros de altura a uma velocidade impensável para os padrões de um guepardo – quanto mais para os do ser humano.


"Fly Emirates, my ass!"

Deu sorte o Bergkamp: a Holanda sifu nas Eliminatórias e não foi à Copa de 2002. Duvido que mr. Bergkamp não tenha comemorado secretamente, dando um soquinho no ar disfarçado, acompanhado de um “YES!” meio contido, fazendo o cara na fila do orelhão achar que ele era maluco.
Mas eu sou jornalista e tenho medo de avião. Muita gente que ouviu esta minha confissão reagiu como se fosse algo tão absurdo quanto ser cirurgião e ter medo de sangue ou ser médico-legista e ter nojo de galinha ao molho pardo. Ora, conheço jornalistas que no máximo atravessam a Ponte Rio-Niterói e olhe lá. Onde os caras queriam que eu fosse? Em grande parte da minha carreira cobri Cidade, Segurança Pública e no Rio de Janeiro. Querem que eu faça o quê? Pegue um avião até Estocolmo para conhecer as balas perdidas de lá?

Bom, mas a língua queimou quando surgiu, já aos 29 anos, a minha primeira viagem de avião. Ou será que foi aos 30? Sei que foi em 1997 ou 1998, e foi Rio-Santa Catarina. Objetivo: cobrir a partida da Família Schürmann para mais uma tresloucada (na minha opinião, porém, sensatíssima) viagem de barco ao redor do mundo.

Que inveja. É como eu queria conhecer o mundo.
Mas já naquela viagem, quando os portões do Santos Dumont se abriram para eu andasse até o avião que iria para São Paulo (de lá, pegaria uma conexão Rio Sul até Floripa), um raio de luz iluminou todo mundo de frente, eu só vi sombras. Sabem o que eu pensei? A sério?
Que o raio de luz era Deus e que ele estava me comunicando que eu estava me despedindo da vida.
Agora que você parou de rir, vamos continuar: toda viagem de avião traz centenas de pequenos sinais de que tudo vai acabar mal. Um deles é a presença de um bebê. Anos e anos de reportagem, muitas vezes ajudando na cobertura de acidentes horríveis de avião, onde a gente tem que tentar saber como era a a vida da pessoa. E não dá outra: sempre tem um bebê na lista trágica de passageiros e que nos faz chorar ou pensar, que lástima, um bebê.
Aí eu tou lá na cadeira do avião me afundando, tentando não aparentar que os dentes estão cerrados e que eu preferia não ter visto a decolagem, quando aparece a cena aterradora: uma mãe brinca com seu bebê. Imediatamente me vem à cabeça a imagem dos jornalistas preparando a edição e falando: “Tinha um bebê, que pena”. Pronto. Acaba a minha viagem.
Anos se passaram e fiz a minha segunda viagem, novamente passando por São Paulo (desta vez Guarulhos, e não o aeroporto cheio de prédios que é Congonhas). Aliás, jamais fiz uma viagem de avião sem passar por São Paulo – o que gera outra coisa horrível, que é a superstição. Se eu fizer uma que não passe por SP, acreditarei em acidente durante a viagem por causa da superstição. Não tem jeito.

Nesta segunda viagem, já havia Marcele para tentar segurar minha onda. Só que na volta, baita avião da British Airways (pensamento confortante e mentiroso: “São ingleses, os caras não deixam o avião cair, é país desenvolvido”), sistema de som ligado, começa a tocar “I’ve been loving you too long” na voz de....Otis Redding.
Não dá para ouvir, dentro de um avião em movimento, um artista que morreu em acidente de avião. O difícil foi explicar isso a Marcele – já que primeiro ela teve de parar de rir.

O mais incoerente é que eu não tenho lá muito medo de decolagem e aterrisagem. Inclusive acredito piamente que posso, no caso de uma aterrisagem mal-sucedida, fazer como o Papa-Léguas, saltar quando o avião estiver pertinho do solo e pronto.
O meu problema é “lá em cima”.
Na primeira vez em que eu fiquei “lá em cima”, senti uma solidão estranha – eu estava sozinho mesmo, viajando sem companhia, a trabalho. A viagem me pareceu interminável. A angústia era basicamente o seguinte: não ter ninguém perto, nada, nada, nada, nada. Perto, talvez, só de Deus.
Não me entendam mal. Sei que, apesar das doenças, guerras, pragas, do Vasco (se é que é coisa D’Ele) e do aquecimento global, Deus é legal. É fiel, como já dizem por aí. Acredito Nele. Simpatizo com Ele. Só que não acredito em ficar muito perto do Homem. Não por enquanto. E na primeira vez em que voei, me senti pisando no terreno D’Ele.
E tive medo mesmo D’Ele resolver me convidar para ficar de vez, tomar um café, tirar dois dedos (no caso D’Ele, Dedos) de prosa, jogar um gamão. E eu nem sei as regras.
Sei que está se aproximando o maior desafio da minha vida: ir de avião até Paris. Marcele até procurou, numa demonstração de amor incondicional, saber o preço de ir de navio. Mas é algo que daria para comprar um carro e pagar a gasolina para ir até Paris passando por Alaska, Vladivostok, Sibéria, Tchita, Aral, Omsk, Dudinka, etc.
Para falar a verdade, ainda não sei se vou. Tem o fator financeiro, tem várias coisas pendentes. Mas o desafio é grande. Vou usar drogas, claro: soníferos de primeira linha. Quero pelo menos oito horas de sono. E as outras três horas, caramba, vamos que vamos.
Ah, claro: e tem a volta.
Para isso eu devo procurar navio. Cargueiro serve.

por Gustavo de Almeida as 01:56:18

Posts similares:
De parar avião
O buraco
Medo de aviões


Comentários:


Seus comentários

Nome: José Rodrigues Filho
Url:
Bom! Pra começar também sou rubro-negro e tenho medo de avião. Se vou viajar começo a sentir medo desde os preparativos pra viagem, dez, vinte dias, antes.Se puder encho a cara de uisque e fico bastante animado, se não puder observo a paisagem e fico pensando nas possibilidades de um desastre. Também penso que quando o avião chegar próximo ao solo, quebro o vidro e pulo fora.Entretanto, recentemente, penso que já vivi muito mais que outros que já partiram aos 40/50 anos e que morrer em desastre de avião é pertinente às classes mais elevadas. Por isso, não é tão mal assim.
Considerei o artigo bastante interessante, devido ao lado engraçado que superou o lado trágico.
Parabéns.
José Rodrigues


José Rodrigues, esqueci de mencionar isso: também enchi a cara de uisque na volta do primeiro vôo, mas me arrependi, ao que parece o álcool faz um efeito devastador lá nas alturas. Quando cheguei ao Rio, estava num estado lastimável. Quase perdi a bagagem. No táxi!
17.06.08 @ 09:24
Nome: Adriana G. Paparella
Url:
Ótimos seus comentários!!! Como pode, de uma situação aterrorizante, acabar sendo hilário, super engraçado!!! Pois compartilho com vocês deste medo terrível, a ponto de adiar uma viagem só para não precisar ir avião! Quantas vezes procurei viagens de ônibus para outros países, mas sem sucesso..... eu acho que todos os passageiros deveriam ir com paraquedas nas costas, pois qualquer problema saltaríamos, certo? Se eu sinto uma turbulência ou movimentação diferente, pronto, acho que já está caindo, que desgaste!! Fazer o quê??? E o meu marido vive dizendo para programarmos nossas viagens de final de ano com antecedência, para tirarmos vistos, programar gastos, mas nosso destino sempre acaba sendo a bela cidadezinha do interior Águas de Lindoya!! Imagem por que?



Adriana, é exatamente tudo o que eu penso: por que diabos não tem um pára-quedas para cada passageiro? Corte de despesas? E é claro que qualquer turbulência para mim é queda!
Viva Águas de Lindoya!!!
17.06.08 @ 10:50
Nome: Mylce
Url:
Bom eu confesso tenho pavor de avião,já penso se o dia que tiver que viajar tenho certeza assim como 1+1+2 que o avião vai cair,realmente poderia existir para-quedas né?nossa da cala frio de pensar,tenho tanto medo que disse pra minha namorada que o dia que ela fosse visitar a mãe dela, que mora em pernanbuco, eu ate iria mais de carro,ela olhou muito séria pra mim e disse: mentira!o pior e que tambem tenho medo de dirigir ou seja ela terá que dirigir só ou ir só de aviã.
17.06.08 @ 12:08
Nome: Ana Maria
Url:
Olha, foi demais!
O texto parece comigo e descubro que posso dar gargalhadas de mim mesma. Como é ridículo e sério essa coisa de medo de avião. A primeira coisa que vejo é a quantidade de pessoas, ai penso: Não, este tanto de gente não pode estar marcada para morrer no mesmo dia, aquela ali com tantas joias deve ser socialite, famosa, não deve estar programada pra morrer agora junto comigo. E lá vai pensamentos sombrios. Começo a perguntar para os mais próximos: Tem medo de avião?
Uma raiva danada me dá daqueles que lêem jornais e revistas, parecem que nem estão no alto, ou não ligam para a morte.
Quero te dizer que AMEI seu texto,
um grande abraço..Ana.
17.06.08 @ 12:21
Nome: Rodrigo Gonçalves Dias
Url:
Voar de avião é tenso p/ mim.
Antes de embarcar, observo se a aeronave está sendo abastecida, se os pneus estão calibrados e se ñ há nenhuma avaria aparente na fuselagem.
Ao adentrar no avião, reparo logo nas suas condições de manutenção.
Aquela turbulência é mto desagradável. Acho q pagamos passagem mto cara p/ sofrer td isso ! Os aviões tinham q ser confortáveis.
Um tio meu era piloto de helicóptero e morreu em um acidente pq o combustível akbô.
Assisti a um outro tio (irmão do ex-piloto de helicóptero) cair de parapente na Pedra da Gávea e morrer.
Meu pai (irmão desses 2 tios) já foi piloto e nada sofreu.
Minha tia (tb irmã;) trabalhou na Varig.
Td isso é uma mera coincidência ?!
As tragédias aéreas são passadas pelos jornais e documentários. É ave q atravessa o vidro e acerta o comandante, ou vai parar na turbina; é avião q ao pousar ñ consegue frear e bate; é um avião q em pleno vôo consegue cortar a asa do outro; é a porta q despenca etc.
Enfim, p/ mim o melhor momento do vôo é qdo o avião toca o solo.
17.06.08 @ 13:57
Nome: Luz Mary
Url:
Parabéns pela mensagem reflexiva! Sabe Gustavo, acho que toda a vez que a gente percebe que tem gente igual a gente a gente reflete sobre quão iguais e frágeis somos... uma sementinha nessa terra de Deus! Para além disso nós não somos nada sozinhos! Então ai entra a seguinte questão: temos medo de avião e quem será que vai nos ajudar se algo acontecer conosco? Dentro de um avião que geralmente as pessoas nem se olham: é difícil! Acho que o maior medo é esse, é dessa solidão que tu mesmo falas... Ela realmente é amedrontadora... O mais interessante é que tu disseste que quando um bebê chora lembra dos noticiários - será que não recai exatamente sobre essa solidão? esse bebê que de alguma forma somos nós? bebê abandonado! Acho que nós temos que lutar contra esse medo! Sermos mais fortes que isso ora! Agora que sería bem legal uma campanha ¨faça amizade no avião¨ sería... pode ser que assim esse sentimento inoportuno se dilua, de preferência prá sempre!! Abraços a ti e a todos que tem medo de avião (assim como eu!) e sejamos mais unidos!!
17.06.08 @ 14:14
Nome: Lucia Malla
Url: http://interney.net/blogs/malla
Sugestão pra vc: mesmo com sonífero, comprimidos anti-ansiedades e dormindo, vc vai acordar incomodado, pq cadeira de classe econômica é péssima pra dormir. Então sugiro um bom travesseiro de viagem, acima de tudo, para suas costas não virarem um picadinho - não confie nos travesseirinhos das empresas, use um ortopédico e o benefício final será melhor. Peça a poltrona perto da saída de emergência, pq ela tem mais folga nos pés, e assim há mais espaço para se esticar e dormir. Um livro relaxante e/ou músicas relaxantes no seu player tbm auxiliam, facilitam o sono. E talvez uma tática boa seja se cansar bem antes de ir, para que ao chegar no avião vc esteja tão cansado q só pense em dormir.

E boa viagem! :)
17.06.08 @ 15:54
Nome: Dandara
Url:
Concordo com vocês... tb morro de mêdo de avião, nunca andei, mas meu marido sempre me fala que quer passar as férias em outro estado, no nordeste. e ele só faria essa viagem se fosse de avião. Mas, minha mãe sempre teve muito mêdo, acha fascinante esse meio de transporte, mas falava que nunca andaria, pois bem, um dia recebeu um presente, uma viagem até Genebra(Suíça), não tinha o direito nem de recusar e acabou indo.Nunca tinha andado de avião. Foram apenas 12 horas de experiência, mas voltou satisfeita dizendo que faria tudo novamente, perdeu o mêdo. Bem espero que um dia eu possa perde-lo tb.

Saudações...
17.06.08 @ 17:00
Nome: lucas
Url: http://lucasdantas.com
Gustavo, você falou do bebê. É um indício, concordo. E eu que voei ao lado de um padre??? Vai me convencer que o cara não estava adiantando a papelada pro outro lado...
17.06.08 @ 18:37
Nome: Márcia
Url:
Demais, principalmente hoje, providencial seu super mega legal texto. Ontem quase entrei em pânico voando de Belo Horizonte para Brasília, sinto tudimmmm isso aí. Um dia venceremos esse medo, ou morreremos risos
17.06.08 @ 18:52
Nome: Ana Claudia
Url:
Eu tenho pânico de voar. Já voei muito, desde pequena, mas somente aos 25 anos é que veio esse pânico louco. Do nada. Um belo dia, num vôo Rio - Londres. Foi um vôo com muita turbulências, daquelas no meio do Atlântico. Chorei muito, de soluçar. Micão mesmo. Outro micão foi num vôo de Buenos Aires para Bariloche, no ano passado. Esse foi brabo, tomei quatro cápsulas daquela "Passiflora", cujo princípio ativo é o maracujá... junto com elas tomei 2 comprimidos de Dramin. Só sei que com 30 minutos de vôo senti as mãos formigarem tanto até o ponto de ficarem dormentes. Toquei a campainha, chamei o comissário de bordo, falei que estava prestes a desmaiar, que tinha tomado remédios e tal. Ele pegou na minha mão, olhou bem pra mim e disse em espanhol: "Señhora, nada vá passar a este vuelo, nada senhora, quede tranquila. Quede tranquila." Pra quê... comecei a chorar. O cara era médium! Como ele sacou que eu tinha medo? Ele me deu uns 10 pacotinhos de sal, me levou pra primeira classe, e quando cheguei lá ainda fiz amizade com uma moça que prendeu minha atenção pelas duas horas e meia restantes de vôo. Esse foi o mico mór... de lá pra cá não voei mais. Vou no fim do ano pra Paris, passagens compradas. Estou pensando seriamente em visitar aquele instituto Condor, pra pelo menos amenizar a situação.
17.06.08 @ 18:57
Nome: Valdo
Url:
É de grande interesse e cômicas essas histórias com medo de avião, tudo é verdade, e há sofrimento sim. Mas se pudesse colaborar para amenizar esse mal, digo e lembro-lhes, o seguinte: O avião não vai decolar só para te levar,ele mora no céu, desceu apenas para te pegar, ja que fica mais nos ares que no solo, afinal foi feito para voar e não para cair. É seguro e confiável, apesar de não parecer tanto.
17.06.08 @ 19:36
Nome: Nem morto
Url:
Já voei muito (sempre por obrigação) e tenho um segredo: tenho medo de avião e o Lexotan não. Fazemos uma dupla e tanto.
17.06.08 @ 20:25
Nome: Marcele Fernandes
Url: http://www.interney.net/blogs/eclipse
E a Nina, Mói e Nicolas que nos esperem em outubro! Nós estamos chegandoooooooooooo! :P

E meu bem, depois das viagens para Floripa, BsAs e Floripa de novo, você já tá ficando craque...

Beijos,
Marcele
17.06.08 @ 21:29
em primeiro lugar MUUUUUUITO OBRIGADA pelo link de Paris :) estou indo pra lá no fim do ano e é ótimo ter um gostinho (mesmo que virtual) antes de chegar à cidade luz.
em segundo lugar, seu post veio bem a calhar porque há poucas semanas fiz minha primeira viagem de avião - sozinha, sem pais, amigos, conhecidos, sozinha mesmo.
então eu não sei se foi a emoção de viajar como uma rebelde transgressora das "leis" da minha família ou se foi o nervosismo mesmo mas eu me senti com 10 anos entrando em um parque de diversões :)
a sensação de voar é maravilhosa, mas confesso que esperava muito mais... avião é fichinha comparado à montanha-russa...
20.06.08 @ 16:55
Nome: Alexandre (pai da Luiza e do Matheus)
Url:
Cara, to me mijando de rir até agora!!! Só para te deixar um pouco melhor: se for para Paris, voe com a Air France. Você só vai comer baguete, beber vinho francês (tudo bem que não é um viiiiinnhho francês), beber água Perrier e outras coisas mais... São apenas 11 horas de vôo. Então dá para beber bastante vinho francês (eu e andreia matamos com umas 10 ou 12 garrafinhas) e dormir. Quando acordarem, já estarão aterrisando.
Agora para te deixar mais angustiado, no avião não tem paraquedas, mas tem boia de salva vidas!!! O assento vira uma bóia!! PQP!! Se a porra do aviao cair no mar você vai precisar de uma bóia??? Vai entender!

Grande abraço

e cunhada, tarefa árdua essa de colocar essa "mala" no avião, hein???
22.06.08 @ 02:17
Noooooooossa! Me vi nos seu post. Até a profissão é a mesma. Eu vou pra Londres de Avião, dia 19 de agosto. Já pensei em milhões de drogas pra usar (kkkkk). Se eu descobrir uma efetivamente poderosa, te aviso!!!!
31.07.08 @ 09:51
Nome: Adriana Almeida
Url:
Oi,quero compartilhar meu medo de voar(panico) e o pior é que tenho que viajar muito devido a profissao do meu marido,agora mesmo estou de mudança de fortaleza para porto alegre,faltam vinte dias mas ja nao durmo a uns 10 sofrendo e tendo pesadelos quanto mais ando mais medo tenho meu marido diz que é bobagem minha e briga comigo o voo inteiro o que é ainda pior,sei que esse medo tem que ser superado pois ate minhas filhas ja tem medo de voar por ver minhas reaçòes dentro de um avião, e percebo que todos ficam me olhando e achando que é minha primeira vez a bordo e me sinto uma boba mas nao consigo me controlar e deixo o medo transparecer, ate mais obrigado pela oportunidade de dividir isso com vcs...
25.11.08 @ 02:47
Nome: Christopher
Url:
Pensei que só eu fosse um E.T aéreo nessa vida... tenho pavor de avião desde a última vez que fui pra Serras Gaúchas com minha esposa (moro em sp). Tinha uns 20 minutos de vôo qdo bateu um desespero total e uma vontade louca de descer daquela merda... Minha mão suava tanto que não aguentava mais... chegando lá pensei em voltar de carro... usei todos os sedativos que possam imaginar para voltar... voltei bacaninha totalmente balão...parecia que tinha fumado e bebido de tudo ... qdo o avião desceu não senti nada, pra falar a verdade não senti as poucas mais de 1 hora que estivesse naquele avião... Tinha viagem marcada pra Argentina, perguntam se fui??? (fui o kct) Ela foi e eu fiquei, inventei milhares de desculpas de última hora do serviço,mas é um medo que vou dominá-lo de uma forma agradável e sem o uso de sedativos...Abs... Na próxima irei, pq se não é divórcio na certa... VAMOS APROVEITAR A VIDA!!!
23.03.09 @ 01:05
Nome: eu
Url:
po nem me fala aviao eh tao estranho sempre viajei milhoes de vezes mas agora tenho um medo de morre sei la e muito mais q preciso ver meu pai q esta doente e so da pra ir de aviao ja n sei uq faço pra mim todo voo de aviao vai acaba em tragedia tenho um pavor gigante qnd estou dentro do aviao q parece q meu coracao vai explodir ta loko ...
01.04.10 @ 00:40
Nome: Fernanda
Url:
Sei que este mensagem foi escrita a algum tempo... Bom, espero de coração que ninguém tenha morrido de acidente áreo!rs.....
Eu também gente, tenho muuuuito medo de viajar de avião, e acreditem, viajo aproximadamente 2 vezes por mês!
Sofro demais, fico tensa...um horror!....
O mais engraçado é que sempre tive um medinho, mas nunca de turbulência... sempre foi tranquilo, o problema é a tal da subida e descida!... No entando, aconteceu um problema que mudou completamente o meu relacionamento com aviões. Voltando de Bariloche para a Argentina em agosto de 2010, peguei uma turbulência muito forte, que fez com que o avião caísse livremente por alguns segundos, tive a absoluta certeza que ele iria atingir o solo... foi uma gritaria, as máscaras de oxig. cairam (obs:no desespero ninguém colocou a máscara no rosto!rs).... Enfim, foi absurdamente terrível...fiquei completamente apavorada, e todas as vezes que fecho os meus olhos, consigo me lembrar perfeitamente da sensação....pedia a todo instante para que Deus nos colocasse em segurança no chão, e que todos pudessem voltar para suas famílias....Juro, foi a pior coisa que já senti na vida!...Não sou uma pessoa muito religiosa, mas acredito em Deus e sei que foi por ele que nada de pior aconteceu!... Hoje, peço todos os dias para Deus proteger esses profissionais que tem em suas mãos a responsabilidade de muitas vidas...
09.11.11 @ 10:03
Nome: Fernanda
Url:
Sei que este mensagem foi escrita a algum tempo... Bom, espero de coração que ninguém tenha morrido de acidente áreo!rs.....
Eu também gente, tenho muuuuito medo de viajar de avião, e acreditem, viajo aproximadamente 2 vezes por mês!
Sofro demais, fico tensa...um horror!....
O mais engraçado é que sempre tive um medinho, mas nunca de turbulência... sempre foi tranquilo, o problema é a tal da subida e descida!... No entando, aconteceu um problema que mudou completamente o meu relacionamento com aviões. Voltando de Bariloche para a Argentina em agosto de 2010, peguei uma turbulência muito forte, que fez com que o avião caísse livremente por alguns segundos, tive a absoluta certeza que ele iria atingir o solo... foi uma gritaria, as máscaras de oxig. cairam (obs:no desespero ninguém colocou a máscara no rosto!rs).... Enfim, foi absurdamente terrível...fiquei completamente apavorada, e todas as vezes que fecho os meus olhos, consigo me lembrar perfeitamente da sensação....pedia a todo instante para que Deus nos colocasse em segurança no chão, e que todos pudessem voltar para suas famílias....Juro, foi a pior coisa que já senti na vida!...Não sou uma pessoa muito religiosa, mas acredito em Deus e sei que foi por ele que nada de pior aconteceu!... Hoje, peço todos os dias para Deus proteger esses profissionais que tem em suas mãos a responsabilidade de muitas vidas...
09.11.11 @ 10:03
Nome: o5tz26mc
Url: http://timberlandshoesales.org
U.S. F? Ability to control events in Europe is limited, but a U.S. Pr? President not powerless against it. The Wei? S house is not a Request for Comments on Yahoo news about government plans to respond to deal with a crisis of the euro. But Stie in the G-20 in Cannes, France, last week, Pr? President Obama europ? Ical leaders? ?, Ma took to other members of the euro-zone to protect, especially Italy and Spain - the impact of Greece's ability Zahlungsunf?. And pressed the st? Strongest economies in the world to Ma? Took to take to stimulate economic growth, partly in order to limit the turbulence in the event of a crisis of the euro. ? K nnte The government even support from the International Monetary Fund for a wider W rescue when n tig -? Although Republicans in Congress have tried, so far unsuccessfully, to block U.S. funds of funds to be used for this purpose.
10.04.12 @ 12:31

Seus comentários::


Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)