Vem aí os mestrados profissionalizantes em jornalismo

23Jun
2009

O fim da obrigatoriedade do diploma acabará com a qualidade e credibilidade das informações na mídia? Ainda que possamos encontrar desequilíbrios nestes primeiros anos, não acredito que isso seja o derradeiro destino. Certamente as instituições jornalísticas não arriscarão seus investimentos e não abrirão tamanho flanco para a ação de seus concorrentes. E, com a disponibilidade de informações na rede (em diferentes periódicos, blogs, rádios e TVs online do mundo inteiro, além de acesso direto a sites das fontes primárias), ou os veículos jornalísticos oferecem informação relevante, bem trabalhada e atualizada, ou de fato tendem ao desaparecimento.

jornalistaDe fato, a situação dos empregos e salários no Brasil dificulta a equiparação de nosso jornaslismo com o de outros países desenvolvidos onde o diploma não é exigido (como EUA e França). Apesar das diferenças, ainda estou otimista que o jornalismo de qualidade resistirá.

Para ser um bom jornalista não basta saber escrever bem, ter publicado romances, ser bom fotógrafo ou ter participado de festivais de vídeo. Por outro lado, não concordo que só será bom jornalista quem tiver cursado a faculdade de comunicação. Mesmo assim, reconheço que a formação que damos para nossos alunos na Faculdade de Comunicação faz diferença sim. Acredito realmente que a boa formação ainda será decisiva para a contratação e manutenção de profissionais nos quadros dos veículos jornalísticos.

Entendo a revolta de muitos alunos de jornalismo (principalmente de caras faculdades particulares). A sensação é de que perderam tempo e dinheiro. Mas a formação que receberam, isso ninguém lhes tira. Tenho certeza que apesar do fim da obrigatoriedade do diploma, ele ainda fará diferença; principalmente aqueles emitidos por faculdades de renome. Já os diplomas de jornalismo de instituições de esquina... esses talvez sirvam apenas para enfeitar paredes.

Algo que vai mudar nas redações e nas faculdades de comunicação é a presença de profissionais com graduação em outras áreas. Imagino que em pouco tempo os mestrados profissionalizantes em jornalismo começarão a aparecer. Até o momento, os programas de pós-graduação em Comunicação não tinham manifestado interesse nesse tipo de mestrado, apesar dos incentivos da Capes. Mas agora, com o fim da exigência de graduação em jornalismo, creio que haverá uma demanda importante por cursos de pós-graduação em jornalismo. Não tenho dúvida que as universidades particulares serão as primeiras a oferecer esse tipo de curso profissionalizante.

Será que se bons sociólogos, historiadores, economistas, cientistas políticos, professores de educação física cursarem esse tipo de programa de pós-graduação em jornalismo não poderemos ter boas surpresas quando ingressarem nas redações do Brasil? É pagar para ver.



Posts similares:
O fim da obrigatoriedade do diploma é a morte do jornalismo no Brasil?
Sobre jornalismo, diploma, profissão - pela tangente
Ameaçado por todos os lados, o jornalismo vai acabar?

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Isadora

Alex. Entre muitas baboseiras que estão circulando por aí sobre o fim da obrigatoriedade do diploma, seu texto é uma ótima suspresa. Super coerente, parabéns.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 15:19



Comentário de: Rafael · http://twitter.com/r_abraham

E, ao mesmo tempo, acho que também vão pipocar mais cursos de pós pra quem é formado em jornalismo.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 16:29



Comentário de: luc · http://lenteaberta.wordpress.com

Salve Alex.

de fato, eu creio que o curso de jornalismo, enquanto pós-graduação, é mais válido até do que como graduação. ñ cursei comunicação, posso até ter meus preconceitos nessa frase, mas ainda assim, acredito que um físico com treinamento em jornalismo teria maiores condições de explicar o LHC do que um jornalista que apenas foi designado para aquela pauta "aleatoriamente". (isso é um exemplo que tirei da minha cabeça. existem vários outros, especialmente na árvore da ciência).

eu mesmo faria uma pós em jornalismo sem problema algum, enquanto não me vejo fazendo a faculdade de mesmo nome.

abraços!
P.S.: aproveita esses links aí, eu era um dos blogueiros de curitiba na sua palestra da semana passada. no caso, o que não conseguia calar a boca...

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 16:38



Comentário de: Mateus · http://www.ocappuccino.com

Esta é uma possível tendência. Enquanto uns choram outros vendem lenços e já deve haver faculdades pensando neste sentido.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 01:05



Comentário de: Raphael Tsavkko Garcia · http://tsavkko.blogspot.com

Alex, se me permite, o protesto dos estudantes de jornalismo me parece mero medo, pavor de ter concorrência, acomodação. Agora terão que sair da acomodação e concorrer com mais gente, chega de jornalismo meia boca e jornalistas prontos e enlatados pro PIG...

Meus comentários sobre estes jornalistas em protesto:

http://tsavkko.blogspot.com/2009/06/quando-o-fora-gilmar-vira-mote.html

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 03:01



Comentário de: Emanuela · http://emanuelaribeiro.wordpress.com

Concordo com vc, Alex. As faculdades não criam jornalistas, mas eles tampouco anscem prontos. A formação é importante e o conhecimento é algo que não se pode tirar de ninguém. É por isso que sei que meus 4 anos de graduação e 3 de pós não irão a lugar nenhum. São meus!
Abraço, Emanuela
(@emanuelaribeiro)

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 08:58



Comentário de: Alex Primo Email

Pois é amigos. Mesmo que eu não seja um defensor ferrenho do diploma para jornalismo, como professor de comunicação não posso deixar de insistir em uma formação ampla para o bom desempenho da profissão.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 09:08



Comentário de: luiz galvão

Sobre a obrigatoriedade do diploma-Acabei de participar de uma banca de graduação em jornalismo da Metodista em São Paulo. Disse ao futuros jornalista e às famílias deles:"Esse diploma é e será sempre importante para vocês. Valor inestimável. Uma excelente faculdade. O reconhecimento da competência agora dependerá muito mais do verdadeiro empenho de cada um."
Com ou sem diploma ou se É jornalista ou não. O talento nem sempre é encontrado em " bons sociólogos, historiadores, economistas, cientistas políticos, professores de educação física, etc..."
Agora vamos engordar a porca da indústria das pós e fazermos bons jornalista? A conta vai ficar cara. Uma boa pós não sai por menos de 500 reais por discipina ao mês.
Haverá investimentos nas Pós para se fazer jornalistas?
Tenho vinte e cinco anos de rua e poucos de redações. Também não sou defensor ferrenho do diploma. Mas seria bom ver essa turma virtual e moderna em situações de risco. Aprendendo a ver cidadania e o que é do ser humano nas ruas , favelas, mansões e gabinetes de políticos.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 18:17



Comentário de: Carlos Alberto

Caríssimo Alex, este argumento completamente fantasmagórico que ampliarão cursos de pós-graduação e que outros profissionais ingressarão nas redações para qualificá-la é completamente desprovido de realidade. Mas não é isso que está em questão. Não é desobrigando a pessoa a graduação é que vamos qualificar o jornalismo praticado hoje. Pelo contrário. Sigo pasmo em ver os teus argumentos. Aliás os teus três motivos teus do post anterior para defender a decisão do STF do diploma ( liberdade de expressão, liberdade de expressão, liberdade de expressão) expressa muito bem o nível de alienação dos nossos formadores de opinião. Encontre argumentos mais consistentes, por favor. Sigo achando que é ranso de publicitário.
Em tempo: concordo com todas as críticas que se possa fazer aos jornalistas, a maioria realmente são desqualificados. Por conta do ensino de base ruim, inclusive.
Dou-te os parabéns por abrir espaço ao contraditório! Nunca contamos com tanta liberdade e meios para opinar, tu não acha? Isso sim é liberdade de expressão! O resto é revanchismo do STF e ranso contra o jornalismo.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 22:01



Comentário de: Nicole

que qualidade tem o seu blog! bom te ler.
Te sigo no Twitter.

PermalinkPermalink 28.06.09 @ 00:41



Comentário de: Wellington Campos · http://textoecontexto.wordpress.com

Olá, Alex.

Cheguei ao seu blogue pelo "Blogdoargonio" e gostei muito do que li. Não sou jornalista, mas acho a Comunicação uma área fantástica de estudo. Embora este não seja o espaço para opiniões pessoais, achei seu texto muito coerente.
É indiscitúvel que a formação é essencial para a boa prática do jornalismo, entretanto fica complicado crer que o treinamento específico, a prática da apuração e as técnicas particulares da profissão tenham que ser ensinadas na graduação. Um curso de pós bem estruturado pode suprir esta lacuna, uma vez que a formação pessoal se encarregará de dar a bagagem de que o candidato à profissão precisa.

Um abraço.

PermalinkPermalink 30.06.09 @ 10:15



Comentário de: Cássia

Oi Alex,
Te pergunto: Será mesmo necessário um diploma pra saber o que está acontecendo ao nosso redor?

Ou então quem não cursou jornalismo são cegos e surdos?

pode me responder... abraços e parabéns.
Voce se comunica bem.

PermalinkPermalink 01.08.09 @ 16:53



Comentário de: tiago lima fernades

Caros jornalistas, estudantes e leitores
Bom eu acredito que a não necessidade de diploma para jornalistas é uma coisa boa.
Sei que muitos de vocês discordam de mim, mais sugiro que vejam a coisa de outro ângulo. Existem outras profissões tão louváveis quanto à de jornalista que não exigem qualquer formação acadêmica, exemplos escritores, cantores e compositores etc., no entanto são profissões que possuem cursos acadêmicos, o que seria da literatura brasileira se exigisse diplomas de todos os escritores brasileiros, pensem um pouco, se Cora Coralina não pudesse escrever, nós não poderíamos ler seus maravilhosos poemas, e o que seria da literatura brasileira sem Paulo Coelho um dos maiores e mais conhecidos escritor brasileiro, que embora não tenha formação, feito curso de graduação para ser escritor tem uma cadeira na academia brasileira de letras e é regulamentado como escritor, e o que vocês pensão sobre Pixinguinha que foi uma dos mais renomados musicos de todo o Brasil ele não se formou como musico mais sem sombra de duvidas tinha talento, vou citar mais um exemplo o que dizer de Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha, o maior compositor brasileiro, reconhecido e renomado entrou para o livro dos records como a pessoa que mais compois musicas no mundo.
Agora pergunto ao senhores oque faz de uma pessoa ser jornalista
Para mim um jornalista (ou comunicador social ), é toda e qualquer pessoa comprometido com a verdade, que age de forma ética e responsável, que busca informar e relatar de forma honesta, fatos acontecimentos e sociais importantes, para toda a sociedade.
Eu acredito que as universidades não formão o caráter.
Por o fato da FENAJ (Federação nacional de Jornalistas) exigir um diploma universitário, para uma pessoa poder retirar a carteira nacional de jornalista, é extremamente absurda, abusiva e ilegal. Uma vez que segundo as leis brasileiras já não exigem mais diploma para o exercício da profissão de jornalista (comunicador social).
Eu acredito que uma Entidade tão seria e ética como FENAJ (Federação nacional de Jornalistas) não deveria exigir diploma universitário de seus associados, e sim que todos os seus associados agissem com ética, honestidade e que estejam no exercício da profissão.
Claro que um curso universitário é importante, porem não necessário. Um diploma ajuda mais não é tudo. E jamais uma graduação ira separar o mau do bom profissional.
Pois eu penso que todos os jornalistas diplomados ou não, que querem estar regulamentado com a FENAJ (Federação nacional de Jornalistas) devem e querem agir legalmente, por isso buscam estar associado à tão respeitável órgão.
Peço por favor, que vejam o fato por este ângulo.
Atenciosamente Tiago Lima Fernandes

PermalinkPermalink 29.05.10 @ 20:24






Último dia de inscrição para o curso de pós-graduação em Gestão e Produção em Jornalismo da PUC-Campinas http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=46

PermalinkPermalink 19.06.11 @ 19:09



Comentário de: Window Deflectors · http://www.auto-deflectors.com

Check this out...

PermalinkPermalink 16.01.12 @ 02:02



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.