Repudie o urso: spammers nunca julgam seus spams como spams!

03Mai
2010

Por Gilberto Consoni

Redator

O mau uso das listas de distribuição de e-mail para envio de spam é uma prática negativa frente aos internautas e isso é de conhecimento da maioria dos profissionais e amadores que produzem e distribuem conteúdo na rede. Mesmo com essa informação, produtores insistem nesse mau uso em busca de autopromoção.

Os gerenciadores de e-mails mais avançados possuem sistemas de filtragem que empurram para a caixa de spam essas mensagens indesejadas, mas muitas vezes falham e nos fazem perder tempo com todo esse lixo eletrônico.

Os internautas já estão habituados com esses aspectos do spam e sabem como lidar com esses conteúdos não-autorizados em suas caixas de mensagens, mas quinta (29/04) muitos twitteiros expressaram sua revolta e desejaram dar um basta nessa atividade. Os internautas twittaram ao longo de todo o dia contra a inclusão no spam mailing do spammer blogueiro Pergunte ao Urso.

1

O desconhecimento de quem era o Urso e o descontentamento dos internautas incluídos no mailing já era esperado pelo próprio blogueiro, já que em seu próprio perfil do twitter ele posta que “não me encha o saco” àqueles que não gostaram. O interessante é que ele posta esse tweet nada espirituoso antes mesmo dos twitteiros iniciarem seus protestos contra o spam.

3

O blog e twitter “Pergunte ao Urso” são mantidos pelo publicitário Marcelo Vitorino e a sua prática como spammer na rede pôde ser confirmada nos tweets feitos no protesto contra ele desde quinta-feira passada. A busca pela palavra “pergunteaourso” no twitter search já gerava mais de 75 páginas de tweets no sistema até a manhã de sexta-feira (30/04). Ao buscar “pergunte ao urso” o resultado apresentava mais 17 páginas de tweets.

Somados são cerca de mil tweets e em uma visão menos apurada pode representar pouco frente aos cerca de 124 mil e-mails incluídos no mailing, mas ao considerarmos a soma dos seguidores de todos esses twitteiros que protestaram, a voz deles tomou uma proporção que colocou o blogueiro como o spammer vilão do dia na twittosfera brasileira, mesmo para aqueles que não receberam a mensagem indesejada e não twittaram a respeito. Eu mesmo fui um dos “azarados” que não foi incluído no mailing, mas passei o dia lendo tweets de pessoas que sigo e protestavam.

Ao ler o conteúdo dos tweets no Twitter Search (sim, dei-me o trabalho de ler tudo) observei que a maioria desses mil tweets protestavam contra a prática do blogueiro e o acusavam como distribuidor de spam ou diretamente como spammer. O adjetivo não deveria surpreender o blogueiro, pois ele próprio se autodenomina desse modo em seu blog.

2

Como a maioria dos internautas concordará comigo, a definição de spammer para o blogueiro está perceptivelmente incorreta, pois a prática do spam envolve as mensagens indesejadas e a forma como ele percebe a autorização para envio de e-mail interessa apenas a ele. Continuem enviando mensagens a suas mães tranquilamente que não é spam, mas não a adicionem na newsletter do blog de vocês sem ela autorizar, pois daí sim é spam!

O meu objetivo nesta postagem não é atacar o blogueiro, mas salientar a equivocada visão e prática ao distribuir conteúdo indesejado e mostrar como os twitteiros podem protestar com êxito, já que o próprio blogueiro resolveu gravar um vídeo como resposta. Imaginem qual é o título do vídeo. Spam?!

No vídeo em tom bem mais ameno do que seu tweet “não me encha o saco a toa”, o blogueiro enumera as 3 formas como conseguiu o e-mail dos internautas para inclusão em seu mailing.

1. Participou de alguma promoção cultural promovida com o apoio do Inblogs
2. Eu te conheço e você está em minha lista de endereços
3. Alguém lhe indicou

O tópicos 2 e 3 dispensam comentários, pois já somos conhecedores de que essas práticas como promoção de produtos ou distribuição de conteúdo são vistas de forma negativa e que devem ser evitadas. O principal erro do blogueiro está no uso dos endereços adquiridos nas promoções culturais, pois quando os internautas participam dessas promoções estão interessados no prêmio e não no recebimento de spam, pois nenhuma promoção diz: Quer concorrer a tal prêmio? É só deixar eu enviar lixo pra você!

As promoções estão cada vez mais presentes no cotidiano dos internautas e muitas apresentam ótimos resultados para quem as promove, mas as que têm sucesso são aquelas que oferecem algo e não pensam apenas em promover um produto ou conteúdo. As promoções que oferecem algo em troca de retwittes são ótimos exemplos de como se promover uma marca pela twittosfera com a participação ativa do internauta e não passiva. Ao retwittar, o internauta tem ação sobre sua decisão, ao receber uma mensagem sem esta ação faz com que ele se revolte, pois foi passivo na decisão. O que os produtores devem sempre ter em mente na atual geração da web é que o internauta deseja decidir o que quer consumir e não que alguém o faça por ele. Por esse motivo é que autopromoções como a desse blogueiro soam negativas na rede.

A prática do blogueiro prejudicou ainda a imagem da sua agência “Insight Agência de Publicidade” e do seu condomínio “in blogs”, já que a lista e as promoções a que se refere estão associadas a eles. Os internautas questionaram a estratégia utilizada para a promoção do “Pergunte ao Urso” e twittaram a falta de profissionalismo e de percepção de como funciona a rede.

Os twitteiros que se engajaram no protesto contra o spam do “Pergunte ao Urso” desde quinta mostraram como pequenas ações na Internet tomam caminhos que se espalham pela rede de forma viral. O efeito da rede permitiu que os internautas se manifestassem publicamente e atingissem outras pessoas. Sentiram-se traídos ao terem seus e-mails fornecidos em promoções para a distribuição de spam. O que o “Pergunte ao Urso” esqueceu foi de “perguntar aos internautas” se desejavam receber seu conteúdo.



Posts similares:
Ética na criação de mailing lists e vírus social
O poder dos hubs no retweet
O que "Don't Click" e #pesquisapr nos ensinam sobre o Twitter como rede social

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Bender MCF · http://www.mulhercervejafutebol.com/loja/

SPAM, lindo SPAM!

Em um post em outro blog o tal do Vitorino fala de sua maravilhosa tática para ter sucesso na internet: força bruta.

Como eu disse, SPAM, lindo SPAM.

OBS: por coincidência, eu digo que mando SPAM na minha loja. Saquem só http://www.mulhercervejafutebol.com/loja/SPAM.php

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 14:50



Comentário de: Urso · http://inblogs.com.br/pergunteaourso/

Que satisfação a minha! Um post em minha homenagem, não precisava... Mesmo assim agradeço!

Eu gostei muito da polêmica gerada, ganhei mais followers, aumentei meu acesso e alguns caras que sempre babaram meu ovo se mostraram. Isso foi muito bacana.

Agora, por que será que vários caras considerados top não se manifestaram? Pense a respeito...

Abraço!

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 15:02



Comentário de: Flavio

Engraçado. Se ele (O urso) pode encher o nosso saco a toa, porque não deseja o mesmo para ele próprio? Recebi o tal spam. Não há problemas em errar. Isso acontece. O problema está em não reconhecer o erro.

Errou na estratégia. Errou na resposta. E ainda se vangloria dos followers como se isso fosse O medidor de credibilidade. É isso: Falem mal, mas falem de mim.

Pergunte ao urso, e tome uma patada...


PermalinkPermalink 03.05.10 @ 15:46



Comentário de: Ricardo Macari · http://www.codigolivre.net

Não conhecia o SPAMMER, mas depois de ter 3 emails meus incluidos nessa maldita lista dele, tive que tomar conhecimento do dito. Claro que denunciei como SPAM onde pude. Vi no twitter a chuva de reclamações contra a pessoa e a ação do SPAMMER, e realmente esse tipo de pessoa irrita profundamente, primeiro pela falta de educação e depois por tentar se justificar, melhor seria um pedido de desculpas, mas a julgar pelo que li, inclusive aqui na resposta dele, duvido muito. #FAIL


PermalinkPermalink 03.05.10 @ 16:11



Comentário de: Victor · http://www.blablagol.com.br

Chatão mesmo.
Pensei em comunicar qualquer coisa para me tirar da lista, mas vi na arrogância das respostas que era inócuo.
Meu trabalho foi colocar o e-mail recebido na caixa de spam. Imagino que terei de fazer mais algumas vezes até o sistema aprender, mas paciência. Não sei de outra alternativa civilizada eficiente a tomar.

--------
Friamente, não acho nem má estratégia. Passando a vista no citado blog e seu conteúdo, creio que abre margem para qualquer estratégia agressiva, sem se importar em incomodar terceiros. O blog e o autor, pelo visto não está muito se importando em evitar desagradar pessoas, mas ir atrás de quem "consuma" aquilo que ali é escrito.
Reafirmo que é incoveniente para mim, mas há quem curta.
Para constar, eu não consumiria de qualquer forma, sem ou com propaganda antipática. Aliás, nem com propaganda simpática.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 16:16



Comentário de: Ju Dacoregio · http://www.interney.net/blogs/heresialoira

Marcelo Vitorino afirma que muitos dos "considerados grandes" não se manifestaram a respeito. Bom, creio que eles não se manifestaram simplesmente para cumprir a política de boa vizinhança ou porque sabem que podem precisar do "Urso" uma hora ou outra e querem manter uma relação cordial.
Mas me admira muito alguém que trabalha com mídias sociais, que tem blog há anos, usar desse artifício tão "Idade da Pedra Lascada da Internet". Se estivéssemos, sei lá, em 2001, ainda vai, ninguém sabia direito o que era SPAM e todo mundo achava que "tudo bem mandar minhas atualizações pra quem eu quiser, quero mais é divulgar". Mas em 2010, dizer que é normal fazer o que ele fez... Por favor, né! E ainda justificar dizendo que qualquer e-mail não solicitado é SPAM, inclusive e-mails pessoais que mandamos para amigos e parentes?! Ah, nos poupe né, seu Urso!!!
Bom, sei que o espaço aqui não é pra falar da pessoa, mas da atitude, mesmo assim... Bem, as respostinhas dele para quem reclamou e o aviso para "não lhe encherem o saco" não é só um tipo que ele faz, não. Reflete bem o mala que ele é.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 19:53



Comentário de: Rafael Reinehr · http://armazemdeideias.org

Eu ia até comentar alguma coisa, mas a Ju Dacoregio já disse tudo. Talvez só faltou dizer, e é claro que uma dama (herege, mas uma dama) não ia disser que esse espírito de porco só faz isso porque já perdeu há tempo a conexão com a realidade e a vida em comunidade. É mais um alienado pela virtualidade, pois não, seu Pimpão?

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 20:07



Comentário de: Gustavo Gitti · http://nao2nao1.com.br

Belo post!

Minha namorada recebeu um email tosco dele, reclamou comigo e então mandei um email para a empresa FeebBlitz (abuse@feedblitz.com).

Em menos de 24h, eles responderam:

"We have researched this incident and dropped the list. FYI Your email was acquired by the company from a promotion run at www.promocaocultural.com.br which the company’s parent sponsored. The rights to use email addresses and share with sponsors was buried in the promotion’s rule. Obviously, they did not follow our rules on permission and the list, as I said, has been terminated."

...

Marcelo,

Você deveria pedir desculpas, cara, não vir com essa resposta ridícula aqui:

"Eu gostei muito da polêmica gerada, ganhei mais followers, aumentei meu acesso e alguns caras que sempre babaram meu ovo se mostraram. Isso foi muito bacana."

Que tipo de motivação autocentrada é essa? Cadê a preocupação em beneficiar as pessoas? Se suas respostas não passam de entretenimento, pelo menos ofereça entretenimento sem encheção de saco, que tal?

Abraço.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 20:16



Comentário de: cardoso · http://www.contraditorium.com

No dia do Ursogate um sujeito mandou um twit pra ele: "Caro urso: Imprima seus 124 mil emails e enfie no cu". Acho que nada mais precisava ser dito ;)

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 20:47



Comentário de: @metheoro · http://www.metheoro.net

Egocentrismo é uma coisa batuta, né?

Claro que ninguém vai falar nada, minha gente. CLARO... todo mundo vive aquela máxima do tal: sangue de barata ou "meto o pau, mas nas DMs ou por trás", na frente te chamo de gênio.

Alias, coisa bem corriqueira essa na humanidade.

A pessoa, que se diz tão entendida de internet. Tão antiga nesse meio.. Tão consultora de tudo... tão desbravador das coisas? Olha o que eu sei, ou que eu escutei por aí, até de alguns "grandes" foi bem diferente do que ele falou aqui.. mas né? Quem sou eu mesmo. Vai ver sou ninguém e ele que é alguém, mesmo mandando SPAM.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 21:01



Comentário de: Alex Primo Email

Acho que esse incidente foi um ótimo motivador para este tipo de reflexão.

Alguém poderia pensar: a estratégia pode ser mal vista, gerar algum ruído, mas no final das contas rende novos leitores/assinantes. Contudo, essa me parece uma visão muito "massiva" da internet. Pode combinar com um tempo onde a massa não podia responder.

Neste caso, não apenas a imagem do Pergunte ao Urso fica manchada, mas também a da agência Insight e do tal site Promoção Cultural. Será que isso vale a pena?

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 21:10



Comentário de: Léo Luz · http://www.omelhorblogdomundo.com

O site é uma merda e o dono é um babaca. Sem mais.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 21:17



Comentário de: Hélio · http://www.arrobazona.com

Muito me impressiona o baixo poder de sinapses de indivíduos que em plena era da informação necessite abusar de recursos massivos em prol de números. Sim, somente números. Relevância, importância, opinião, ficam bem longe desse tipo de postura. Espero que tal criatura aprenda a se retratar com decência e admitir seus erros, pois sua retratação foi bizarra e descaradamente questionável.

Talvez o caro Urso não saiba, mas, o artigo 43 do CDC, diz que "a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele". Ou seja, se houvesse boa fé ele enviaria um email solicitando o cadastro e autorização e não incluiria automaticamente todos emails em seu mailing.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 21:26



Comentário de: Glória, a Celeste · http://twit e ork

É claro que as respostas do anfitrião não ajudaram muito... e tenho a impressão que muitos dos reclamantes já não batiam muito com a figura em questão ANTES do incidente :P

Quando você recebe comvite para ir a uma festa, como faz?? Declina ou sai por aí criticando quem organizou??

Alguns alemães que conheci falam que o brasileiro costuma levar tudo DEMAIS para o lado pessoal. A impressão causada para quem vê de perto, mas de fora é esta.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 21:37



Comentário de: Urso · http://inblogs.com.br/pergunteaourso/

A todos, pode parecer que não, mesmo obtendo ganhos com a polêmica, realmente concordo que exagerei.

Diante dos fatos, passei a adotar um sistema de double opt-in para o futuro. As promoções culturais sempre tiveram as regras no regulamento, porém na tela de cadastro terão um campo de confirmação para recebimento de newsletters de parceiros.

Estas soluções não foram sugeridas por nenhum dos gênios que receberam o e-mail, na verdade a maioria apenas se preocupou em me ofender ou tentar abalar minha credibilidade.

Não me tornei uma pessoa diferente depois que montei meu blog, muito menos me tornei "alguém" por tê-lo feito, portanto, não dei muita bola para o que a umbigosfera pensava. Nunca dependi dela para meu sustento, não vivo de post pago, muito menos de tuitada paga ou de indicações para algo.

Já vendi espaços publicitários em meu blog, nunca vendi minha opinião, ao contrário de vários que me detrataram.

Ainda acredito que pelo fato de ter me tornado mais conhecido ultimamente, coisa que desagradou parte dos blogueiros dotados de "meritocracia informal", o problema fugiu das proporções normais.

A primeira coisa que fiz foi gravar um vídeo, confesso que um pouco irônico, mas é o meu jeito. Expliquei de onde vieram os e-mails, mostrei o link de exclusão e me desculpei. Bastou? Não.

Se eu soubesse que provocaria tanto estardalhaço teria enviado os e-mails falando de projetos sociais que apoio, coisa que raramente vejo blogueiro fazer. Blogueiro gosta é de festa, de viagem para o nordeste, de oba-oba. Não é o meu caso.

Resolvi explicar mais uma vez o ocorrido e não mais me posicionarei. Obrigado!

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 22:39



Comentário de: Dalila

Grammar nazi: mal x bem, mau x bom. É MAU uso, e não MAL uso.

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 22:51



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

Quanto ele fala dos tops da internet está se referindo a Kibeloco e @aplusk?

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 23:02



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

Quanto ele fala dos tops da internet está se referindo a Kibeloco e @aplusk?

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 23:02



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

Ops: quanDo

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 23:07



Comentário de: Celso Cestaro · http://www.w2pod.com.br/site

Amigos, o que tenho a dizer é simples. Enquanto vocês ficam discutindo e repudiando o Urso por sua ação SPAM, perdem a oportunidade de salvar vidas.

http://www.twitpic.com/1kg3fy

Bem, ainda dá tempo, a mobilização do Veia Social vai até o dia 10/05. Que tal parar um pouco de se preocupar com o Google e fazer algo realmente importante?

Abs a todos,
Celso Cestaro
W2Pod: Agência Interativa
http:// (Ah, pensou realmente que ia fazer isso né?) rs

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 23:23



Comentário de: Ricardo Chicuta · http://www.asaventurasdechicuta.blogspot.com

O mundo na merda e todo mundo reclamando de spam...Grande merda um spamzinho,vai lá e apaga meu amigo.Tem coisas na internet que me deixam meio noiado.A pessoa fica com raiva mortal de outra porque recebeu um email não solicitado.Todos os dias eu recebo ordens não solicitadas e sou obrigado a obedece-las,não é a bosta de um lixo que vai acabar com meu dia.
Deixem o cara mandar lixo em paz.Aliás concordo,é um mala e o blog dele é ruim.O meu tbém é."Tamú junto na ruindade Urso".

PermalinkPermalink 03.05.10 @ 23:34



Comentário de: Träsel · http://www.trasel.com.br/

O pior de tudo é que spam funciona. É o motivo pelo qual a prática ainda existe.

Enfim, obrigado por me apontar o responsável pelos spams que recebi, Consoni. Fico pasmo de ver que é um "especialista" em marketing via Internet.

PermalinkPermalink 04.05.10 @ 00:32



Comentário de: Ju Dacoregio · http://www.escravadasletras.blogspot.com

Ué, mas o Urso disse que pegou a lista de e-mails com o Cardoso... E agora, como faz?!

PermalinkPermalink 04.05.10 @ 05:00



Comentário de: @metheoro · http://www.metheoro.net

É por essas e por outras que eu AMO ser especialista de porra nenhuma, viu?

Quanto a ajudar na campanha do Veia Social, eu ajudo. Alias, fui la doar sangue outro dia e divulguei bastante e mesmo assim, estou aqui comentando. Acho que as duas coisas convivem perfeitamente bem, viu?

Um abraço pra quem acha que o mundo é só uma vertente, e que a gente não pode "se preocupar" com a tal da "futilidade".

PermalinkPermalink 04.05.10 @ 09:09



Comentário de: Chris · http://twitter.com/christyexx

O "Urso" de repente, de vilão, passa a vítima quando fala:
"Estas soluções não foram sugeridas por nenhum dos gênios que receberam o e-mail, na verdade a maioria apenas se preocupou em me ofender ou tentar abalar minha credibilidade."
Mas o que ele faz questão de não perceber é que foi intrusivo, quando lançou uma campanha tão agressiva, e foi arrogante, quando os "falantes" do twitter (porque aqui não existe receptores, meu caro, existem pessoas que conversam) repudiaram sua ação.
Penso que o "Urso" poderia aproveitar esse momento para refletir um pouco e tentar entender que a "nova ordem" comunicacional vai bem além da emissão/recepção a que os meios massivos estão acostumados.
ACORDA URSO!
SE ATUALIZA!
SENÃO VC ACABA PERDENDO O BONDE DA HISTÓRIA......

=]

PermalinkPermalink 04.05.10 @ 16:53



Comentário de: Gilberto Consoni · http://gilbertoconsoni.com

Os comentários aqui nos mostram que a prática tomada pelo Urso não é aceita mesmo e vejo que, assim como nos revoltamos com esta atitude, podemos partir contra outras estratégias massivas que estamos cansados de ver na rede.

Gustavo Gitti: Obrigado por compartilhar a informação do FeebBlitz, fico contente em saber que eles derrubaram a lista dele.

Cardoso: Morri de rir com seu comentário…

@metheoro: Creio que é isso que devemos fazer mais, posicionarmos nossas opiniões veementemente para que essas atitudes não se repitam.

Hélio: Espero que além dele, outras pessoas e instituições que utilizam essas estratégias massivas na web aprendam a se comportar na rede.

Glória, a Celeste: Creio que os "reclamentes" já não gostavam do sujeito por suas repetidas atitudes massivas na rede.

Alex: Boa, Internet é quantidade? Sabemos que não!

Celso: Doação de sangue é importante, mas a nossa intenção agora é discutir o aspecto social da rede. Igual, vale a lembrança a todos para doarem, mas seria isto um SPAM para doar sangue?

Ricardo Chicuta: A questão não é apenas o spam, mas a forma como ele utilizou e-mails que foram cadastrados para uma “promoção cultural” em seu proveito próprio. Vejo que a revolta é pela maquiagem que ele faz para se auto-promover.

Träsel: Funciona, mas este movimento contra o Urso mostra que nossas posições também funcionam. Veja que o próprio FeebBlitz derrubou o Urso.

Chris: Boa percepção, os interagentes desejam controle sobre o conteúdo que consomem. A web como a maioria observa aqui funciona por demanda e não por oferta de conteúdo.

PermalinkPermalink 04.05.10 @ 17:39



Comentário de: Gabriela · http://www.verbeat.org/blogs/gabrielazago

Agora entendi porque na semana passada tive que passar um dia inteiro me descadastrando de listas das quais nunca tinha ouvido falar.

PermalinkPermalink 05.05.10 @ 09:08



Comentário de: Carol · http://meuveneno.com.br

Urso em: como afogar sua vida online e descobrir que todo mundo te odeia - Com um clique!

PermalinkPermalink 05.05.10 @ 13:13



Comentário de: Gilberto Consoni · http://gilbertoconsoni.com

Edmilson,

Infelizmente, a pessoa que processa alguém no Brasil é muitas vezes vista como causadora de caso e o processado achará aquilo um afronto imperdoável para o resto de sua vida. Já em outros países, um processo judicial é visto como uma forma de se entrar em consenso em algo que duas pessoas discordam e comum em suas vidas. Claro que há exageros e pessoas que julgam isso como afronto em qualquer parte do mundo, mas como no Brasil é absurdamente visto dessa forma quase que sempre. A impunidade por aqui também é outro motivo que faz com que se evite a justiça, ainda mais nesses casos. Se a lei fosse levada mais a sério no Brasil, certamente esse tipo de atitude seria mais rara.

PermalinkPermalink 10.05.10 @ 18:43



Comentário de: Hyundai Side Window Deflectors · http://www.auto-deflectors.com/product_info.php/cPath/79_80/products_id/113

We offer rear window visor for auto Infiniti to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world.

PermalinkPermalink 31.12.11 @ 19:03



Comentário de: hood deflector · http://auto-deflectors.com

Hi, i feel that i noticed you visited my site so i came to ВОВ§go back the favorВОВЁ.I'm trying to find things to enhance my website!I assume its ok to make use of a few of your concepts!!

PermalinkPermalink 14.01.12 @ 02:37



Este post tem 1 comentário aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.