O Radiohead vem aí. E daí?

O Radiohead vem aí. E daí?

18.03.09 | por Cel | Categorias: Música

radio1

Há um bom ditado popular para essa vinda do Radiohead ao Brasil: "o melhor da festa é esperar por ela". Há um bom punhado de fãs da banda inglesa em polvorosa com a chance de ver aqueles sujeitos que transformaram o rock em fisíca quântica por correspondência, ao vivo e a cores. O que dizer disso, amigos?

Sim, é um baita exagero a reputação do Radiohead. A banda de Oxford, Inglaterra, foi elevada à estratosfera em 1997 quando lançou seu terceiro disco, OK Computer, imediatamente incluído em listas de melhores discos de todos os tempos, desbancando Beatles e o escambau. O trabalho era inferior ao anterior, The Bends, o real grande disco do Radiohead, aquele que foi ofuscado pelo hype causado por OK Computer, muito mais pelos críticos de música que por amor à primeira audição por parte do público. Explica-se: essa galera das redações, amamentada pela teta magricela do punk e do pós-punk anglo-americanos se deparava com uma banda que não tinha medo de ser pretensiosa. Isso mesmo, a maior característica do Radiohead é a pretensão e ela vem muito antes de qualquer genialidade.

Ao compor OK Computer, Thom York, Ed O'Brien, Jonny Greenwood, Colin Greenwood e Phil Selway misturavam a tensão pré-milênio e o instrumental limítrofe entre rock e eletrônica, dando sua versão para a mesma fusão eletro-rock perpretada por Bowie, Kraftwerk, Robert Fripp, Brian Eno na década de 1970. Nada novo, portanto. Nada tão criativo, por conseguinte. Nada que fosse tão bom quanto os originais, diga-se de passagem. E, de passagem, lembramos que o U2 - banda que influenciou decisivamente o Radiohead desde sempre - fez a mesma fusão de rock e eletrônica com muito mais sucesso e propriedade em Achtung Baby, disco de 1990. A crítica, como dizia, acostumada à míngua musical, se deparou com OK Computer e não soube decodificá-lo de cara. Após compará-lo com muitas outras fontes sem sucesso, decidiu que ele seria injustamente superior a discos como Blue Lines (Massive Attack) ou Dummy (Portishead) no ranking da década de 1990.

E mais: não foram capazes de perceber a origem progressiva do trabalho, algo que eles foram educados a odiar. OK Computer, o disco, é um álbum progressivo, no bom sentido do termo. Mas, bem, o Radiohead não é só OK Computer. Pelo menos, não deveria ser, certo?
O que veio depois foi uma atitude anti-música, anti-mídia, anti-tudo.

A banda lançou dois trabalhos experimentais, Kid A (2000) e Amnesiac (2001), deliberadamente difíceis, complexos e, novamente, banhados nas águas do progressivo mais obscuro. Novamente foram alçados aos píncaros do sucesso e da vanguarda mundial. A essa altura, muitos fãs de rock foram nas águas da crítica e assumiram o Radiohead como uma espécie de porta-voz da modernidade politicamente correta e boa moça. Sim, porque Thom Yorke é um sujeito com ideais, postura, atitudes anti-comerciais, avesso ao sucesso fácil e sua vontade em peitar o estabilishment com dois discos anti-tudo tinha que ser, obrigatoriamente, positiva, justa e relevante, certo? É o que no interior se chama de "ouvir o galo cantar e não saber aonde".
Em 2003 o Radiohead lançaria Hail To The Thief, um trabalho que esboçava um desejo de retomada da normalidade. As guitarras - banidas desde Kid A - voltaram discretamente ao espectro sonoro da banda, que logo embarcou numa turnê mundial. Era como se o rock produzido na década 00 - Strokes, White Stripes e seus símiles - fossem de outro mundo. Ou o contrário.

radio2

Mesmo que a reação do público e da crítica não tenha sido igual a demonstrada nos trabalhos anteriores, Hail To The Thief manteve-se com dignidade. Por quatro anos a banda permaneceria sem novo disco (lançando em 2004 um EP chamado Com Lag, composto por lados B e faixas ao vivo) até chegar In Rainbows. O novo trabalho foi gravado por conta própria, uma vez que o contrato com a EMI já havia acabado e rumores diziam que a banda pedira 10 milhões de dólares para renovar. Yorke e seus mancebos desmentiram e radicalizaram: colocaram todas as músicas do disco para download em seu site por qualquer valor que o usuário desejasse pagar. A responsabilidade era do freguês e a banda abria mão de seu quinhão pela arte que produzia.

Uma atitude que causou furor na época mas que é discutível e não influenciou outros artistas e seus lançamentos. A EMI deu o troco no Radiohead a lançou uma belíssima compilação dupla de hits e faixas obscuras, seis meses depois. In Rainbows, o disco, é bastante interessante se comparado às quatro obras anteriores. Yorke parece mais próximo do início da carreira do que jamais esteve. As semelhanças entre alguns aspectos do disco e The Bends é bastante grande.

radio3

Desde então, o Radiohead está em turnê, divulgando seu trabalho na estrada, como qualquer outra banda. Ele é o headliner do Just A Fest, evento que vai reunir Vanguart, Los Hermanos (em seu retorno aos palcos depois de um hiato de dois anos) e Kraftwerk.

http://www.inpresspni.com.br/galerias/images/galerias/Just%20a%20Fest.JPG

Os shows não poderiam ser mais distintos entre si. Se o Vanguart vai para abrir os trabalhos e, provavelmente, tocar cerca de meia-hora, o mesmo não se pode dizer dos Hermanos, que deve levar mais gente à Praça da Apoteose (RJ) e Pacaembu (SP) que o Radiohead. E o que dizer do Kraftwerk, uma entidade do rock, ainda que representada apenas por um de seus integrantes originais, Ralf Hutter? Fará o mesmo show maravilhoso com repertório imbatível, mesmo abrindo para a banda de Yorke? Em que mundo estamos, no qual Radiohead abre para o Kraftwerk?

Bem, o que resta a este jornalista é desmentir os erros mais comuns quando as pessoas falam em Radiohead:

- Radiohead é a banda mais importante dos últimos 20 anos.

Errado. Fazendo as contas, chegamos em 1989 e podemos afirmar que o Nirvana seria a banda mais importante, independente de ser a melhor. A formação de Kurt Cobain criou o último movimento do rock, a última circunstância que motivou pessoas a mudarem sua maneira de ser por causa da música que ouviam. Ainda teríamos o Oasis, Blur e Pulp, criando o britpop. Todas essas bandas são mais importantes para o rock que o Radiohead.

- A relevância de OK Computer para o rock

É superestimada. Há discos melhores na década de 1990, como Definitely Maybe (Oasis - 1994), Parklife (Blur - 1994), Blue Lines (Massive Attack - 1991), Dummy (Portishead - 1994) ou Achtung Baby (U2 - 1990). Todos esses trabalhos são musicalmente superiores e relevantes.

- Criativadade e ousadia contra o sucesso fácil

Uma visão ingênua, principalmente porque o Radiohead sempre fez sucesso e vendeu discos da mesma forma. O sucesso "difícil" é lucrativo e dá respaldo aos consumidores que gostam de se sentir esclarecidos e superiores, mas, ainda assim, são consumidores. Além do mais, as tais cratividade e ousadia do Radiohead tornam a audição de suas músicas uma experiência opressora em face da suposta importãncia de cada canção. Parece que estamos salvando o mundo da burrice e, convenhamos, nada poderia ser menos inteligente que pensar dessa forma.

- Oportunidade de ver clássicos do rock contemporâneo

Onde? Clássicos? Clássicos mesmo? Quais? No dia em que alguma canção do Radiohead for mais "clássica" que "Roxanne", "Smoke On The Water" ou "Satisfaction", o mundo terá chegado ao fim. Infelizmente ou não.

- Kraftwerk como banda de abertura

Nada pode ser mais injusto e estranho.

Set list do show do Radiohead no México, em 15 de março.

01-- 15 Step
02-- There There
03-- The National Anthem
04-- All I Need
05-- Kid A
06-- Karma Police
07-- Nude
08-- Weird Fishes/Arpeggi
09-- The Gloaming
10-- Talk Show Host
11-- Videotape
12-- You and Whose Army?
13-- Jigsaw Falling Into Place
14-- Idioteque
15-- Climbing Up The Walls
16-- Exit Music (For a Film)
17-- Bodysnatchers

18-- How to Disappear Completely
19-- Paranoid Android
20-- Dollars and Cents
21-- The Bends
22-- Everything In Its Right Place

23-- Like Spinning Plates
24-- Reckoner
25-- Creep


Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/31323

Posts similares:
Radiohead, a maior banda do mundo
Radiohead
Atrasou!: Thom Yorke

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Rafael

se radiohead é tão ruim, me explica esta frase escrita por você "A EMI deu o troco no Radiohead a lançou uma BELÍSSIMA compilação dupla de hits e faixas obscuras, seis meses depois". como uma compilação de uma banda dada como sem importancia pode ser BELÍSSIMA e como esta banda,dada como inferior pode tomar tanto tempo de quem escreveu esta matéria

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 22:13



Comentário de: Tainá · http://lectervirouvegetariano.blogspot.com

Adorei! Falou de tudo!
Principalmente do absurdo que é baixar tanto o nível do Kraftwerk...

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 22:52



Comentário de: Cel

Rafael, não se trata de achar o Radiohead uma banda ruim. Apenas de achá-lo uma banda normal. A coletânea é uma boa alternativa para quem quer apenas as músicas e nada além. E nunca é perda de tempo escrever sobre eles, principalmente quando um monte de pessoas assume o Radiohead como a salvação da pátria e, sorry, eles nunca serão isso. Abração e obrigado pelo comentário.

Tainá, obrigado pelo elogio.

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 07:12



Comentário de: Veronica Souza Silva · http://www.showsnobrasil.com

Eu vejo assim. Tem tantas bandas por ai. Eles nem são tão "venerados" assim. É só mais uma banda na multidão de bandas internacionais.

Jamais podem ser comparados a um U2, Rolling Stones, Madonna, ou outros astros da música internacional.

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 12:46



Comentário de: Renato Faustino

Acho que o mais importante deste texto é fazer com que com que o leitor entenda todas as influências
(principalmente progressivas) do som do
Radiohead e corra atrás dos "originais".
A música do Pink Floyd, U2 e King Crimson
por exemplo possuem elementos muito usados
pelo Radiohead hoje.
Na minha opinião, o Radiohead é ótimo mas
não é a salvação de nada e não é a melhor banda
dos últimos 20 anos.
Parabéns CEL pelo texto e bem vindo de volta!!!

Renato.

PermalinkPermalink 25.03.09 @ 14:38



Comentário de: Rafael Rodriguez

O radiohead é sim umas das melhores bandas do planeta,In Rainbows é um dosmelhores albuns sim,agora dizer que é amaior banda do mundo é um exgerao tamanho.o Radiohead realmente nunca sera como um U2 por exemplo que lançou incriveis albuns na decada de 90 e nessa mesma decad ja era a maior banda do mundo(todas as outras grandes bandas do mundo concordam com isso) . Agora dizer que o Radiohead é uma excelente banda e muiot importante na musica,bom,isso é fato.

PermalinkPermalink 25.03.09 @ 19:53



Comentário de: Fabio

Vai toma no teu cú o merda! RADIOHEAD é a melhor banta de todos os tempos! no minimo tu morre de ciumes por não ter criatividade.

PermalinkPermalink 26.03.09 @ 11:26



Comentário de: Fabio

clube dos compositores...q cara troxa!

PermalinkPermalink 26.03.09 @ 11:27



Comentário de: Fabio

tu só pode ser muito recalcado pra falar assim da melhor banda do planta! vai escutar o teu fresno! troxa!

PermalinkPermalink 26.03.09 @ 11:28



Comentário de: Fabio

no minimo tu não tinha 200 mangos pro ingresso!!!

PermalinkPermalink 26.03.09 @ 11:30



Comentário de: Cel

Eu não entendo o motivo que leva as pessoas - algumas, as menos esclarecidas - a conclamarem o crítico de música a fazer música melhor do que o artista que ele critica. Estranho. É o mesmo que eu dizer que o Rubinho Barrichelo é péssimo piloto e ele me mandar correr num fórmula 1 no lugar dele...
Enfim, esses comentários do Fábio não podem ser levados em conta quando o assunto é "fãs do Radiohead". E, Fábio, é TROUXA, com "U", ok?

PermalinkPermalink 26.03.09 @ 18:28



Comentário de: Lutchi

Nossa...que irritadinho este tal de Fabio...
quer dizer que nenhum crítico pode dar opinião
sobre o Radiohead, que ele fica todo nervosinho!!
Meu caro Fabio, vá se tratar!!Voce age como se
fosse um adolescente histérico fã de Nxzero!!

PermalinkPermalink 26.03.09 @ 22:48



Comentário de: Edson

Cel.
O Radiohead é a minha banda favorita da atuali-
dade e creio de muitos outros também, é claro
que muitos não gostam ou tem ressalvas, isso
é normal. Graças a Deus existem diferenças de
opiniões.
Concordo com você em alguns pontos, The Bends é
o melhor trabalho dos caras, não entendo o
porque OK Computer ser tão cultuado, baita
álbum, mas não vejo porque essa necessidade
de transforma-lo no melhor ou o mais importante.
Creio que a música não precisa disso, existem
outros artistas bons e importantes também.
Quanto a ser clássico ou não, algumas canções
do grupo possuem esse vocação, como Fake Plastic
Trees e Paranoid Android. Lembro que nem sempre
os Classicos são as melhores músicas das bandas
Smoke on the water e Satisfaction, por ex, não
são as melhores do Purple e dos Stones.
Finalizando, acho que o Radiohead já alcançou o
mesmo patamar do Crinsom, Pink Floyd, Stones,
Led Zeppelin, etc, etc, etc, como uma das
grandes bandas, mas não precisa ser melhor.
Só de ser do time dos gigantes é fantástico,
entre eles, não existe melhor e dúvido que os
músicos dessas bandas pensem nisso.
Abraço

PermalinkPermalink 27.03.09 @ 10:02



Comentário de: PAULO HENRIQUE

PUXA VIDA POSTEI UM COMENTARIO E NADA,

PermalinkPermalink 01.04.09 @ 11:06



Comentário de: Thamires

O que vejo nos comentários e na mídia em si é a necessidade de rotular e escolher bandas e álbuns para representarem uma década inteira...Me desculpem mas nada é criado do nada...nenhuma banda inventa um estilo, isto é resultado de influências, certamente, radiohead não poderia fugir a essa prerrogativa. Quanto a álbuns melhores que Ok computer, isto é uma questão pessoal, não me influencio por críticas nem opiniões alheias, a música é uma arte e por isso deve ser sentida, se há uma identificação, uma empatia, desculpe, mas não há crítico que me diga que é ruim. Adoro o radiohead independente do que falam deles, o que existe é a música deles, o resto é pura especulação.

PermalinkPermalink 01.04.09 @ 11:35



Comentário de: joao zorzetto

sabe o seu problema?Vc não toca,não canta e não escreve nada,exceto idiotices ou coisas cretinas.Radiohead é só tudo o q vc não disse!Oasis?Blur?Por favor!Nirvana talvez fosse tão importante se a besta não tivesse...e mais detesto beatles(amo beach boys),detesto solos intermináveis,virtusiosismos sem fim etc...sinto muito mas sua irrelevância não tem fim e realmente coisas altamente populares na verdade significam a média/média q vc faz parte.Até nunca mais!

PermalinkPermalink 04.04.09 @ 22:29



Comentário de: Cel

Até, João. Sentirei sua falta.

PermalinkPermalink 04.04.09 @ 23:24



Comentário de: Claudia

Realmente, o Radiohead não é melhor ou a maior banda do planeta. Mas tem um som de Qualidade. Eu fui no show e curti muito. E sim, houve um exagerado por parte da mídia, resultante do frenesi da primeira vinda ao Brasil. Mas descontando isto, o Radiohead possui representativadade na cenário musical de maneira inquestionável.

PermalinkPermalink 08.04.09 @ 15:48



Comentário de: Cassiano Barbosa

Olá Cel, belo texto. Provocativo, como de todo crítico deve ser.

Eu, 1995, comecei a gostar de música progressiva após ter uma educação de rock clássico, depois passando pelo punk e alternativo na adolescência e heavy metal.

É muito engraçado ver como os fãs de cada um desses gêneros são chiitas e aversos a outros rótulos. O Radiohead nasceu como uma banda alternativa (chamada de indie), mas é claro que seguiu uma tendência progressiva a partir do OK Computer. Seu texto é o primeiro que leio que constata isso.

Vários elementos estão lá: experimentação, sons novos, estruturas de canções invertidas, batidas em compassos estranhos, alternação entre violão e guitarra...

Apesar de discordar que o Radiohead é uma banda normal (juntam melodia com experimentação de forma única), ainda os acho um fenômeno impulsionado por formadores de opinião, devido ao seu som teoricamente inacessível.

Porém, não foi assim que os gigantes do prog cresceram?


PermalinkPermalink 16.04.09 @ 23:21



Comentário de: Joyce

minha opinião lógica, e óbvia:

Eu sei o que acontece com o autor desse texto mesquinho, sem valor, e idiota... como disse o meu amigo alí em cima,deve ser que você: NÃO CANTA, NÃO TOCA, NÃO COMPÕE, então fica com seu tempo livre pra ficar escrevendo essas asneirass....

Você não sabe o que é cultura meu rapaz... falar que os discos da ANA CAROLINA, ZÉLIA DUNCAN, RITA LEE, MILTON NASCIMENTO, BARÃO VERMELHO, MARIA RITA, SEU JORGE, CAETANO VELOSO,e muitos outros de AUTÍSSIMA E RELEVANTE QUALIDADE, são lamentáveis ??? você deve estar louco, ou não tem noção nenhuma do que está dizendo...

Então, por que será que são milhõessssss que gostam e admiram o jeito desse compositores e cantores, e uma minoria: OS DEPRAVADOS COMO VOCÊ, não gostam????? quem você acha que tem uma idéia equivocada sobre esses cantores e compositores????

agora meu lado de adolescente de 15 anos:

VAI TOMÁ NO SEU CÚ SEU PORRAAA, VAI FAZER ALGUMA COISA PRA AJUDAR ALGUÉM, INVÉZ DE FICAR ESCREVENDO ASNEIRAS DE PESSOAS QUE VC NUNCA CHEGARÁ NEM NO CHÃO ONDE ELES PISAM, E MUITO MENOS NO SANITÁRIO ONDE ELES DEFECAM, SEU PORRAAAAAA (como diz ANA CAROLINA)DO "CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO" _l_

PermalinkPermalink 17.04.09 @ 21:56



Comentário de: Cel

Joyce, acho que você escreveu seu comentário no texto errado. Acho que seu texto de "AUTÍSSIMA" qualidade era sobre a lista dos 45 piores, certo?
Ao "INVÉZ" de escrever lá, colocaste aqui, certo?
Tudo bem, tá valendo.

Abraços,
CEL

PermalinkPermalink 18.04.09 @ 19:23



Comentário de: Adriano Mello · http://www.coisapop.blogspot.com

Cel, concordo em algumas coisas, como a qualidade do The Bends que acho o "disco" do Radiohead, agora acho que o Radiohead não é a melhor banda de rock dos ultimos 20 anos, mas com certeza está entre as melhores e o showzaço em Sao Paulo so fez demonstrar isso mais ainda. E temos classicos sim, pequenos, mais classicos como: Paranoid Androiod e Creep, so para ficar em duas.
Abs. :)

PermalinkPermalink 21.04.09 @ 14:35



Comentário de: Jaime

Bela crítica, meu caro. Talvez à exceção do comentário a respeito do Kid A, concordo com tudo.
Mas,provavelmente,os aspectos mais interessantes sejam, para além do caráter dessacralizante, o de estimular o debate e a curiosidade. Sim, o Rock tem uma tradição e autofágico como é, toma esta característica de maneira natural (ou alguém acha que apenas os primeiros discos dos Stones e dos Beatles estão cheios de chupadas de Berry e Holly por exemplo?).Então, não vamos imaginar que os caras de Oxford são o Graal, pois muita coisa veio e conviveu durante seus experimentos sonoros( dêem uma escutada na trilogia berlinense do Bowie,põ!).

PermalinkPermalink 07.05.09 @ 00:37



Comentário de: Alex Barsan

Bem, eu acompanho o Radiohead desde o começo quando os caras lançaram o Pablo Honey. Até The Bends, nada de mais, uma banda normal e cheira de energia. Tal energia que apareceu em Ok Computer (1997)e daí se o que se seguiu foi uma tendência (progressiva), que resultou no som do Radiohead se tornar uma verdadeira concha. Sons estranhos, músicas difíceis e com letras pra lá de esquisitas. Minha opinião? Uma das bandas mais inportanes de todos os tempos, sim senhor. A melhor de todas, talvez não na hora de comparar com Nirvana (e aí eu concordo que essa sim revolucionou), Portishhead entre outras. Eu estive no show de São Paulo, saí de Salvador, gastei até o que não tinha para ver o que considero a melhor banda em atividade. Os caras fizerma um show super empolgante, emocionante e competentíssimo. Não vale a pena chingar, brigar ou mesmo ficar aqui usando a página para criar picuínhas ou acirrar os ânimos, crítica é isso mesmo, ou vo~e aceita e segue em frente, ou você se aborrece e solta os cachorros em cima de todo mundo, ou apenas para e diz: "Quer saber, não tô nem aí. Gosto, amo, admiros, quero mais e pronto!!" Enfim amigos, meu parecer é simples e objetivo: RADIOHEAD É, FOI E SEMPRE SERÁ UMA BANDA DO CARALHO EM QUALQUER TEMPO!!

Abraço,

Alex Barsan

PermalinkPermalink 11.05.09 @ 18:59



Comentário de: André Micheloto

Fui no show e vi uma boa banda (normal, porém com bastante maturidade) fazer um show excepcional. Muito acima de minhas espectativas.

PermalinkPermalink 26.05.09 @ 22:52



Comentário de: Rodrigo U.

Antes de mais nada: The Bends é fraquinho. Não chega às canelas do In Rainbows.

Radiohead não é 'rock'. 'Rock' é só uma palavrinha que a 'galera das redações', 'acostumada à míngua musical' e 'ofuscada pelo hype' colocou na sua cabecinha despreparada. Radiohead é Radiohead.

Nirvana? Oasis, Blur e Pulp? MASSIVE ATTACK E PORTISHEAD? Ahh tá, entendi: você não faz idéia do que tá falando. Da próxima vez em que você entrar numa loja de discos, pergunte ao vendedor se ele já ouviu falar em Mick Taylor, Keith Richards e 'Stick Fingers'. Nunca mais escreva 'rock' novamente, por favor.

Eu assisti ao Radiohead na Apoteose. Foi tecnicamente perfeito, avassalador, sublime. Nunca vi nada mais lindo - e duvido que tenha a oportunidade de ver algo parecido novamente. Por isso, o Radiohead é a melhor banda do mundo e uma das poucas da contemporaneidade que acompanho com interesse e que ainda tem algo a oferecer à cultura do nosso tempo.


PermalinkPermalink 17.06.09 @ 14:35



Comentário de: Cel

São comentários como esse, do Rodrigo U, que fazem a delícia de qualquer um que escreva sobre música com algum objetivo. No meu caso particular, o objetivo é mostrar pras pessoas que há artistas na música pop que nunca foram devidamente apresentados ao grande público ou, pior, que não tiveram seu trabalho assimilado pelas pessoas que gostam de música. Veja o Rodrigo, ele parece ser um fã da banda. "Radiohead é Radiohead". Que beleza. Desmerecer o Massive Attack e o Portishead e falar bem do Radiohead é um sintoma de que o nosso Rodrigo quer colocar a banda do Thom Yorke num compartimento estanque, no qual só ela habita. Desmerecer o The Bends e - Deus meu - compará-lo desfavoravelmente ao In Rainbows é outro indício de que o nosso amigo não pode ser levado a sério e pode ser um tremendo gozador. Mas ele não é. Quando me aconselha a não escrever mais a paralvra "rock" ou perguntar sobre o Stick (sic) Fingers, disco de 1971 dos Rolling Stones, vejo que o nosso amigo não deve ser levado mesmo a sério. A educação e a obrigação, no entanto, me fazem publicar o comentário, ora pois pois.

PermalinkPermalink 17.06.09 @ 15:06



Comentário de: Rodrigo U.

Ô Cel, o que eu quis dizer - você não entendeu - é que falar de 'relevância na história do rock' e citar Radiohead, Massive Attack e Portishead é uma ignorância sem tamanho. Ninguém é filho de chocadeira, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ok?

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 17:49



Comentário de: Rodrigo U.

E a idéia não era desmerecer nenhuma das bandas. Eu também gosto de Portishead e Massive Attack. Não quis desmerecer nem o seu mau gosto - se você gosta mais de The Bends, azar o seu. Mas o seu senso crítico, que coisa capenga e tacanha. Ainda bem que você não me levou a sério.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 17:55



Comentário de: Rodrigo U.

Aah sim, obrigado por me corrigir: é Sticky Fingers. Muito gentil da sua parte. Pelo menos o título dos discos que escuta você lembra direitinho. Você anota tudo num caderninho?

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 17:59



Comentário de: Cel

Não, meu caro Rodrigo, eu não anoto, eu sei. E, claro, não precisamos cair na armadilha que é definir o que é "rock", mesmo porque, eu acho que não sei totalmente. Agora, relevância para o rock, mesmo não sabendo nunca o significado do termo completamente, não é Radiohead e nem tem nada a ver com ele. Prefiro pensar que os Beatles, os Stones e o Who são relevantes para o rock. Não o Radiohead.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 18:52



Comentário de: Rodrigo U.

Certamente não o Radiohead, e muito menos qualquer das outras bandas que você citou lá em cima. Que bom que você conversou bastante com seu travesseiro.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 21:06



Comentário de: Alana · http://twitter.com/AlanaWanderley

Muito coerente. Concordo plenamente que OK Computer não é la essa Coca_cola toda, que o The Bends é muito melhor, e que ha, sim, bandas muito melhores que eles. E mais simpáticas também.
É, só que como alguns gostam de milkshake de morango, e outros preferem de chocolate, alguns preferem Beatles ou Radiohead (?)

Nunca esquecendo que critica nenhuma vai abalar o fanatismo que ninguém sente por banda nenhuma, o que é muito bom porque serve pra filtrar os fãs de ferdade dos posers :B

PermalinkPermalink 16.08.09 @ 21:54



Comentário de: Alana · http://twitter.com/AlanaWanderley

Outra coisa. Radioehad só é rock, de verdade, até o The Bends. A crítica é que fica colocando eles tão pra cima e comparando com outras bandas (aí sim, de rock).
Depois eles viraram alguma coisa que eu, mesmo fã, não sei ao menos explicar.

PermalinkPermalink 16.08.09 @ 21:59



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.



Blog do Cel

CEL aka Carlos Eduardo Lima. Jornalista, escritor, crítico musical, fã de cultura pop em todos os seus desdobramentos, espectador do mundo, agente das mudanças, colecionador de momentos, casado com Maria Estrella, filho de Helena, padrasto de Gabriel.

Novembro 2009
DomSegTerQuaQuiSexSab
<< <   
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

cerebro1

powered by b2evolution free blog software


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]