InterNey13. Como faço para colocar um contador no meu blog ? Como saber que palavras digitaram na pesquisa para chegar no meu blog ? Como saber que alguém linkou o meu blog ?



Esse site te ajudou ? Então divulgue-o para que ele possa ajudar outros blogueiros!
Cole esse selo no seu blog: Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.



Quem não gostaria de saber quantas pessoas visitam o seu blog ? Quem linkou para o seu blog ? Que pesquisas no Google retornam o seu blog como resposta, etc.

Um dos mais completos contadores gratuitos é o Sitemeter:

I) Clique aqui para iniciar uma nova conta ou entre em http://www.sitemeter.com/ e clique em Sign Up.
II) A primeira tela é uma explicação do que é o Site Meter, clique em Next >>.
III) A segunda tela é um aviso: Você não pode alterar o código do contador, tem de deixar o contador visível na página (exceto se pagar para que ele fique invisível) e não pode usar o Site Meter em sites de conteúdo adulto, grupos racistas, spammers ou qualquer site ilegal, como você é uma pessoa legal então clique em Next >>. : ) 
IV) Digite o endereço do seu site (URL), digite o nome ( descrição ) do seu site e escolha um nome de usuário pra você, os três primeiros caracteres são definidos pelo Site Meter, na época em que eu escrevi esse artigo os três caracteres eram s10. Depois de preencher os dados clique em Next >>. Se você utilizar um nome de usuário repetido ele te avisará e voltará nessa tela.
V) Preencha seu endereço de e-mail, seu cargo, seu CEP, seu País e responda se você quer receber e-mails em texto puro ou em HTML (formatados com gráficos, cores, etc). A única informação obrigatória nessa tela é o e-mail, preencha com cuidado pois é através dele que você receberá sua senha inicial. Clique em Next >>.
VI) Nessa tela você define os e-mails que quer receber deles, a menos que você goste de Spam não preencha nenhum desses campos, clique em Next >>.
VII) Ele exibirá uma tela de confirmação dos seus dados, caso alguma coisa esteja errada cliquem em < < Back e corrija, se tudo estiver certo clique em Next >>.
VIII) Pronto! Você já criou o contador! Agora não precisa mais clicar em Next >> ! : ) 

Clique em Manager para acessar o menu de opções (se você sair do SiteMeter e voltar depois você irá precisar da senha que eles te enviarão por e-mail):

I) Em Site Information você atualiza as informações do seu blog, acerte o Time Zone nessa opção (-2 para horário de verão, -3 para horário normal).
II) Em Stats-by-Email você define com que frequência receberá os e-mails com as estatísticas.
III) Em HTML Code você pega o código HTML para incluir no seu blog, você tem duas opções nesse ponto:
   III.1) Escolhe Using Notepad or Another HTML editor, e copia o primeiro código e cola no seu blog (o segundo código - sem java - não rastreia a origem das visitas).
   III.2) Escolhe Adding Site Meter to a Blogger or Blogspot site. Nesse caso você irá informar o blog ID (é a identificação do seu blog no Blogger, ela aparece na barra de endereços do seu navegador quando você está editando um blog: http://www.blogger.com/blog.pyra?blogid=9999999 nesse exemplo o BlogID é 9999999 ), irá informar também seu usuário e senha e o Site Meter incluirá seu contador automaticamente, fiz o tes te dessa opção e não tive problemas (apesar de uma mensagem de erro aparecer ele incluiu o contador no template com sucesso).
IV) Em Password você pode mudar sua senha original ( a que você recebeu por e-mail, que eles inventaram pra você ) por outra mais fácil (que você vai inventar pra você mesmo).
V) Em Notification Style você escolhe que SPAM você quer receber, melhor não marcar nada!
VI) Em Meter Style você escolhe o estilo do contador que vai aparecer na sua tela, só tem essas 5 opções mesmo! : ) 
VII) Em Ignore visits você determina se o seu número de IP corrente deve ser ignorado ou não na elaboração das estatísticas, ignorar o IP só é interessante se você possui um IP fixo, e mesmo assim eu sou pessoalmente contra ignorar um IP, se é para contar acessos por que não contar os meus acessos também ?
VIII) Em Privacy Level você define o nível de privacidade do seu contador, em Normal todo mundo pode ver seus acessos, nos outros só você pode ver, Medium já é o suficiente, em High ele informa que seus relatórios não irão aparecer em nenhuma lista pública, mas eu não sei de que listas ele está falando.
IX) Em Starting Count você pode definir um número inicial para o seu contador e uma data inicial, caso você esteja migrando de outro serviço de contador/estatísticas informe nesse campo onde o outro contador parou e desde quando essa contagem estava sendo feita, que ele continua a contagem anterior pra você.
X) Em Reset Count você pode zerar todo o contador, se você colocou o contador enquanto estava testando um blog novo pode ser interessante zerar as estatísticas antes de divulgá-lo para os seus amigos.
XI) Em Affiliate Program você tem a opção de ser um agente gerador de SPAM pra eles, eu aconselho a ignorar essa opção! : ) 

Dentro do Sitemeter para saber que palavras as pessoas digitaram para chegar no seu blog clique em Recent Visitors / By Referrals, nesta página você verá as referências de onde vieram os seus visitantes, quando eles tiverem chegado do Google basta olhar na url o parâmetro q, por exemplo:

http://www.google.com.br/search?q=blog&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt&btnG=Pesquisa+Google&lr=lang_pt

Na linha acima o usuário estava procurando por blog no Google (q=blog). Se forem várias palavras elas aparecerão separadas por um '+':

http://www.google.com.br/search?hl=pt&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=codigo+fonte+icq+aparecer+quando+voce+estiver+online&btnG=Pesquisa+Google&lr=lang_pt

No exemplo acima o usuário estava procurando por: codigo fonte ICQ aparecer quando voce estiver online

Outros contadores ? Você encontra aqui:

RealTracker
eXTReMe Tracking
Nedstat
Bravenet
GoStats
SiteStatz
FreeStats
OKcounter.com
CQ COUNTER
The Counter
NeoCounter

Cuidado (Blogger): Se você utilizar um contador de acessos que possui o caracter & no código que é inserido no template, tome cuidado para retirar o amp; que é adicionado após o s& iacute;mbolo &, isso ocorre porque o Blogger converte o símbolo & pelo código correspondente &amp;. O Acessos é um dos contadores que possui esse problema.

IP é o seu número de identificação em uma rede TCP/IP, como a internet é uma grande rede TCP/IP você é identificado por um número de IP quando está conectado, ao se conectar por qualquer provedor você receberá um número de IP no momento da conexão e todos os sites te identificarão por esse número, ele varia de 0.0.0.0 a 255.255.255.255 sendo que alguns números são reservados para redes locais. Quando você possui banda larga é normal ter um IP fixo só pra você e quando você acessa de uma empresa, através de um Proxy Server, é comum todo mundo na empresa aparecer como um único IP para a internet toda. Isso é apenas um resumo de um resumo sobre IP, no Apostilando.com você deve encotrar uma apostila mais completa sobre o assunto.

Posts similares:
17. Como colocar ICQ, bonequinhos, previsão do tempo, fases da lua, humor, enquete e recomende ?
16. Como criar uma pesquisa para o meu blog ?
6. Como funcionam as tags (variáveis) do template do Blogger ?






Assine

Receba por e-mail

Pesquise


Curso

Marketing em Mídias Sociais

Facebook


Miscelânea

Testes Divertidos
Geradores de Loterias
Conversor Ortográfico
Seleção de textos

Egotrip



Auto-Entrevista

View Edney Souza's profile on LinkedIn

Conheça meu gosto musical

Veja minhas fotos

Veja meus vídeos

Brasil, SP, São Paulo, Edney Souza, 37 anos