Gustavo de Almeida e Marcele Fernandes são cariocas, casados e rubro-negros. Ele tem 40 anos e trabalha de noite. Ela tem 27 anos e trabalha de dia. Os dois se encontram nas poucas folgas que restam, nos posts do blog e, quase sempre, nos sonhos também.
Siga-nos no Twitter Gustavo de Almeida
Marcele Fernandes









22.09.07

Capitão Nascimento, o herói indesejado

Capitão Nascimento em ação

Os dados são deste sábado, dia 22 de setembro: há 33 comunidades no Orkut sobre o Capitão Nascimento, personagem vivido por Wagner Moura no filme Tropa de Elite - agora, liberado para críticas, resenhas e comentários, já que o mesmo estreou no Festival do Rio e o povo já pode parar de fingir que não viu o DVD pirata. A maior delas – como sempre acontece no Orkut, intitulada “oficial" – tem mais de 3 mil participantes.
Um dos internautas da comunidade é sucinto e, ingenuamente, sem saber o quanto estava sendo esclarecedor, dá a dica:
“Você nunca mais ouviu falar em Chuck Norris? Pois saiba que o Chuck Norris queria entrar no BOPE, mas o Cap. Nascimento fez ele desistir apenas dizendo:
- Você é o novo xerife, sr. 08!
Depois disso ele nunca mais foi visto!”

Sim, agora finalmente entendi: o Capitão Nascimento está conquistando muito dessa galera ocupando o nicho que antes era de Chuck Norris, e também de Rambo - já se distribui pela grande rede o "capitão nascimento facts". Há quanto tempo não se ouve falar de um herói que enfrente um “inimigo retórico comum”?
Rambo enfrentava os comunistas do Vietnã. Chuck Norris, em muitos filmes, os comunistas russos e os latino-americanos desnutridos que insistem em oferecer aos americanos os prazeres da cocaína. Nosso Capitão Nascimento é simples: enfrenta o nosso maior inimigo, que é o banditismo e a corrupção. E, à maneira do que apregoava a famosa camiseta do Casseta e Planeta nos anos 80, sabe que “para enfrentar a violência, só com muita porrada”.
Capitão Nascimento deveria fazer Wagner Moura ser indicado para o Oscar de melhor ator. Na minha opinião, deve acontecer tal indicação, já que temos aí a Paramount na distribuição, a Universal no esquema e os irmãos Weinstein (ex-Miramax) fazendo o filme ganhar o mundo – além, é claro, da enxurrada de DVDs piratas que simplesmente fizeram os cariocas (e muitos Brasil afora) considerarem “o melhor filme brasileiro de todos os tempos”.

No Orkut, há fóruns discutindo qual a melhor frase do Capitão Nascimento. “Bota na conta do Papa”, em que ele manda executar um interrogado, aparece como uma das favoritas. As pessoas estão de saco tão cheio de banditismo que abstraíram o terror que é a banalização da execução. Sim, o Rio hoje tem a convicção: para acabar com a violência, só com muita porrada. Por isso, o Capitão Nascimento virou herói.
O diretor José Padilha me enviou, por email, em uma entrevista que fiz para a revista Rolling Stone, a seguinte frase, concisa:
- Tropa de Elite não tem heróis.
Ficamos então com a constatação básica: o diretor fez um filme que não queria. A bem da verdade, fez o filme que queria, baseado no roteiro que queria, com todo o aparato que queria. Mas o melhor do filme, José Padilha não queria: esta repercussão que endeusa o Capitão Nascimento.
Na minha opinião, à parte a discussão sobre as execuções e torturas do personagem (discussões mais longas no contexto do filme), vejo como bom sinal, sim, a idolatria ao Capitão Nascimento.
O cidadão comum demonstra através dessa simbiose que está de saco cheio de corrupção, de saco cheio da violência do crime, de saco cheio do estado paralelo nas favelas, de saco cheio do Rio sendo estragado a cada dia. O cidadão comum demonstra admiração pela superação (o treinamento do Bope), pela obstinação (Neto e Matias, personagens do filme, são obstinados) e pelo combate ao que é errado (Neto e Matias se revoltam contra a corrupção banalizada dentro da polícia).
O filme divide a conta: ao contrário do que a mídia sempre procurou pautar, a polícia não é deste jeito apenas porque “o policial nasce corrupto e violento”. O filme divide a conta com a administração pública, quando diz que anos de abandono levaram batalhões e policiais a um sistema falido. O filme divide a conta com a sociedade civil organizada quando mostra a convivência pacífica e promíscua de ONGs com bandidos armados até os dentes. O filme divide a conta com os cidadãos comuns quando realçam a tese (de forma até exagerada, diga-se) de que o usuário de drogas contribui para a violência.

Um dos roteiristas, o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, me disse que ele mesmo não acredita na tese – embora reconheça que o usuário é também parte do problema. Pimentel sabe que a violência urbana é multifatorial: desemprego, exclusão, distribuição perversa de renda, salário baixo, política falida de habitação, educação falida, saúde falida e corrupção policial.
- O Capitão Nascimento é um excelente executor da política de Segurança Pública que ele mesmo contesta. Ele sabe que é ruim subir a favela por um mês só para garantir o sono do Papa por uma noite, mas ele cumpre as ordens. Não sem questionar. Até mesmo no caso do Baiano, o traficante do filme, repare que ele questiona o que teria levado o Baiano a ser traficante, se tinha sido uma infância difícil.
Além das comunidades com o nome do capitão, ainda há grupos inteiros dedicados a frases: as comunidades “O senhor é um fanfarrão, xerife”, “23, o senhor está sem bandoleira”, “Bota na conta do Papa”, “Essa pica agora é do aspira” estão virando um sucesso na Internet.
Há muitos anos um filme não provoca tanta catarse. Se Cidade de Deus significou a retomada do cinema brasileiro, Tropa de Elite talvez signifique outra retomada – mas exclua-se daí a palavra “cinema”. O filmaço de José Padilha já é um fenômeno sociológico.

por Gustavo de Almeida as 12:36:11

Posts similares:
A volta do Capitão Nascimento
Top 5,5 ordens do Capitão Nascimento
Tropa de Elite


Comentários, Trackbacks:


Seus comentários

Nome: Bruno Godoi
Url: http://www.brunogodoi.com/blog
Ótimo comentário sobre o filme, o que me deixa com mais vontade de ir a uma sala de cinema e acompanhar essa trama.

Agora só uma coisa ainda não está bem definida, o filme ter vazado para a internet foi descuido, ou viral?
22.09.07 @ 14:06
Nome: Elaine Cristina
Url:
De fato, um excelente comentário sobre o filme. Mostra que as pessoas estão realmente cansadas de ninguém fazer nada contra corrupção e crime. E se o capitão Nascimento criou vida própria na pele do ator Wagner Moura, virou herói, VIVA!!! Estávamos precisando de um herói brasileiro, mesmo que para o diretor não seja. Para mim, ele é "O Cara".
22.09.07 @ 17:33
Nome: jean
Url:
Parabens pelo comentario acho que vc esta certo.otima visão critica o filme quer e passou essa visão. precisamos de pessoas que sejam exemplo e os espectadores viram isso no cap. nascimento.
22.09.07 @ 17:49
Nome: PIMENTEL
Url:


O MELHOR TEXTO SOBRE ESTA FIGURA COMPLEXA, QUE É O CAPITAO NASCIMENTO.


RODRIGO PIMENTEL
ROTEIRISTA
22.09.07 @ 19:16
Nome: Edes f souza
Url:
falou pouco mas disse tudo; este filme não só lavou a alma da população que vive refém da bandidagem, como também de muitos policiais que trabalham honestamente e lutam contra um sistema hipócrita, tentando compensar a parte da sociedade que vive abandonada, com um mínimo de justiça e atenção, em prejuízo das horas de folga, quando não da própria vida.
22.09.07 @ 21:19
Nome: Antonio Carlos
Url:
Porra, quanta encheção de saco! Qual o problema de termos, finalmente, um Rambo brasileiro? Eu acho é muito bom mesmo. Já estava mesmo na hora de termos heróis desses que dão porrada em todo mundo mesmo, e salvam o dia.

Ou será que só americano é que merece ser macho no mundo?

Tomara que o diretor pare de ser babaca, e lance logo uma continuação, explorando ainda mais esse lado heróico da trama. Quem sabe o cap. Nascimento não poderia ser convidado pela ABIN para ir à Bolivia dar uma lição naquele bostinha do Evo Morales? Eu ia delirar, e tenho certeza que muita gente no Brasil também.
22.09.07 @ 22:50
Nome: André Fernandes Branco
Url: http://www.versoeprosa.com
Excelente análise do filme. Acredito que o Cap Nascimento tornou-se herói por ser um representante do Estado que, de fato, produz algum resultado em prol da população, embora seus métodos sejam questionáveis. o povo necessita urgentemente de alguém que faça algo por ele.
Pena que o povo não enxergue que a culpa da atual situação não está nem nos policiais nem nos bandidos. A população está tão alinanda e fixada nesta fantasia de herói que se o Wagner Moura se candidatar a Governador, certamente será eleito.
23.09.07 @ 17:03
Nome: PEGA VAGABUNDO!!
Url:
TAVA NA HORA DE MOSTRAR COMO VAGABUNDO DEVE SER TRATADO..
23.09.07 @ 17:07
Nome: Gustavo
Url:
Bastante interessante o texto, mas discordo com a parte: "O filme divide a conta com os cidadãos comuns quando realçam a tese (de forma até EXAGERADA, diga-se) de que o usuário de drogas contribui para a violência."

É fato que o grande responsavél pelo tráfico de drogas é o usuário, assim como os grandes responsáveis pelas FARCs na Colombia sao os americanos e europeus que cheiram cocaina ! Como o tráfico iria sobreviver sem o consumidor ? Talvez criassem outras alternativas, afinal de contas o brasileiro sempre acha um "jeitinho" ...

Assisti a versao da internet e faco questao de rever no cinema !
24.09.07 @ 05:28
Gostei muito do comentário do Filme.
Acredito que a idolatria feita ao Cap. nascimento seja devido a uma falta de uma figura politicamente "correta" em nosso pais.
Concordo plenamente na indicação do Wagner Moura para o Oscar de melhor ator. Tenho lá minhas duvidas mas acredito que o filme documentário "noticias de uma guerra particular" tenha servido de inspiração para "Tropa de Elite".
Não sou a favor de uma continuação (Tropa de Elite 2) assim tão rápido, acho que a linhagem do filme possa servir de inspiração para mostrar a realidade brasileira sob um novo olhar.

No caso do filme vazar na internet e a grande distribuição pirata nas grandes cidades mesmo que de forma "corrupta", foi o grande marketing para o grande sucesso do filme, e ninguem vai querer ficar fora das salas de cinemas.
24.09.07 @ 09:06
Nome: Gustavo
Url: http://www.viabrasil.blog.br
O artigo mostrou uma ampla perspectiva do filme, excelente!

Esse comentário citado foi feito por mim em meu blog:
“Você nunca mais ouviu falar em Chuck Norris? Pois saiba que o Chuck Norris queria entrar no BOPE, mas o Cap. Nascimento fez ele desistir apenas dizendo:
- Você é o novo xerife, sr. 08!
Depois disso ele nunca mais foi visto!”

Como disse o ex-capitão do BOPE, Paulo Storani em entrevista: "O Capitão Nascimento será visto como herói nacional." Como esclarece o artigo, ele já está sendo...
24.09.07 @ 12:22
Nome: misael
Url:
já estava na hora de mostrar a versão do policial, pois só sabemos o lado do bandido, com filmes que foram produzidos e músicas que elevam a vida do crime, são ótimos os comentários, isso demonstra que a sociedade já não aguenta tanta criminalidade, e que venham novos filmes ou uma trilogia do Cap. Nascimento.
24.09.07 @ 14:07
Nome: Simone Amatnecks
Url:
Excelente texto. Não apenas pelo conteúdo, mas pela forma como foi escrito. Também gostaria de fazer um apêndice: apesar da preocupação dos produtores e dos responsáveis pela distribuição com a pirataria, acredito que não haverá o prejuízo esperado por eles. Eu assisti o filme na versão pirata, mas não deixarei de ir ao cinema para vê-lo novamente, e acredito que muita gente também fará isso.
25.09.07 @ 09:14
Nome: sascraex
Url:
16, TU É O XERIFE!!

DESISTO SENHOR!
25.09.07 @ 09:19
Nome: Eduardo
Url:
No Fantástico eu ouvi uma frase que pra mim já vale a existência do filme: Antes os meninos nas favelas brincavam de polícia e bandido e sonhavam em ser traficantes. Hoje eles querem ser do BOPE.

===========

Tem muito crítico execrando as práticas do BOPE. Como o próprio filme diz, isso é uma guerra e os traficantes não perdoam.

Eles nos matam, sequestram e colocam fogo dentro de pneus, são presos e sorriem pras câmeras e nós temos que tratá-los como pessoas de bem?
É Direito Penal do Inimigo neles!(tese que existe e já caiu até em prova do MP de Minas)

E ainda tem crítico inventando, dizendo que ele bateu na mulher e que nem conhece o filho (eles só brigaram e o filho é recém nascido!!!) Só faltou esses críticos exaltarem o uso de drogas!!! Dá um tempo! Devem ser adeptos da teoria da paz e amor e de que um baseadozinho não faz mal pra ninguém.

Eu vibrei muito quando ele deu aquela dura no maconheiro. E quantos de nós nunca quiseram fazer o mesmo com essa escória presentes em todas as classes sociais? No filme o BOPE deu tiro em pessoas ARMADAS, ensacou bandidos e cúmplices de bandidos e liberou e prendeu quem dedurou.
Além disso, quando ele invadiu as casas deixou claro que isso não era correto e que pro personagem (e aí fica clara a veia da ficção nessa parte) era uma situação de desespero, pois precisava voltar para sua família e as outras equipes se recusaram a fazer pq não era correto.

Em outro post em outro site li uma pessoa que dizia morar em comunidade dizendo que ele apóia sim as ações da polícia e que os moradores não reclamam dos traficantes pq não podem, ou serão mortos. Que os traficantes estupram e matam muitas pessoas na comunidade, inclusive jovens mulheres ainda adolescentes.
26.09.07 @ 14:23
Nome: Marcelo Santos
Url:
Eduardo,

Perfeito o comentário do Post e o seu comentário.

É o melhor filme nacional de todos os tempos ! Não apenas pelas atuações mas também por nos permitir sonhar em viver numa Cidade e País onde exista punição para os traficantes e homicidas que esquartejam e queimam.

A reação do público nos cinemas serve para mostrar também o real sentimento da população em relação à impunidade reinante neste país, onde assassinos , quando presos , entram em regime semi-aberto após 3 anos , quando traficantes e homicidas monstruosos vivem andando de jato para cima e para baixo às nossas custas.

Neste País onde a OAB e os políticos só servem para defender o IR e VIR dos bandidos e onde existe uma Constituição "cidadã" que só descreve direitos e quase nenhum dever, a nossa esperança neste instante passa a ser :

Caveira neles!

P.S : Quanto aos críticos viciados que se sentiram atingidos pela mensagem de que o vício alimenta o tráfico, deixa pra lá , um dia o vício de alguma forma volta contra eles.
26.09.07 @ 17:14
fantástico o texto. concordo com tudo que foi dito, e já queria ter dito isso há pelo menos umas 2 semanas, quando eu assisti ao filme (não comprei cópia pirata, fiz o download, e dia 12 tou lá no cinema marcando presença), e sinto que não poderia ter dito melhor.

o cpt. nascimento é um anti-herói e nós o admiramos apesar dos seus métodos serem condenáveis. digo condenáveis porque sufocar com saco plástico e enfiar a vassourada em alguém não é todo mundo que tem coragem de fazer e voltar pra casa sem tremer a consciência.

li outro dia que a Anistia Internacional tava caindo em cima do BOPE. ora, quem cai em cima dos traficantes e marginais que matam e ateiam fogo (lembrando o caso do tim lopes) em quem é inconveniente? o BOPE.
02.10.07 @ 06:47
Nome: ANDREY LUCINDA
Url:
ACHEI FANTASTICO O FILME MOSTRAR QUE A PM TA FALIDA, ASSIM QUEM SABE O GOVERNO VOLTE A FUNCIONAR... O MAIS CERTO A SER FEITO EM RELAÇÃO AO BRASIL, É PRO CARA VIRAR POLITICO SERIA OBRIGATORIO A PESSOA FAZER O CURSO DO BOPE ASSIM EU DUVIDO QUE O BRASIL TERIA ESSA CORRUPÇÃO TODA ...MANDA DESDE O PRESIDENTE ATÉ OS VEREADORES PRO BOPE...

MANDA O BOPE PRA CURITIBA
02.10.07 @ 08:38
Nome: Silva
Url:
"O filme divide a conta com os cidadãos comuns quando realçam a tese (de forma até exagerada, diga-se) de que o usuário de drogas contribui para a violência."

Exagerada?
Espero que vc não seja um usuário de merda...

08.10.07 @ 16:36
Nome: Claudio Costa
Url:
O filme é muito bom e o comentario de muito bom gosto e coerente. Este "filme" não faz vista grossa ao erro, o que infelizmente acontece com nosso lider que nao vê nada, nao sabe de nada, etc.
09.10.07 @ 16:58
Nome: Ronaldo Augusto Vasques de Souza
Url:
Cara o filme é, apesar de alguns críticos de imprensa negarem, um retrato fiel do que acontece na realidade. Porém o que é retratado é apenas uma fração do resultado obtido com as políticas negligenciadoras em que nosso país se encontra mergulhado; e esse caos não é novidade deste século, se vocês tomar Cidade de Deus, de cara saca-se que este não é um problema novo, no filme Eram Quase Dois Irmãos a podridão do regime militar é mostrada...não to dizendo que a culpa da violência é só dos milicos, comcordo com as análizes anterionres em que a conta de toda essa violencia é dividida entre toda a sociedade.
O sucesso do Cap. Nascimento de imediato é explicado pelo fato de todos nós cidadão de bem termos bem-lá no fundinho um certo grau de identificação com o capitão.Quem nunca se sentiu indignado ao ler ou asistir um noticiário??? Quem que nunca se viu diante de uma situação opressora ou de opressividade... e não pode fazer nada.... o dito capitão além de se colocar diante dos opressores ele os oprime de tal maneira que os "manos" virem umas menininhas.
O problema é que nunca paramos para analizar se além de Nascimentos nós temos Baianos dentro de nós....quem de nossa cultura núnca furou uma fila ou deu uma molhadinha na mão do guarda para fazer vistas grossas as nossas cagadas...ou seja se alguma maneira violou o sistema e saiu como se nada tivesse feito.
A falencia mostrada no filme não é só pertinente ao setor público mas a cultura em sí. Uma frase que passou desapercebida no filme foi "O sujeito que corrompe o sistema, também corrompe a família". Eu também faço um monte de cagada não sou santo, e é por isso que estou escrevendo neste post, eu vi no filme as consequencias dos atos de uma sociedade inteira onde o "se dar bem a qualquer custo" é institucional.
De umediato ações como as do BOPE, vistas no filmeminimizam e vende jornais, a méio e longo prazo só educação e uma profunda reforma cultural resolverão o problema.
09.10.07 @ 20:19
Nome: Capitão
Url:
Também sou Capitão da PM, entretanto não do estado do RJ, muito menos do BOPE. Estou na profissão a 20 anos e sempre preguei o correto para meus subordinados; jamais agredi ou permiti que subordinado meu o fizesse desnecessariamente, afinal "Lei é Lei" e foi assim que aprendi na Academia Militar.
O que me surpreendeu é que, apesar da minha convicção neste aspecto, confesso que idolatrei o meu colega de posto com seus métodos "acima da Lei". Acredito que vejo desta forma porque sei que a luta é desigual. Um policial dá uma "escorregada" e perde sua profissão, vai preso e do outro lado...menoridade penal, benefício da lei de menor potencial ofensivo, "bons? antecedentes, réu primário, cumprimento de 1/6 da pena em regime fechado...logo tá aqui fora roubando e matando até mesmo policial de novo!
Não serei jamais, nem de perto um Capitão Nascimento, mas não me incomodaria se que houvessem vários deles fazendo a "justiça obscura" a favor dos cidadãso de bem.
11.10.07 @ 01:49
Nome: Vanderlei de Souza.
Url:
Indubitavelmente, "Tropa de elite" revela de uma vez por todas a trágica realidade carioca, o desmantelamento do sistema policial que não se restringe apenas ao Rio de Janero, más ao contrário o seu espéctro está em todo o país. Esse desmantelamento é oriundo da doença crónica que assola o sistema político brasileiro. Não basta apenas reformar o sistema, é preciso formar uma nova elite intelectual, para que essa aos poucos traga mudanças através da expurgação de toda essa elite pseudo-intelctual; refiro-me a essa raça de esquerdistas (marxistas-lenistas) que buscam implantar o "paraiso" aqui na terra. Quanto mais cãos melhor para a política esquerdista; quanto mais entonteada a sociedade ficar melhor para eles; a estrátegia é essa. Os intelectuais que ainda tem esperança em um futuro promissor para o Brasil, precisam extirpar a corja de vigaristas que se dizem políticos antes que eles nos extirpem!
13.10.07 @ 04:57
Nome: M. de Siqueira
Url:
"Tropa não tem heróis."
Quem liga para o que Padilha ou W. Moura pensam do Nascimento? Concordo com oCapitão, não com o ator e o diretor. Maconheiros têm que ser tratados como Matias trata o aluno de Direito; a bandidagem é cruel, o Bope é cruel: não se envia cordeiros para caçar lobos. Estes, do contrário, "perderão a noção do perigo"; e nós, a vida.
Que o W. Moura diga que não endossa os comentários que defendem a repressão do crime, e não a educação, como o meio mais eficaz para a segurança pública só mostra que o sujeito se esqueceu de ver o filme que protagonizou. Ou, se viu, não entendeu.
Aqyeke professor que passa o trabalho sobre Foucault é quem ministra educação por todo o país. Educação pública de 3º grau, aqui, como mostra o filme, não consiste senão em dar argumentos à classe média maconheira contra os policiais honestos, contra os homens que arriscam a vida para honrar a farda. No Bananão, as universidades são os órgãos de publicidade do banditismo.
Quem diz ser a educação pública (que é uma merda)a única saída, se alinha junto àqueles iluminados de "consciência social", que formam ONGS iguais às do filme.
14.10.07 @ 15:22
Nome: Hector
Url:
Nao acredito que o diretor Padilha ou o W. Moura concordem realmente com o que eles falaram, eles sao pessoas publicas globalmente conhecidas, elas nao podem sair falando que apoiam tudo isso por mais que isso seja verdade, acredito que no fundo, tanto Padilha como o Moura, queriam que mais capitaes Nascimentos pelo Brasil a fora.

Guerra é guerra, se os traficantes nao tem pena da gente, pq teriamos q ter pena deles.
Tem mais é que subir o morro e passar bala em todos os traficantes, e nao sair de la ate que nao sobre um para contar historia.
Depois disso, as favelas deveriam ser demolidas e o local reurbanizado de forma a dar mais dignidade e saude para todos da favela.
15.10.07 @ 14:37
Nome: Mara
Url:
PO gente vcs sabem o nome da mulher do Capitão Nascimento?????
Eu ja vi o filme tres vezes mas eskeci o nome dela!!!!!!
15.10.07 @ 18:14
Nome: PedroJ
Url:
Acho que tem um outro ponto. Ninguém se surpreenderia com um filme sobre as tropas de elite americanas no Iraque (treinamento bizarro, missões difíceis), ou com as tropas de elite brasileiras no Haiti. Ninguém se surpreenderia com um filme sobre um policial padrão resolvendo crimes na cidade do RJ (envolvendo tráfico ou até tortura). A questão é misturar essas coisas: uma tropa militar de elite que talvez vc encontre de manhã, ao comprar pão, descendo por um acesso de favela. A questão central não é o BOpE, mas precisar do BOpE. O Rio se habituou a ser uma cidade partida e agora se surpreende com os efeitos disso.
16.10.07 @ 15:57
Nome: Marques
Url:
Não só o comentário principal, mas, todos os outros, são todos excelentes!!!
O brasileiro merece alguém como o Capitão Nascimento, pois este personagem nos deu a satisfação de ver bandido se ferrando pra valer, como merecem, diga-se de passagem. Precisamos do BOPE no país inteiro e não só no RJ. Eu assistí o filme numa versão baixada da internet, gostei tanto que fui ao cinema assistir, pelo simples fato que querer que os produtores do filme tenham retorno do que investiram e façam mais fimes como esse, como a Cidade de Deus e Carandiru. Está provado que o Brasil pode produzir filmes de um altíssimo nivel de qualidade. E temas polêmicos pra esses filmes não faltam por aqui.
17.10.07 @ 00:45
Nome: Policial Observador
Url:
Senhores, boa noite:
Sem sombras de dúvidas os filme é excelente. Estão de parabéns todos os que contribuiram para a realização dessa obra, sebretudo o ator Wagner Moura, que incorporou o espírito militar e foi impecável. Porém, no meu modesto entender, a trama criou um conceito distorcido da Polícia Militar entre os cinófilos, ao dividi-la em duas "corporações", sendo a "Polícia Convencional" e a "Tropa de Elite-BOPE", uma corrupta e outra honesta. Na verdade a Corporação é uma só, porém se desdobra em vários grupos com missões específicas, BOPE, GATE, ROTAM, etc. A doutrina policial militar básica é inerente a todos os policiais, sendo a disciplina e a hierarquia seus pilares de sustentação. Portanto, não creio que exista corrupção nestas instituições militares, pode até ter, porque nenhuma corporação está imune às mazelas e aos erros, porém não tão escancarada como mostra o filme, até porque a disciplina militar é muito rígida e quem está sob suas iras tem que "andar na linha", se não quiser sofrer as penalidades e as sansões previstas no Código Penal Militar e no Código de Regulamento Disciplinar.
Um forte abraço a todos.
19.10.07 @ 20:05
Nome: Gomes
Url:
Sim, lastimável é o homem que não preza pela segurança. Lastimável é o homem que defende a integridade de bandido, este que julga sem qualquer critério e assassina um jornalista. Até agora não vi comentário sobre isso, mas aquela cena que mostra o cara queimando no pinel, lembra a história de Tim Lopes.

Mais filmes e mais história precisam ser produzidas mostrando o lado cruel do banditismo e da corrupção, está que se utiliza do aparato provido pelo estado para bancar um "sistema". Não vejo passeatas quando policiais morrem. Isso é verdade, até porque morrer policial virou coisa comum e muitas pessoas acham bonito e gostam de falar mal de policiais.

Hipócritas!!! Hipócritas!!! Esse povo que adora vestir camisa de Che Guevara e defender os direitos humanos...Esse povo não vê a verdade: estamos numa guerra que nunca acaba.

Lendo textos de várias épocas, percebo sempre as pessoas dizerem: estamos em guerra. A guerra é uma propriedade da humanidade. Ela nasce dentro de nós e extrapola quando produzimos as contradições que nós mesmos criamos. Precisamos deixar de ser ingênuos e observar o seguinte: não acordo com bandido, não amor com bandido, não há perdão com bandido. Mas ainda há aqueles que são confundidos com bandido. Aqui devemos ter cuidado, para não colocar dentro do saco a cabeça de pessoas inocentes, vítimas da decadência social...



20.10.07 @ 15:07
Nome: Marcos
Url:
Um excelente filme que mostra a falência do ESTADO, da SOCIEDADE e do SER HUMANO. Não vislumbro a possibilidade de mudança, principalmente devido a esta geração de homens publicos corruptos em todas as esferas do poder (executivo, legislatico e judiciario). Parabenizo a todos os policiais honestos e profissionais deste país que apesar de viver em um meio tão corrompido continuam firmes em seus propositos de servir a pátria e a sociedade mesmo com o sacrificio da propria vida. Que Deus abencoe vocês e lembrem-se que não devemos lamentar um mundo de INJUSTIÇA, mas sim ser um JUSTO a mais no mundo. Felicidades...
20.10.07 @ 20:21
Nome: Aldo
Url:
O filme mostra algo totalmente que não existe, "UM BRASILEIRO COM CULHÕES" !!! Digo isso porque aqui o governo deita e rola, o legislativo faz o que quer e NENHUM BRASILEIRO sai na rua a pelo menos fazer um minimo panelaço. Em otros paises do mundo o pessoal fica indignado e sai pra rua de quebradeira geral. O problema deste pais não são as drogas ou a corrupção, o problema é que aqui o povo é CAGÃO.
21.10.07 @ 04:01
Nome: Fabrizzio
Url:
Olha, eu assisti o filme e também achei ótimo ver um brasileiro que honre as calças que usa. Esse papo todo de "apologia à violência" é coisa da elite maconheira da Zona Sul do Rio que viram as suas parafinadas bundinhas ficarem na reta, como nunca havia sido tão explicitamente dito nesse país. Já que parece que o José Padilha não demonstra vontade em continuar as aventuras do Cap. Nascimento, aí vai um toque: bem que os fãs quadrinheiros podiam criar diversas histórias tipo "fanfics" tão comuns de outros universos como Star Wars, por exemplo. Se o Padilha reclamar, foda-se! Agora o Cap. Nascimento é do povão!
23.10.07 @ 16:32
Em um país onde temos um presidente que não sabe de nada e um (ex?) presidente do senado é quem é, não me admira que um personagem de ficção possa ser tão simbólico. Estamos carentes de um pai da nação. Alguém que diga NÃO, CHEGA, VAMOS ARRUMAR ESSA BADERNA. É uma pena que seja o Capitão Nascimento. Mas, como dizem, o ruim também presta.
24.10.07 @ 09:23
Nome: Romulo
Url:
Ótima analise do filme e do fenomeno Capitão Nascimento. O Capitão Nascimento é sucesso pq é a voz de milhares de pessoas que querem saber onde estão as pessoas das entidades que defendem os direitos humanos quando uma doméstica apanha de boyzinhos ricos quando saia do trabalho, pq foi confundida com uma prostituta. Essas ONG´s fazem estardalhaço quando um bandido morre perseguido pela polícia, fugindo com fuzil na mão, mas nada fazem quando uma menina é estuprada quando volta da escola ou quando punks matam um pai de família por causa de um troco (todos fatos recentemente noticiados).
Nascimento seria numa sociedade saudável, um ótimo anti-herói. Mas num país que assiste bandidos mais perigosos no senado do que nas ruas, talvez Capitão Nascimento tenha vindo como salvador. A intenção do diretor era na verdade mostrar que o personagem sofria com stress, pressão, tomava remédios e tinha uma certa síndrome de pânico, mas na verdade o público viu outras características que precisava encontrar: coragem, obstinação e honestidade.
24.10.07 @ 16:57
Nome: Morgana
Url:
" O filme divide a conta com os cidadãos comuns quando realçam a tese (de forma até exagerada, diga-se) de que o usuário de drogas contribui para a violência."
Você está sendo irônico nesse parêntese? Ou você realmente acredita que o filme fez isso de forma exagerada. Você só pode estar de sacanagem... Pra mim, falou foi muito pouco... A "sociedade civil", no caso, nós, brancos, moradores do "asfalto", temos muito mais culpa no cartório do que o filme falou...
24.10.07 @ 21:34
Nome: Felipe
Url:
o filme Tropa de Elite é excelente. Conta a estória de um homem (Cap. Nascimento) que está muito doente (estresse, ataque de pânico) e por conta desta doença ou do que maximiza esta doença (o seu trabalho), coloca em risco seus valores (saúde, família). Independente do lugar (Brasil, Rio de Janeiro) ou do seu trabalho (Polícia, PM, Bope, serviço público). Várias vezes este tema foi tratado no cinema, o homem vivendo no limite da sociedade que o modifica e o engole. O que nos choca é que o jeitinho brasileiro, não nos interessa mais e que foi esse jeitinho que permitiu que as coisas ficassem do jeito que estão.

Quem o admira ou quiser ser ele, imitá-lo, que aceite as consequências.
25.10.07 @ 19:10
Nome: raphael
Url:
meu axei miuito loko esse
filme além de passar q o mal
sempre perde influenncia
as crianças fazer o bem chega
de querer ser traficante agora eles
que ser do BOPE
26.10.07 @ 15:44
Nome: Maurício Antônio Bortolotto de Oliveira
Url:
O filme é o máximo, tudo, tudo mesmo. Mas assim como "cidade de deus", esse filme nos desperta para mais um problema nacional.Só que até hoje, nada de nada foi feito para resolver as probelmáticas exploradas nesses filmes...Cidade de Deus e agora Tropa de Elite. Tudo fica na lembrança, na consciência do cidadão brasileiro, mas na prática nada acontece...e o carnaval vem aí gente...financiado, também pelo tráfico, jogo de bicho e carrupção...
29.10.07 @ 09:09
Nome: Michelly Veiga
Url:
Concordo com o Raphael. Esse filme é demais. Meu primo tem 8 anos e antes dessa "febre" que é o tropa de elite, nas brincadeiras de policia e ladrão, eles queriam ser o ladrão, agora todos querem ser o Capitão Nascimento.

29.10.07 @ 20:58
Nome: lorenna Xavier Meira de Moura
Url:
Esse filme,mostrou muito da realidade das favelas do Rio de Janeiro,através desse filme pude compreender a forma de ação do bop, e entender alguns dos motivos pelos quais o sistema policial está falido, pois sobrevive para sua própria manutenção e não para a segurança da população.
Assim acredito que o capitão Nascimento passou a ser visto como herói,porém não me alegra a idéia de ser preciso um sistema desses para que se haja cotrole sobre o tráfico, na verdade a doença do país continua sendo multifatorial,e o bop assim como outros sistemas funcionam de forma paleativa,não trazendo solução definitiva.
30.10.07 @ 13:15
Nome: Jackelyne B.
Url:
Eu concordo com a Lorenna, acontece que para as pessoas que estão no controle do sistema capitalista pouco importa que crianças sejam vendidas ao tráfico, elas são, na verdade, uma espécie de "investimento", já que trabalham para o crime que patrocina campanhas eleitorais e uma boa parte dos meios de comunicação. Os "donos" da polícia têm interesse em manter a situação do tráfico de drogas no Brasil porque não têm o que perder, não temem que suas fortunas sejam gastas em pó ou mesmo roubadas, porque seu dinheiro e sua influência são constantemente renovados pelo envolvimento dos trabalhadores do tráfico.
30.10.07 @ 13:31
Nome: Jackelyne b.
Url:
Eu concordo com a Lorenna, acontece que para as pessoas que estão no controle do sistema capitalista pouco importa que crianças sejam vendidas ao tráfico, elas são, na verdade, uma espécie de "investimento", já que trabalham para o crime que patrocina campanhas eleitorais e uma boa parte dos meios de comunicação. Os "donos" da polícia têm interesse em manter a situação do tráfico de drogas no Brasil porque não têm o que perder, não temem que suas fortunas sejam gastas em pó ou mesmo roubadas, porque seu dinheiro e sua influência são constantemente renovados pelo envolvimento dos trabalhadores do tráfico.
30.10.07 @ 13:33
Nome: FELIPE TEIXEIRA
Url:
Creio que vai muito mais além do que o simples fato de uma "boa atuação", enquanto for usado o 3º braço do poder estatal que é o JUDICIÁRIO para subir as favelas a realidade será essa. Não sejemos tão hipócritas ao ponto de resumirmos a um desempenho de qualidade no Brasil,pois aqui nesse macrofluxo capitalista tudo pode acontecer. O que acha agora de fazermos um filme com os Senhores Senadores e Deputados? Não precisaremos subir nenhum morro,mas desceremos uma moral sem limites! Pensem nisso...
30.10.07 @ 15:32
Nome: Jackelyne b.
Url:
Filme COM senador e deputado? tá querendo ser preso por formação de quadrilha, Felipe?
Mas sério, já vimos tanta coisa em nosso país que está difícil surpreender-nos com quaisquer falcatruas.

CORRUPTOS (SAFAAAAAADOS) ATENÇÃO: O ELEMENTO SURPRESA JÁ EXPIROU FAZ MUITO TEMPO!!!!
01.11.07 @ 01:19
Nome: ANDRE
Url:
EXCELENTE TEXTO! MANTEREI MEU OTIMISMO EM VISLUMBRAR QUE O COMBATE AO TRAFICO NO RIO DE JANEIRO NÃO CONTINUARÁ POR CONTA BASICAMENTE DOS CAPITAES NASCIMENTO DA VIDA REAL...
09.11.07 @ 22:35
Nome: BONO VOX
Url:
MINHA CIDADE NÃO TEM CINEMA.
A DISTRIBUIÇÃO DE CINEMA BRASILEIRO É UMA MERDA.
QUERO COMPRAR UMA CÓPIA PIRATA DO DIRETOR JOSÉ PADILHA.
BOTE O PREÇO, DIVULGUE A CONTA E O BANCO QUE EU DEPOSITO.

12.11.07 @ 05:33
Nome: fã do capitão nascimento
Url:
ACHO O CAPITÃO NASCIMENTO UM MAXIMO...COM AQUELA FARDA PRETA , COM AQUELA CARA DE HOMEM MAU E FALANDO(QUEM MANDA NESSA PORRA AQUI E EU) NÃO A MULHER QUE RESISTE...
17.11.07 @ 00:02
Nome: FLAVIA
Url:
SE CADA CIDADE TIVESSE PELO MENOS UM CAPITÃO NASCIMENTO O BRASIL SERIA BEM MELHOR
17.11.07 @ 00:08
Nome: lazaro
Url:
Parabéns! Um dos melhores textos que já li sobre Tropa de Elite e Cap. Nascimento na net.
Concordo que o filme ja ganhou status sociológico e até acho isso bacana. Por mais que tanja a possibilidade de analisarmos o Cap. Nascimento como herói ou vilao, o questionamento causado pelo frenesi do filme ja nos faz esperançosos. Até por isso acho que seria legal a pretensao a um Oscar: a discussao talvez ganhasse notoriedade mundial.
Acho que todos concordamos que cidades como o Rio vivem uma verdadeira guerra, entao porque nao publicizar esta mazela?
Abraço.
21.11.07 @ 20:24
Nome: Azeredo
Url:
Como ex universitário, digo que um dos temas que o filme aborda é a mais completa verdade. os estudantes, em seus momentos de questionamentos ao que chamam de sistema, acabam abraçando valores que vão contra as leis e ao bom senso. como militar, digo que talvez a abordagem dada ao crime pelo BOPE pode não ser a mais correta, mas atualmente é forçada a ser utilizada por ser a mais eficiente no controle do banditismo que o governo deixou que fosse criado dentro de nossa sociedade.
25.11.07 @ 16:37
Nome: Capitão BOÇO
Url:
meoooo carahooooo, ta ligado euuu axeiiii muitooo locooo meuuu..caramba meuuu...se liga ne papo...o capitao meuu ele meuuu éh um cara meuu superrr gente loca..manjaa meooo...achei muitoo loco meoiooo..cralahooo meooo..porra meoo
30.11.07 @ 17:20
Nome: Cariooa VIADU
Url: http://www.riocidadedotrafico.com
brother axxeeei muito irado maxxx eu axxxo que o Rio ném axximm como oxx paulixtaxxx falammm..axxooo muito iaradaooo...Capitao eu sou fã iradão, cola aqui na Zona sul, q vou ta te experando...bjsss
30.11.07 @ 17:24
Nome: Kelly
Url:
Vi Tropa de Elite e é o máximooooo!O filme mostra (como dizia o Renato Russo em Sereníssima) que "o que ninguém percebe é o que todo o mundo sabe".E não adianta fecharmos os olhos para os problemas que nos amedrontam diariamente.
Estamos realmente numa guerra, na qual, infelizmente, quem perde é o cidadão honesto que sai de casa às 05 hrs da manhã pra pegar ônibus lotado, voltar à noite e ganhar um salário mínimo (e olhe lá!).Por isso, o Capitão Nascimento tornou-se herói!Ele nos reacendeu a esperança de ver o bem vencendo e provou que é necessário pessoas honestas e corajosas no país. Embora seus métodos sejam questionáveis, missão dada é missão cumprida.
Muito interessante também deixar bem clara a questão do financiamento do tráfico e observar que os maconheiros são justamente estudantes de Direito (parece irônico, não é?)
Ahhhh, outra coisa que não posso deixar de comentar e que o público feminino deve ter notado: o Wagner Moura já está super sexy e com o Caio Junqueira... IRRESISTÍVEIS!!!
02.12.07 @ 02:04
Nome: Light_Ex
Url:
Antes do filme, as crianças viam a bandidagem como os herois da vida deles e logo falavam que queriam ser traficantes quando crescerem, depois do filme elas viram como a vida honesta e honrosa sem se corromper é uma coisa boa, por isso agora elas querem entrar para o BOPE para pegar Vagabundo.
14.12.07 @ 10:36
Nome: rodrigo
Url:
sempre quis ser policial militar. fui aprovado no último concurso da pmerj e o filme tropa de elite tá me inspirando cada vez mais combater a violência de nosso estado e ser um policial honesto. assim como o capitão nascimento, o rio tá precisando dos rodrigos, dos renatos e de todos que queiram mudar a nossa triste realidade. e eu naum posso mudar o mundo, mas vou até o fim tentando. nasci pra isso.
21.12.07 @ 02:35
o capitão nacimento disse para 01
"pede pra sair pede pra sair
21.12.07 @ 12:27
Nome: Leandro DJC
Url:
Falaram lá em cima que a faculdade do Matias era pública?

Não, gente! É PUC! É faculdade paga, galera!

Sobre o filme, o que se vê por parte do cidadão comum é uma senhora falta de ideologia, e esse é o cerne do problema. Por mais que as pessoas digam que querem um mundo ideal onde a polícia "Entre sem Bater", cadê a ação? Ideologia requer ação, pois você só tem ideal se bota a mão na massa. Se você não faz nada, você não acredita realmente no que fala.

Criticaram a hipocrisia do cara que usa camisa de Che Guevara como esquerdista hipócrita. Acho que a hipocrisia tá tanto na esquerda como na direita, aonda não apareceu UM SER que mostrasse uma solução.

Aí nos resta admirarmos conterrâneos fictícios como o Capitão Nascimento, ou pessoas reais, mas estrangeiras, como a recém-finada Benazir Bhutto.
28.12.07 @ 23:29
Nome: res02
Url:
Capitão Nascimento é um otário!
Não sei que graça esse povo vê em um policial como todos os outros que espanca, xinga e maltrata os outros...
Vai se foder capitão nascimento, e todo mundo que gosta dele tambem kkkkkkkkkkkkkk
14.04.08 @ 00:23

Seus comentários::


Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/5552







[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]