Analisando o Público da Dave Matthews Band

Analisando o Público da Dave Matthews Band

01.10.08 | por Cel | Categorias: A, Música

dave1

Estive ontem no Vivo Rio para cobrir o show da Dave Matthews Band para o Portal Rock Press. Meu primeiro contato com a sonoridade do músico sul-africano radicado nos USA foi em 1994, por ocasião do lançamento de seu primeiro disco, Under The Table And Dreaming, pela então BMG (depois Sony/BMG).

Achei legal, ouvi músicas como "Ants Marching" e "Warehouse" tendo a certeza que eram bem feitas e interessantes, mas, desde o ínício, a semelhança com algumas nuances dos trabalhos solos de Paul Simon nos anos 80 (sintomaticamente seu disco Graceland, feito com músicos sul-africanos) e Sting nunca me enganaram. O que saltou aos ouvidos, três anos depois, foi o lançamento de um disco duplo ao vivo, gravado no Red Rocks Amphitheater, manjado palco ao ar live dos States.

Com apenas dois álbuns de estúdio (o primeiro e o então recém-lançado Crash), Matthews não tinha qualquer pudor de centrar seu repertório em dezessete canções dos trabalhos de estúdio e oferecia uma performance cheia de alternativas, improvisações, solos, dando aos fãs uma versão 90's do que bandas como Grateful Dead cunharam nos anos 70: a celebração do show.

A idéia de Matthews era detonar os fazedores de bootlegs - discos piratas - que tiveram sua atividade facilitada na então era do CD. Dave queria lançar discos ao vivo oficiais para que o interesse por gravações não-autorizadas fosse minado, o que era uma atitude bem legal, copiada pelo Pearl Jam anos depois, que lançou todos os discos de sua turnê mundial e que mantém até hoje uma relação próspera na comercialização das gravações oficiais de seus shows.

O tempo passou, os discos vieram, os shows permaneceram e Dave Matthews e sua banda já têm um catálogo de seis álbuns de estúdio, numa linha decrescente de inspiração desde o primeiro trabalho. A quantidade de registros chega ao dobro com a contagem dos discos ao vivo, lançados a cada ano, sempre com a íntegra dos shows. A série Live Trax tem vários volumes, como, por exemplo, o que traz o concerto em Fenway Park, Boston, com quatro discos. Os álbuns dedicados aos shows dados no ano passado em Piedmont Park, Atlanta, e no Central Park (Nova York) são triplos.

É legal, principalmente porque há o estabelecimento de uma relação entre artista e público, que transcende o âmbito musical/comercial e adentra o terreno da identificação pessoal. O fã de Dave Matthews concorda com ele, admira sua postura, compactua de seus ideais estéticos - principalmente musicais - e compra os produtos como se fossem seus.

O que funciona nos USA parece atingir o mesmo nível de cumplicidade no Brasil, por incrível que pareça. As pessoas que estavam na casa de shows carioca ontem eram de classe média alta, com condições de adquirir os discos ou, claro, computadores e banda larga para downloads do catálogo da banda, dos ítens mais comuns aos shows lançados apenas no exterior. A Sony, de olho no burburinho da passagem da DMB pelo país (shows em Manaus e São Paulo, antes do Rio), colocou à venda dez discos, sendo dois duplos (Live At Luther College e Radio City Music Hall, ao vivo, acústicos, apenas com Dave e seu parceiro Tim Reynolds), um triplo (Central Park) e nada menos que a discografia completa de estúdio, além da coletânea inédita aqui, The Best Of What's Around. Quem faz um investimento desses em tempos tão bicudos, só pode perceber que o público da DMB compra os discos, principalmente os gravados ao vivo.

dave

A primeira vontade é descer a lenha nos fãs da banda, pelo menos nos brasileiros. É uma gente yuppie, riquinha, com um conhecimento superficial da música pop, norteado por conceitos que temos quando começamos a ouvir música: "gostamos desse cara porque ele toca bem pra c***lho" ou "o som que esse cara faz é original" ou ainda "a energia deles no palco é f*da", mesmo que não tenha visto um show sequer.

O som do Dave tem os ingredientes pra conquistar não só os mais dispostos. As exibições de talento nos instrumentos são constantes, estendendo a duração das músicas para além de dez minutos em média, chegando a varar vinte voltinhas no relógio em "Two Steps" ou "Ants Marching".

Não é progressivo, não é jazz, não é funk, não é rock, não é pop. O que é então, pombas? Não sei bem, mas não é algo totalmente ruim, mesmo que seja chato, igual e eloquente demais.

O público, pasmo, aplaude, urra, tem chiliques. Como podem conhecer tanto as músicas do Dave se ele não lança nada de novo desde Stand Up, de 2005? Onde eles as ouvem? É gente que vai pro exterior? É gente que tem fã-clube? Ainda existe fã-clube?

dave2

Eu sou um conhecedor razoável da obra da DMB, ainda que meu interesse por eles tenha se perdido a partir do terceiro disco, Before These Crowded Streets. Não há clipes dele no Multishow, na MTV, no Fantástico, em lugar nenhum! Os discos estavam fora de catálogo...Dave nem é um cara pintoso, se comparado a seus seguidores formais ou informais - Ben Harper, Jack Johnson, John Mayer - e ele arrasta o povo. Se permite fazer covers de Neil Young ("Cortez The Killer"), Rick James ("Superfreak"), Talking Heads ("Burning Down The House", tocada ontem), Allman Brothers ("Melissa"), Bob Dylan ("All Along The Watchtower", transformada em um dos pontos altos dos shows, curiosamente ausente da apresentação do Rio) e tem o cuidado de não repetir um setlist. O sujeito excursiona com Bruce Springsteen em turnês Rock The Vote, apóia Barack Obama, é bom pai de família, bom amigo, bom cunhado...

O povo de ontem sabia pausas, improvisos, parecia ensaiado. Por que eu não estou entusiasmado?



Posts similares:
Jefferson Gonçalves
Bob Dylan é a mensagem
O Que Ver No Tim Festival 2008

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Fabio

Bom texto, entretanto, os musicos da banda são uns dos melhores em cada um de seus instrumentos. Por exemplo, encontre um baterista que ambidestro tão bom quanto o do DMB... tah dado o recado....

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 19:26



Comentário de: Alexandre Latorre

Ridículo. Tipinhos como você que fazem comentários contrários ao que corresponde a realidade adoram causar um impacto chocoso apenas para dar ibope. Até conseguiu pois li sua matéria e ainda fiz comentário. Mas será que vale ter escrito tudo isso só pra dar umas risadinhas em sua cadeira do pessoal que te acha ridículo? Tudo bem, tem gente que tem o que fazer, outras não.

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 19:52



Comentário de: Newton

Porque é um bundão que se acha. VTNC!

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 20:14



Comentário de: Leandro

Vc não está entusiasmado pq é um idiota total e não sabe ouvir. Não rotule fãs da banda. E como os fãs podem conhecer as musicas? Ora, vc nunca comprou cds importados? Não tem acesso a internet, youtube? Agora, com todo respeito ao Paul Simon, que gosto muito, o som da banda não tem NADA A VER COM ELE! É originalíssimo, criaram um estilo diferenciado, eles são únicos, musicos excelentes, muito profissionais, um vocalista cuja interpretação e emoção beiram a perfeição, e letras fantásticas. Enfim, sem mais palavras pra malhar sua crítica...

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 21:27



Comentário de: bir

Me fale a verdade amigo, voce escreveu esta baboseira pra chamar atençao nao foi?
Cara va achar coisa interessante pra escrever e ganhar meritos com dignidade.
Seu texto é inescrupuloso, imbecil, e totalmente dispensável. "Conhecimento superficial da musica POP" Cara, pode apostar, o que eu ja escutei de musica voce vai demorar pra chegar perto. Alias, percebe-se que este conhecimento tao aprofundado seu o deixou deslizar até no nome do album. Se voce nao sabe nem o nome, vai quere me convencer que sabe as musicas?
Outra, quem te falou que estar na MTV/Fantastico é uma vantagem? TEnho o maior ORGULHO de ver esses caras longe deste lixo de difusao. que continuem assim.
Voce nao esta entusiasmado porque depende desta porcaria de blog pra conseguir alguns trocados e escrevendo esse lixo de texto é capaz de abocanhar 100 vezes mais visitas do que escrevendo algo decente.


PermalinkPermalink 01.10.08 @ 21:33



Comentário de: Rodrigo

Talvez nao esteja entusiasmado simplesmente por não ser fã da banda ou quem sabe por não lhe agradar o "conceito" criativo e particular da DMB. Mas apostaria minhas fichas naquele tal de fenômedo "cult" de ser. (ou indie, british ou seja la o que for) É aquela coisa...é legal porque não é pop....e pq não é pop, eu conheço e sei que é legal, quando virar pop eu vou querer "cobrar" o entendimento da massa que escuta...mas isso é inerente a musica pop: a ignorancia. O que não é nada pejorativo...é o deixar levar por se deixar levar.. Conheço a banda desde o primeiro CD por intermédio de um amigo nos EUA e desde então venho adquirindo CDs e DVDs. Presenciei o show aqui em São Paulo e fui um dos que "pasmou", "teve xiliques", "urrou" ou sei lá o que... não só por um frenetismo non-sense (absolutamente normal pela alma da apresentação ao vivo em si), mas pelo carisma , personalidade, improvisação e porque não pelo tesão de ver um dos melhores bateristas do mundo fazer um show de mais de 2 horas sorrindo constantemente. Isso sim é autenticidade. Simples e cativante.
OBS-1: O disco de 2005 chamase STAND UP (e não STAND BY)
OBS-2: Pelo menos em São Paulo, algumas bandas covers "oficiais" tem certo prestígio e popularidade.
OBS-3: Poderia ser pior. As pessoas poderiam berrar sem motivo pelo NXZERO.

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 22:54



Comentário de: Z.zaum

Sim, o povo que estava lá pode ser Yuppie, Rico, mas nem todos os fãs da banda são assim...acredite, eu não estou nessa categoria q vc disse, e conheço muito de DMB !
com DMB vc não gosta, você se identifica, acho que o mais próximo que eu tenho visto aqui no Brasil de acontecer é com "O Teatro Mágico" que no ultimo cd, assumidamente em uma das musicas usou de Influência da pegada em solos de Batera/Baixo/Violino do DMB...(ainda que eu ache que beira o ridículo a praticamente Idolatrização ocorrida com o TM) você se identifica com a banda, com seus ideias, sem que eles sejam motivados por qualquer canal, por qualquer rádio...

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 23:12



Comentário de: Patricia

voce não ficou entusiasmado, porque o seu conhecimento razoável pelo DMB, não é tão bom assim,eu penso, mesmo porque não deves julgar o publico de ontem pelo o que viu e apenas curtir e respeitar o som de quem gosta, gosto e muito do DMB,tenho todos os CDS, eu os conheci na antiga tv MC, lembra?, pena que saiu do ar, grandes nomes se lançaram lá e muitos na mesma fase do DMB, como por exemplo, Jacob Dillan, (filho do Bob Dillan), Macy Gray,Neli Furtado, Sade, Matchbox e outros, foi uma pena a tv MC, não estar mais no ar, pois só tocava musica de um povo "gente boa", "vale a pena ver de novo", se é que já tenhas visto!!

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 23:54



Comentário de: Patricia

voce não ficou entusiasmado, porque o seu conhecimento razoável pelo DMB, não é tão bom assim,eu penso, mesmo porque não deves julgar o publico de ontem pelo o que viu e apenas curtir e respeitar o som de quem gosta, gosto e muito do DMB,tenho todos os CDS, eu os conheci na antiga tv MC, lembra?, pena que saiu do ar, grandes nomes se lançaram lá e muitos na mesma fase do DMB, como por exemplo, Jacob Dillan, (filho do Bob Dillan), Macy Gray,Neli Furtado, Sade, Matchbox e outros, foi uma pena a tv MC, não estar mais no ar, pois só tocava musica de um povo "gente boa", "vale a pena ver de novo", se é que já tenhas visto!!

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 23:55



Comentário de: Patricia

voce não ficou entusiasmado, porque o seu conhecimento razoável pelo DMB, não é tão bom assim,eu penso, mesmo porque não deves julgar o publico de ontem pelo o que viu e apenas curtir e respeitar o som de quem gosta, gosto e muito do DMB,tenho todos os CDS, eu os conheci na antiga tv MC, lembra?, pena que saiu do ar, grandes nomes se lançaram lá e muitos na mesma fase do DMB, como por exemplo, Jacob Dillan, (filho do Bob Dillan), Macy Gray,Neli Furtado, Sade, Matchbox e outros, foi uma pena a tv MC, não estar mais no ar, pois só tocava musica de um povo "gente boa", "vale a pena ver de novo", se é que já tenhas visto!!

PermalinkPermalink 01.10.08 @ 23:56



Comentário de: gisele

cara,eu tb não sou tão fã da DMB, mas acho q seu comentário soou um pouco preconceituoso.
Acho tb, q a arte, seja ela em qualquer mídia, não tem q ser tão entendida racionalmente, como vc espera das pessoas(acho q isso cabe aos críticos).
Sou artista plástica, e não espero q o púbico q veja o meu trabalho, entenda de toda história da arte para entrar em contato com ele...
A musica então, é uma coisa muito afetiva, não vai me dizer q não tem uma musiquinha ruim q vc gosta, e q te trás uma felicidade???...
mas concordo com vc,os caras são bem chatos...mas deixa os yuppies pra lá...
pra mim perdeu a razão nessa hr.
um abraço

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 00:34



Comentário de: Carlos Queiroz

Que descolado você, não? Pseudo intelectual que nao suporta os "riquinhos". PQP, que comentário mais idiota. Vai pra Augusta então ficar com os "indies".

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 01:05



Comentário de: Beto

Eu vou dizer porque vc não está entusiasmado. Porque vc quer ser o crítico chato que não sabe apreciar boa música nova. Será que vc preferia que o público jovem e riquinho, como vc define, estivesse nos pancadões funks do Rio, escutando a excelente música carioca atual? Talvez sua filha adolescente prefira escutar o funk do bum-bum piscando. Prefiro mil vezes ver esses jovens apreciando música boa.
Falando um pouco de sua análise da música deles, bem pobre por sinal, qual é a banda que não tenha se inspirado e influenciado nas bandas que escutavam antes? O Paralamas é The Police tropicalizado. O Skank também com reaggae no meio. Qual é o problema de vc se inspirar em alguma coisa que já existe, combinando com outros elementos? Uma coisa vc pode ter certeza é que não há nénhuma banda no cenário mundial atual ou passado que tenha arrastado patricinhas e mauricinhos pra shows sem parar tocando violino, saxofone, flautas, violão (sem guitarras estridentes) e a bateria mais bem tocada na atualidade.
Pensa um pouco e tenta trazer toda a sua cultura pop, que parece excassa, e tente lembrar de alguma banda que tenha todos esses elementos e ainda mover multidões de jovens. Acho que vc não tem nada pra dizer.
Agora, voltando ao propósito desse blog, vc foi fazer a cobertura do show e só fez crítica sem motivo. Esqueceu de dizer que o Dave Matthews Band acabou de perder Leroy More que morreu depois de complicações de um acidente no seu quadriciclo em seu rancho na Virgínia. Isso sim vc precisa comentar. Qual a sua opinião sobre o saxofonista que tocou no lugar dele? Está à altura? Na minha opinião vai ser um gap irreparável, porque o cara era um fenômeno. Eu assiti ao primeiro show deles no Brasil no Free Jazz Festival. Ele tocou metade de uma música semi-tonado na flauta, com todas as notas, inclusive de solo, batendo na trave até encontrar com a banda no meio do solo com a música semi-tona. Sem igual.
Que tal falar do violinista? A presença desse cara na banda faz toda diferença. Tem riffs que vc não tem certeza de é ele ou o saxofone e vice-versa. Ou que tal falar do baixista, calado, na dele, mas destroi na quebradeira com o baterista, que não precisa nem comentar. É um ambidestro anormal que toca posicionado como destro. Toca mascando chiclete e se divertindo com Dave enquanto faz backing vocal. Coisas impossíveis de fazer ele faz dando risada e estourando bolas de chiclete.
A propósito, o último álbum de studio se chama Stand-Up e não Stand By como vc deve estar agora ao ler meu comentário. E se vc perdeu o interesse depois do Before these crowded streets e não acha que Busted Stuff tenha sido uma evolução dos primeiros, vc precisa escutar a faixa You never know e se ainda assim não achar evolução, vc não entende nada de música. Definir a música deles como chata e igual é motivo suficiente pra dizer que vc não conhece nada de Dave Matthews Band ou de qualquer outro tipo de música. Vc pode dizer que Axé é chato e igual, Funk é péssimo, chato e igual, Bossa Nova também não deixa de ser chato e igual (ainda mais João Glberto), mas peque o álbum Everyday ou Stand Up e compare com Crash e vc vai ver que não é tão igual. Agora, se vc quer ser um bom crítico mesmo, vc tem que etender que toda banda toca seu próprio estilo, sendo assim, são iguais.
Por fim, quero registrar meu descontentamento com sua análise dos fãs da banda, porque sou fã há muito tempo e conheço música. Esses caras são fenômeno, porque são diferentes das porcarias que proliferam o cenário musical, não são celebridades, não estão atrás de notícia e mesmo assim carregam a juventude nas costas. Vc devia estar feliz pela excelente influência que eles estão trazendo pra música pop e pela curiosidade que eles trazem aos jovens por instrumentos como violino, sopro, violão, baixo e bateria. Tudo muito bem tocado. Baixar cifras desses caras e tocar na rodinha não é fácil. Precisa de estudo. Coisa que acho que falta em vc, por isso a falta de entusiasmo.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 01:34



Comentário de: john charles dantas viana

po gente riquinha que curte. da licença mais é o seguinte vc tem um blog que nao é para qualquer um e vem desqualificar quem ta curtindo um som deixa de um pseudo pobre vai ti catar o meu!!!!!o

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 02:16



Comentário de: Luiz

Interessante que voce REALMENTE "entende" de Dave Matthews Band ...
Sinceramente, sou completamente aberto a criticas a banda e ao publico ... sem problema algum!!! Gosto nao se discute ... mesmo!

Mas voce afirmar que eh conhecedor da banda ... vai procurar piolho no cabelo do Lula!!! PQP!!!
Seria bacana vce pesquisar um pouco sobre a banda antes de escrever um artigo ...

Fica a dica:

www.dmbrasil.net
www.davematthewsband.com
www.antsmarching.org

PS: o ultimo disco lancado pela banda se chama StandUp, e nao Stand By ... dentre outras abobrinhas que vc escreveu aqui camarada ...

Boa sorte no proximo artigo!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 05:18



Comentário de: Claudio Mello

Concordo com vc sobre a queda da inspiração a partir do 3º álbum. Mas, embora os ingressos tenham sido para a Classe Média Alta no Vivo Rio, para mim ao menos valeu a pena ter gasto R$120 (meia entrada, como estudante de mestrado que sou - não tenho carteira falsa) para ver a banda com a qual tive contato pela primeira vez no dia 20/01/01, no Rock in Rio. Quem gosta mesmo vai, pois DMB não toca em nenhuma rádio do Rio. "Ants Marching", "Crash" e "Satellite" foram pontos altos, mas nada como "I did it". Diferentemente do que aconteceu em Janeiro com Eagle-Eye Cherry, no qual a classe média tb estava lá, mas só conhecia os hits que tocam em rádio. Abcs,

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 08:53



Comentário de: marcello cals

a formula da dave matthews band é muito curiosa mesmo. também admirador desde as fases antigas (e concordo que a partir de before these crowded streets caiu em decrescente, embora busted stuff seja bem legal tambem), nem tento mais entender como ele faz sucesso. não é pop, mas também não é cult. não é rock, mas também não é jazz. as musicas, se tocadas numa rodinha de violão, possuem harmonias repetitivas. o proprio cd solo do dave matthews, com outra banda, não é nada demais. mas ai ele toca as mesmas musicas com a dave matthews band e a coisa muda de figura. e é aí que eles encontram o diferencial, o de pegar uma base simples e sobrepor uma bela letra com bela harmonia. tempera-se com a texturizacao de excelentes músicos que sabem a hora certa de entrar e sair, diferenciando cada parte da musica, que originalmente era pobre. como cereja do bolo, ao vivo possuem um dos frontman mais carismaticos e versateis da musica mundial, que canta doce uma hora, chora de tristeza na seguinte, anima até defundo na próxima e rasga a voz e grita pra frank black nenhum botar defeito a seguir. e isso tudo sem ser falso. dança desengonçado e não tá nem aí. e tem uma banda de apoio para ninguém botar defeito. pra alguns pode ser chato, para outros pode ser o máximo, mas de qualquer forma é no mínimo único, curioso e interessante como que faz os fúteis e os jazzmaníacos darem as mãos em cada pausa de cada música.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 09:19



Comentário de: alan e silva barbosa

O problema é que vc não gosta e ponto final

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 09:24



Comentário de: Marcos

Cara, você é um completo imbecil ao cubo!!! Você não gostar da banda, isso é respeitável. Mas chegar ao ponto de não tecer um comentário decente sobre a banda e a sua originalidade é lamentável. Mais do que isso, achar que bandas que seguem a mesma linha e ou "copiaram" a base da DMB serem melhores...isso sim seria um plágio; o que não é, pois cada banda tem sua característica e especificidade. Creio que como um crítico de público da DMB, você deveria comentar o dvd da XUXA, Só para Baixinho Volume 15!!!!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 09:38



Comentário de: Cassiano Sairaf · http://museudocinema.blogspot.com

Vc não tá entusiasmado pq vc não entende nada de música. Simples. DMB tem um disco anterior a Under The Table And Dreaming, lançado de forma independente e depois relançado. Se eu tenho que moro nos cafundois do Brasil, vc no minimo deveria ter esse conhecimento. nto.

Achar que a música atual é mediocre é uma forma bem medrosa de se esconder num alegado conhecimento que em duas linhas percebe-se que vc não tem.

Agora chega de críticas, parabéns pelas escolhas das imagens.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 10:20



Comentário de: alex nathan moreira d e jesus

porque para vç nada de novo tem acontecido nos ultimos 30 anos. porque talvez o dmb traga algo de novo
a musica corporativa ou a playson music se vç
preferir e a musica do global way of life
musica de publicitario o tal rock "adulto" e
"maduro"que é tocado no intervalo d reuniões
de grandes empresas ou naquela festa de fim
de ano. destas propagandas de celular
o mesmo nicho de seu jorge, ana carolina,strokes
jamiroquai,jota quest,alanis nickelback etc

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 10:28



Comentário de: MaurusBlues

"O povo de ontem sabia pausas, improvisos, parecia ensaiado. Por que eu não estou entusiasmado?"

- Porque você pertence ao grupo que você mesmo citou abaixo...

"Não há clipes dele no Multishow, na MTV, no Fantástico, em lugar nenhum! Os discos estavam fora de catálogo"

- Muito provavelmente você também não gosta do Allman Brothers e do próprio Warren Haynes. Cada um tem uma opinião e deve ser respeitada, a diferença é que alguns têm um espaço maior para se manifestar. Cabe a quem tem esse espaço saber usar com consciência e para o bem da liberdade musical.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 10:49



Comentário de: Renato

Porque você é um babaca!
Críticas a você não são bem vindas, neh! Por isso não aprovou nenhum comentário.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 11:25



Comentário de: Thomas Campos

Deve ter 24 ou mais comentários aguardando aprovação porque com certeza vão falar mal de seu post.

Conhecimento superficial da cultura/música pop? E quem disse que Dave Matthews é pop? Você mesmo se contradiz dizendo que não é pop/jazz e etc

Talvez o Stand Up e não Stand By como você escreveu seja pop.

Classe média alta ou classe de fanáticos??? Acho que vai pelo fanáticos, pois a maioria vendeu as cuecas para ir ao show. Acho que isso é mostrado por conhecermos tanto a banda, e sim, baixamos tudo o que os "tapers" colocam na rede.

E sim existe fan club, o da warehouse (oficial), dmbrasil e outros.

Agora o que eu acho mesmo, é que vc se entusiasma só com NX Zero ou outros similares. Adoro estes criticos "metidos a besta" que pensam que conhecem de tudo e podem escrever o que quiserem. Até podem, mas depois o post fica com os comentários aguardando aprovação, hehehe.

Grande abraço!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 13:40



Comentário de: Thiago

Meu caro,
Carter Beauford e um dos maiores bateristas da historia, a DMB e puro profissionalismo e excelencia em musica, coisa que a tempos nao temos no Brasil.
Cada membro da banda e extremamente competente, e mostrou isso no palco!
Acho que voce nao se empolgou no show pq o sistema de som do Vivo Rio e sofrivel, a organizacao vendeu ingressos em excesso ou voce nao aprecia a obra.
Mas um coisa nao podemos discutir: estivemos diante de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Que eles voltem mais vezes!
abs
Thiago

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 14:29



Comentário de: Marcus Andrei Oliveira Santana

Me diga uma coisa o que você estava fazendo lá então, o que você presensiou foi a prova de que em um mundo informatizado como o de hoje um artista não precisa estar lançando disco no Brasil para que ele tenha adimiradores da sua música, até porque se formos depender do que é lançado no Brasil iriamos ter que escutar muita merda que nos é imposta pelas gravadoras.
Provavelmente é esse tipo de merda que você deve gostar músicas fáceis de ser rotuladas e feitas para se vender cds.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 14:33



Comentário de: Victor

Respondendo a sua pergunta final: Porque vc talvez não tenha uma identificação com a DMB, talvez a infima superficialidade do seu conhecimento pela discografi da banda nao lhe proporcionou essa empolgação ou pq vc é um imbecil talvez.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 15:10



Comentário de: ricardo

cala a boca otario

tu se diz "conhecedor" mas nao sabe que o primeiro disco deles nao foi Under the Table and Dreaming, mas sim Remember Two Things.

e ainda se acha no direito de criticar a musica... vai escuta NXzero entao e chora com eles no palco, vai escuta ivete sangalo entao, palhaco

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 15:10



Comentário de: Victor

"STAND BY" ????
Vc tá de sacanagem né?
Que lixo cara...tira isso da net...pelo seu prórpio bem....vai escrever sobre outra coisa cuja razoabilidade do seu conhecimento não faça os outros rirem nem prejudique a sua imagem profissional.
Dever de casa: Stand UP 2005. Ouvir tres vezes ao dia. Até conseguir pronunciar o nome do cd corretamente.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 15:16



Comentário de: Odete

"O povo de ontem sabia pausas, improvisos, parecia ensaiado. Por que eu não estou entusiasmado?"

Você não é fã. Não queira entender o público. Aliás, vá ver um show do NXZERO, com certeza você vai se identificar mais com esse público.

Outra coisa, não estávamos ensaiados. Muita gente viu o show de SP e Manaus, possui todos os dvd's ao vivo e todos os cd's. Não precisamos ver clipes na tv, não precisamos de absolutamente nada disso. Quem precisa disso são bandinhas como NXZERO pra conseguir público e dinheiro, ao contrário do DMB que LOTOU o Vivo Rio e mostrou pra quem quisesse ver que fã que é fã sai da puta que pariu pra prestigiar o seu ídolo. Isso sim é ser fã, é você conhecer tão bem a banda e ainda tu acaba impressionando cada integrante com surpresas como os balões em homenagem ao LeRoi.

Tu e o Leandro Souto Maior são dois jornalistas idiotas.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 15:30



Comentário de: debertino

O, seu bosta! Coloca os comentários, porra!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 15:35



Comentário de: Ana Ferreira

Não parecia entusiasmado?
Talvez pq seja um babaca. Nao tome a postura das outras pessoas a partir da sua. Vc nao gosta? Problema seu, vc viu 4500 pessoas enlouquecidas com a banda, que esperam por este momento ha 7 anos.
Nao interessa uma classificacao de rock, pop ou funk, SIMPLESMENTE É, e se as pessoas admiram, que sorte a deles ne? Algo de especial devem ter.
Os fã-clubes ainda existem, e nao existe apenas admiração, mais do que isso! Vc nao deve estar acostumado com isso, claro, pq ninguem deve compor um fa-clube seu.
Se vc tem uma duvida, sobre o pq das pessoas gostarem tanto, seria mto mais inteligente da sua parte procurar saber, do que criticar!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 16:03



Comentário de: Michelle

Não entusiasmou porque é uma anta!!!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 16:14



Comentário de: Oscar

Meu caro, seu texto é tão contraditório e carente de raciocínio lógico que mesmo se eu odiasse a banda, não aproveitaria nada do que você escreveu. Bom mesmo deve ser a galera do "High School Musical" ou as nobres bandas brasileiras como CPM22 e NX Zero que têm seus discos lançados no Brasil e tem um belo planejamento de marketing dando suporte a toda qualidade musical que eles não tem e que pessoas como vc adoram. Como diria D2, em outro contexto mas aplicável aqui, "se informe antes de falar". Gosto é gosto, tem que se respeitar, mas não opine sobre aquilo que vc não conhece, fica feio e só quem perde é vc.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 16:20



Comentário de: Rodolfo Benedet

"Não é progressivo, não é jazz, não é funk, não é rock, não é pop. O que é então, pombas? Não sei bem, mas não é algo totalmente ruim, mesmo que seja chato, igual e eloquente demais."
Que comentário é esse? Meu deus do céu! Vc não é jornalista não, né? Se for vou solicitar a cassação do seu diploma. Não sou um fã xiita da banda, não. Se eu lesse um cometário desse sobre qlq banda ficaria idignado.

"Eu sou um conhecedor razoável da obra da DMB, ainda que meu interesse por eles tenha se perdido a partir do terceiro disco, Before These Crowded Streets. Não há clipes dele no Multishow, na MTV, no Fantástico, em lugar nenhum! Os discos estavam fora de catálogo...Dave nem é um cara pintoso.."

parei de ler aí...


PermalinkPermalink 02.10.08 @ 16:42



Comentário de: Camila

Por que vc não está entusiasmado? Te respondo.
Porque vc 'até gostou' do show, mas se preocupou mais em criticar os fãs.
Você acha que nós, fãs da DMB, temos culpa dessa mídia brasileira infeliz que só divulga funk? Não, não temos.
Conheço poucas pessoas que gostam de DMB, mas a todos que os 'apresento', gostam muito. O som realmente é ótimo, a voz dele é ótima e a 'boa energia' do Dave realmente é passada nas músicas - pelo menos pra mim.

E só pra fechar: não, eu não fui em nenhum show, pois NÃO TINHA MAIS DE 500 REAIS pra gastar só de passagem, o que derruba sua tese de que fãs do DMB são riquinhos e etc.. :)

Desculpe, mas fiquei bem decepcionada com o que li aqui...
Porém, política, futebol, religião e GOSTO não se discutem.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 17:26



Comentário de: Antônio

Cara... Você não tem moral pra falar isso da DMB... São músicos renomados e respeitados mundialmente, tendo seu valor reconhecido por todos os lugares que passam. É por isso que sempre o Brasil fica fora da turnê deles, por ter nesse país pessoas com a cabeça minúscula e fechada como essa que você expõe ao fazer tantos comentários fúteis. Escute mais os estilos musicais mundiais, avalie seus conceitos e reveja tudo o que tem dito, para ver se está certo ou não.

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 17:44



Comentário de: Renata Lima

Vc nao está entusiasmado, pq faz parte da sociedade burra, seguidora de músicas massificadas e feitas sem qq outro objetivo que não seja ganhar dinheiro e "estupidificar" as pessoas.
Quer dizer que vc só se interessa por coisas q passam na MTV, no Multishow, no Fantástico???
Bob Dylan não passa nesses canais, todos esses canais citados seguem modinhas, a MTV Brasil quase não tem mais clipes da programação...
Acho q vc realmente não sabe do q está falando. Como conhecedor "razoável" da obra de alguém, como vc pode julgar??? Esse é o maior problema do nosso país, todo mundo é crítico, mesmo sem saber do q está falando.


PermalinkPermalink 02.10.08 @ 18:04



Comentário de: Caio Zaleschi

Análise superficial e sem qualquer conhecimento do artista: "Eu sou um conhecedor razoável da obra da DMB". O artigo soa invejoso e azedo. FILHA DE UMA ÉGUA!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 18:44



Comentário de: Tenisson Oliveira

O público, pasmo, aplaude, urra, tem chiliques. Como podem conhecer tanto as músicas do Dave se ele não lança nada de novo desde Stand By, de 2005? Onde eles as ouvem? É gente que vai pro exterior? É gente que tem fã-clube? Ainda existe fã-clube?
-------------------------------------------
Stand BY? Se você não conhece a discografia da banda não venha falar bobagem.

Críticas são sempre bem vindas mas as suas são fracas, sem fundamentos... Você critica o porquê os fãs gostam da banda num tom de questionamento sobre o que eles entendem de música. Mas você escreveu coisas que eu que te questiono: O que você entende de música??

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 18:56



Comentário de: Bruno Braga

Minha nossa, que desgraça este texto.

você é um cara digno de pena. Qual sua influência pra escrever tanta mediocridade?

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 20:14



Comentário de: Rodrigo Menezes

Seu comentário preconceituoso é o que faz de você um cara mal informado. Não conhecia a Dave Matthews band e fui no show com um amigo. Gostei muito da banda e vi que é uma banda totalmente acessível.

Você é preconceituoso assim como seu texto.
Se você decide defender a classe Pobre, deveria comentar pagode.


PermalinkPermalink 02.10.08 @ 20:17



Comentário de: Eduardo Penzo

Meu amigo... Do que vc gosta então? Amy Winehouse? Nirvana? artistas que colaboram com One Hit Only?
Como vc conheço DMB desde o primeiro cd, creio que não visto por vc, na época que MTV e Multishow apresentavam videoclips decentes eu sempre via Crash, Tripping Billies, Stay e por ai vai...
Atualmente em Curitiba, existe uma rádio chamada Mundo Livre e essa mesma já ouvi, músicas de vários cds da DMB. Não sei como é o público do Rio que gosta da banda... mas creio que existem ai várias pessoas esclarecidas quanto a música que gostam da DMB.
Não ouço DMB por esses motivos por vc escritos: "gostamos desse cara porque ele toca bem pra c***lho, "a energia deles no palco é f*da".... realmente tenho mais oq falar dessa banda, mas acho que suas colocações foram completamente infelizes!!!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 20:26



Comentário de: Marcus Andrei Oliveira Santana

45 comentários não aprovados, você não tem coragem de postar os comentários das pessoas sobre o que você escreve? É bom ser a pedra né só falta coragem pra ser a vidraça...

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 21:49



Comentário de: Cristiano

Parabéns! Conseguiu fazer com que alguém lesse algo que tu escreve. O mesmo que diversos colunistas ruins e sem expressão que só detonam os artistas para chamarem a atenção! Parabéns....

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 21:54



Comentário de: Luana

Vc é incoerente, isso q vc disse é ridiculo!!!!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 22:06



Comentário de: Idalmo Laterza Filho · http://www.davematthewsband.com/

So tenho uma coisa a lhe dizer: IMBECIL!!

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 22:10



Comentário de: Idalmo Laterza Filho · http://www.davematthewsband.com/

Só lhe digo uma coisa: IMBECIL!!!!!!!VTNC

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 22:13



Comentário de: Luiz

Que vergonha hein???

50 comentarios aguardando aprovacao??? Autoriza lgo todos ... nao aceita criticas tbm???

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 22:29



Comentário de: Mirela

aceita os comentários, porra! tão tirando teu couro, né? "a gente tem o que merece ter"

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 22:38



Comentário de: Daniel · http://dakial.blogspot.com/

Olá Cel,
Me enviaram sua critica do publico porque a acharam absurda. Ao contrário do que muitos devem ter feito não vou xingar, gritar, dizer que você nao manja nada, etc... eu vou somente apontar os seus erros e acertos:

- Efetivamente você tem razão que quem ouve DMB é a classe média alta, mas isso não tem a ver com a possibilidade monetária de comprar os cds, vendidos somente lá fora, mas sim com a presença de um computador em casa. Isso porque a DMB se tornou bastante conhecida (aqui e lá nos EUA) pela ampla quantidade de shows gravados pelos próprios fãs disponíveis para download, o que nos leva ao segundo ponto.

- Voce aponta que a DMB lança CDs ao vivo para minar os Bootlegs, mas na verdade a DMB possui uma comunidade de Tapers extremamente grande, sendo que quase todos os shows deles nos EUA são gravados pelos fãs que podem entrar e tem lugar reservado para levar seus gravadores e microfones. Se você buscar na internet vai encontrar muitos shows gravados para download. Notando a demanda por esses shows a banda acabou por ver uma oportunidade para vender os seus melhores setlists com uma boa qualidade e por isso vende os live tracks. Fora que a banda é muito boa ao vivo e por isso pode se dar ao trabalho de lançar varios CDs... imagine se um Maroon 5 que tem setlists idênticos e não sae um milímetro pra fora da partitura da musica vai lançar cds ao vivo...

- Discordo totalmente da sua afirmação que os fãs da banda são riquinhos superficiais (não que não haja algum), conheço muitos fãs da banda e em sua grande maioria tem conhecimentos muito mais profundos da música mundial e brasileira (e principalmente...CONTEMPORANEA)que muito fã de Pink Floyd por aí.

- Concordo que a identificação vai muito além da música, pois o Dave Matthews tem uma personalidade muito cativante e atrai os fãs mais ainda.

- Sua duvida de como as pessoas sabiam todas as musicas, pausas e improvisos revela a falta de uma pequena pesquisa com os próprios fãs (ou quiçá você a fez mas pelo sentido que queria dar ao texto a omitiu). Os fãs ouvem os shows gravados nos EUA e por isso sabem cada nuance das musicas.

Eu imagino que sua critica venha de um fato bem verdadeiro: Os fãs de DMB são chatos. Chatos porque eles ficam meio hipnotizados pela banda e não conseguem falar em outra coisa, enchendo o seu saco para que você veja, ouça, leia, coma e beba tudo que tem a ver com a banda. Eu pessoalmente evitei a banda por uns 2 anos porque tinha um amigo fã que me enchia o saco, mas quando eu resolvi ouvir direito acabei gostando e sou um fã até hoje.

Abraços,
Daniel

PermalinkPermalink 02.10.08 @ 22:41



Comentário de: Alexandre · http://www.asterisko.com.br/

Fala Cel...

Cara, você tem que fazer melhor seu "dever de casa". A Dave Matthews Band permite que os fãs gravem o áudio dos shows que vão. ESSA é uma medida para inibir cópias piratas: os shows podem ser gravados e distribuidos livremente pela internet, CDs, etc. Foi assim que a banda se popularizou. "...detonar fazedores de bootlegs...[lançando] discos ao vivo oficiais" não é bem por ai. Permitindo cópias e a distribuição gratuita do áudio é que visa acabar com o comércio de bootlegs. Quem vai comprar se o negócio é grátis?

O lançamento de discos ao vivo oficiais, inclusive a série Live Trax, é mais um meio dos fãs obterem o áudio de qualidade dos shows da banda. Como você mesmo disse, a banda toma cuidado para não repetir setlists, tornando cada show único. Depois, possibilitam que os fãs obtenham esses shows para curtirem quando quiserem. Isso não é fantástico? Você não PRECISA comprar o disco. Compra se quiser. Tem essa possibilidade, se assim preferir.

Você tem razão quando diz que os fãs se identificam com a banda. Eu me identifico com eles, bastante. Afinal, não é essa a relação que um fã tem com seu artista favorito normalmente?

Claro, gosto é totalmente pessoal e concordo, em parte, que os primeiros discos são melhores que os últimos, mas tem muita gente que gosta dos últimos mais que dos primeiros.

E sim, o público fã da DMB é, em geral, de classe média alta, porque é quem procura se informar mais sobre música. Descobrir novas bandas e explorar as opções, que, muitas vezes não são disponibilizadas facilmente aqui no Brasil. Enquanto as classes mais baixas tendem a engolir qualquer grupinho de pagode fabricado no Domingão do Fastão, os fãs da DMB vasculharam muitas bandas até encontrá-la. Assim, acho que "conhecimento superficial da música pop", quem tem é você. Sim, gostamos da banda porque são músicos de classe mundial, que fazem um som único, que, como você mesmo mencionou, é difícil de ser classificado em um ou mais gêneros musicais.

Você peca em seu "dever de casa" novamente quando diz que Dave não lança nada de novo desde "Stand By" duas vezes. Primeiro porque o nome do álbum é "Stand Up". E segundo porque a banda lança constantemente material novo em suas apresentações ao vivo, mesmo que certas músicas nunca entrem em álbuns de estúdio. Há inúmeras músicas nessa condição no catálogo da DMB, como Eh Hee, Corn Bread entre tantas outras.

Como o público pode conhecer tanto as músicas? Simples: nós gostamos da banda e procuramos os materiais novos deles em shows gravados e distribuídos oficialmente pelos fãs, como já mencionei. A internet possibilitou que fãs de todo o mundo se inteirassem das andanças e lançamentos da banda, mesmo que isso não dependa de uma gravadora, no sentido tradicional da palavra.

Para você ser um "conhecedor razoável" da banda, tem muito chão pela frente. O fato de não haver clipes deles nos canais "populares" da mídia os torna ruins? Na minha humilde opinião é justamente o contrário. Antes de criticar, procure conhecer um pouco mais. Você só tem a ganhar, isso eu garanto.

Abraços, de um grande fã da banda,

Alexandre

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 13:54



Comentário de: Cel

Meus queridos e queridas, vocês não perceberam mesmo que eu sou mais ou menos simpático à banda? Entendo que vocês se encrespem na condição de público, mas, minhas colocações sobre a sonoridade são, digamos, favoráveis aos caras.

Vamos por partes:

- Sobre o Busted Stuff - sim, é um bom disco, mas o considero inferior aos primeiros, principalmente ao Under The Table e o Crash. O Before These Crowded Streets já é inferior aos citados. Talvez eu preferisse as versões e o track list do Lillywhite Sessions, o disco que era para ser o Busted Stuff.

- Sobre o Stand UP! STAND UP!!! - vocês têm razão, errei o nome do disco. Stand By?? Pfff...Pior que dizer que o líder da banda é o Dave Matthews Band, como li em outras resenhas aqui e alhures.

- Sobre os tapers - sim, eu sei disso, mas acho que a boa vontade do Dave para com eles aumentou a partir do lançamento do Listener Supported, aquele disco que poderia ser o melhor ao vivo e não é. Ainda fico com a idéia de que o aumento da existência dos tapers é um indício da própria atitude "taper" do Dave.

- Sobre a banda nos canais populares - fazendo o link com as fontes de conhecimento de um artista por seu público, há que mencionarmos os canais populares - nem tanto. Multishow, MTV, Fantástico são as fontes de divulgação mais poderosas da mídia nacional. Caetano Veloso e Nx Zero se valem delas. Ou vocês querem dizer que nunca viram clipes de Amy Winehouse, James Morrison, John Mayer e artistas similares nesses lugares? Meu questionamento sobre a visibilidade da banda precisava passar por esse filtro. Entendam e sejam bonzinhos.

- Finalmente, sobre os fãs - gente, as opiniões estão aí para serem respeitadas. Respeito profundamente as reclamações de vocês, meu texto foi intencionalmente dirigido a vocês, minha idéia era ouví-los e cutucá-los mesmo.

- Sobre a demora em autorizar comentários - minha culpa, oras. Ainda estou aprendendo as ferramentas do Interney. Que blogueiro sério demora tanto para receber o feedback de seus posts? Melhorarei doravante.

Beijos e abraços a todos e voltem sempre!

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 13:58



Comentário de: Bruno Ferreira

Pra ser bom tem que estar na MTV? Que tipo de crítico musical é você? Conheço gente que não era yuppie e estava alí, portanto, não é verdade o que você disse. Desculpe se você não gosta de artista que não faz parte do "mainstream" ou se você tem apenas inveja por não ser tão feliz em seus comentários quanto o Dave é com a música que faz, mas, se é por dinheiro ou não, o cara agrada aos 5000 que foram lá assistir e a milhões de outros. Além disso se desde 2005 ele não lança algo novo e ainda consegue causar emoção em suas apresentações ao vivo, o mérito é dele. Quer um conselho? Vá fazer coberturas de shows da Kelly Key, Só pra contrariar, Britney Spears... Eles sempre tem algo novo pra mostrar...

Um grande abraço!

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 14:48



Comentário de: Frederico Whately

CEL... Tu tens muita paciência com esse tipo de gente... Pelamordedeus.

Em tempo: Foste bonzinho demais com os fãs e com a banda. Pra mim aquilo é pura masturbação instrumental para ouvidos desprovidos de conhecimento musical REAL.

Gente criada no nescau quentinho... sabe como é...

Mas parabéns pela paciência e pela tolerância. Esse tipo de gente nunca mais irá visitar o seu blog, logo, se fosse eu já os teria mandado lá praquele lugar.

hehe

abraço

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 15:33



Comentário de: Marcus

Vc se acha né, manda beijo e diga q voltem sempre. Quem é você? Eu nunca vi uma matéria sua em nenhuma mídia descente, folha de São Paulo, O Globo. Ter um blog de merda não serve pra nada, pra que rádio vc trabalha, vc faz alguma cobertura em outro país, ou seja, vc não é niguém, não está na MTV, no Multishow e nem no fantástico, o seu blog foi achado em uma simples busca pela internet, a mesma internet q vc diz que não é boa se achar músicas de qualidade, o único meio são os discos lançados no Brasil.
Aproveite esse minuto de mídia pq das pessoas q entraram no seu provavelmente ne nhuma vai voltar a entrar.
Aproveita e vai ao show da Madona e depois fala mal do show no dia seguinte pra conseguir ibope negativo com os fãs dela, só assim vão entrar no seu blog.

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 15:53



Comentário de: Leonardo

Frederico Whately

Incrivel como tem louco pra td né?!?!
Um pra falar m**** do DM e outro pra apoiar como esse frederico.

"aquilo é pura masturbação instrumental para ouvidos desprovidos de conhecimento musical REAL"

Deus do céu!!!
Corre atras do seus "verdadeiros" musicos e pergunte a eles o que acham da banda e dos musicos da mesma.

É necessario existir pessoas como vocês no mundo. Pessoas que acham que tem conhecimento vasto pq buscam se deslocar do conhecido, do pop, do famoso. E desse modo mostram falsa superioridade musical.


PermalinkPermalink 03.10.08 @ 16:11



Comentário de: Ana Beatriz

Nossa.... se eu não tivesse lido o texto do CEL, apostaria minha vida que eram comentários dos fãs dos Los Hermanos.

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 17:06



Comentário de: zeca azevedo

"Eu nunca vi uma matéria sua em nenhuma mídia descente..."

Mídia DESCENTE? rsrsrsrs. Com essa pérola e com a "delicadeza" e a "elegância" dos demais comentários negativos endereçados ao CEL pelos amantes da Dave Matthews Band, concluo que a banda (que é muto chata, diga-se) tem os fãs que merece.

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 17:06



Comentário de: Róbson

Essa banda é um pé no saco mesmo.
Há quem realmente acredite que dar 360° em uma música, fazendo mil firulas seja o máximo. Felizmente quem sempre trouxe oxigênio para o pop sabe que bastam três ou quatro acordes, ou aos que se esmeraram mais, sempre houve criatividade e desapego a fórmulas pré-fabricadas, que é a cartilha dessa banda. Mas é assim, faça a enquete, conheço alguns fãs da banda: filme favorito - Titanic - escritor-Paulo Coelho, escutam DMB para dizer: eu sou foda, escuto uma banda com músicos singulares. Mal sabem que o mundo é lotado desses artistas. Quem influência a música até hoje, fez somente mudando uma batida de bumbo ou estendendo um único acorde de guitarra e emocionando com uma levantada de corda. Não é ocaso do DMB.

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 17:32



Comentário de: marcus · http://grandeabobora.com/

Nossa.... se eu não tivesse lido o texto do CEL, apostaria minha vida que eram comentários dos fãs dos Los Hermanos. [2]

Ou do Teatro Mágico, ou Raul Seixas, ou Pink Floyd...

O que não falta neste mundo é fã chato.

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 18:15



Comentário de: Luluzinha

VIVA O CEL!!!!

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 18:43



Comentário de: Marceleza

Dave Matthews toca na novela das oito???

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 19:39



Comentário de: Andre · http://www.plante-arvores.blogspot.com/

"Não é progressivo, não é jazz, não é funk, não é rock, não é pop. O que é então, pombas?"

É um grandessíssimo de um saco, CEL, auahuahuahuahuaau...
:D

.

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 19:42



Comentário de: Sonia Ferreira

Uai.
Não ví no texto essa conotação xiita que os fãs viram não.
E olha que eu gosto de DMB.
Se cada banda tem os fãs que merece, pobre do DMB então com esse monte de gente que enxerga pêlo (ops, de acordo com a nova regra gramatical é PELO) em ovo.....rs

PermalinkPermalink 03.10.08 @ 21:59



Comentário de: Eliane

Não queria me meter nessa polêmica, mas em se tratando de DMB... vamos lá: conheci a banda por uma música ou outra que tocava na (antiga e boa) GloboFM. Na terça passada, eu e meu marido estávamos lá no Vivo Rio e bem, não conheço a conta bancária dos outros fãs do DMB, mas posso garantir que não sou riquinha, pertenço à ordinária classe média, trabalho, estudo, crio filho, pago as minhas contas e, se usar um cartão de crédito para comprar pela internet os dois últimos CDs, que não haviam sido lançados no Brasil, é sinal de RIQUEZA... É, acho que tenho um conceito de riqueza diverso do seu. Eu estou entre os que nunca tinham visto um show da banda lá fora (que pena!), mas não precisava esperar esse show para saber que eles tocam muito bem, sim.

"Não é progressivo, não é jazz, não é funk, não é rock, não é pop. O que é então, pombas?" Também não sei, prezado, nem preciso saber, não sou crítica musical, só sei que é MUITO bom e que não cabe em rótulos, justamente porque é original (e também não consigo ver tanta semelhança com Paul Simon e Sting...). Se você puder achar um rótulo para uma banda que põe guitarra, baixo, bateria, violão, flauta, sax,trompete, violino, tudo junto em cima de um palco e tira um senhor som...

“Não sei bem, mas não é algo totalmente ruim, mesmo que seja chato, igual e eloquente demais” (sic) Bem, isso é APENAS o que você acha, certo? Porque, nós, os fãs, somos fãs justamente porque uma música é totalmente diferente da outra, e os arranjos nunca são óbvios. (Ah, só um lembrete, não assassine o português, eloqüente ainda tem trema, viu? O acordo ortográfico só começa a valer no ano que vem. E estender – “extendendo a duração das músicas” – é com “s”. Jura que você é escritor, jornalista, crítico musical, esse negócio todo que tá lá no blog?).

"O público, pasmo, aplaude, urra, tem chiliques. Como podem conhecer tanto as músicas do Dave se ele não lança nada de novo desde Stand By, de 2005? Onde eles as ouvem? É gente que vai pro exterior? É gente que tem fã-clube? Ainda existe fã-clube?" (sic de novo) Pois é, eu fiz todos os "uh-uhs" a que tinha direito, dancei, fiquei com dor na mão de tanto aplaudir. O último disco é "Stand Up", não "Stand By" (para um crítico musical, você devia se informar melhor...), com a internet, ninguém precisa ir para o exterior para acompanhar o trabalho de uma banda, sim, existe fã-clube do DMB no Brasil, e muito atuante e engajado, e qual é o problema disso?

“Não há clipes dele no Multishow, na MTV, no Fantástico, em lugar nenhum!” Você tá falando sério? E desde quando uma banda ter clipe em MTV é sinal de qualidade? E mais, quem precisa de MTV, Multishow e ... Fantástico (?) para saber o que tem de bom na área musical? Você, como crítico, precisa? Pois nós também não.

“Os discos estavam fora de catálogo...” Só se for do seu, porque no daqui de casa, sempre estiveram presentes (crítico de quê, mesmo? Hein?)

;Dave nem é um cara pintoso (...) e ele arrasta o povo.” Aí já está parecendo uma pontinha de inveja. Dave tem um baita carisma, é hiper simpático no palco, demonstra alegria no que faz. A banda é super competente. E isso arrasta o povo, claro!

Por fim, por que você não ficou entusiasmado? Ora, sei lá, vá entender... quem sabe da próxima vez você alcance...

PS.: acho que você devia mudar de profissão...


PermalinkPermalink 04.10.08 @ 00:49



Comentário de: Iris Félix

Lamento ter lido sua crítica, cheia de erros, mas isso, vc já sabe, já leu em diversos comentários...Não ficou empolgado pq simplesmente não é fã, prefere enxergar erros (de verdade, nenhum me saltou aos olhos durante todo o show). Dave Matthews Band arrebatou o público. Quem é fã, teve uma experiência inefável. Jamais poderemos traduzir em palavras aquele show da DMB, no Rio. No mínimo, foi mágico.
Abs

PS - Sou fã da Dave Matthews Band e me sinto privilegiada por fazer parte desse público seleto. Nós conhecemos, pq gostamos do trabalho. Não aceitamos qualquer coisa tocada nas rádios.

PermalinkPermalink 04.10.08 @ 03:32



Comentário de: zeca azevedo

Agora que perceberam que foram grosseiros e deselegantes nos comentários que deixaram aqui, os fãs do músico pretensamente sofisticado (que, sim, faz música parecida com a do Sting - não tenham vergonha de admitir isso, crianças) estão mais "suaves", mas ainda querem que o autor do texto fique sem emprego. É autoritarismo ou não é? Oh, não deve ser, pois se trata da opinião de gente sensível, que gosta de música "de qualidade"...

"Dave Matthews Band arrebatou o público."

So what? Funk carioca também arrebata o público. Bossa nova também arrebata o público. Mussolini arrebatou o público no seu tempo. Detalhe: não é QUALQUER público. O público do Dave Matthews é específico. E, acreditem, sensibilidade e inteligência musicais não são apanágios dos fãs do DMB. Ouço música há mais de 30 anos, do popular ao erudito. A proposta "middlebrow" de DMB não me excita nem um pouco. Se eu quero ouvir virtuosismo instrumental e boa música, prefiro ficar com meus discos de Miles Davis, do Modern Jazz Quartet ou do King Crimson. O som de DMB é uma derivação da proposta de caras como Peter Gabriel, Sting e de outros praticantes de pop "maduro" acrescida de floreios instrumentais. É o que vocês querem ouvir? Tudo bem. Só não venham dizer que quem não gosta disso aí não conhece música. Não é arrogância, é ignorância pura e simples. No mais, não troco um maravilhoso disco dos Ramones por toda a "maravilhosa" discografia de DMB.

PermalinkPermalink 04.10.08 @ 11:57



Comentário de: Lyla

medo,acho que os fãs do DMB tem idade na faixa dos 13-16 anos.
"não acho o show grande coisa?vtnc,seu critico de merda!vai cobrir o show do nx zero e da ivete pra ver se vc gosta!vai se animar com funk carioca!"

esse tipo de comentario é tipico de fã do Linkin Park,ou do Teatro Magico.ou do Arctic Monkeys.ou até mesmo,de fãs do Simple Plan!

PermalinkPermalink 04.10.08 @ 13:54



Comentário de: Róbson

Banda chata, previsível com vocalista sortudo, já que não tem lá essa voz toda.
Fãs chatos, escutam DMB para dizer: eu sou foda, escuto uma banda com músicos singulares. Mal sabem que o mundo é lotado desses artistas. Quem influência a música até hoje, fez somente mudando uma batida de bumbo ou estendendo um único acorde de guitarra ou emocionando com uma levantada de corda. Não é o caso do DMB.

PermalinkPermalink 04.10.08 @ 18:32



Comentário de: Ana Beatriz · http://www.fasxiitassaoumsaco.com.br

Mas que raios é Teatro Mágico?

PermalinkPermalink 04.10.08 @ 19:12




pra quem curti.... ve la o video q eu gravei do solo de saxo no show.
http://www.youtube.com/watch?v=_2pYnBo9BF8

PermalinkPermalink 05.10.08 @ 20:42



Comentário de: Felipe Ruas

Você não tem capacidade nem conhecimento para criticar o Trabalho de uma das MELHORES bandas já criadas neste mundo. não é porque você se entitula "CRITICO MUSICAL" que saiba o que está falando. É muito fácil ficar 14 anos sem ouvir DMB e simplesmente ir em um show e dizer tudo o que pensa.
Já imaginou se eu fosse em um show do Vando e colocasse minha opiniao que todo mundo que ouve é brega sendo que eu só ouvi até hoje esses hits de novelas e se você me perguntar qual musica eu não saberei te responder. Meu pai por exemplo adora Amado Batista e só por isso vou criticá-lo??!!

Um recado para o IG:

Vocês devem rever o quadro de profissionais que têm pois o crítico é aquele que conhece e entende do assunto. Acho que o Rubens Ewald Filho entende de filmes para comentar no oscar, e o Galvão Bueno por mais insuportável como comentarista também entende de Futebol e F1.
Esse cara não entende nada é de música!!!

Só posso dizer uma coisa:
Gosto é igual bunda, e a bunda desse "critico" é muito mas muito feia!!!

Acho que é por motivos assim que meu email é do GMAIL, acompanho noticias no UOL e trabalho também com o HOTMAIL.
IG foi bem no tempo da internet discada!!

Melhoras para vocês.

PermalinkPermalink 06.10.08 @ 16:37



Comentário de: Bruno

Puxa vc é ruim mesmo ein. 76 comentários de fãs, admiradores, e pessoas que nem curtem tanto assim a DMB, mas todos eles te esculacharam. Realmente vc mandou muito mal no seu texto. Muito preconceito.

PermalinkPermalink 08.10.08 @ 20:29



Comentário de: Eduardo Carvalho

"Não há clipes dele ..., na MTV, ..."
Ainda bem cara, odiaria ver o DMB no mesmo espaço dessas porcarias!!! Aliás, se vc se acha entendedor de música assistindo MTV, vc tá perdido mesmo...
O mais engraçado é que outro dia passou no Multishow 2 horas inteiras dum show, O "Listener Supported" acho...

PermalinkPermalink 09.10.08 @ 09:08



Comentário de: Danni

Bom, como trabalho com jornalismo de cultura há mais de 15 anos, não é à toa que nunca tinha ouvido falar de vc. Para que isso acontecesse foi preciso me curvar à curiosidade da revolta das pessoas que apreciam um bom som. Boa sorte na sua empreitada pela boa escrita, texto de impacto e principalmente na boa apuração de informações. Acho que lhe falta música para inspirar e lhe sobra ignorância.

PermalinkPermalink 09.10.08 @ 09:19



Comentário de: fabio

hahahahaha, sensacional seu post. nao conheço e nem quero conhecer essa tal bandeca DMB, deve ser muito chata e pretenciosa, dada a reaçao histerica e chiliquenta dos fans!!! hahahaha, pelo visto e pelo nivel de descontrole, devem curtir um "nove mil anjos" tambem!!!

PermalinkPermalink 09.10.08 @ 16:58



Comentário de: Guilherme

Alguém me passou esse link e disse: olha o que esse imbecil escreveu sobre DMB e seus fãs... Olhe os argumentos(?)dele... Você não tem qualquer noção do que é música, até porque não toca nada e não tem sensibilidade suficiente para analisar a música da banda... Sim, porque se você não é fã e descobriu o nome dos albuns da banda buscando no Google enquanto escrevia essa sua crítica cretina, obrigatoriamente você deveria ter o mínimo de sensibilidade.

Multishow, MTV e Fantástico são referências apenas para retardados como você e, dentro do mundo aonde você serve para criticar qualquer coisa que seja, talvez a sua ignorância e preconceito homéricos se justifiquem...

E sim, é jazz, é funk, é rock, é pop e tudo mais que vier. Somente uma piada como você, que repito, não entende absolutamente nada sobre música, poderia não ver.

Ah, quase esqueci... Sem contar tudo que já foi falado, seu texto é medíocre... Até minha sobrinha de 12 anos escreve melhor do que você.

PermalinkPermalink 09.10.08 @ 19:46



Comentário de: zeca azevedo

A deselegância e a falta de educação dos admiradores do DMB são realmente impressionantes. É curioso o fato de que a maioria das mensagens postadas aqui se limita a insultar o Carlos Eduardo Lima e não discute com mais cuidado o que diz o texto dele. Talvez essas pessoas não saibam se expressar de outra forma que não essa, estúpida e pouco civilizada. Gostando ou não de DMB, concordando ou não com as opiniões do Carlos Eduardo, é preciso haver respeito pela liberdade de expressão e pela opinião alheia.

PermalinkPermalink 09.10.08 @ 23:08



Comentário de: Fabio oliveira

Poxa Se eles são tão ruins assim como consseguirão arrecadar 10 milhões de dolares no ano passado ..??

PermalinkPermalink 14.10.08 @ 15:10



Comentário de: João Paulo

Ele deve ser fã do Diogo Mainardi e deve cantar NX zero no chuveiro ! hahahahahahahahahah

PermalinkPermalink 14.10.08 @ 22:24



Comentário de: Samuel Silveira

Se é um conhecedor rasoável? Não venha descer a lenha em quem vc não sabe absolutamente nada!! Primeiro que esta turnê ela ja lançou musica nova e apresenta a cada lugar que vai!

Meu amigo pesquise mais seja um reporter coerente! Por favor!

PermalinkPermalink 15.10.08 @ 00:10



Comentário de: Cyn Costa · http://www.olhoseouvidosabertos.wordpress.com

É impressionante a quantidade de gente que se dói
porque alguém explana uma opinião.
Puta merda, e todo mundo é obrigado a gostar de tudo?
Cel tem conhecimento musical muito mais do que
qualquer um aqui, e ser crítico musical não significa sair gostando e elogiando tudo o que vê pela frente.
Eu odeio fã xiita. Sério. Porque deixam de quesionar um post para ofender a pessoa que escreve.
Cada um gosta do que quer, ora bolas.

PermalinkPermalink 15.10.08 @ 02:14



Comentário de: Bruno Roots · http://www.flickr.com/brunoroots

Olá Cel,

Li seu artigo e tentei me colocar no seu lugar quando fui assistir ao White Stripes aqui em Manaus. Não conhecia quase nada da banda, e um acorde que o cara dava la na frente era um orgasmo da platéia, fiquei um pouco desconfortável.

Por isso eu lhe entendo um pouco.

Mas... o comentário da questão de gente rica e superficial, não é meio generalista não?

...

Eu achei o show fantastico aqui em Manaus, de longe foi o show mais incrivel que vi na vida. Mas nao vou falar desse show pq sou fã (discreto, mas sabia sim cada parte do show sim). Portanto não falarei sobre o show.

É a primeira vez que li seu blog, li outras coisas achei bacana. Mas essa crítica do show foi imparcial eu acho.

Eu tambem me incomodo com pessoas superficiais, ultimamente o que tem de gente que ouve Jack Johnson,John Mayer só pra tirar onda não é brincadeira. Infelizmente isso acontece.

Só que essa banda ao vivo é uma das melhores da atualidade. Músicos incríveis. Melodias incríveis.

O que eu senti no show é que (pelo menos aqui em Manaus) eles estavam tocando como se fossem pra 5mil pessoas e com todo o gás, mais de duas horas, com todo o coração. Senti muita humildade também, entraram sem firula, não estavam ali pra tocar por tocar sabe.

Dave Matthews Band é uma grande banda. Mesmo quem nao gosta, não há como negar.

Quanto ao pessoal aí dos posts sobre achar chato ou não. Aí já é outra questão. É um escola diferente, tem que ter um bom momento pra ouvir DMB.

PermalinkPermalink 16.10.08 @ 11:57



Comentário de: Cel

Bruno, que alívio ler um comentário como o seu.

Eu entendo que o show do Dave é dedicado e cheio de gás. Como eu disse no texto, conheço o trabalho deles desde 1994, tenho alguns discos talvez há mais tempo que a maioria dos fãs que manifestaram sua opinião por aqui. Os vi no Rock In Rio III, mesmo que minha idéia fosse ver o grande Neil Young.
Minha crítica foi a esse aspecto do público, talvez essa adoração precipitada, se me permite. Não critiquei o show, mesmo porque, imagino que apresentações de Iron Maiden, Mr. Catra, Sorriso Maroto ou da Sinfônica de Londres sempre agradem a públicos específicos. Meu incômodo e motivo de curiosidade foi investigar quem era o fã da banda, algo que me despertou curiosidade, pricipalmente pelo fato que a DMB não aparece nos canais de divulgação habituais, aos quais os fãs assistem. Enfim, fico feliz com seu post elegante e crítico.
No fim das contas, as respostas provaram que a maioria dos fãs, de qualquer artista, são sempre iguais.
Abraços e obrigado.

PermalinkPermalink 16.10.08 @ 15:03



Comentário de: Fabiano Romillac

Que texto preconceituoso e superficial.

O ápice do seu "artigo" está no oitavo parágrafo, que se refere aos fãs da banda: "...É uma gente yuppie, riquinha, com um conhecimento superficial da música pop..."

Tão vergonhosa quanto esta afirmação, é a sua opinião rasa sobre a técnica musical e criatividade dos integrantes da banda. Típica de um músico frustado, preso ao tic-tac de um teclado que ature suas amarguras.

O mundo virtual tem inúmeras virtudes, mas também vícios - assim como meus minutos perdidos ao ler esse texto de baixo nível.


PermalinkPermalink 21.10.08 @ 02:12



Comentário de: lucmes

DMB é totalmente lixo e pretensioso e nada deles presta. E os fãs da banda são sim yuppies com conhecimento ralo de música pop, isso é claro é problema deles.

PermalinkPermalink 21.10.08 @ 13:17



Comentário de: Ana

Nossa, quantos comentários grosseiros. Que decepção! Mas isso foi motivado por um tópico na comuna do orkut "leiam e detonem esse post falando mal da banda" achei feio essa atitude, muito feio esses comentários raivosos, vazios de argumentos e ainda por cima beirando o lado pessoal, mas enfim, fã chato e xiita toda banda tem, fato.

Sou mega fã da banda, fui em 2 shows, gritei, urrei e tudo mais, posso até, de certa forma, ser considerada uma fanática, e mesmo assim essa crítica não me afetou. É só uma opinião e todo mundo tem o direito de ter a sua, oras. As pessoas são diferentes e gostam de coisas diferentes, e aí? Vai fazer diferença pra mim se amanhã a DMB for considerada a pior banda do mundo? Não, eu sei do que eu gosto e a opinião alheia não me influencia em nada. Não preciso que outras pessoas aprovem o meu gosto, não preciso que os outros concordem comigo em achar DMB o máximo. Desapeguem pessoas, cadê o respeito e o direito a liberdade de expressão?

Cel, não vou comentar sobre o conteúdo da sua crítica, seus argumentos e tal, eu levo ao pé da letra a máxima de que gosto não se discute; o único comentário em relação ao seu texto que me permito fazer é a sobre a generelização. Falar que todos os fãs da banda são classe média alta, gente riquinha, yuppie, etc, foi muito preconceituoso da sua parte, ainda mais na sua posição de colunista e, tendo deixando subentendido, com um profundo conhecimento musical. Eu por exemplo não sou riquinha, não sou classe média alta, pra poder assistir esses shows fiz vários sacrifícios e viajei das formas mais baratas que encontrei, minhas passagens eu parcelei, cds importados não tenho, pq são muito caros, tenho alguns cds que fui comprando ao longo dos meus anos de fã qdo tinha uma promoção,ou usados até, o resto baixei da internet, e conheço mais um monte de pessoas que assistiram os shows nas mesmas condições que eu. Me irrita essa mania de generalizar as coisas, em qualquer texto, qualquer lugar, dito por qualquer pessoa, me irrita profundamente. No caso dessa crítica especificamente, minimiza o esforço que tive pra realizar o meu sonho, me tirando como "riquinha" e tbém entra num estereótipo de que só quem é "riquinho" classe média alta pode gostar disso disso e disso e quem é mais pobre gosta desse desse e daquele. Hoje em dia a internet esta aí pra todo mundo, e quem tem curiosidade de procurar coisas novas pode ser fã do que quiser, não precisa ser rico pra ter acesso ao que está fora da mídia popular, basta ter interesse e isso é independente de classe social. Na MINHA opinião, esse foi seu único pecado (fora o nome errado do último cd rsrs) o resto, respeito seus comentários, é sua visão e vc tem todo direito de compartilhar com os leitores do seu blog. Mas como fã, não concordo com nada, claro! huahauha ;)

PermalinkPermalink 09.11.08 @ 21:38



Comentário de: Renato Malacs

Putzz, que legal, fazia tempo que não tamanha ofença indireta na minha vida.

A matéria que antecede, tem um comentário normal e aceitável,
gosto muito da banda, mas as respostas foram absurdas, e inaceitáveis. Parece um monte de criança mimada, CARAS O QUE IMPORTA É VCS GOSTAREM, QUE SE DANE A OPINIÃO DOS OUTROS, curtam o som, que está acima de qualquer comentário, até a Hippie se ofendeu, hahaha, e ela nem gosta da DMB,

PermalinkPermalink 16.01.09 @ 13:34



Comentário de: André Micheloto

Um pouco atrasado, mas vamos lá...

Fui no show de São Paulo (e tenho por hábito ir em shows, mesmo de bandas que não sou fã, simplesmente porque gosto do ambiente, gosto de avaliar, bom... gosto e ponto).

Concordo plenamente com o que disse sobre o público, sobre a banda e sobre as músicas.

Mas por que EU FIQUEI tão entusiasmado?

PermalinkPermalink 17.05.09 @ 18:45



Comentário de: Guilherme Alves

Depois de todos esses comentarios ai, eu só tenho uma coisa para falar pra voce que escreveu essas bobagens....VAI SE CATA!

PermalinkPermalink 16.07.09 @ 17:27



Comentário de: rafa

Talvez você só se anime com os berros do Tom York do Radiohead ou da nova bandinha da moda do NME. Talvez você se anime mais com o "hype" que com a música, sei lá. E o que tem de mau em ser "riquinho" rs... Eu hein, quanto recalque

PermalinkPermalink 28.10.09 @ 02:50



Comentário de: Lou

um ano inteiro levando saraivada...euri =P

PermalinkPermalink 29.04.10 @ 12:00



Comentário de: Cel

Pois é! Eu também rio bastante lendo esse comentários! Nunca foi tão fácil provar uma teoria sobre um público e sua banda.

PermalinkPermalink 29.04.10 @ 14:19



Comentário de: orelha · http://paradoxoneuronal.blogspot.com

Você pelo contrario deixa claro que é um grande conhecedor da musica POP, então me diga o que de bom em ser tão conhecedor de um tipo descartavel de musica?

Só um toque não generalize sua opinião a respeito dos fãs a não ser, é claro, que queira centenas de comentários irados nos seus posts

E uma ultima nota quando for escrever sobre uma banda ou show, escreva sobre a banda ou o show em si, deixando seu gosto fora da critica, por que o que li por aqui foi uma critica aos fãs e não ao show que você fala, se não gostou do show paciência, fale mal do show, de suas razões mas por favor não fale mal dos fãs, eles tem o direito de ser fãs do que quiserem é uma questão de gosto, e bom, como todos sabem gosto é que nem cu, todos tem e o de alguns esta cheio de merda.

PermalinkPermalink 02.07.10 @ 00:37



Comentário de: Cel

Orelha, você tem todo o direito de não ler o post e ouvir (rá!) a banda que quiser, seja ela POP ou não. Boa sorte pra você.

PermalinkPermalink 02.07.10 @ 11:56



Comentário de: Jo

Confesso que há momentos em que não consigo mais escutar DMB. A voz de Dave Mathews, um arremedo de Eddie Vedder, às vezes cansa... a qualidade musical dos que o acompanham é indiscutível, Carter Beauford pra mim é um dos melhores bateristas do mundo, mas nem sempre uma penca de músicos bons fazem uma banda boa, não estou dizendo que DMB seja ruim, mas tem hora que cansa o som deles.

PermalinkPermalink 19.12.10 @ 19:27



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.



Blog do Cel

CEL aka Carlos Eduardo Lima. Jornalista, escritor, crítico musical, fã de cultura pop em todos os seus desdobramentos, espectador do mundo, agente das mudanças, colecionador de momentos, casado com Maria Estrella, filho de Helena, padrasto de Gabriel.

cerebro1

powered by b2evolution free blog software