Gustavo de Almeida e Marcele Fernandes são cariocas, casados e rubro-negros. Ele tem 40 anos e trabalha de noite. Ela tem 27 anos e trabalha de dia. Os dois se encontram nas poucas folgas que restam, nos posts do blog e, quase sempre, nos sonhos também.
Siga-nos no Twitter Gustavo de Almeida
Marcele Fernandes









26.09.07

Tropa de Elite fora da festa do Oscar

Tropa de Elite: exclusão injusta da festa do Oscar
Tropa de Elite: diminuem esperanças de ir à festa do Oscar

São 13h20 e acabo de saber que Tropa de Elite NÃO VAI concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme a ser anunciado às 16h é O ano em que meus pais saíram de férias. Tal escolha reflete uma espécie de “lobby’ que começa a se formar na mídia contra o extraordinário filme de José Padilha. Um lobby que já se vê no Partido da Imprensa (fundado por Gramsci) e se estende até as alas tradicionais e dominadoras do audiovisual no Brasil – sempre digo que no Brasil, cinema é profissão para rico. Não se ascende ao cinema, e sim, se galga patamares. Padilha, ao que parece, subiu demais. Deve ter incomodado alguém – pessoas que, provavelmente, saberiam que “Tropa de Elite” iria para o Oscar.
A informação, no entanto, não é definitiva. Até o último segundo os irmãos Weinstein vão tentar fazer a comissão julgadora rever suas posições. Eu, pessoalmente, acho difícil, mas vou torcer. Hoje há consenso de que, se Tropa de Elite for mesmo ao Oscar, trará o “inédito caneco para o Brasil”. Tenho certeza até que a Globo colocaria o Galvão Bueno para narrar a festa, e no lugar do José Wilker colocariam o Falcão. Mas isto talvez não interesse muito a cineastas tradicionais que não conseguiram o feito.
Noto, ao ler dois artigos – um publicado no sábado e outro nesta terça-feira – que há setores da imprensa interpretando o filme como “apologia à tortura” ou "ataque à classe média". Nesta terça, um articulista escreveu que Tropa de Elite era o filme mais reacionário da história do cinema brasileiro. E criticou o discurso contra o denuncismo que revela uma “classe média branca e hipócrita”. Ora, o que é a classe média em relação às drogas?

Não condeno ninguém por gostar de drogas, eu uso as minhas – só que vinhos são encontráveis em comércios que pagam (quase sempre) impostos e geram empregos. E pay-per-view dos atuais jogos do Flamengo também são geradores de impostos. Também não condeno - embora devesse - quem usa o rótulo da "cultura" com fins de usar dinheiro público pelo critério de beneficiar os amigos mais próximos, mas esta prática existe. Não ouço ninguém escrever que isto é fascista.
Só que considero toda essa reação tão sem direção ao discurso de “Tropa” um tanto medrosa. Há tortura no filme? Há. Como há na polícia. Há heroísmo no filme? Há. Como há, sim, por que não?, na polícia. A classe média agradece ao policial que ganha R$ 800 por ele impedir o assalto na Lagoa? Devia agradecer. A coisa anda feia, cada vez tem mais gente assaltando. O que o filme faz é o papel de "mãe", explicando para o filho que pensa que bebês vêm voando no bico da cegonha e policiais militares já nascem corruptos e malvados.

O filme desnuda a estrutura falida de uma corporação, os baixos salários, o estado precário dos equipamentos, o tratamento que a sociedade dá a quem se propõe a arriscar a vida por causa da segurança pública. O filme mostra o que acaba acontecendo com boa parte dos policiais por causa de todos estes fatores, o que sente o policial ao ser tratado como "bando" (a cena na faculdade é real) e acima de tudo o filme mostra que há duas seguranças públicas: a dos ricos e a dos pobres. Sendo que neste segundo grupo também estão os policiais, não se enganem.
Como disse em parágrafo anterior, as pessoas não estão nem aí, por exemplo, para o uso de dinheiro público em nome de uma “cultura” que privilegia apenas os amiguinhos em vernissages, exposições e mostras. Ninguém se horroriza com o dinheiro do pobre sendo usado para viagens ao exterior em nome de projetos individuais e de empresas. Mas um filme mostrando o sucateamento da PM pelo Estado, mostrando a repulsa à corrupção, mostrando a realidade das favelas, ah, isso é reacionário, isso é um horror. Mostrar tortura é um horror, gente! Vamos esconder debaixo do tapete.

Um dos artigos mencionava que era ruim o filme mostrar o “tráfico como um câncer”. Ora, o que é o flagelo do tráfico para as favelas senão um verdadeiro câncer? Ou deveríamos ver o tráfico como fator de “redenção social”? O tráfico, é sim, um câncer social, que existe, e devemos até compreender o que empurra crianças e adolescentes neste caminho.
Mas JAMAIS aceitar o tráfico como “redenção”. Redenção é educação, emprego e salário. É investimento urbano, é polícia bem paga e cidadã.
Outro artigo chamava o filme de “fascista”. Pelo contrário. “Tropa de Elite” é reformista, reflete a vontade de mudar que têm os policiais honestos – reflete a batalha dura contra um sistema viciado, algo que acontece praticamente todos os dias em todas as áreas. Que área de nossa vida que não tem um sistema “viciado”. Um exemplo é o Setor Audiovisual – que acaba de cassar o direito de “Tropa de Elite” ganhar o Oscar.
”Tropa de Elite” divide bem a conta da violência. Mas antes do garçom fechar tudo, parece que tem gente na mesa que tem dinheiro mas não quer pagar. Que eu esteja errado às 12h40 e que o resultado às 16h seja diferente do que anunciei aqui. Se não for, infelizmente será mais um ano sem Oscar para o Brasil – apesar de ser um bom filme o pré-escolhido.

UPDATE: Confirmada a informação acima por um jornal carioca.

*****
E para não dizer que só trago notícias ruins e aborrecimentos, uma notícia boa para a Marcele clicando aqui.

por Gustavo de Almeida as 13:22:27

Posts similares:
Antídoto ao Tropa de Elite
Tropa de Elite no Oscar?
Cinema nacional de elite


Comentários, Trackbacks:


Seus comentários

Nome: Hilton Marcos
Url:
Melhor que saber, é poder passar os olhos em um artigo tão bem escrito e, verdadeiramente, mostra a realidade de uma cidade, que por culpa de algumas pessoas, está a cada dia se tornando um caos de fácil explicação, porém, mesmo sendo lido por tantos, não se consegue atingir a mentes voltadas para si mesmo.
Pena!
Este artigo deveria estar em todos oa jornais, em primeira página ou na página de Opinião de todos os jornais do Brasil. Saber que na polícia há bandas, todos sabem, mas dá-se a impressão de, só conhecem a banda de música, o que não é real.
Vamos lá, vamos pensar positivo e esperar em jovens jornalistas a massificação do bom raciocínio; da inteligência privilegiada; do principio básico que todo ser humano precisa ter, sensatez. Seria, talvez, necessario ainda avisar aos leitores inacessíveis, que nãp adianta querer comprar em livrarias ou bares de qualquer lugar do país, este dom, se podemos assim chamar, nasce com cada um.

abraços
26.09.07 @ 13:47
Nome: flávia d.
Url: http://flaviadurante.blogspot.com
nossa, mas "o ano..." é um filme muito melhor. "tropa de elite" tb é foda mas o q mata é aquela narração brega e redundante q todo bendito filme brasileiro cisma em ter. até o "cidade de deus". :-/
26.09.07 @ 14:21
Nome: Gustavo de Almeida
Url: http://www.interney.net/blogs/eclipse
Flávia, "O ano..." é sim um filme muito bom, acima da média.
Mas não provocou metade da catarse e da polêmica que "Tropa..." provocou. O impacto do filme do Padilha é mais impressionante do que o da obra-prima do Cao Hamburger
Esta é minha opinião...
26.09.07 @ 14:27
Nome: yasodara
Url: http://www.yaso.in
Gustavo, muito bom seu artigo sobre o filme. Realmente o que você falou faz muito sentido. Tenho me preocupado com a criação da TV Pública (a Rede Brasil) a que foram destinados 350 milhões anuais do governo para "incentivo à cultura". Todo mundo sabe que essa grana vai para a mesma panelinha.. Seu artigo veio a confirmar minha idéia, que postei semana passada num artigo sobre a TV Pública: a "conversa pública" não é TÃO pública assim....
Parabéns pelo artigo!!!
26.09.07 @ 15:05
Nome: Flavio
Url:
prezado,

Quem seria o contato comercial do Blog?

Abraços,

Flavio
26.09.07 @ 15:36
Realmente é um excelente artigo!
Me instigou a assistir os filmes em questão. Vou assitir e volto a comentar aqui.

Um abraço a todos.
26.09.07 @ 16:16
Nome: Administração do Eclipse
Url:
Flavio,
na home page do Interney tem uma guia "contato" em que vc opta pela Adminstração do portal!
Abraço

http://www.interney.net/blogs/?cmd=Contato
26.09.07 @ 16:26
Nome: Paulo Rosas
Url:
Bom comentário, mas omite o fato de que o filme escolhido é melhor que Tropa de Elite, apesar do sotaque paulista do filme escolhido
26.09.07 @ 16:35
Nome: Lucas Dantas
Url: http://lucasdantas.com
Grande Gustavo, apesar de concordar com seus pontos, há um que você está ignorando.

Existem regras para que o filme seja aceito ao Oscar e elas não foram cumpridas no caso do Tropa de Elite. Tentaram burlar incluindo o filme no cenário comercial, lançando-o em Jundiaí antes do resto do país, mas só isso não foi suficiente.

Eu acho que deveríamos lançar o filme mundo afora, chocar a quem tiver que chocar, debater o que tiver que debater e indicá-lo no ano que vem. O filme só estreará nos EUA em 2008. Não vejo porque não colocá-lo como indicado ao Oscar 2009.

O filme que vai concorrer ano que vem passou em vários festivais do mundo e ganhou vários prêmios. O Tropa de Elite passou apenas nos DVDs de quem baixou e/ou comprou de camelô.

Você sabe que acho o filme fantástico, mas não tinha como oscarizá-lo agora.
26.09.07 @ 17:51
Nome: Marcele Fernandes
Url: http://www.interney.net/blogs/eclipse
Eu adoro "O ano em que meus pais saíram de férias", mas acho impossível compará-lo a "Tropa de Elite", já que são filmes tão diferentes. Diferentes e bons, muito bons. Mas acho que Tropa deveria, sim, ir concorrer ao Oscar, só por toda a catarse, polêmica e tudo o mais que provocou. Quanto a boa notícia direcionada pra mim... Muito obrigada! Vou lá fora comprar meu chocolate agora!

Beijos,
26.09.07 @ 21:05
Nome: Brasileiro Indignado
Url:
IRRETOCÁVEL!
PERFEITO!
GENIAL!

Sem adjetivos para o artigo do Gustavo.
26.09.07 @ 21:49
Nome: Andre, um Jerico
Url: http://www.ideiadejerico.com
Pastar por aqui é sempre uma delícia. Espero vc lá na nossa roça que é uma joça Tb.
Beijo
André, um Jerico
www.ideiadejerico.com
26.09.07 @ 23:29
Nome: Mari
Url:
Só assino embaixo.
27.09.07 @ 12:01
Nome: thiago mello
Url:
caros amigos, o filme indicado pode até ser bom, mas o que influenciou na escolha a meu ver, foi a produtora. Alias, como influencia em diversas outra coisas em nossa país...trata-se da "globo filmes".
27.09.07 @ 12:31
Nome: Gustavo de Almeida
Url: http://www.interney.net/blogs/eclipse
Thiago,

boa lembrança....

Amigos, agradeço cada comentário

Gustavo
27.09.07 @ 13:05
Nome: gomes
Url:
tropa de elite nao foi indicado ao oscar ,porque aquele saco plastico que os policiais do bope colocam na cabeça dos playboys, serviu como carapuça para as pessoas da comissao que estavam indicando o filme brasileiro ao oscar, pois sao todos burguesinhos desta classe media alta com seus filhinhos de papai na qual o filme atinge.
29.09.07 @ 08:17
Nome: Daniela
Url:
É triste.. ver o quão dominante é a mídia no Brasil.
Parabenz aos atores e ao diretor deste filme. Tiveram a coragem de mostrar a verdade, nada mais que a verdade, que por muito tempo vinha sendo omitida pela mídia.
Este filme é muito ofencivo para o oscar... Afinal, não se pode mostrar a verdade em um país onde ser cego faz parte da moda.
30.09.07 @ 12:59
Nome: Pedro
Url:
Bem...
Eu só sei que já vi duas vezes, e vou ver no cinema também.
Eu sempre pensei que nunca conseguiriam produzir um filme assim, filmes brasileiros de outros "sabores" como os dramas e comédias são até corriqueiras, mas produzir filmes de ação com essa qualidade e energia isso pra mim é novidade.
Eu já estava cansado de ver aquelas cenas ridículas de perseguição de novela da globo, tomara que isso se torne um marco, e comecem a fazer filmes da ABIN, PF e outras forças nacionais.
03.10.07 @ 01:51
Nome: DJ
Url:
Se Tropa de Elite não vai concorrer ao Oscar, de qual fonte (Documentada) está a devida referência????

Impossível de não só concorrer ao oscar como levar o caneco.

Links e referências... só para constar ;)

abs.
04.10.07 @ 11:42
Que sacanagem é esse país em que vivemos, sinceramente. Pois o filme Tropa de Elite foi por mim caracterizado como o melhor filme que já vi em minha vida, ou seja nem filmes estrangeiros vão sobrepor esse consenso e agora esse "povinho" com apologia a violência. Se o EUA fosse pensar assim também, Hollywood iria falir.

Grande abraço!
04.10.07 @ 15:34
Nome: Matador
Url:
Sou policial militar e acima de tudo um brasileiro que acorda cedo todos os dias para trabalhar. Percebo que o filme mostra a realidade do nosso país e isso sempre incomodou a todos aqueles que preferem mostrar o RJ como um Estado de Carnaval e mulheres semi-nuas. Acho que o Oscar seria mto interessante para o cinema brasileiro, mas acho também que o país já ganhou este Oscar indiretamente, pois é a primeira vez que um filme brasileiro consegue ser mais falado e visto que qualquer outro filme cheio de efeitos especiais. Viva o cinema brasileiro e viva nosso país que está aos poucos mostrando suas partes boas e ruins tb, grande abraço a todos
05.10.07 @ 21:32
Nome: Rodrigo
Url:
Pessoal, calma lá.

Como um filme incômodo que retrata a realidade crua, nua e verdadeira vai concorrer com um filme "pra judeu ver"?

Infelizmente, o chatíssimo "O Ano..." tem mais força política.

Gustavo,
Genial seu artigo. Estás de parabéns!
06.10.07 @ 19:42
Nome: Ede
Url:
Oscar????
Festa de Playboy americano FDP?
Baladinha de escolhas definidas previamente?
13.10.07 @ 22:00
Nome: Mariana
Url:
Uauuuuuuuuuuu mto bom o filme. Acabei de chegar do cinema e ainda o estou absorvendo. É um filme, digamos, "tem consciência social".
13.10.07 @ 22:33
Nome: Simone
Url:
Maravilhosa a cena da passeata. A hipocrisia reina sileciosa e absoluta.
14.10.07 @ 23:59
Nome: lailton Montenegro
Url:
e viva o Brasil... ate no cinema...
vou ser franco... "o ano..." não amarra nem as chuteiras do "tropa" verdade seja dita..
16.10.07 @ 16:58
Nome: Bruno Almeida
Url:
É mesmo uma piada...
Só no Brasil, algo tão bem feito, e que causou tanta repercussão, não concorre a seletiva da principal premiação do cinema mindial, é como levarmos para copa do mundo a seleção brasileira formada por jogadores da série B do Brasileirão!!!

Q piada é o Brasil!!!!!!!!!!!!
16.10.07 @ 19:22
Nome: Clóvis Luz
Url:
"É um cenário instável que se abala por uma brisa qualquer...Ventou lá no Babilônia!" Não sei se é literal essa reprodução que fiz de uma narração inicial do Capitão Oliveira, mas a poesia que ela carrega é fabulosa. O filme é humano, repleto de medo e coragem, vícios e purezas. Bem Brasil, que ainda sonha em tornar-se um país digno...
17.10.07 @ 11:13
Nome: NANE
Url:
Sinceramente, o melhor filme que já vi. A hipocrisia em nosso país é tão grande que era de se esperar que "tropa" não fosse indicado. Parabens pela iniciativa...assino embaixo em tudo o que você escreveu...
18.10.07 @ 14:17
Nome: Claudio
Url:
FODA-SE O OSCAR
Só brasileiro meia boca mesmo pra ficar pensando nisso.... querendo mendigar a participação em um prêmio feito pelos americanos e para premiar os filmes deles. É feito por e para Hollywwod.... o prêmio de filme estrangeiro é um entre dezenas de prêmios possíveis e que nunca ganharemos. Pessoal, vamos nos conformar com nossa condição de terceiro mundistas, nossos festivais de gramado e de brasiília, e esquecer de querer ganhar essa merda de oscar. Tem coisa mais importante acontecendo...
18.10.07 @ 20:27
Nome: Guilherme Schwinden
Url:
Texto brilhante, não tem mais o que por!!!
É claro que toda unanimidade é burra, mas dizer que este filme é apelo à tortura, violência e nao sei mais o que..., é no mínimo ter uma visão limitada não do filme, mas da vida e da realidade que nós brasileiros vivemos hoje.
Parabéns pelo texto, gostei muito!!!, traduz a opinião da maioria que assistiu, acredito, ao menos deveria.
p.s.: se "tropa" não concorrer ao óscar vou ficar revoltado, uhahuahua
19.10.07 @ 11:16
Nome: Cezira Helena Pinheiro
Url:
Parabéns pelo texto muito bem elaborado, o filme retrata o Rio de Janeiro à 10 anos,hoje imagino estar pior pois a burguesia está cada vez mais egoista e a corrupção invade o pais em todas as áreas públicas e privadas.
21.10.07 @ 11:59
Nome: Marbata
Url:
Durante 10 anos, seis meses e 21 dias, servi na PM do Rio, nessa condição, posso dizer com todas as letras que o filme mostra, com absoluta veracidade, as entranhas da corporação. Existem sim bons policiais, a grande maioria, mas existem os "podres", aqueles que compactuam com a corrupção, com o roubo e com o tráfico. Comandantes que se apropriam de forma ilícita das verbas destinadas à manutenção dos serviços básicos, dos veículos, da alimentação da tropa, a comida servida aos soldados é de péssima qualidade, etc. O armamento disponibilizado à tropa é de péssima qualidade o que obriga ao PM adquirir com recursos próprios uma arma de melhor qualidade para a sua defesa. A munição que recebe do armeiro (aquele que controla a guarda e a entrega das armas para o policial quando da sua entrada em serviço, não é confiável e às vezes não deflagra quando imperioso o seu uso em defesa da vida tanto do policial quanto a de eventual cidadão sob ameaça da parte de bandido(s). Os salários, dos praças, são absolutamente ridículos e aviltantes. Homens em situação de alto risco, perigo de vida, ganhando salários ao redor de R$ 800,00 é inconcebível, o que os obriga, quando honestos, a buscar atividades como seguranças, vendedores de bugigangas, mecânicos, eletricistas, etc., em suas horas de folga e que deveriam servir para o merecido descanso das horas indormidas em serviço.
Nesses anos em que trabalhei na PM, da qual saí por livre e espontânea vontade, assistí ao enterro de muitos colegas mortos em serviço e não vi da parte da "sociedade" pela qual morreram o devido reconhecimento.
O filme não retrato tudo, nem poderia fazê-lo dada a limitação do tempo, mas é fiél naquilo que mostrou.
O policial militar ama a sua corporação e serve, sim, com coragem à sociedade - é um fato.
Abraços a todos.
21.10.07 @ 13:06
Nome: Miguel
Url:
Quer saber!, quer saber!...Quero que o "OSCAR", va pra PQP! O filme é brasileiro porra!
21.10.07 @ 18:02
Nome: oteniel barbosa marques
Url:
TENHO QUE COMEÇA COM UM GRANDE PORRAAAAAAAAAAA! AFINAL O BRASIL ESTA ACOSTUMADO A SER INERTE, EM MUITA COISA .QUANDO ALGUEM TENTA MOSTRAR A CAPACIDADE DO BRASIL E DOS BRASILEIROS TEM SEMPRE OS MERDA QUE O FREIAM.O FILME TROPA DE ELITE MOSTRA QUE O BRASIL É CAPAZ DE SE DESTACAR NOS CINEMAS ,TROPA DE ELITE MOSTRA A REALIDADE NUA E CRUA DA POLICIA E BANDIDO.NÃO SEI AO CERTO O QUANTO DO FILME RETRATA A REALIDADE .MAIS JA DA UMA BASE DA CORUPÇÃO DA POLICIA.OS AMERICANOS IAM FICAR PASMOS AO VER TROPA DE ELITE E LOGO IAM IMAGINAR QUE FOERA UM FILME PRODUZIDO EM ALGUM PAÍS DO PRIMEIRO MUNDO.BRASIL MOSTRA TUA CARA QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR AQUI.BRASIL MOSTRA O TEU NEGOCIO O DONO DO TEU SOCIO CONFIA EM MIM.....PASTES DA LETRA DE UMA MUSICA..
SOU MAIS BRASIL E CONCORDO QUE A MERDA DA GLOBO TIROU O TROPA DE ELITE DA DA PARADA E PÓS "O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FERIAS "UM PORRRS PRS GLOBO QUE SE METE EM TD MAIS A HORA DELA VAI CHEGAR.ELA TA ACOSTUMADA A TIRAR TODOS QUE ATRAVESSEM O SEU CAMINHO MAIS ISSO VAI MUDAR E ACHO QUE EM BREVE...DESDE DE TENTAR SUJAR A MORAL DO BISPO MACEDO ATE FINANCIAR A CAMPANHA DE UM CANDIDATO A PRESIDENCIA E O POR NO PODER.ELA ACHA QUE PODE COMANDAR TD .TROPA DE ELEITE AINDA VAI DAR MUITO PANO PRAS MANGAS AINDA EMSPEREM E VERAM """""O MELHOR FILME DO BRASIL" ABRAÇOS
22.10.07 @ 17:18
Nome: toni ( tropa de elite e seus meritos )
Url:
NÃO SEI AO CERTO QUANTO DE PUBLICO "DOIS FILHOS DE FRANCISCO"POS NAS SALAS DE CINEMA DO BRASIL ,PARESSE QUE UNS 4 MILHÕES,MAIS TROPA DE ELITE
TA COM A MORAL TODA VEJAM:
1-INGRESSOS ESGOTADOS EM 15 MINUTOS EM SUA ESTREIA.

2-15 milhões de DVDs piratas vendidos.

3-em 15 dias ,ja levou mais de 1 milhão de pessoas as salas de cinema no brasil.

4-teve que ser antecipado em 3 meses sua estreia devido a pirataria.

5-é o dvd de filme brasileiro mais pirateado da história.

6-custou 10 milhões de reais,e ja arrecadou mais de 6,5 milhões em apenas 15 dias.

7-esta causando uma disputa interna globo.um quer que se transforme em uma serie no fantastico.outros querem transformalo em uma serie indenpendete e livre de qualquer outro programa.

8-depois de tanto sucessoe polemica a globo teve que mexer seus pausinhos para tiralo da parada"oscar 2008"e por oseu é claro"o dia em que meus pais sairam de ferias".

9-ele tem o meior numero de salas no brasilcom 336 salas de exibição.superior a qualquer outro nacional o estrangeiro.

10-levou nesse fim de semana mais de 400 mil pessoas ao cinema.

11-levou ate o congresso a discutiro assunto da violência na policia.

12- a "policia do rio"por varias vezes tentaram proibir sua exibição.

13-ja possui ate brinquedos .

14-é um dos nomes mais pesquisados no gogle.site de pesquisa.

15-conseguiu levar todas as classes socias ao cinema.ate policias do bop.

16-filme mais comentado e polêmico da historia cinematografica brasileira.

17-esta previsto levar ao cinema mais os 2,5 milhões de pessoas.

18-ja é o 3 terceiro filme mais assistido do ano.

19-esta confirmado sua estreia nos estados unidos(eua)ano que vem.

20-ja ultrapassou todos os filmess estrangeiros.

21-ate o lula ja fez comentário sobre o filme , e assitiu o dvd pirata.

22-com retorno meteorico vai ultrapassar dois filhos de francisco.

23-se tornou caso de policia.um dos integrates da equipe do filme foi preso por vender copia para pirataria.

24-um dos vidios mais visto no "you tub".

25-GANHADOR POTÊNCIAL DO OSCAR 2008,SE FOSSE OU SE FOR CONCORRER AO OSCAR.

26-polemico,realista.assustador.arrepiante.performatico,TROPA DE ELITE É O MAIOR FILME DA HISTORIA CINEMATOGRÁFICA DOBRASIL.NÃO CONSEGUIRIA POR AQUI TODOS OS MERITOS DESRTE GRANDE FILME QUE É BRASILEIRO E SERIA AGRACIADO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.O UNICO CAPAZ DE TRAZER A TÃO ESPERADA ESTATUETA DO OSCAR SE NÃO FOSSE A GLOBO TIRALO DA JOGADA.

22.10.07 @ 18:08
Nome: Andrei
Url:
realmente o filme nos faz pensar sobre nossa sociedade..ele eh assombrosso e faz vc pensar a noite...o filme me passa um certo cárater facista, mas nada mais eh do que a guerra, escondida pela mídia.

ao oscar....foda-se o oscar...mas queria ver c tropa de elite n pegava o oscar...talvez ate n pegasse pq a mídia ia querer barrar o filme...

e sobre o filme indicado ao oscar....nada mais do q a globo influenciando nosso país cego que n pode tomar atitudes...

26.10.07 @ 03:02
Nome: Paulo
Url:
Excelente filme e excelente texto,parabens.
30.10.07 @ 23:16
Nome: Mario jorge
Url:
É triste mais é real, o pais da hipocrecia mais uma vez mostra sua atitude, querer tapar o sol com a peneira, não adianta tentar esconder o que todo o mundo sabe, tropa de elite mostrou apenas uma pequena parte, mais com certeza este filme apesar não concorrer ao oscar serviu de iniciativa para a historinha do cinema nacional, que daqui para frente com certeza sera outra
02.11.07 @ 10:18
Nome: rahy rodrigues
Url:
é lamentável saber que um filme tão bem repercurtido nao vai concorrer ao oscar de melhor filme estrangeiro.mais fazer o que se a hipocresia/idiotice/burrice[seja la ql nome tem isso]esta presente até na cinematografia!?
02.11.07 @ 11:45
Nome: Ana
Url:
Gente, num apavora não!!!
O Oscar é americano, certo? Logo, para um filme concorrer, precisa ter passado pelas salas de cinema americano. Como "Tropa de Elite" só vai estreiar lá em 2008, não tem como ele concorrer ao Oscar de 2008 (q é relativo aos filmes q passaram nos cinemas americanos no ano de 2007).
Então, "Tropa de Elite" só poderia concorrer ao Oscar de 2009!!! Está certo o Brasil indicar "o Ano...", ele já estreiou no cinema americano e é um filme bom!
Foi exatamente isso q aconteceu com Cidade de Deus, q teve seu lançamento no Brasil em 2002 e no cinema americano em 2003, concorrendo assim (em 4 categorias) ao Oscar 2004!!!
Eles até tentaram dar um jeitinho brasileiro pra mandar o filme esse ano, mas como o Oscar obedece a regras, num deu certo!
Num tem maracutaia não gente!
Vamos esperar até 2009 pra ver o filme ser devidamente premiado (ou não!!!)
06.11.07 @ 05:44
Nome: Jefferson
Url:
Melhor filme do ano.


As falas do Capitão Nascimento virou falas do cotidiano do Brasileiro.


Quem já não chamou alguem de fanfarrão, ou pergunto onde ta o Baiano? ou mesmo disse " Sr. 01 tras o cabo de vassoura"? Pode parecer bobeira, mas pelo menos aonde eu moro isso se procede.


Espero que alguma coisa que a Ana tenha comentado" Gente, num apavora não!!!
O Oscar é americano, certo? Logo, para um filme concorrer, precisa ter passado pelas salas de cinema americano. Como "Tropa de Elite" só vai estreiar lá em 2008, não tem como ele concorrer ao Oscar de 2008 (q é relativo aos filmes q passaram nos cinemas americanos no ano de 2007).
Então, "Tropa de Elite" só poderia concorrer ao Oscar de 2009!!! Está certo o Brasil indicar "o Ano...", ele já estreiou no cinema americano e é um filme bom!
Foi exatamente isso q aconteceu com Cidade de Deus, q teve seu lançamento no Brasil em 2002 e no cinema americano em 2003, concorrendo assim (em 4 categorias) ao Oscar 2004!!!
Eles até tentaram dar um jeitinho brasileiro pra mandar o filme esse ano, mas como o Oscar obedece a regras, num deu certo!
Num tem maracutaia não gente!
Vamos esperar até 2009 pra ver o filme ser devidamente premiado (ou não!!!)
", seja realmente verdadeira. Por que nesse lance de Oscar, sinceramente sou meio leigo.


Parabens ao Padilha.

E bora la assistir pela 6º vez Tropa de Elite.

abraços
12.11.07 @ 13:50
Nome: elias
Url:
muito bom este filme hein... maravilhoso mesmo.
16.11.07 @ 10:49
Nome: Paulo
Url:
Excelente filme!
Espero que o filme seja o estopim de uma série de debates sérios para enfrentar de frente a questão da segurança pública no país.
Mas, verdade seja dita, o tráfico só conseguiu essa proporção em um dos poucos locais do Brasil onde a cultura do "xxxperrrto", do "malandro" e do "jeitinho" para quem não é "otário" é altamente reverenciada.
Como não prosperar a malandragem, a vagabundagem e a ignorância em locais onde grande parte da população cultuam esses valores?
Fica a pergunta
26.11.07 @ 00:20
Nome: Fernando
Url:
O Ano...
esse sim é um filme que eu particularmente gostaria que representasse o pais..

chega de filmes a lá "pixote"...

que o filme provocou discussão isso é verdade..

mas desde quando discutir algo já mudou alguma coisa por aqui???

tanto se falou sobre o pixote e dai?

morreu na criminalidade..

chega de capitão nascimento, zé pequeno e pixote...

vamos mostrar o que ainda resta de belo nesse pais e de espirito de arte nessa gente.
29.11.07 @ 21:51
Nome: Leandro
Url: http://www.mensagi.com.br
Ae Galera Tropa de Elite é aqui

http://www.mensagi.com.br/Tropa-de-Elite.php

Espero que Gostem Abraços
30.11.07 @ 10:27
Nome: dayane
Url: http://www.eunamidia.com.br
as foto do bar do cabo.......
28.01.08 @ 19:44
Nome: jair frança
Url:
Finalmente um filme expoe a sujeira que as classes média e alta fazem sustentando o tráfico de drogas e é isso que as elites brasileiras não aceitam. Aceitar que possa existir um negro policial honesto e universitários brancos maconheiros é inconcebivel para a nossa sociedade. "Tropa de elite" mostra que o mundo não é dividido entre brancos e negros ou ricos e pobres, e sim entre bons e maus...
13.02.08 @ 16:31
Nome: Gustavo -- argentina --
Url:
Tropa de elite: Um filme que merece muitos oscares.

Pena que nao tem um BOPE argentino.

Parapapapapapapapapa
Parapapapapapapapapa
Paparapaparapapara clack bum
Parapapapapapapapapa

Morro do Dendê é ruim de invadir
Nois, com os alemão, vamo se diverti
Porque no Dendê eu vo dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE treme
Não tem mole pro exército civil nem pra PM
Eu dou o maior conceito para os amigos meus
Mas morro do Dendê também é terra de Deus
04.05.08 @ 04:26
Nome: Beto Carvalho-San Francisco, California. USA
Url: http://www.themessage.cc
Hoje é 4 de Janeiro, 2009. O Tempo já vindicou ambos o excelente artigo do Gustavo de Almeida, e o excelente filme de José Padilha. Qualquer pessoa com o mínimo senso crítico de cinema - e aparte do gosto - pode dizer que o filme de Cao Hamburger ("O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias") é bom, mas é esquecível. Em contraste, "Tropa de Elite" é excelente e marcante. Como já disse, isso não é mais questão de debate. O (curtíssimo) tempo e efeitos dos dois filmes (ou melhor, efeito de "Tropa" e falta de efeito de "O Ano...") comprovam isso.

Parabéns Gustavo de Almeida. Very insightful.

Parabéns José Padilha (e todos os outros conectados com o filme). Even more insightful.

Parabéns Brasil, por finalmente iniciar a criar uma safra de filmes ao nível dos grandes mestres da arte.
04.01.09 @ 13:41
Nome: Flavio
Url:
Apenas e somente preconceito foi o fator predominante na "não" escolha do filme brasileiro Tropa de Elite. Eles vem com muita perturbação mental, esses tipo de filmes. Talvez um filme de uma menina vitima do holocausto na Polonia, uma historia chata de dez minutos, mas esticada pra passar duas horas em um filme italiano, rendesse mais. Tropa de Elite nao precisa de Oscar, ja provou a qualidade que tinha de provar. E que o Brasil nao desista, nao dependa da aprovação da farsa do Oscar para continuar a produzir filmes fantasticos!
22.01.09 @ 18:18

Seus comentários::


Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/5597







[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]